Como cozer
bacalhau

Cozer bacalhau em água a ferver durante cerca de 10 minutos retira suculência e sabor a este peixe tão especial. Saiba como deixá-lo no ponto perfeito. 

O fiel amigo das “1001” receitas é muito versátil e uma presença assídua na mesa dos portugueses.

Bacalhau cozido é a forma mais simples de todas, mas há uma técnica que o deixa cozido no ponto perfeito, mantendo mais sabor e a suculência entre cada lasca.

Quer saber como?

Digo-lhe já que o deve ter demolhado e descongelado.

Se estiver muito bem demolhado pode optar por juntar uma pitadinha de sal à agua da cozedura, mas muito pouco… só para equilibrar.

Quanto ao resto, explico tudo neste video. Ora veja…

22 comentários para “Como cozer <br> bacalhau”

  1. Maria Alice Nunes Pereira da Conceição Caldeira

    Olá, Clara, boa tarde!
    Quero cumprimentá-la e agradecer todas as suas dicas, no que toca ao bacalhau, principalmente o com natas.
    Parabéns por ser a pessoa que é: Boa jornalista, simpática e a dedicação à culinária.
    Beijinho

  2. Maria Teresa Nunes

    Olá Clara, fiz bacalhau com natas (à minha maneira) mas cozi o bacalhau segunda a sua dica e adorámos, o bacalhau não se desfez, como era habitual. Para a próxima, faço o seu bacalhau. Obrigada. Um beijinho.

    1. Boa boa! E coza com a técnica nova, já que quando fiz o video ainda o deixava ferver. Neste caso do bacalhau com natas é só deixar o leite levantar fervura, desligar lume e mergulhar o bacalhau deixando-o descansar. Igual como se fosse com água 🙂 Beijinho!

  3. Ótimas dicas, Clara!
    Já pus algumas em prática q resultaram mt bem!
    A técnica de cozedura do bacalhau, aplicada à preparação de esparguete (c/ bstt água) resulta sempre-nunca cola e fica “al dente”!
    Gosto imenso das s/s receitas!!

  4. Obrigada Clara! Sou uma seguidora das suas dicas e receitas, que considero excelentes. Parabéns pelo excelente trabalho que faz sempre com muito gosto e dedicação.
    Beijinhos e continuação de muito sucesso!

  5. Adorei a dica do bacalhau…será que podemos colocar mais do que 1 posta na panela?, uma posta aqui em casa é muito pouco…..
    Grata pelas partilhas maravilhosa

    1. Claro Leonor. Use mais água, bacalhau à temperatura ambiente de preferência, e uns panos para cobrir e abafar a panela para que a água não arrefeça tão depressa.

  6. Bom dia D. Clara.
    Obrigado por mais uma excelente dica, sem duvida que é a forma mais correta de cozer bacalhau, pois é assim que eu faço. Se me permite, desafio-a a experimentar a colocar dois dentes de alho, uma folha de louro e um pouco de azeite e vai ver que ainda fica mais rico.
    Obrigado pelas suas dicas, são muito praticas e valiosas.
    Nelson Macedo

    1. Pois é já me disseram para aromatizar. Acredito que sim. Eu aqui preocupei-me com a textura sobretudo, mantendo o sabor neutro. Mas acho que vou acrescentar isso ao texto como adenda 🙂 obrigada!

    1. Convém retirar Artur porque o disco continua muito quente e vai ferver mais um pouco. O bacalhau não pode ferver. Depois de estar dentro de água, vai só descansar.

  7. Bom dia Clara.
    Estive a ver o seu vídeo sobre como cozer bacalhau.
    Eu uso uma técnica inversa, ou seja, coloco o bacalhau em água fria e, quando ela começa a borbulhar, desligo o fogão e aguardo 15 minutos com o tacho tapado.
    Vou experimentar a sua técnica para comparar o resultado final.
    Permita-me enviar-lhe um beijo de agradecimento pelas dicas que tem publicado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.