Como cozer polvo
sem panela de pressão

Se a aparência também é importante para si, então use esta técnica para manter a pele e as ventosas do polvo intactas e uma cor bem rosada.

Um polvo bem cozido pode ser conseguido na panela de pressão, mas por regra a força da pressão destrói a pele e as ventosas. E se há receitas em que não valorizamos o aspecto, há outras em que isso é fundamental – por exemplo, o Polvo à Lagareiro.

Há muitas técnicas para cozer polvo e cada um defende a sua com unhas e dentes – mas hoje não quero entrar nessa celeuma, apenas quero dizer-vos como cozerem polvo, no ponto, deixando-o com excelente aspecto.

Devemos congelar o polvo?

Sim! É mesmo um ponto fundamental – o polvo deve ser congelado. Podem comprar congelado e deixar descongelar, mas se comprarem fresco devem congelá-lo primeiro para o descongelar depois – isto porque a congelação amacia as fibras da carne do polvo.

Preciso de usar rolha?

Não! Esqueçam a rolha.

Para usarem esta técnica só precisam destes ingredientes:

Polvo (já descongelado), cebola, alho, cravinhos, folha de louro, vinho tinto e água.

Agora só falta verem o video onde explico todos os passos!

29 comentários para “Como cozer polvo <br> sem panela de pressão”

    1. MARIA EDUARDA GOMES DE OLIVEIRA

      Bom dia, tal e qual como a Clara gosto dde cozinhar, e de uma boa apresentação de pratos. Pois esta mesmo lindo esse polvo, vou experrimwntar concerteza.obrigada.

  1. Olá Clara de Sousa
    Desculpe mas n consigo encontrar o vídeo da cozedura do polvo, nem as quantidades dos ingredientes.
    Obg e beijinhos
    Celeste Amaro

  2. Olä Clara! Sou sua fã quer no jornalismo, quer na culinária. Todas as receitas que faço suas saem bem e são muito apreciadas cá em casa.
    Também tenho uma técnica ótima para cozer o polvo. Simples e infalível. Basta descongelar, lavar bem e colocar num tacho, sem água, sal ou qualquer outro ingrediente. Ligar o lume no mínimo, colocar a tampa e deixar cozer durante 1h-1h30, até estar macio. Experimente que vai gostar. Um beijinho e bons cozinhados!

  3. Olá Clara, vou experimentar essa nova técnica, eu por norma cozinho o polvo em água a ferver com uma cebola com casca, uma folha de louro e um fio de azeite.
    A mim o que me chateia no polvo é a quantidade de água que perde, é difícil encontrar polvo congelado de qualidade, ou seja que não tenha sido engordado com água e sal, acontece me com frequência comprar polvo e ele perder mais de cinquenta por cento do peso, já procurei legislação sobre a engorda do polvo e não achei nada, de forma que não consigo reclamar.
    Obrigada pelas suas receitas são sempre simples e saborosas!

    1. Não dá Alexandra, é uma chatice. Mesmo ao natural ele encolhe sempre mas congelado encolhe muito mais. Na verdade nem encolhe, é a água que se vai 🙂

  4. António Manuel Arrábida Alves da Silva

    Bom dia,
    Penso que houve qualquer falha, pois o video não foi publicado.
    Aproveito para apresentar os meus parabéns pelas suas receitas e dicas, e quero igualmente deixar-lhe os meus melhores cumprimentos.
    A.M.A.A.S.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.