Como manter aromáticas
frescas durante mais tempo

Uma técnica muito simples que permite manter as aromáticas verdes e frescas, durante mais tempo no frigorífico.

Porque se degradam rapidamente as aromáticas, mesmo quando estão no frigorífico?

Por uma razão muito simples: a humidade que se cria fica retida dentro da embalagem e inicia-se o processo de apodrecimento.

Esta técnica que vos deixo dá para as aromáticas que se vendem embaladas nos supermercados ou mesmo para as que compramos em molhos na praça.

Elas podem e devem estar dentro do saco de plástico, ou de outro recipiente que as proteja do frio directo, mas antes disso precisam de uma outra proteção que absorva a humidade que naturalmente se instala.

Curiosos?

Então espreitem o video que preparei.

60 comentários para “Como manter aromáticas <br> frescas durante mais tempo”

  1. Maria Manuela Abrunhosa Neves

    As suas dicas são muito úteis. Obrigada.
    O sr. seu pai não disse nada do que lhe vou perguntar, mas ouvi que se à terra onde plantarmos os coentros juntarmos uns dois punhados de areia eles crescem e desenvolvem-se melhor do que só em terra. Parece-lhe verdade?
    Grata envio um beijinho.
    Manuela Abrunhosa

  2. Boa tarde Clara de Sousa,
    Estou verdadeira impressionada. Conheço-a da televisão e já a tenho visto em alguns programas sobre estes seus hobbies mas hoje decidi aprofundar aqui o seu site e adorei as dicas e as receitas. Fiz também bolo húmido de pêssego mas ainda não o provei, de aspeto ficou maravilhoso. Irei experimentar muitas delas.
    Muitos Parabéns,
    Isabel André

  3. Boa tarde
    Quanto a congelar verduras , desde que casei o faço , com as tecnicas indicadas, por ter sempre muitas e por ver a minha mãe a fazê-lo) acho que ficam muito bons, excepto a abóbora que apenas corto e congelo para sopa.

    Mas já congelei coentros, salsa, manjericão, hortelâ , apenas bem lavados , secos e picados em embalagens pequenas, mas sinceramente, ou não sei fazer , porque parece que perdem completamente o sabor.
    Será que há alguma tecnica especial ?

    Opto por comprar ervas em vasos no supermercado, em casa mudo-as logo tal como estão para um vaso maior com maior quantidade de turfa e terra e p. ex. o mangericão consegue aguantar-se 6 meses e cresce imenso conforme se vão tirando as folhas, isto na janela da cozinha,
    Em alternativa uso secos em frascos.
    Bjs

  4. olá
    Costumo guardar nas gavetas do frigorífico ,as ervas aromáticas, as alfaces e os vegetais mais frágeis, nos sacos do pão dos supermercados, aqueles de papel com uma parte transparente, não apodrecem e vemo-los com facilidade.
    Em alternativa , guardo-as bem escorridas em embalagens de plastico ou vidro com um guardanapo ou folha de papel em baixo e em cima. Nunca apodrecem e duram imenso.
    Já quase não uso sacos plastico,

  5. Olá Clara. Muito obg por esta dica sobre conservação das aromáticas. Geralmente conservo em frascos no frigorífico e mantêm-se por bastante tempo. Vou colocar a folha de rolo de papel a envolver e continuar a reutilizar os frascos. Muito obg pelas receitas e todas as dicas.

    1. Isso mesmo Ana, mas não os feche totalmente para que as ervas possam respirar. Com os sacos só se dobram, nem se dão nós. É fundamental que não fiquem seladas.

  6. Olá Clara,
    Vejo sempre as suas receitas e já confecionei bastantes, que saem sempre muito bem. Também a admiro bastante na vertente de jornalista.
    Não costumo comentar, nem enviar fotos dos meus pratos, mas nesta situação das aromáticas não resisti em lhe lançar o desafio para que experimente de outra forma que, na minha opinião, dá resultados ainda muito melhores.
    Ora aqui vai: O truque é um pouco o oposto, em vez de as manter secas, deve mantê-las húmidas, embrulhando-as num pano molhado depois de as lavar e as sacudir. Depois guarda num saco de plástico no frigorífico. Duram pelo menos 3 semanas frescas como se fossem acabadas de colher.
    Se quiser experimentar e dar o feedback, ficaria feliz em ter a sua opinião.
    Obrigada e continuação de grandes sucessos.

