Como cozer polvo
sem panela de pressão

Se a aparência também é importante para si, então use esta técnica para manter a pele e as ventosas do polvo intactas e uma cor bem rosada.

Um polvo bem cozido pode ser conseguido na panela de pressão, mas por regra a força da pressão destrói a pele e as ventosas. E se há receitas em que não valorizamos o aspecto, há outras em que isso é fundamental – por exemplo, o Polvo à Lagareiro.

Há muitas técnicas para cozer polvo e cada um defende a sua com unhas e dentes – mas hoje não quero entrar nessa celeuma, apenas quero dizer-vos como cozerem polvo, no ponto, deixando-o com excelente aspecto.

Devemos congelar o polvo?

Sim! É mesmo um ponto fundamental – o polvo deve ser congelado. Podem comprar congelado e deixar descongelar, mas se comprarem fresco devem congelá-lo primeiro para o descongelar depois – isto porque a congelação amacia as fibras da carne do polvo.

Preciso de usar rolha?

Não! Esqueçam a rolha.

Para usarem esta técnica só precisam destes ingredientes:

Polvo (já descongelado), cebola, alho, cravinhos, folha de louro, vinho tinto e água.

Agora só falta verem o video onde explico todos os passos!

64 comentários para “Como cozer polvo <br> sem panela de pressão”

  1. Bom dia. Obrigada pela dica. O cravinho tem alguma função prática ou é somente utilizado aqui pelo aroma? É que não gosto muito de cravinho.

        1. José, não se usa sal. O polvo é naturalmente salgado. Se quiser salgar mais deve juntar sal só depois de cozido e de retirado da água da cozedura.

    1. Quanto maior mais tempo Ana. O importante é que quando espeta o garfo ele perfure com ligeirissima resistência. Como e muito grande talvez devesse escaldá-lo. Mergulhar 4 vezes em água a ferver, deitar fora a água, cobrir com água fria, temperar sem sal e cozinhar até estar no ponto. Como é muito grande é capaz de precisar dessa ajuda extra. Mas sempre tudo se faz depois de o descongelar.

  2. Bom dia Clara,
    Começo por agradecer porque finalmente fiz um polvo à lagareiro de grande CATEGORIA.
    Estava lindo com as batatinhas a murro e alguns pickles para cortar um pouco a gordura.
    Mil obrigadas
    Beijinhos

        1. Não é necessário usar rolha Ana. Eu nunca usei essa técnica. Pode cozer congelado sem água na panela de pressão, com uma cebola. Mas tb pode cozer num tacho, já descongelado, para ficar mais bonito. Tenho essa técnica nas dicas sabia que… no meu site.

  3. Obrigada pela partilha de segredos, dicas e receitas. Já experimentei várias e foram sempre um sucesso, bem como as dicas para cozer polvo, fazer arroz carolino seco e cozer batatas inteiras. Tudo resultou.
    Parabéns pelo excelente trabalho!
    E tudo com muito rigor e perfeição como é o seu lema pessoal

      1. Resulta lindamente.
        Obrigada Clara pelas dicas e sugestões simples para o cardápio semanal.
        Sem pressas, ao correr do tempo.
        Obrigada e beijinhos.

    1. MARIA EDUARDA GOMES DE OLIVEIRA

      Bom dia, tal e qual como a Clara gosto dde cozinhar, e de uma boa apresentação de pratos. Pois esta mesmo lindo esse polvo, vou experrimwntar concerteza.obrigada.

      1. É indiferente Helena. Fundamental é que congele primeiro o polvo para amaciar as fibras. Depois deixa descongelar antes de cozer. Mesmo que leve mais tempo, atesta com um garfo tal como refiro.

  4. Olá Clara de Sousa
    Desculpe mas n consigo encontrar o vídeo da cozedura do polvo, nem as quantidades dos ingredientes.
    Obg e beijinhos
    Celeste Amaro

  5. Olä Clara! Sou sua fã quer no jornalismo, quer na culinária. Todas as receitas que faço suas saem bem e são muito apreciadas cá em casa.
    Também tenho uma técnica ótima para cozer o polvo. Simples e infalível. Basta descongelar, lavar bem e colocar num tacho, sem água, sal ou qualquer outro ingrediente. Ligar o lume no mínimo, colocar a tampa e deixar cozer durante 1h-1h30, até estar macio. Experimente que vai gostar. Um beijinho e bons cozinhados!

  6. Olá Clara, vou experimentar essa nova técnica, eu por norma cozinho o polvo em água a ferver com uma cebola com casca, uma folha de louro e um fio de azeite.
    A mim o que me chateia no polvo é a quantidade de água que perde, é difícil encontrar polvo congelado de qualidade, ou seja que não tenha sido engordado com água e sal, acontece me com frequência comprar polvo e ele perder mais de cinquenta por cento do peso, já procurei legislação sobre a engorda do polvo e não achei nada, de forma que não consigo reclamar.
    Obrigada pelas suas receitas são sempre simples e saborosas!

    1. Não dá Alexandra, é uma chatice. Mesmo ao natural ele encolhe sempre mas congelado encolhe muito mais. Na verdade nem encolhe, é a água que se vai 🙂

  7. António Manuel Arrábida Alves da Silva

    Bom dia,
    Penso que houve qualquer falha, pois o video não foi publicado.
    Aproveito para apresentar os meus parabéns pelas suas receitas e dicas, e quero igualmente deixar-lhe os meus melhores cumprimentos.
    A.M.A.A.S.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.