Como demolhar
bacalhau seco salgado

Sabe como demolhar o bacalhau seco salgado, para ter belas postas para cozer? O processo é simples.

Durante anos, percorri os passeios da Rua do Arsenal em Lisboa, de mão dada com a minha mãe, a caminho do trabalho dela e depois no regresso a casa. 

O cheiro era tão intenso e entranhava-se de tal maneira, que desde que me lembro que chamo àquela rua, a Rua do Bacalhau. 

Um artigo do DN de Dezembro de 2019 refere que das 8 casas que ali existiam, sobravam duas – penso que hoje ainda assim seja: o Rei do Bacalhau e a Pérola do Arsenal.

Não tenho memória de qual das casas era a favorita da minha mãe – se alguma destas se outra que já tenha fechado – mas tenho memória de os ver a cortar o bacalhau em postas, a embrulhá-las em papel pardo, e a prender tudo muito bem com um cordel.

No regresso a casa, enchia-se o alguidar com água fria da torneira e começava o processo de demolha.

Hoje em dia, já são muitas as pessoas que optam por comprar bacalhau demolhado congelado, por ser mais prático, mesmo sendo mais caro. No entanto, na época do Natal, tendo de comprar mais para a noite de Consoada, fica muito mais em conta comprá-lo seco e demolhá-lo, seja para cozer logo no dia, seja para congelar e cozer depois.

Na falta de um ribeiro de água fresca à porta de casa, que é a melhor forma de fazer a demolha, temos água e alguidares e um frigorífico (ou pedras de gelo).

Ora vejam!

19 comentários para “Como demolhar <br> bacalhau seco salgado”

  1. Bom dia! Acho que o meu bacalhau ficou tempo a mais…Começou a ganhar um pouco de cheiro…O que faço? Está tudo perdido, não? 🙁 Obrigada pela sua atenção…

    1. Se ganhou cheiro é porque a água não estava suficientemente fria. Agora o melhor é escalda-lo em água com um pouco de vinagre. Deite fora a água. E ferva mais água limpa e deixe-o cozer no valor residual. Deve perder a maior parte desse sabor.

  2. Olá Clara! Há tantos anos que demolho bacalhau cá em casa e não o colocava no frigorífico durante o tempo que está a demolhar…por vezes, principalmente no tempo quente, não gostava mesmo nada do cheiro do bacalhau. Muito obrigada pela sua dica; a partir de hoje, seguramente vou fazer como disse.
    Tenha um santo Natal com muita saúde e amor para si e sua família.

    Maria José

    1. Por isso cheirava mal. Tem de estar sempre fresca para não cheirar. Se deixar fora do frigorífico tem de colocar gelo e ir repondo. Só assim não dá mau cheiro e mau gosto só
      ao bacalhau 😉

    1. Sinceramente, nem sei que escrever, pois sou sua Fã☺ e já recebo (ha muito) suas receitas, ideias, conselhos, em meu email Só poderei escrever que graças à Clara de Sousa, sou mais feliz, confiante, e meus netos(13), adoram muitas das receitas(suas), que faço Pois eu nunca sabia, o que fazer…
      Onde moro, (B°Alcoitao) eu convivo com algumas vizinhas, e juntas, já temos feito deliciosos pratinhos, e lanches… Sou Avó Maria.
      Agradecida!
      Feliz Natal para si, e todos os seus, e Saúde.
      Bem Haja

  3. Joaquim Ferreira da Silva Pais

    Gostei muito da dica sobre a demolha do bacalhau, muito útil nesta quadra do ano. Retive dois apontamentos, um foi a colocação no frigorífico, que a minha mulher sempre me aconselhou (e que eu nem sempre observo), o outro foi o tempo de intercalação da muda de águas ser de 8 horas, durante 2 dias aprox., no meu caso eu gosto de mudar a água mais amiúde mas sem desfazer a pele. Gosto do seu site, com uma particularidade, foi dos primeiros a ser visitados pela minha mulher na sua convalescença e recuperação de um avc trombótico há 3 anos e ela também o aprecia muito. Somos ambos seus fãs da televisão. Aproveitamos o ensejo para lhe desejar um Feliz Natal e umas Festas Felizes na companhia da sua família.

    1. Obrigada Joaquim. Sim pode mudar com intervalos menores. O ideal é não deixar muito tempo nem deixar aquecer a água, se não o bacalhau começa a ganhar cheiro e afecta o sabor e a pele começa a desfazer-se é verdade. Desde que a água esteja mesmo muito fresca é dificil isso acontecer, com as mudas tal como refiro. Cumprimentos para si e para a sua esposa, boa recuperação dessas situações mais chatas, muita saúde e feliz Natal.

  4. Olá Clara! Obrigada pelas suas receitas e dicas. Depois de seguir o seu conselho de demolhar o bacalhau, acabei de cozer e ficou perfeito! Parabéns e obrigada. Já agora aproveito para desejar um Feliz Natal para si e família. Bjinho, Maria Diogo.

  5. Mónica Santos Silva

    Olá Clara. Adoro o seu site. Aprendo imensas dicas e receitas.
    Agora, demolhei bacalhau e já o congelei mas ao cozer, verifiquei que continua salgado. Existe alguma dica? Obrigada e beijinho

    1. Mónica, significa que demolhou durante pouco tempo, precisava de mais. Agora o que faz é quando quiser cozer o bacalhau, retira-o dois dias antes. Deixa descongelar dentro do frigorífico de um dia para o outro e no segundo dia faz a demolha durante 24 horas em água bem fresca. Coloque uma batata cortada ao meio dentro da água para ajudar a puxar o sal. Deve chegar para retirar o restante sal que tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.