Como saltear
cogumelos

É muito fácil saltearmos cogumelos frescos mantendo-os carnudos e perfeitos para brilhar no prato, seja como entrada ou acompanhamento.

Quantas vezes saltearam cogumelos e mal os colocam na frigideira eles começam a libertar muita água e a mirrar? E em vez de ficarem dourados e bem salteados ficam baços e cozidos nesse líquido?

Sendo os cogumelos compostos sobretudo por água, é natural que isso aconteça quando não se salteiam da forma correcta, mas é fundamental que essa água fique no cogumelo para que mantenha o sabor e a textura.

O sal, quando adicionado muito cedo, também potencia a libertação da água, e por isso só o devemos juntar depois de os cogumelos estarem prontos.

Mas há outra técnica super importante que é obrigatório aplicar.

Esta fotografia abaixo mostra cogumelos frescos e crus acabados de colocar na frigideira (à esquerda) e já bem salteados, selados, prontos a comer (à direita).

Como podem ver estão douradinhos e carnudos.

Querem ver como se faz?

Explico tudo neste video.

10 comentários para “Como saltear <br> cogumelos”

  1. Olá Clara, gosto imenso das suas receitas e dicas, agora aprendi mais esta dos cogumelos que tanto gosto, os meus ficavam sempre moles, a partir de agora não mais vai acontecer, obrigada e um beijinho.

    1. Nunca fiz, mas não me parece Fátima, esses deixe para misturar com molhos ou com carne picada ou na lasanha. Para comer à parte compre sempre frescos, não tem nada a ver.

  2. Olá Clara,
    Sigo o seu blogue com muito gosto.
    Atualmente resido no estrangeiro. Cá além de caras as coisas não têm o mesmo sabor português. ..
    Aprendi a fazer pão, pão de leite, e até compal. .. Já poupei uns trocos mas o melhor é mesmo o “savoir faire ”
    Nord entanto falta umas belas receitas de caldos caseiros. Não uso nada de compra.
    O chefe kiko e o Sá pessoa tinham umas excelentes. ..
    Não pode ajudar?
    Obrigado.

    1. Olá Roberta. Quando fala em caldos caseiros, refere-se a caldos líquidos ou a caldos tipo Knorr? Os caseiros eu faço sempre que preciso, os outros não costumo fazer, porque os NATURA já não têm os ingredientes maus para a saúde como têm os tradicionais.

  3. Tenho sempre a mesma dúvida… os cogumelos não se lavam antes de cozinhar? Porque tem sempre terra… Não consigo cozinhar sem lavar… obg

    1. Sandra pode lavar mas não os ensope. Lave rapidamente sob água corrente e deixe-os a escorrer muito bem. Uma escova quase sempre chega para retirar alguma sujidade mas se acha que não chega lave. Mas seja muito rápida para não ensoparem. Depois a solução é mesmo uma frigideira antiaderente bem bem quente como mostro no vídeo. Teste e diga-me como correu.

      1. Esmeralda Monteiro

        Olá Clara,
        Obrigada pela partilha do seu conhecimento!
        As suas receitas saem sempre bem.
        Deixo aqui a minha dica.
        No final, costumo acrescentar um pouco de uísque e pimenta moída na hora.
        Beijinho

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.