Estamos na época da romã, esta fruta maravilhosa não só no sabor, mas também nas excelentes propriedades que são benéficas para a nossa saúde, tal como vários estudos científicos o têm comprovado.
“Fonte de vitamina B1, vitamina B3, cálcio, fósforo e ácido elágico, já era referenciada nos textos bíblicos, associada à paixão e à fecundidade. A romã, um dos frutos com mais antioxidantes, ajuda a reduzir o colesterol no sangue, fortalece o sistema imunitário, previne o cancro e ainda tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, é um poderoso inimigo dos radicais livres, moléculas que, em excesso, são nocivas ao organismo. Por conter mais de 80 fitoquímicos, previne ainda doenças como a diabetes, a obesidade ou a hipertensão. Juntamente com o figo, a romã é o mais antigo fruto indo-europeu cultivado e seis meses de calor asseguram a frutificação.” [lifestyle.sapo.pt]
Ou seja, tudo boas razões para comermos romã com mais regularidade.
Não sei se sabem, mas a romã está em destaque nas frutas da Roda da Alimentação Mediterrânica, essa riqueza tão nossa.
Nestes meses de Outono ela surge em todo o seu esplendor, a dar as boas vindas ao Natal.
O único senão é que muitas pessoas dizem que retirar os bagos da romã dá muito trabalho.
Na na na na na… digo eu!
Há uma forma muito simples que nos permite despachar o assunto em menos de nada, por isso, acabaram-se as desculpas para não investir no consumo deste fruto que nos faz tanto bem.
Vejam o video onde explico como devem fazer.
17 comentários para “Como retirar <br> bagos da romã”
Óla Clara,
Gosto muito da forma que nos dá estas dicas, mais uma e muito boa, a partir de agora já vamos comer mais romãs cá em casa. Eu quando faço salada de fruta, ponho sempre romãs da seguinte forma: parto-as como se fossem uma laranja e no espremedor espremo-as para só ter o sumo, fica uma delicia.
um xi e bom trabalho
Sumo de romã é fantástico! 🙂
Cara Clara, obrigada por toda a partilha.
Adoro romãs e efetivamente descascá-las, por vezes, tira-me a vontade de as saborear mas a sua dica vai ajudar… no entanto, uma constatação: as bagas ao cairem na água, lá se vai o sumo que tanto as adoça, não é?
Um abraço e continuação de boas inspirações culinárias.
Olá Alexandra. Não perdem. O sumo que tinge é o dos bagos que se abriram durante o corte e que se perderiam sobre uma bancada tingindo-a. Neste caso caem na água e não sujam tudo à volta. Se se cortar a casca com muiiiiito cuidado sem ferir nenhum bago não suja nada. O sumo dos bagos inteiros continua dentro deles 😉
No caso dos bagos abertos perde o suco se deixar cair numa taça sem água acho que será mais aproveitado e duradouro acho eu
Boa noite Clara!
Adorei a dica das romãs!
Um beijinho e boa semana.
Obrigada Fernanda!
Que grande dica! Já posso saborear romãs (fruto de que tanto gosto) sem ficar com as pontas dos dedos negras… e até cansada com o trabalho que davam a descascar. E o tempo que se perdia!…
Obrigada pelas suas dicas, que são sempre fabulosas.
Obrigada também por ser tão profissional em tudo o que faz.
Obrigada Leonor!
Olá Clara, Gosto imenso das suas receitas, são fáceis e com ingredientes acessíveis. As dicas, então, são muito importantes e ajudam imenso. Cá em casa gostámos muito de receitas de massas, nunca se fartam. E eu invento bastante, mas acaso por repetir. Tem algumas receitas para partilhar? Obrigado.
Obrigada Rosa. Massas não faço muito para dizer a verdade e por isso tenho pouca coisa. Só tenho o que está aqui no site, mas muitas das receitas que faço podem ter a massa como acompanhamento, as almôndegas, os pratos de frango, etc.
Obrigada pelas partilhas e receitas tambem 🙂
Consegui através da sua receita de arroz doce, pela 1ª vez, fazer um que não se “colasse ao tecto” ….
Obrigada pelas receitas!
Que bom Manuela! 🙂
Obrigada Clara pelas dicas que aprendo consigo… Hoje foi fantástica esta dica de tirar os bagos da Roma, pois todos os dias, nesta altura do ano, é a sobremesa favorita do meu neto Lourenço de 7 anos, e, claro, a avó tem de arranjar a Roma, sei que hoje vai ser mais fácil…. Obrigada pela maravilhosa dica…
Muito mais fácil Benedita. E faça sempre sobre a água, facilita imenso e suja menos 😉
Muito Obrigada por as brilhantes dicas que a CLara nos ensina Bem Haja bjs Glória
Obrigada Gloria! 🙂