  7. Não conhecia e era mesmo esta dica que há muito gostava de saber. Muito Obrigada adorei o vídeo e parabéns também pelas receitas. Admiro-a mais agora dps de ver as suas receitas..! Bem haja

      1. São, se semear coentros como explico numa das dicas que já publiquei, consegue de certeza. Tem de escolher uma boa terra, uma boa exposição solar e uma boa rega. É impossível não dar 😉

  8. Ana Maria Fraga Barcelos Bruno

    Bom dia, Clara de Sousa!
    É uma figura conhecida dos portugueses! Aprecio-a muito! Quer pela presença, quer pela exemplaridade a nível da comunicação, porque é expressivo, com uma boa dicção, clareza e ritmo no ato de comunicar, quer, há pouco tempo é que conheci, pela arte na cozinha! Várias vezes confeccionou as ” suas almôndegas” de brócolos!! Então quando se oferece um jantar e há gente vegetariana… é uma das soluções! Agora foram as dicas para conservar coentros e salsa! Ótimo! Você é uma mulher de múltiplos ofícios! Venham mais receitas, dicas, etc! Obrigada pela partilha. Grande mulher! Uma açoriana, terceiros. Ana Maria Bruno

  9. Obrigada Clara pela dica de como descaroçar cerejas. Já tinha pensado fazer compota de cerejas várias vezes mas, ficava sempre na ideia.

          1. Adoro as suas dicas e também acompanho as suas receitas .Adoro os seus doces. Beijinho Clara de,Sousa,até à próxima :

        1. Maria Cristina Pacheco

          Obrigada clara pelas dicas são sempre muito úteis. Sigo-a sempre muito atentamente e gosto sempre de tudo.
          Já tenho a tábua Maria e os materiais de manutenção, muito bom.

          Beijinhos

  10. Cara “Homónima”,
    Aproveito para manifestar a minha admiração pelo profissionalismo que revela no modo – sério, assertivo, mas nunca parcial e, muito menos, ofensivo – com que, todos os dias, nos dá a conhecer a atualidade do “país e do mundo” (cit. RGC, outro grande profissional), seja aquando da difusão da notícia, seja aquando da “conversa” com um comentador e/ou entrevistado. Tal profissionalismo, é notável e, sem dúvida, que implica muito “trabalho de casa”, o que, infelizmente, rareia na nossa comunicação social. Parabéns e obrigada, também, por esse trabalho de atualização e, suponho, de investigação, que lhe permite pôr a questão certa no momento certo, quando tem um “comentador” ou entrevistado à frente.
    Quanto ao seu trabalho na cozinha, reitero os parabéns e o agradecimento, por tudo o que sabe, pelo modo como nos passa esse saber, ou seja, pelo profissionalismo, ainda que, propositadamente, pareça ser o trabalho de uma “amadora”.
    Arrisco: ser amadora (aquele/a que ama) do que faz e muito trabalho é a chave do seu sucesso.
    Mais uma vez, parabéns!
    Grata!
    C.

        1. Olá Clara!
          Confesso que não gostei da dica das nozes. Agora como aprendi a abrir nozes c/mais facilidade, vou ter de fazer um bolinho de nozes com creme de ovos. Bom, por esta vez passa. Obrigado, foi didático.

          1. A dica das nozes é excelente, assim como outras dicas que tenho assistido aqui.
            Era apenas um pouco de humor, mas peço perdão se não me fiz entender nesse sentido. Obrigado e continue a apresentar estes truques fantásticos.

  11. Olá! Eu lavo-a, passo-a no escorredouro da alface e guardo-a embrulhada em papel de cozinha dentro de um recipiente de vidro. Dura até 30 dias fresquinha e pronta a usar.

  12. Gostei muito da dica! é muito comum eu deixar estragar a salsa! Acho fantástico o seu conhecimento e gosto pela cozinha.
    Parabéns também pela grande profissional que é.

  13. Fernanda Ferreira

    Olá, eu já uso esta técnica e realmente funciona. Também o faço com a alface, separo as folhas todas, empilho-as colocando umas folhas de papel pelo meio e coloco dentro de um saco. Duram imenso tempo!

  14. Maria José Mesquita

    Olá, boa tarde,

    Adorei a ideia de guardar as ervas aromáticas embrulhadas em papel. A mim a minha Mae ensinou-me a manter, utilizando um frasco com as ervas dentro e tapado. também dura bastante, mas vou experimentar a dica da Clara. Obrigada e Beijinhos

  15. Obrigada Clara pela sua partilha, sou sua fã não só pela sua actividade profissional mas também por este lado de cozinheira de mão cheia e também a bricolage, eu adoro cozinha mas sou de outra geração agora a menina deixe-me dizer tanta sabedoria numa pessoa só…Parabéns e que Deus a ilumine sempre…

    1. Tive óptimas professoras. Esta dica nem foi a minha mãe, foi uma empregada que tive e que infelizmente já faleceu que me passou. Esta e outras dicas. Sabedoria pura! Obrigada!

  16. Obrigada pela dica de conservação de ervas aromáticas…já tentei várias mas esta parece-me ter mais sucesso…vou experimentar.Aproveito para lhe desejar o maior sucesso em todas as vertentes pessoais e profissionais.Também eu tinha gostado de ter algo na área de bricolage, decoração, cozinha, etc…. mas como agora já não tenho essa hipótese delicio-me a aprender com pessoas como a Clara de Sousa e aproveito sempre para aprender. Bem haja e tudo de bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.