Como retirar
bagos da romã

É muito fácil retirar rapidamente os bagos da romã, considerada um dos melhores frutos à face da Terra, com muitos benefícios para a saúde.

Estamos na época da romã, esta fruta maravilhosa não só no sabor, mas também nas excelentes propriedades que são benéficas para a nossa saúde, tal como vários estudos científicos o têm comprovado.

“Fonte de vitamina B1, vitamina B3, cálcio, fósforo e ácido elágico, já era referenciada nos textos bíblicos, associada à paixão e à fecundidade. A romã, um dos frutos com mais antioxidantes, ajuda a reduzir o colesterol no sangue, fortalece o sistema imunitário, previne o cancro e ainda tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, é um poderoso inimigo dos radicais livres, moléculas que, em excesso, são nocivas ao organismo. Por conter mais de 80 fitoquímicos, previne ainda doenças como a diabetes, a obesidade ou a hipertensão. Juntamente com o figo, a romã é o mais antigo fruto indo-europeu cultivado e seis meses de calor asseguram a frutificação.” [lifestyle.sapo.pt]

Ou seja, tudo boas razões para comermos romã com mais regularidade.

Não sei se sabem, mas a romã está em destaque nas frutas da Roda da Alimentação Mediterrânica, essa riqueza tão nossa.

Nestes meses de Outono ela surge em todo o seu esplendor, a dar as boas vindas ao Natal.

O único senão é que muitas pessoas dizem que retirar os bagos da romã dá muito trabalho.

Na na na na na… digo eu!

Há uma forma muito simples que nos permite despachar o assunto em menos de nada, por isso, acabaram-se as desculpas para não investir no consumo deste fruto que nos faz tanto bem.

Vejam o video onde explico como devem fazer.

14 comentários para “Como retirar <br> bagos da romã”

  1. Óla Clara,
    Gosto muito da forma que nos dá estas dicas, mais uma e muito boa, a partir de agora já vamos comer mais romãs cá em casa. Eu quando faço salada de fruta, ponho sempre romãs da seguinte forma: parto-as como se fossem uma laranja e no espremedor espremo-as para só ter o sumo, fica uma delicia.

    um xi e bom trabalho

  2. Alexandra Casqueiro

    Cara Clara, obrigada por toda a partilha.
    Adoro romãs e efetivamente descascá-las, por vezes, tira-me a vontade de as saborear mas a sua dica vai ajudar… no entanto, uma constatação: as bagas ao cairem na água, lá se vai o sumo que tanto as adoça, não é?
    Um abraço e continuação de boas inspirações culinárias.

    1. Olá Alexandra. Não perdem. O sumo que tinge é o dos bagos que se abriram durante o corte e que se perderiam sobre uma bancada tingindo-a. Neste caso caem na água e não sujam tudo à volta. Se se cortar a casca com muiiiiito cuidado sem ferir nenhum bago não suja nada. O sumo dos bagos inteiros continua dentro deles 😉

    1. Que grande dica! Já posso saborear romãs (fruto de que tanto gosto) sem ficar com as pontas dos dedos negras… e até cansada com o trabalho que davam a descascar. E o tempo que se perdia!…
      Obrigada pelas suas dicas, que são sempre fabulosas.
      Obrigada também por ser tão profissional em tudo o que faz.

  3. Olá Clara, Gosto imenso das suas receitas, são fáceis e com ingredientes acessíveis. As dicas, então, são muito importantes e ajudam imenso. Cá em casa gostámos muito de receitas de massas, nunca se fartam. E eu invento bastante, mas acaso por repetir. Tem algumas receitas para partilhar? Obrigado.

    1. Obrigada Rosa. Massas não faço muito para dizer a verdade e por isso tenho pouca coisa. Só tenho o que está aqui no site, mas muitas das receitas que faço podem ter a massa como acompanhamento, as almôndegas, os pratos de frango, etc.

  4. Obrigada pelas partilhas e receitas tambem 🙂
    Consegui através da sua receita de arroz doce, pela 1ª vez, fazer um que não se “colasse ao tecto” ….
    Obrigada pelas receitas!

  5. Obrigada Clara pelas dicas que aprendo consigo… Hoje foi fantástica esta dica de tirar os bagos da Roma, pois todos os dias, nesta altura do ano, é a sobremesa favorita do meu neto Lourenço de 7 anos, e, claro, a avó tem de arranjar a Roma, sei que hoje vai ser mais fácil…. Obrigada pela maravilhosa dica…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.