Os antigos sempre conheceram a importância que a lua tem na agricultura, e é este conhecimento que vos trago hoje, para quando decidirem semear os vossos coentros.

Há décadas que o meu pai se dedica à agricultura – depois de chegar do trabalho, ainda de gravata, dedicava-se sempre ao quintal e sempre teve mão para a terra. Eu ficava espantada como é que tudo em que ele tocava – e ainda hoje assim é – se desenvolvia tão bem, inclusive as aromáticas.

Até que lhe perguntei como fazia com as aromáticas que estavam sempre tão pujantes:

“Filha, até ao Entrudo espiga tudo“. Ah sim?

“Sim, não vale a pena semear quando o tempo fica muito frio e até ao entrudo. Depois sim, de Abril ou Maio até Outubro ou Novembro, quando o tempo ainda não está muito invernoso.” Ok, certo. E podemos semear em qualquer altura nesse período?

“Não, para teres os coentros fortes sem espigar rapidamente tens de colocar as sementes numa terra boa na fase da lua velha.” Lua velha? Essa designação não está nas 4 fases da lua que conheço.

“Lua velha ou quarto minguante, a fase que antecede a lua nova. Logo no início é melhor.” E há mais algum segredo?

“Escolhe um sitio com sol, elas precisam de sol e de água.”

Se as deixarmos ficar mais tempo e começarem a espigar, basta retirar os ramos espigados para usar numa salada, por exemplo… ou deixá-los espigar totalmente para retirar as sementes que podemos semear uns tempos depois, quando estiverem bem secas.

E pronto… é só isto!

Escolham um bom local e sigam as recomendações do mestre Sousa .

E não se esqueçam da outra dica que aqui deixei há tempos: Como manter aromáticas frescas durante mais tempo.

Vejam o video que preparei.