Como saltear
cogumelos

É muito fácil saltearmos cogumelos frescos mantendo-os carnudos e perfeitos para brilhar no prato, seja como entrada ou acompanhamento.

Quantas vezes saltearam cogumelos e mal os colocam na frigideira eles começam a libertar muita água e a mirrar? E em vez de ficarem dourados e bem salteados ficam baços e cozidos nesse líquido?

Sendo os cogumelos compostos sobretudo por água, é natural que isso aconteça quando não se salteiam da forma correcta, mas é fundamental que essa água fique no cogumelo para que mantenha o sabor e a textura.

O sal, quando adicionado muito cedo, também potencia a libertação da água, e por isso só o devemos juntar depois de os cogumelos estarem prontos.

Mas há outra técnica super importante que é obrigatório aplicar.

Esta fotografia abaixo mostra cogumelos frescos e crus acabados de colocar na frigideira (à esquerda) e já bem salteados, selados, prontos a comer (à direita).

Como podem ver estão douradinhos e carnudos.

Querem ver como se faz?

Explico tudo neste video.

26 comentários para “Como saltear <br> cogumelos”

  1. Luz Pinto Ribeiro

    Ola Clara
    Muito obrigada pela dica ,eu que sou péssima na cozinha adorei saltear os cogumelos,ficaram espetaculares.
    Quem sabe sabe.
    Beijinhos

  2. Tão simples….e NUNCA tinha pensado em tal coisa.
    Nada como aprender com a melhor 🙂
    Grata Clara!!
    Beijinhos
    Carla Nobre

  3. Clara de Sousa, uma excelente profissional e, pelas receitas já experimentadas, ótima cozinheira!!
    Quero deixar um elogio especial para os cogumelos salteados – uma descoberta e uma verdadeira delícia!!!
    A marmelada? Fantástica!
    Saudações “culinárias”!

  4. Paula Alexandra Guerreiro Rodrigues

    Olá Clara,
    Fui sua colega na Faculdade de Letras há … uns aninhos (poucos). Queria dizer-lhe que adoro seguir as suas dicas e receitas. Até os meus rapazes, que estão na universidade, já sabem muitos dos seus truques e é giro porque lhes chamam “Os truques da Clara”.
    Um grande beijinho
    Paula “Algarvia” Rodrigues

    1. Olá Paula! Há uns aninhos, alguns sim 🙂 a vida levou-me por outros caminhos e fico super feliz que esses truques façam a diferença. Grande beijinho e tudo de bom para o novo ano!!

  5. Obrigada Clara de Sousa pelas suas receitas, são divinais, vou experimentar os cogumelos, eu pensava que os salpicava com alho, parecia-me na fotografia.
    Feliz Natal, para toda a sua Família. Bem Haja

    1. Pode temperar com quiser, mas só depois de eles estarem no ponto. Enquanto cozinham estão simples, sem mais nada. 😉 Continuação de Festas Felizes!

  6. Clara, experimentei hoje os cogumelos salteados e ficaram divinais!!! Obrigada pela sua partilha e por estar a deixar tanta gente feliz, com todas estas receitas maravilhosas.
    Também já vi a massa de banha para as empadas e acredito que seja muuuuito boa, mas Clara, falta um recheiozinho vegetariano… ando há tanto tempo a tentar encontrar… sei que na net há muita coisa, mas nada se compara às suas receitas. Em tempos comi umas muito boas que tinham cogumelos, ervilhas e … não me lembro de mais. Se souber de algum publique, por favor…
    Obrigada

    1. Olá Ana, que bom que gostou 🙂 eu tenho um recheio vegetariano para empadas que publiquei no FB há uns anos mas não consegui ainda passar para o site. É simples mas se gosta tanto de cogumelos deve gostar. E pode juntar outros temperos. Um bom refogado é sempre fundamental para conseguir mais sabor. Veja aqui o video: https://www.youtube.com/watch?v=-KjCJl0xr0s e a receita escrita: https://www.facebook.com/notes/a-minha-cozinha-clara-de-sousa/receita-recheio-vegetariano-alheiracogumelos-para-empadas/1043195952412463

  7. Olá Clara, gosto imenso das suas receitas e dicas, agora aprendi mais esta dos cogumelos que tanto gosto, os meus ficavam sempre moles, a partir de agora não mais vai acontecer, obrigada e um beijinho.

    1. Nunca fiz, mas não me parece Fátima, esses deixe para misturar com molhos ou com carne picada ou na lasanha. Para comer à parte compre sempre frescos, não tem nada a ver.

    2. idalina.guedes1975@gmail.com

      Clara todas as receitas são simples e maravilhosas , mas queria pedir comida vegetariana .
      Trabalho num restaurante de família e estou sozinha na cozinha e começo a ficar sem vontade e cansada quando leio as receitas da Clara tudo me parece mais fácil ,por isso peço o vegetariano simples obrigada beijinhos

      1. Olá Idalina, não tenho muitas mas tenho algumas e outras que podem ser adaptadas. Pesquise no site que encontra 🙂 Obrigada!

  8. Olá Clara,
    Sigo o seu blogue com muito gosto.
    Atualmente resido no estrangeiro. Cá além de caras as coisas não têm o mesmo sabor português. ..
    Aprendi a fazer pão, pão de leite, e até compal. .. Já poupei uns trocos mas o melhor é mesmo o “savoir faire ”
    Nord entanto falta umas belas receitas de caldos caseiros. Não uso nada de compra.
    O chefe kiko e o Sá pessoa tinham umas excelentes. ..
    Não pode ajudar?
    Obrigado.

    1. Olá Roberta. Quando fala em caldos caseiros, refere-se a caldos líquidos ou a caldos tipo Knorr? Os caseiros eu faço sempre que preciso, os outros não costumo fazer, porque os NATURA já não têm os ingredientes maus para a saúde como têm os tradicionais.

  9. Tenho sempre a mesma dúvida… os cogumelos não se lavam antes de cozinhar? Porque tem sempre terra… Não consigo cozinhar sem lavar… obg

    1. Sandra pode lavar mas não os ensope. Lave rapidamente sob água corrente e deixe-os a escorrer muito bem. Uma escova quase sempre chega para retirar alguma sujidade mas se acha que não chega lave. Mas seja muito rápida para não ensoparem. Depois a solução é mesmo uma frigideira antiaderente bem bem quente como mostro no vídeo. Teste e diga-me como correu.

      1. Esmeralda Monteiro

        Olá Clara,
        Obrigada pela partilha do seu conhecimento!
        As suas receitas saem sempre bem.
        Deixo aqui a minha dica.
        No final, costumo acrescentar um pouco de uísque e pimenta moída na hora.
        Beijinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.