Aqui está uma nova rubrica no site!
Sabia que…? são dicas simples para pequenas dúvidas do dia-a-dia na cozinha.
Começo com uma técnica que me foi passada há muitos anos por um amigo do Norte, onde as alheiras são rainhas à mesa, e uma rainha à mesa mantém a forma e a pose e não se apresenta desmanchada.
Antes disto, costumava picar as alheiras como sempre foi recomendado, mas muitas delas continuavam a rebentar.
Com esta técnica, é raro isso acontecer e quando acontece é quando me esqueço de que elas só podem ser grelhadas uma vez de cada lado.
Então é assim: aplicam a dica que vos deixo no video, colocam a alheira numa chapa bem quente, sem gordura, depois baixam um pouco o lume, e deixam grelhar de um lado.
Assim que fica bem grelhada desse lado, viram e deixam grelhar do outro lado.
Quando esse lado fica grelhado retiram a alheira para um prato.
Não a coloquem a grelhar mais tempo dos lados já grelhados, porque aí sim, é grande o risco de rebentar.
Querem conhecer o truque?
Ora vejam!
119 thoughts on “Como evitar <br> que alheiras rebentem”
Olá Clara! Muito Obrigada pela dica, pois não faço Alheira mais vezes porque efectivamente rebentam sempre, vou fazer como opinou e vamos ver se ficam como as suas.
Parabéns pela Pivot que é, nas Noticias da noite! Gosto muito de a ver e ouvir, pois tem uma voz excelente e uma óptima dicção. Beijinhos e Bom Fim de Semana.
Tente seguindo as indicações a ver se resulta consigo. Comigo às vezes tb rebentam mesmo assim, mas tento fazer tudo como me ensinaram e na maior parte das vezes resulta. Obrigada.
Olá Clara. Uso esta mesma técnica para cozer farinheiras. Também não falha ;). Adoro as suas receitas. Fáceis e deliciosas 🙂
Obrigada! 🙂
Obrigado Clara, aprecio imenso o que faz, obrigado mesmo
Não tem de agradecer Carlos! Esta dica é talvez a mais instável de todas ahahahah! 🙂
Clara muito obrigada pelas dicas. Sei que é muito boa nos cozinhados.Sempre que posso sigo-a.Gosto muito de a ver na SIC no noticiário.É excepcional a sua postura e dicção. Muitos parabéns.
Muito obrigada Regina!
Boa tarde! Como sempre, mais uma excelente sugestão! Hoje resolvi experimentar, pois tinha as dificuldades comuns a várias pessoas… tive cuidado e resultou na perfeição. Uma regra a seguir…
Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho.
Beijinho
Obrigada Adelaide! 🙂
Boa tarde,
Comecei agora a explorar as dicas, já tinha visto algumas e… fui explorar as restantes. Excelente!!! Parabéns. Tenho feito muitas receitas suas e todas são magníficas. Também uso o seu tratamento para tábuas – fabulosos. Muito obrigada!
Muito obrigada Teresa! 🙂
Excelente dia! Obrigada 🙂
Usei esta dica nas alheiras, coloquei no forno, virei ao fim de 15/20 minutos, deixei estar mais uns 20 minutos e ficaram fantásticas. Sem rebentar e estaladiças 🙂
Com um ovo estrelado e uns espargos no forno como acompanhamento, perfeito.
Obrigada. Beijinho
Que bom que funcionou!!’
Olá. Finalmente testei esta dica.
Lá pus os palitos e tal….. puf…. rebentaram.
Mas eu não desisto, vou tentar mais vezes. 😀
Seja como for as alheiras estavam otimas!
Sofia mas não mexe e só vira uma vez. Rebentaram?
Olá clara,
Obrigada gosto muito do seu trabalho bjs
Elsa almeida
Olá Clara,
Fiz como partilhou e não rebentaram!
Obrigado
Excelente. Grelhadas desta maneira realmente não falha.
Obrigada pela dica e parabéns pelo site.
Obrigada Ricardo! 🙂
Agora vejo que os transmontanos não é contaram a história completa pois referiam que deverao ser grelhadas em lume baixo mas a utilização do palito só nas pontas é a grande diferença. Cumprimentos obrigado.
