Os antigos sempre conheceram a importância que a lua tem na agricultura, e é este conhecimento que vos trago hoje, para quando decidirem semear os vossos coentros.
Há décadas que o meu pai se dedica à agricultura – depois de chegar do trabalho, ainda de gravata, dedicava-se sempre ao quintal e sempre teve mão para a terra. Eu ficava espantada como é que tudo em que ele tocava – e ainda hoje assim é – se desenvolvia tão bem, inclusive as aromáticas.
Até que lhe perguntei como fazia com as aromáticas que estavam sempre tão pujantes:
“Filha, até ao Entrudo espiga tudo“. Ah sim?
“Sim, não vale a pena semear quando o tempo fica muito frio e até ao entrudo. Depois sim, de Abril ou Maio até Outubro ou Novembro, quando o tempo ainda não está muito invernoso.” Ok, certo. E podemos semear em qualquer altura nesse período?
“Não, para teres os coentros fortes sem espigar rapidamente tens de colocar as sementes numa terra boa na fase da lua velha.” Lua velha? Essa designação não está nas 4 fases da lua que conheço.
“Lua velha ou quarto minguante, a fase que antecede a lua nova. Logo no início é melhor.” E há mais algum segredo?
“Escolhe um sitio com sol, elas precisam de sol e de água.”
Se as deixarmos ficar mais tempo e começarem a espigar, basta retirar os ramos espigados para usar numa salada, por exemplo… ou deixá-los espigar totalmente para retirar as sementes que podemos semear uns tempos depois, quando estiverem bem secas.
E pronto… é só isto!
Escolham um bom local e sigam as recomendações do mestre Sousa .
E não se esqueçam da outra dica que aqui deixei há tempos: Como manter aromáticas frescas durante mais tempo.
Vejam o video que preparei.
37 comentários para “Como e quando <br> semear coentros”
Boa tarde D. Clara
Segui o conselho da senhora , pus as sementes do coentro no quarto crescente e resultou (no princípio de Março)
Ainda hesitei por causa do frio, mais como infelizmente o tempo já não é o que era.
Muito obrigado pela informação
Mário Fernandes
Que bom Mário. Confie que quem deixou esse legado era um mestre. Tinha um dom. Obrigada!
Adorei as dicas para plantar Ervinhas Aromáticas!
Fiz agora este mês, a minha primeira incursão na experiência de plantar Manjericão 🙂
Beijinho.
Paula Rego
Que maravilha.
Muito obrigado. vou experimentar. Ja sigo as receitas, agora vou seguir tambem os conselhos de jardinagem
Obrigada, Clara!
Sempre bons conselhos e boas receitas
Beijinho
Por isso os meus nunca nasciam!!! Salsa tenho aos potes mas com os coentros nunca consegui ter sucesso… Vou seguir as dicas de calendário lunar na mão. Obrigado!
Mas deviam nascer, deve ser do local Patrícia, regar bem e sol, muito sol é o melhor.
Não cheguei a perceber qual é a melhor lua para semesr os coentros falou em lua velha e só complicou o meu raciocínio e de muita gente de certeza obrigada na mesma Clara
Maria desculpe mas não entendo como pode ter ficado baralhada porque no texto está escrito: “Lua velha ou quarto minguante, a fase que antecede a lua nova. Logo no início é melhor.” O que é que lhe faz confusão?
Olá Clara____é de facto uma mulher extraordinária! Dentro da caixa, e muito mais fora dela. Intelectual, culta, extravagante e simultaneamente tão grandiosa nos mistérios da terra. A minha avó que tanto amei, usava o Almanaque para seguir á risca as fases da lua e semear de acordo, com a época propícia. Dou lhe um grande abraço. Vejo a diáriamente
Outros tempos de sabedoria que se transmitia de geração em geração e uma relação mais especial com a natureza. Muito obrigada Maria!
Que boa dica 🙂
Por acaso não haverá por ai alguma na manga que dê para afastar indesejaveis lagartas/minhocas ou demais bicharocos rastejantes e roedores destas bonitas folhas verdes?
Bingo Filipa, é a dica desta semana, que publiquei na segunda-feira 😉
Ola Clara, obrigada pela dica. Se optarmos por não semear, mas sim plantar as pequenas plantas de coentros e salsa já nascidas, que compramos nos mercados, será que é tudo igual? Ou o “mestre Sousa” aconselha mesmo a semear?
Beijinho Grande
Já estando crescida e com terra essa lógica não se aplica Carla. É apenas transplantar e regar… e rezar para que se adapte 😀
Obrigada, pela partilha!!!
Vou testar o método.
Boa tarde Clara.
Cumprimentos ao seu pai, fez-me relembrar o meu querido avó que me ensinava essas coisas. Ele sempre dizia que a lua influência tudo que se planta. Obrigada e beijinhos
Nem mais Sara. Até o corte do nosso cabelo 😉 beijinho e obrigada!
Obrigado Clara ,sempre atenta.Bjs
Obrigada pelas suas informações .Gosto muito e já aprendi algumas coisas boas…
Vivendo e aprendendo…❤️
OLÁ CLARA BOA NOITE. É VERDADE VERDADINHA MESMO. E OUTRA MANEIRA DE CONSERVAR OS COENTROS COMO FAZIA A MINHA AVÓ ROSA. PISAVA-OS NO ALMOFARIZ COM UM BOCADO DE SAL E PUNHA-OS NUM FRASCO DE VIDRO, COBRIA-OS COM AZEITE E PUNHA O FRASCO NO FRIGORÍFICO. AGUENTAM MAIS TEMPO E NÃO PERDEM AROMA. OUTRA OPÇÃO É SEPARAR ESTA MISTURA POR DOSES E CONGELAR EM CAIXINHAS.
Olá Fernanda! Com azeite sem dúvida, até congelado nos cubinhos das cuvetes. Ela congelava em seco? Eu isso já não gosto tanto de fazer porque acho que a congelação a seco rouba no aroma.
Obrigada Clara já aprendi várias coisas consigo
Obrigada Clara pelas dicas ! Adoro o seu blog e sigo com muita atenção.
Bem-haja !!
Obrigada pelos seus conselhos, tenho aprendido muito. têm um Pai muito Sábio, faz – me lembrara o meu, que infelizmente já não tenho. Beijinhos
Verdade Rosária. Temos de guardar o conhecimento que nos transmitem. Beijinho!
Para além de ótima profissional tb tem boas receitas e ing . Obg
Obrigada Fátima!
Parabéns pelo seu blogue
Obrigada Maria!
Obrigada pelas sugestões, Clara! Os pais sabem tudo! Descobri, um pouco por acaso, que congelar as aromáticas enroladas em toalha de cozinha e depois
no saco de congelar, as manteve mais verdes e cheirosas !
Essa técnica aplico na conservação no frigorífico 😉
Boa tarde
Quem sabe sabe. Obrigada
Beijinho
Nem mais 😉
colocar erva verde debaixo da terra fina e de seguida semear os coentros é ótimo para termos boas plantas.