O trabalho nem é assim tanto e o resultado é sempre melhor quando fazemos receitas com ingredientes frescos, e no caso dos moluscos/bivalves isso é bem verdade!
Vejam por exemplo esta receita que é perfeita para os amantes de mexilhão e gin –
MEXILHÕES THAI & GIN COM FRITAS DE BATATA-DOCE
Quando tratamos dos mexilhões temos não só de os lavar – sem nunca os deixar de molho – mas também limpar alguma sujidade maior na concha e retirar as famosas barbas. E sim, retirar barbas tem técnica.
Quanto aos “mexilhões perigosos”, são os que estão mortos, por isso já sabem que devem deitar fora todos os que tenham a concha partida, para não correr riscos desnecessários… e os que tenham a concha aberta – mas ATENÇÃO:
por vezes a concha está aberta e o mexilhão está vivo. Se pressionarem para fechar e se fechar, está vivo; se não fechar, está morto.
Sobre a forma como devem retirar as barbas, vejam o video que preparei.
10 comentários para “Como Limpar <br> Mexilhões”
Obrigado por estas dicas maravilhosa
Obrigado Clara de Sousa .
Tenho usado e abusado das suas receitas !!! Gosto muito e a família também
Muito Obrigado
Que bom! Obrigada Carlos!
Muito obrigada.
Sigo todas as suas receitas e dicas,já confecionei algumas e são divinais.
Felicidades
Adoro a Clara e tudo o que
publica.
Muito obrigada Eugénia! 🙂
Olá Clara
Tem alguma dica de como retirar a areia das ameijoas ou mexilhoes? É um dos meus problemas.
Obrigada
Coloca na água durante duas horas, as amêijoas, virando de vez em quando. Os mexilhões podem ficar, mas menos tempo. Uns 10 minutos. Lava esfrega e escorre. Não precisam de mais.
Obrigada clara pelas dicas sempre úteis. Já aprendi alguns truques , que são muito úteis e nos poupam esforço e tempo. Deus a abençõe com muitos anos de vida e paciência para continuar a partilhar a sua sabedoria e experiência
Obrigada Maria! 🙂