António isso não sei se contaram ou não; a mim contaram-me assim, mas até esta dica às vezes falha dependendo da qualidade da alheira 😉
Olá Clara…boa tarde…sigo regularmente as dicas que nós vai dando, e que são tão úteis…Como esta para as alheiras não rebentarem…tb não sabia esse truque….muito obg. Quando fizer alheira já sei….
Martinha, esta dica é das mais sensíveis 🙂 não pode mesmo virar mais do que uma vez, senão rebentam na mesma. É mesmo um difícil equilíbrio 😉 Obrigada!
Esta dica também serve para fritar as alheiras?
Obrigado
Esta só testei na frigideira, José. Para fritar faz-se um golpe na pele a todo o comprimento e com o calor do óleo a pele encolhe toda e descola-se da alheira.
Hoje vou grelhar alheira e seguir a dica.
Obrigada Clara
Teresa, espero que não rebente, não se esqueça de só virar uma vez.
Que maravilha de dicas! Parabéns
Boa noite Clara as minhas rebentado na mesma talvez porque viro as vezes duas vezes do mesmo lado. Mas vou tentar não virar. Beijinhos
Pois não pode Júlia, não pode virar. Lume brando e sossegadinhas, só grelhar de um lado e depois do outro e retirar.
Vou esprimentar também a mim aconteceu várias vezes obrigado Clarar de Sousa
Não vire mais do que uma vez, se não rebenta na mesma.
Bom dia, Clara!!!
Vi o seu vídeo cheio de esperança e pensei : vai ser desta que as alheiras não vão rebentar!!!!
Mas…..azar….novamente rebentaram…
Estava boa na mesma…..mas rebentada!!!!
Mas obrigado pela dica, vou tentar novamente!
Já agora, sou seu fã dos seus telejornais e entrevistas!
Bom trabalho na TV e na cozinha!
Bjs
Miguel só pode grelhar de cada lado uma vez. Não pode ser mais. Se volta a grelhar de um lado que já grelhou elas rebentam.
Boa noite!
Com as alheiras é assim mesmo, sou da terra dessas deliciosas iguarias…
Obrigada,
abraço,
M.
O truque dos palitos serve também para cozer as farinheiras, para não rebentarem.
Sim também 😉
VIVA BOA NOITE. É ISSO MESMO. CONFIRMO ESSA SUA AFIRMAÇÃO DAS ALHEIRAS. FICAM ÓPTIMAS. FELIZMENTE QUE VAI HAVENDO ALGUÉM QUE SABE O QUE DIZ. SAÚDE.
Boa dica. Vou experimentar.
Vou experimentar ,mas posso.afirmar que as suas receitas são um êxito Obrigada
Obrigada Fernanda! Siga bem as indicações para não falhar mesmo!
Obrigada pela indicação, consigo é sempre a… APRENDER.
Uma boa noite e seja feliz.
Muito bem explicado contínuo sempre a ensinar beijinhos Clara
Vou experimentar!!!
Não conhecia esta rubrica… obrigada!!!
Veja bem as recomendações. Espero que resulta bem consigo.
Adoro sempre as suas dicas. Obrigado por partilhar truques que nos ajudam tanto no dia a dia.
Vou exprimentar e acompanhar com uns grelos salteados… Obrigada e mantenha-se protegida.
Óptimo acompanhamento Cecília!
Bom dia .
Conheci só hoje a sua página é amei e aprendi não deixe de partilhar.
Muito grata
Obrigada Liliana!
Olá a dica da alheira é fantástica, já conhecia e aplica-se também a farinheira.
Obrigada Francisco!!
Já experimentei.
A dica funciona mesmo.
Obrigada
Uma dica que vi num programa há anos com o chefe Rui Paula e deixar a alheira de um dia para o outro fora da embalagem a secar já não rebenta
Ela deve estar à temperatura ambiente sim. Mas vou testar deixar ficar as 24 horas 😉 obrigada!!
Obrigada Clara. Vou experimentar e ver como fica.
Somos aqui em casa consumidores da melhor alheira do país… as de Chaves. Realmente é um pandemónio na hora de as “aquecer”. Vou experimentar.
Rudolfo experimente sim. Grelha de um lado e grelha do outro. Não as vire mais nenhuma vez senão rebentam mesmo. 🙂
Boa tarde Clara,
Gostei imenso desta rubrica.
Um bem haja pelo seu trabalho e dedicação.
Um beijinho grande.
