Como cozer brócolos
na perfeição

Preparar os brócolos para a cozedura é um passo fundamental para ter brócolos perfeitos, intactos e ao mesmo tempo macios, no ponto. Veja como.

Quando coze brócolos, eles ficam moles com os floretes a desfazerem-se?

Então, está na hora de os cozer no ponto perfeito para usar em saladas como esta ou como acompanhamento de pratos de carne e de peixe.

A cozedura deste legume frágil requer atenção a vários pormenores.

A separação dos floretes e dos caules é de extrema importância, já que têm diferentes tempos de cozedura.

Mergulhá-los em água com gelo trava a cozedura e deixa-os direitinhos, com o florete intacto, mas macio.

Também é fácil fazê-los al dente retirando um minuto, a minuto e meio à cozedura.

Quer saber como faço?

Neste video eu explico tudo.

28 comentários para “Como cozer brócolos <br> na perfeição”

  1. Boa tarde Clara,
    Adoro as suas receitas e dicas.
    Cá em casa já só faço a sua receita de arroz doce, que é a que todos gostam e fica sempre muito bom!!!
    No Natal fiz a perna de perú assada seguindo a sua receita e foi um êxito.
    Também já fiz o brownie para aproveitar os restos de bolo rainha que tinham sobrado do Natal e que congelei, gostamos muito.
    Muito obrigada pela partilha.

  2. Obrigada pela generosidade de partilhar o seu saber culinário!
    Sou sua fã, recorro com frequência às dicas e receitas que disponibiliza, e, sempre com sucesso na avaliação de quem consome.
    Felicidades!

  3. Helena ramos Pêgas

    Ola Clara..já á algum tempo k a sigo nas suas receitas e dicas..adoro..Eu tenho 64 anos..nunca cozinhei,senão em casa,mas á 4 anos o meu marido pediu m para com ele gerirmos um espaço d restauração..ai meu deus,k responsabilidade…mas la m fui safando..e com sucesso..depois d 3 anos mudámos d espaço,começou nova aventura…há coisas k nunca tinha feito,pois em casa nao gostam,mas n restaurante tinha k fazer de tudo…e eis k um dia m deparo para fazer choco frito…nunca tinha feito,e queria k saisse perfeito…utilizei a sua receita..e tive muitos elogios…obg plas dicas..adoro ouvi la..excelente profissional..atenciosa..alegre..educada..obg..obg..

    1. Que maravilha Helena! Choco frito perfeito, não tem nada que saber e todos adoram. Fico muito feliz e desejo-lhe as maiores felicidades apesar destes dias estranhos que estamos a viver. Um beijinho grande! 🙂

      1. Faça como digo e ficam perfeitos. Se os quiser quentes pode retirá-los da água a ferver um pouco antes, 30 segundos bastam, e não mergulhar na água com gelo. Ou se for para saltear com azeite e alho por exemplo, é só fazer na frigideira um salteado rápido.

  4. Maria da Graça Robles

    Obrigada pelas dicas sempre tão úteis. Entretanto tenho feito o bolo de banana (meia receita) e é o melhor que tenho provado. Acrescento sempre umas amêndoas torradas partidas. Quero comprar o seu primeiro livro mas não encontro. Mais uma vez obrigada e muitos Parabéns pois além d de ser uma óptima cozinheira é a melhor profissional que vejo e ouço.

  5. Olá Clara!

    Por favor, ensine-me a fazer legumes salteados “gostosos”, ou seja, a melhor forma de temperar de maneira a que se tornem um acompanhamento saboroso.

    Obrigada.
    Élena

    1. Depende dos legumes que são Élena. Espinafres ou grelos por exemplo faço apenas com azeite, alho, pimenta e sal. mas depende do legume que quer saltear.

  6. Maravilhosa e super eficaz a técnica de cozedura de bróculos!!
    Será que funciona com a Romanesca e com couve flor? Vou experimentar! Adoro o seu Trabalho em todas as frentes!

  7. Obrigada pelas dicas super práticas.
    Fiz a sua sugestão de LINGUINE AL PESTO COM FRANGO E BRÓCOLOS (que ficou fabulosa!!) e fiquei na dúvida de como cozinhar os bróculos no ponto.
    Sou sua fã incondicional!
    Já brincam comigo cá em casa quando apresento uma receita nova, no mínimo uma vez por semana…
    “Receita da Clara, certo??” 😉
    Obrigada!!

    1. Olá Anabela, certo! Que bom que gostaram 🙂 Os brócolos também podem ser cozidos a vapor, se preferir, mas esta fervura desta forma nunca falha 🙂 Cozidos desta forma ficam perfeitos para essa receita do linguine. Obrigada!

  8. Olá Clara,
    Gostei muito deste método de cozedura.
    Também se pode aplicar aos brócolos congelados? Ou há outra forma para eles não se desmancharem?
    Grata pela atenção e ajuda

    1. Olá Sandra, os brócolos congelados, por regra, desmancham-se. Não tenho a certeza se levam alguma pré-cozedura, mas a congelação amolece-os e andam ali esmagados uns contra os outros e por isso nunca ficam tão bonitos, nem com tanto sabor.

        1. Basta salteá-los ou aquecer no microondas Adelaide. Ou então cozer um pouco menos, tipo 30 segundos a um minuto menos, e não mergulhar na água com gelo. Eu pessoalmente gosto muito de os mergulhar porque ficam mesmo rijinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.