Os bifes de vaca não são todos iguais e atingir o ponto desejado em bifes altos pode ser complicado para quem não tenha experiência.

É claro que bifes finos fazem passagens rápidas na frigideira e ficam prontos.

Quando compro bifes com um dedo de grossura deixo uns 15 segundos de cada lado… vá… até pode ser entre 15 a 30, porque gosto deles mal passados. Para esses, só preciso de contar o tempo, que já sei. E depois com o descanso ficam como gosto.

Mas… e os bifes bem altos, aqueles nacos tão deliciosos e tantas vezes mais dispendiosos?

Como saber se estão mesmo no ponto que queremos?

Há vários pontos, desde o selado ao bem passado.

Todos os que se querem até ao ponto de médio exigem SEMPRE uma frigideira bem quente, a fumegar; os restantes já pouco importa… porque médio-bem ou bem passado já são considerados “atentados” a uma boa carne. Mas gostos não se discutem, certo?

Se optarem por usar um termómetro, estas são as temperaturas indicadas – retirem do calor quando atingirem uns 2 graus abaixo do pretendido, já que o tempo de descanso (5 minutos) acaba por cozinhar a carne mais um pouco.

Estes valores são para carne de vaca ou vitela, seja bife ou assado. O espeto deve ser espetado a meio até ao centro.
Mal Passado – 52º C
Médio-Mal –
57º C
Médio –
63º C
Médio-Bem –
66º C
Bem Passado –
71º C

Quanto a temperos… há quem opte por colocar a pimenta só depois de os retirar da fritura, para evitar que a pimenta queime. Eu por regro coloco logo sal e pimenta preta antes de os meter na frigideira e assumo que a pimenta queime um pouco, mas façam como preferirem.

E depois?

O bife está na frigideira…

Quanto segundos ou minutos?

Como saber se está “naquele” ponto?

A técnica é relativamente simples e explico tudo neste video.