Nice Abreu
Não tem de agradecer. Faço-o com todo o prazer. Esta dica é a que requer mais atenção porque se viramos a alheira para grelhar de um lado que já esteja grelhado ela pode mesmo rebentar. Por isso, quando grelhar de um lado e do outro não se vira mais vez nenhuma. É retirar logo da chapa.
Obrigada gostei imenso desta rubrica.
Clara desejo lhe os maiores êxito em tudo o que empreender obrigada pelo seu tempo e carinho em nos ensinar um abraço amigo tudo de bom.
Obrigada Helsa! 🙂
Olá Clara.
Experimentei logo fazer assim as alheiras.
Ficam sempre muito bem.
Parabéns pelas ótimas sugestões.
Beijinhos
Que bom Eva 😉
Obrigada,Clara,pela sua dica.Fazia-as sempre no forno e…rebentavam sempre ! As minhas filhas até não se importavam ,porque gostavam da parte mais tostada !
A próxima que fizer vaiser assim ,acho que esse truque dos palitos também faz toda a diferença.
Já fiz o truque dos palitos e também rebentaram.
Estranho. Virou-as depois de já estarem grelhadas?
Excelente ideia minha amiga, mas o que eu quero saber é onde personalizaste a tua tábua de cozinha, porque também quero uma !!! Beijinho grande
Obrigada pela dica. Vou experimentar. Pois até à data era uma frustração. Rebentavam sempre
Ai Graça 😀 por regra funciona. Siga bem o que digo no texto, não as vire a grelhar de onde já grelharam porque aí sim, podem rebentar.
Olá Clara. Obrigada por partilhar todas estas dicas Adora as suas receitas
A amiga é aquela que partilha, até as coisas que parecem simples e que às vezes nos tiram do sério. Obrigado Bjs
E tiram mesmo do sério algumas delas 😉
Mais uma maneira de fazer alheia sem rebentar,a mim disseram para dar um corte na parte de dentro
Bom dia Clara. essa dica eu desconhecia. Ontem experimentei e ficou muito boa.
Aliás como todas as suas dicas. Sejam de culinária, sejam de bricolage. Obrigada. para quando um outro livro? Fiz tudo dos seus livros e saiu sempre muito bem, até a minha cadela adora os seus biscoitos.
Olá Maria, para já nem tenho tempo para pensar nisso. 😀 esses biscoitos são óptimos e eles adoram sim! Obrigada!
BEM HAJA LINDA CLARA DE SOUSA,PELAS BOAS DICAS,VOU JÁ EXPERIMENTAR A ALHEIRA,BJINHO
Força Ana! Mas não a vire mais do que uma vez se não rebenta na mesma 😉
Olá Clara,
outra dica: se molhar a alheira em leite e levar à chapa bem quente (sem gordura) tal como fez também resulta bem, não costuma rebentar 🙂
Ana
Essa não conhecia! 🙂 Obrigada Ana!
Desconhecia esta técnica,vou utilizá-la brevemente.
Normalmente colocava-a em papel prata sem risco da prata pegar e funcionava na perfeição.
Obrigada pela dica 🙂
Bom dia. Costumo grelhar as alheiras lentamente a temperatura reduzida e raramente rebentam. 😉
Sim, quando o calor é demasiado elas rebentam mais facilmente, sem dúvida!
Obrigada pela dica sempre que grilhava alheiras rebentava
Eu costumo embrulhar em papel de alumínio e vai à frigideira, sem qualquer gordura adicionada. Vou virando, e normalmente em 15 minutos fica feita…mantendo a pose!
E não fica com pedacinhos de alumínio agarrados Inês?
Também utilizo esta técnica e comigo nunca sucedeu pegar.
Obrigada Clara. Adorei a dica tanto quanto adoro alheiras. Para as fritar, eu tiro-lhes a pele e passo por ovo e pão ralado. Também ficam boas. Beijinhos grandes.
Sim Paula, se fizer uma incisão na pele e as mergulhar em óleo bem quente, mesmo sem panar, elas também ficam óptimas. A minha questão aqui é mesmo só evitar os fritos.
Vou partilhar sem dúvida, ☺️☺️.
Muito obrigado pela dica.
Cumprimentos
Olá,
Muito obrigado pela partilha, vou aplicar.
