Como evitar
que alheiras rebentem

É uma técnica simples, que permite manter a alheira inteira, sem rebentar e sem a picar toda como mandava a tradição.

Aqui está uma nova rubrica no site!

Sabia que…? são dicas simples para pequenas dúvidas do dia-a-dia na cozinha.

Começo com uma técnica que me foi passada há muitos anos por um amigo do Norte, onde as alheiras são rainhas à mesa, e uma rainha à mesa mantém a forma e a pose e não se apresenta desmanchada.

Antes disto, costumava picar as alheiras como sempre foi recomendado, mas muitas delas continuavam a rebentar.

Com esta técnica, é raro isso acontecer e quando acontece é quando me esqueço de que elas só podem ser grelhadas uma vez de cada lado.

Então é assim: aplicam a dica que vos deixo no video, colocam a alheira numa chapa bem quente, sem gordura, depois baixam um pouco o lume, e deixam grelhar de um lado.

Assim que fica bem grelhada desse lado, viram e deixam grelhar do outro lado.

Quando esse lado fica grelhado retiram a alheira para um prato.

Não a coloquem a grelhar mais tempo dos lados já grelhados, porque aí sim, é grande o risco de rebentar.

Querem conhecer o truque?

Ora vejam!

 

115 comentários para “Como evitar <br> que alheiras rebentem”

    1. Clara muito obrigada pelas dicas. Sei que é muito boa nos cozinhados.Sempre que posso sigo-a.Gosto muito de a ver na SIC no noticiário.É excepcional a sua postura e dicção. Muitos parabéns.

  1. Boa tarde! Como sempre, mais uma excelente sugestão! Hoje resolvi experimentar, pois tinha as dificuldades comuns a várias pessoas… tive cuidado e resultou na perfeição. Uma regra a seguir…
    Muito obrigada e parabéns pelo seu trabalho.
    Beijinho

  2. Boa tarde,
    Comecei agora a explorar as dicas, já tinha visto algumas e… fui explorar as restantes. Excelente!!! Parabéns. Tenho feito muitas receitas suas e todas são magníficas. Também uso o seu tratamento para tábuas – fabulosos. Muito obrigada!

  3. Excelente dia! Obrigada 🙂
    Usei esta dica nas alheiras, coloquei no forno, virei ao fim de 15/20 minutos, deixei estar mais uns 20 minutos e ficaram fantásticas. Sem rebentar e estaladiças 🙂
    Com um ovo estrelado e uns espargos no forno como acompanhamento, perfeito.

    Obrigada. Beijinho

  4. Olá. Finalmente testei esta dica.
    Lá pus os palitos e tal….. puf…. rebentaram.
    Mas eu não desisto, vou tentar mais vezes. 😀
    Seja como for as alheiras estavam otimas!

      1. Agora vejo que os transmontanos não é contaram a história completa pois referiam que deverao ser grelhadas em lume baixo mas a utilização do palito só nas pontas é a grande diferença. Cumprimentos obrigado.

        1. António isso não sei se contaram ou não; a mim contaram-me assim, mas até esta dica às vezes falha dependendo da qualidade da alheira 😉

  5. Olá Clara…boa tarde…sigo regularmente as dicas que nós vai dando, e que são tão úteis…Como esta para as alheiras não rebentarem…tb não sabia esse truque….muito obg. Quando fizer alheira já sei….

    1. Martinha, esta dica é das mais sensíveis 🙂 não pode mesmo virar mais do que uma vez, senão rebentam na mesma. É mesmo um difícil equilíbrio 😉 Obrigada!

        1. Esta só testei na frigideira, José. Para fritar faz-se um golpe na pele a todo o comprimento e com o calor do óleo a pele encolhe toda e descola-se da alheira.

  6. Bom dia, Clara!!!

    Vi o seu vídeo cheio de esperança e pensei : vai ser desta que as alheiras não vão rebentar!!!!
    Mas…..azar….novamente rebentaram…
    Estava boa na mesma…..mas rebentada!!!!
    Mas obrigado pela dica, vou tentar novamente!

    Já agora, sou seu fã dos seus telejornais e entrevistas!

    Bom trabalho na TV e na cozinha!
    Bjs

  7. FERNANDA TRINDADE

    VIVA BOA NOITE. É ISSO MESMO. CONFIRMO ESSA SUA AFIRMAÇÃO DAS ALHEIRAS. FICAM ÓPTIMAS. FELIZMENTE QUE VAI HAVENDO ALGUÉM QUE SABE O QUE DIZ. SAÚDE.

          1. Uma dica que vi num programa há anos com o chefe Rui Paula e deixar a alheira de um dia para o outro fora da embalagem a secar já não rebenta

    1. Somos aqui em casa consumidores da melhor alheira do país… as de Chaves. Realmente é um pandemónio na hora de as “aquecer”. Vou experimentar.

    1. Não tem de agradecer. Faço-o com todo o prazer. Esta dica é a que requer mais atenção porque se viramos a alheira para grelhar de um lado que já esteja grelhado ela pode mesmo rebentar. Por isso, quando grelhar de um lado e do outro não se vira mais vez nenhuma. É retirar logo da chapa.

      1. Obrigada gostei imenso desta rubrica.
        Clara desejo lhe os maiores êxito em tudo o que empreender obrigada pelo seu tempo e carinho em nos ensinar um abraço amigo tudo de bom.

  8. Obrigada,Clara,pela sua dica.Fazia-as sempre no forno e…rebentavam sempre ! As minhas filhas até não se importavam ,porque gostavam da parte mais tostada !
    A próxima que fizer vaiser assim ,acho que esse truque dos palitos também faz toda a diferença.

