Como evitar
que alheiras rebentem

É uma técnica simples, que permite manter a alheira inteira, sem rebentar e sem a picar toda como mandava a tradição.

Aqui está uma nova rubrica no site!

Sabia que…? são dicas simples para pequenas dúvidas do dia-a-dia na cozinha.

Começo com uma técnica que me foi passada há muitos anos por um amigo do Norte, onde as alheiras são rainhas à mesa, e uma rainha à mesa mantém a forma e a pose e não se apresenta desmanchada.

Antes disto, costumava picar as alheiras como sempre foi recomendado, mas muitas delas continuavam a rebentar.

Com esta técnica, é raro isso acontecer e quando acontece é quando me esqueço de que elas só podem ser grelhadas uma vez de cada lado.

Então é assim: aplicam a dica que vos deixo no video, colocam a alheira numa chapa bem quente, sem gordura, depois baixam um pouco o lume, e deixam grelhar de um lado.

Assim que fica bem grelhada desse lado, viram e deixam grelhar do outro lado.

Quando esse lado fica grelhado retiram a alheira para um prato.

Não a coloquem a grelhar mais tempo dos lados já grelhados, porque aí sim, é grande o risco de rebentar.

Querem conhecer o truque?

Ora vejam!

 

52 comentários para “Como evitar <br> que alheiras rebentem”

    1. Não tem de agradecer. Faço-o com todo o prazer. Esta dica é a que requer mais atenção porque se viramos a alheira para grelhar de um lado que já esteja grelhado ela pode mesmo rebentar. Por isso, quando grelhar de um lado e do outro não se vira mais vez nenhuma. É retirar logo da chapa.

  1. Obrigada,Clara,pela sua dica.Fazia-as sempre no forno e…rebentavam sempre ! As minhas filhas até não se importavam ,porque gostavam da parte mais tostada !
    A próxima que fizer vaiser assim ,acho que esse truque dos palitos também faz toda a diferença.

  2. Casimira Duarte

    Excelente ideia minha amiga, mas o que eu quero saber é onde personalizaste a tua tábua de cozinha, porque também quero uma !!! Beijinho grande

    1. Ai Graça 😀 por regra funciona. Siga bem o que digo no texto, não as vire a grelhar de onde já grelharam porque aí sim, podem rebentar.

    2. Elisabete C.C.FormigaR.Silva

      A amiga é aquela que partilha, até as coisas que parecem simples e que às vezes nos tiram do sério. Obrigado Bjs

  3. Bom dia Clara. essa dica eu desconhecia. Ontem experimentei e ficou muito boa.
    Aliás como todas as suas dicas. Sejam de culinária, sejam de bricolage. Obrigada. para quando um outro livro? Fiz tudo dos seus livros e saiu sempre muito bem, até a minha cadela adora os seus biscoitos.

  4. Olá Clara,
    outra dica: se molhar a alheira em leite e levar à chapa bem quente (sem gordura) tal como fez também resulta bem, não costuma rebentar 🙂
    Ana

  5. Desconhecia esta técnica,vou utilizá-la brevemente.
    Normalmente colocava-a em papel prata sem risco da prata pegar e funcionava na perfeição.
    Obrigada pela dica 🙂

  6. Eu costumo embrulhar em papel de alumínio e vai à frigideira, sem qualquer gordura adicionada. Vou virando, e normalmente em 15 minutos fica feita…mantendo a pose!

  7. Obrigada Clara. Adorei a dica tanto quanto adoro alheiras. Para as fritar, eu tiro-lhes a pele e passo por ovo e pão ralado. Também ficam boas. Beijinhos grandes.

    1. Sim Paula, se fizer uma incisão na pele e as mergulhar em óleo bem quente, mesmo sem panar, elas também ficam óptimas. A minha questão aqui é mesmo só evitar os fritos.

  8. Fernanda Calçada

    Olá!… vou aplicar esta dica, pode ser que resulte ☺ é que comigo não se salva nenhuma… eu brinco e digo que também não são para comer inteiras, mas que fica feio tudo “esborrachado”. Obrigada pela dica. Bjs

    1. Espero que funcione Fernanda! Isto agora tornou-se uma grande responsabilidade. 😀 Mas siga com atenção as minhas indicações que certamente corre bem.

      1. Maria Licinia Soares Almeida

        Olá Clara! Este truque para as alheiras não conhecia, conhecia sim para a farinheira! Deixei de fazer alheiras em casa porque ficam todas desmanchadas e como ” os olhos também comem”… Muito obrigada pela dica e parabéns pelas deliciosas receitas!

  9. Elisabete Avelar Alexiades

    Olá Clara
    Já utilizo há muito tempo a técnica do palito mas no chouriço de sangue. Com as farinheiras costumo cortar a farinheira pelos cordéis nas pontas e depois coloco-as em água fria ao lume e raramente corre mal. Quanto às alheiras não posso dar opinião porque nunca faço por elas terem galinha que não como.

  10. Maria Teresa Pereira

    Boa tarde Clara……..experimentei vária dicas que me iam dando mas……rebentavam sempre…..Embora não deva comer estas coisas por motivos de saúde,1 dia não são dias e vou fazer …muito obrigada.

      1. Boa noite Clara. Não conhecia esta dica. Costumo fazer um golpe ao longo da alheira mas fica sempre sem pele. Foi experimentar. Obrigada!!!

  11. Obrigada Clara por esta dica tão preciosa.
    Tem piada que já faço isto com as farinheira no cozido à portuguesa e resulta sempre mas para as alheiras nunca me tinha ocorrido

    1. A mim só resulta mal quando me esqueço e a ponho a grelhar de um lado que já grelhou. Só uma vez de chapa de cada lado funciona-me sempre. 🙂

      1. Flores umbelina

        Muito bem Clara de Sousa,as suas dicas são muito úteis,hoje aprendi a da salsa e coentros,que acabavam por se estragarem,e partilhei na minha pagina FB.Obrigada um beijinho.

      1. Boa dica.Eu ainda faço outra coisa, coloco uma tampa alta em cima , como nos hambúrgueres .Primeiro aqueço a chapa muito quente e ponho a tampa e reduzo quase para o mínimo …fica mais cozinhada ou estaladiça.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.