Obrigado
Beijinhos
Olá!… vou aplicar esta dica, pode ser que resulte ☺ é que comigo não se salva nenhuma… eu brinco e digo que também não são para comer inteiras, mas que fica feio tudo “esborrachado”. Obrigada pela dica. Bjs
Espero que funcione Fernanda! Isto agora tornou-se uma grande responsabilidade. 😀 Mas siga com atenção as minhas indicações que certamente corre bem.
Olá Clara! Este truque para as alheiras não conhecia, conhecia sim para a farinheira! Deixei de fazer alheiras em casa porque ficam todas desmanchadas e como ” os olhos também comem”… Muito obrigada pela dica e parabéns pelas deliciosas receitas!
Espero que resulte também consigo 😉
Olá não conhecia esta técnica mas vou experimentar
Olá Clara
Já utilizo há muito tempo a técnica do palito mas no chouriço de sangue. Com as farinheiras costumo cortar a farinheira pelos cordéis nas pontas e depois coloco-as em água fria ao lume e raramente corre mal. Quanto às alheiras não posso dar opinião porque nunca faço por elas terem galinha que não como.
A lógica é a mesma, seja a cozer ou a grelhar. 😉
Obrigada pela dica, gosto muito de alheira mas tenho o problema de rebentarem muitas vezes.
Teste seguindo as indicações que refiro no texto e depois diga-me se resultou consigo Maria.
Olá olá. Eu utilizo esta técnica do palito, também para as farinheiras
Sim também funciona!
Obrigada pela dica. Utilizo esse sistema nas farinheiras para cozer, agora vou experimentar com as alheiras.
Boa tarde Clara……..experimentei vária dicas que me iam dando mas……rebentavam sempre…..Embora não deva comer estas coisas por motivos de saúde,1 dia não são dias e vou fazer …muito obrigada.
Teresa, teste e diga-me se resultou consigo. Nunca grelhe de novo a parte já grelhada.
Boa noite Clara. Não conhecia esta dica. Costumo fazer um golpe ao longo da alheira mas fica sempre sem pele. Foi experimentar. Obrigada!!!
Sim Elsa, eu também fazia assim mergulhadas em óleo muito quente e ficavam sempre perfeitas… mas é para evitar a fritura.
Obrigada Clara por esta dica tão preciosa.
Tem piada que já faço isto com as farinheira no cozido à portuguesa e resulta sempre mas para as alheiras nunca me tinha ocorrido
A mim só resulta mal quando me esqueço e a ponho a grelhar de um lado que já grelhou. Só uma vez de chapa de cada lado funciona-me sempre. 🙂
Muito bem Clara de Sousa,as suas dicas são muito úteis,hoje aprendi a da salsa e coentros,que acabavam por se estragarem,e partilhei na minha pagina FB.Obrigada um beijinho.
Olá clara,
Por acaso já sabia esta dica ,.
Obrigada gosto muito do seu trabalho bjs
Isabel Dos Santos
Obrigada Isabel!
Boa dica.Eu ainda faço outra coisa, coloco uma tampa alta em cima , como nos hambúrgueres .Primeiro aqueço a chapa muito quente e ponho a tampa e reduzo quase para o mínimo …fica mais cozinhada ou estaladiça.
Uma tampa para tapar a frigideira Pedro?
Olá Clara
Sou do Porto mas por herança da minha mulher fui parar a terras transmontanas, ou seja, sogro de Chaves sogra de Bragança. Alheiras, as melhores são as de Vinhais.
Como as fazemos em nossa casa, e no meu restaurante, seco-as penduradas durante no mínimo três dias, depois, unto um guardanapo de papel com bom azeite, e limpo as alheiras, como se estivesse a limpar o pó.
Depois numa grelha com a temperatura no mínimo, ponho as alheiras a grelhar, virando-as as vezes que forem necessária até estarem bem grelhadas, ou seja, estaladiças pele chocante.
Acompanha exclusivamente com batata muito bem cozida um bom molho de grelos é um azeite, abundante nas batatas de elevada qualidade. Por exemplo o do Romeu ou do Carm. Pode ter a certeza que não arrebentam!!!!!
E como se trata de uma manjar, pode abrir um vinho tinto de qualidade superior.
Saúde é o que lhe desejo
Parabéns por este espaço
Corrector onde diz pele chocante é crocante
:))))
Ahhh mas essa tripa deve ser de fantástica qualidade. As comuns de venda aqui rebentam se as vira mais do que uma vez não tem nada a ver com essas cadeiras António. Quem nos dera ter sempre produtos tão bons! Obrigada!!!