  9. Excelente ideia minha amiga, mas o que eu quero saber é onde personalizaste a tua tábua de cozinha, porque também quero uma !!! Beijinho grande

    1. Ai Graça 😀 por regra funciona. Siga bem o que digo no texto, não as vire a grelhar de onde já grelharam porque aí sim, podem rebentar.

    2. Elisabete C.C.FormigaR.Silva

      A amiga é aquela que partilha, até as coisas que parecem simples e que às vezes nos tiram do sério. Obrigado Bjs

  10. Bom dia Clara. essa dica eu desconhecia. Ontem experimentei e ficou muito boa.
    Aliás como todas as suas dicas. Sejam de culinária, sejam de bricolage. Obrigada. para quando um outro livro? Fiz tudo dos seus livros e saiu sempre muito bem, até a minha cadela adora os seus biscoitos.

  11. Olá Clara,
    outra dica: se molhar a alheira em leite e levar à chapa bem quente (sem gordura) tal como fez também resulta bem, não costuma rebentar 🙂
    Ana

  12. Desconhecia esta técnica,vou utilizá-la brevemente.
    Normalmente colocava-a em papel prata sem risco da prata pegar e funcionava na perfeição.
    Obrigada pela dica 🙂

  13. Eu costumo embrulhar em papel de alumínio e vai à frigideira, sem qualquer gordura adicionada. Vou virando, e normalmente em 15 minutos fica feita…mantendo a pose!

  14. Obrigada Clara. Adorei a dica tanto quanto adoro alheiras. Para as fritar, eu tiro-lhes a pele e passo por ovo e pão ralado. Também ficam boas. Beijinhos grandes.

    1. Sim Paula, se fizer uma incisão na pele e as mergulhar em óleo bem quente, mesmo sem panar, elas também ficam óptimas. A minha questão aqui é mesmo só evitar os fritos.

  15. Fernanda Calçada

    Olá!… vou aplicar esta dica, pode ser que resulte ☺ é que comigo não se salva nenhuma… eu brinco e digo que também não são para comer inteiras, mas que fica feio tudo “esborrachado”. Obrigada pela dica. Bjs

    1. Espero que funcione Fernanda! Isto agora tornou-se uma grande responsabilidade. 😀 Mas siga com atenção as minhas indicações que certamente corre bem.

      1. Maria Licinia Soares Almeida

        Olá Clara! Este truque para as alheiras não conhecia, conhecia sim para a farinheira! Deixei de fazer alheiras em casa porque ficam todas desmanchadas e como ” os olhos também comem”… Muito obrigada pela dica e parabéns pelas deliciosas receitas!

  16. Elisabete Avelar Alexiades

    Olá Clara
    Já utilizo há muito tempo a técnica do palito mas no chouriço de sangue. Com as farinheiras costumo cortar a farinheira pelos cordéis nas pontas e depois coloco-as em água fria ao lume e raramente corre mal. Quanto às alheiras não posso dar opinião porque nunca faço por elas terem galinha que não como.

  17. Maria Teresa Pereira

    Boa tarde Clara……..experimentei vária dicas que me iam dando mas……rebentavam sempre…..Embora não deva comer estas coisas por motivos de saúde,1 dia não são dias e vou fazer …muito obrigada.

      1. Boa noite Clara. Não conhecia esta dica. Costumo fazer um golpe ao longo da alheira mas fica sempre sem pele. Foi experimentar. Obrigada!!!

  18. Obrigada Clara por esta dica tão preciosa.
    Tem piada que já faço isto com as farinheira no cozido à portuguesa e resulta sempre mas para as alheiras nunca me tinha ocorrido

    1. A mim só resulta mal quando me esqueço e a ponho a grelhar de um lado que já grelhou. Só uma vez de chapa de cada lado funciona-me sempre. 🙂

      1. Muito bem Clara de Sousa,as suas dicas são muito úteis,hoje aprendi a da salsa e coentros,que acabavam por se estragarem,e partilhei na minha pagina FB.Obrigada um beijinho.

      1. Boa dica.Eu ainda faço outra coisa, coloco uma tampa alta em cima , como nos hambúrgueres .Primeiro aqueço a chapa muito quente e ponho a tampa e reduzo quase para o mínimo …fica mais cozinhada ou estaladiça.

        1. António Guimarães

          Olá Clara
          Sou do Porto mas por herança da minha mulher fui parar a terras transmontanas, ou seja, sogro de Chaves sogra de Bragança. Alheiras, as melhores são as de Vinhais.
          Como as fazemos em nossa casa, e no meu restaurante, seco-as penduradas durante no mínimo três dias, depois, unto um guardanapo de papel com bom azeite, e limpo as alheiras, como se estivesse a limpar o pó.
          Depois numa grelha com a temperatura no mínimo, ponho as alheiras a grelhar, virando-as as vezes que forem necessária até estarem bem grelhadas, ou seja, estaladiças pele chocante.
          Acompanha exclusivamente com batata muito bem cozida um bom molho de grelos é um azeite, abundante nas batatas de elevada qualidade. Por exemplo o do Romeu ou do Carm. Pode ter a certeza que não arrebentam!!!!!
          E como se trata de uma manjar, pode abrir um vinho tinto de qualidade superior.
          Saúde é o que lhe desejo
          Parabéns por este espaço

          1. Ahhh mas essa tripa deve ser de fantástica qualidade. As comuns de venda aqui rebentam se as vira mais do que uma vez não tem nada a ver com essas cadeiras António. Quem nos dera ter sempre produtos tão bons! Obrigada!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.