Como fazer um arroz
sempre solto?

Um ingrediente “mágico” sela o arroz e impede a libertação de goma para termos um arroz solto, tanto quente como frio.

Sabia que… há uma técnica para ter um arroz sempre solto?

Na verdade, são várias técnicas, desde fritar o arroz até ao tempo de cozedura que deve ser sempre respeitado.

Mas o maior segredo é outro… e não afecta o sabor.

Este arroz que vêem na foto é carolino.

Imaginam um carolino assim, que fica sempre solto tanto em quente como em frio?

Curiosos?

Então espreitem o video que preparei.

 

33 comentários para “Como fazer um arroz <br> sempre solto?”

  1. Joana Casteloes Casteloes

    Muito obrigada pelas partilhas que tem feito! Quando experimento as dicas e receitas funcionam mesmo. Será mais uma a experimentar!

  2. Boa tarde Clara,
    Em primeiro lugar muito obrigada pelas dicas. Em segundo queria saber se lavou o arroz. Quando não é lavado, o arroz sabe muito a pó.
    Mais uma vez, obrigada.

    1. Olá Catarina, não lavei nem nunca lavo, antigamente lavava-se o arroz porque o tratamento era diferente, hoje em dia não é necessário lavar, até porque ao lavar-se perde nutrientes. Mas se está habituada a lavar lave, não muda nada no processo.

  3. Obrigada Clara. Vou experimentae. Adoro arroz carolino mas como é dificil faze-lo solto, só o uso p arroz malandrinho, q adoro! Nao há para mim, claro, melhor sabor que o arroz Carolino…vou então experimentar desta forma para fazer com o arroz Carolino, arroz solto 😉

  4. Clara

    Reparei não seu arroz , quando o finalizou e não era arroz solto de maneira nenhuma.
    Teve que bater com a colher e ele continuou agarrado á colher.
    Ha muitos anos que tentei aprender como o fazer solto e só ha pouco tempo um indiano me ensinou.
    Muito fácil e sem truques
    Encha o tacho de agua, tempere com sal a gosto e depois quando a agua ferver deite o arroz.
    Deixa cozinhar os 10 minutos mais ou menos, não tape, mexa de vez em quando e no final escorra .
    Terá um arroz solto , mas solto é mesmo solto. Já experimentei vários e todos, mesmo o mais barato deles fica solto desde que cozido com muita agua, sem tampa e mexendo de vez em quando.

    1. José vai desculpar-me mas está equivocado. O arroz está super solto inclusive depois de frio continua solto. O arroz que refere não é um arroz que eu pessoalmente aprecie para o dia-a-dia a menos que seja para servir com os molhos dos pratos indianos. E eles fazem com basmati. O basmati também faço como lhe ensinaram. Não tem nada a ver. Se usar essa técnica com carolino e o deixar arrefecer vai ver que o resultado é bem diferente a menos que depois de o escorrer o passe por água fria corrente para parar a cozedura interna que subsiste depois de escorrer. Este é um arroz com refogado e ainda por cima carolino, cheio de goma. Acho que deve experimentar e confirmar como esta técnica é eficaz a 100%.

      1. Clara, tem toda a razão. Eu também faço assim o arroz carolino e nem sabia o “truque” do vinagre, não costumo pôr. E quando falamos em arroz soltinho, fazê-lo com carolino, nem toda a gente consegue e então opta pelo agulha, pelo basmati, etc. Eu para para quase tudo adoro o carolino.
        Obrigada pelas suas dicas e receitas!

        1. Sim Telma, eu adoro o sabor do carolino, e do Thai também mas esse é mais fácil de ficar soltinho 😉 Mesmo se conseguir que o Carolino fique soltinho sem o vinagre, quando arrefece ele fica mais colado, tal como no malandrinho, acaba por absorver muito liquido e inchar, mas desta forma fica solto até depois de frio. E é um truque super simples 🙂

  5. 56 anos, e só agora é que descobri este pequeno “segredo”… o vinagre 😉
    Quem antes dizia que “burro velho não aprende línguas”, desengane-se, pois (afinal) nunca é tarde para aprender 🙂

    1. Obrigada Clara. Vou experimentae. Adoro arroz carolino mas como é dificil faze-lo solto, só o uso p arroz malandrinho, q adoro! Nao há para mim, claro, melhor sabor que o arroz Carolino…vou então experimentar desta forma para fazer com o arroz Carolino, arroz solto 😉

  6. Maria Noémia Pereira

    Adorei a dica, já tentei outras, mas nem sempre consigo susseço . Penso que está será infalível, sempre que faço as suas receitas fico satisfeita, com o resultado.
    Os seus vídeos são muito bem ilucidativos
    Muito obrigada .

  7. Olá boa tarde,

    Fiquei curiosa em todos os aspectos como é que uma Srª que todos os dias a trabalhar em televisão que, para mim é uma força da natureza consegue ainda dar-nos estes miminhos, que, muito prezo e admiro .
    Drª Clara queria lhe pedir um favor é que, eu não consigo abrir o video e fiquei curiosa como faz este belíssimo arroz se não fosse muito, incomodo pedia para me enviar por e-mail como faz.
    Desculpe e muito obrigado pela dica
    Beijinho

    1. Excelente registo, sem duvida, costumo fazer o arroz mas só frito, nunca me passou pela cabeça que o Vinagre tem este lado de selar o mesmo arroz.
      Uma dica a ter em conta.
      Obrigado D. Clara
      Atenciosamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *