O fiel amigo das “1001” receitas é muito versátil e uma presença assídua na mesa dos portugueses.
Bacalhau cozido é a forma mais simples de todas, mas há uma técnica que o deixa cozido no ponto perfeito, mantendo mais sabor e a suculência entre cada lasca.
Quer saber como?
Digo-lhe já que o deve ter demolhado e descongelado (no caso de o ter comprado congelado).
Se estiver muito bem demolhado pode optar por juntar uma pitadinha de sal à agua da cozedura, mas muito pouco… só para equilibrar.

Quanto ao resto, explico tudo neste video. Ora veja…
42 comentários para “Como cozer <br> bacalhau”
Obrigada pela dica! Experimentei e o bacalhau fica excelente! Será que funciona para outros peixes? Quando cozinho salmão ou pescada congelados ficam secos e parecem borracha. Obrigada!
Leonete, sim funciona. A pescada, a maruca, e outros, ficam perfeitos. Postas à temperatura ambiente lembre-se. Tal e qual o bacalhau. 😉
Experimentei hoje, embora céptico, a cozedura do bacalhau da Islândia, do modo que indica. Céptico porque a posta era bastante alta e também pelo método em si próprio.
O resultado não podia ser melhor! Bem cozido, saboroso e belas lascas soltas…
Dica: Por norma, o bacalhau da Islândia é mais suculento e saboroso, pois as águas onde é pescado são muito frias.
Parabéns por este seu trabalho,
Sim já me disseram isso. Bom bacalhau e o método é sempre o mesmo. Obrigada e bom ano JMartins.
Ainda o bacalhau para a noite de Natal. Desculpe a “ansia” e as dúvidas de um mau “cozinheiro”…mas…são três postas muito altas. Será que, após a água a ferver, desligar o lume logo que elas se “banhem” na mesma, estas ficarão no ponto após os tais 8/ 10 minutos, mesmo com panos por cima da panela!?
Cumprimentos,
Jorge de Carvalho
Sim Jorge, desde que deixe a água ferver e que os fique a cobrir, ficam sim. São 20 minutos. Como fez? (eu estive estes dias muito ocupada sem conseguir responder, desculpe).
…estive um bocado “atrapalhado”, mas, depois de uma reunião com dois amigos a debater a lógica da boa cozedura, optei por: 1º-ferver a água; 2º-colocar as postas no mínimo do lume durante 10 minutos, após o que desliguei o gás e esperei mais dez minutos. Foi servido e…não escolheram outro prato…..
Cumprimentos,
Jorge de Carvalho
Ok mas quando puder, teste sem o ferver. A fervura, mesmo no mínimo, retira-lhe sempre qualidades. E depois diga-me 😉
Olá Clara,
E se for bacalhau já lascado para fazer com broa? É igual?
Olá Maria. Já lascado tem de ser bem demolhado e não precisa de estar tanto tempo na água quente. 5 minutos chegam de certeza, mas verifique.
Eu fiz o bacalhau com natas e tava divinal ,só modifiquei a batata palha por cenoura ralada e curgete para ficar mais saudável. Mas ficou delicioso . Obrigado .
Bela substituição!! Obrigada Carla! Continuação de Festas Felizes!
Muito boa esta técnica de cozer bacalhau.
Mas pergunto-lhe : a pele do “dito” é virada para cima ou para baixo?…
Cumprimentos,
Jorge de Carvalho
Olá Jorge, dizem que o correcto é para cima, mas se quer que lhe diga a verdade, para mim não faz qualquer diferença. Aqui ele só fica de molho, não é para ferver.
Olá, Clara de Sousa
Coube-me este ano a faina do bacalhau (salvo seja, porque a verdadeira faina é a dos corajosos pescadores que enfrenta as águas gélidas e as tortuosas ondas do mar, para a amanha das redes).
Comecei por comprar um bacalhau por precauçao há coisa de 3 semanas… não fosse a Pandemia pregar mais partida à última hora.
Parti o bacalhau em casa, demolhe-o e congele-o.
Senão, que me surgiu uma dúvida de principiante: utilizar o bacalhau descongelado ou bacalhau demolhado (sem ser congelado)?
Decidi colocar a minha dúvida existencial, a várias pessoas de origens distintas:
Perguntei à senhora que ajuda cá em casa nas lides domésticas, ao meu sogro e também a um amigo.
As opiniões foram unânimes: o bacalhau será mais saboroso se for cozido logo após ser demolhado!
Assim será: bacalhau demolhado e simpaticamente cozido (sem ferver), de acordo com as dicas da Clara de Sousa.
Para finalizar:
– A cura amarela do bacalhau será um mito?
– Bacalhau da Noruega ou da Islândia?
– O peso do animal fará diferença (faz algum sentido adquirir um exemplar com 5 Kg, ou 2,5 Kg)?
Na compra que efetuei por fim, acabei por aceitar a ajuda de um senhor senior que se abeirou (também ele pretendia adquirir um exemplar): apresentou-se como alguém que a sua atividade profissional teria sido vendedor de bacalhau; começou por me escolher um exemplar com cerca de 4 Kg. Depois acabaria por me aconselhar um exemplar mais fino e menos corpolento, mas com uma melhor cura, que acabei por comprar.
Quando procedi ao corte, fiquei com a sensação que o exemplar seria demasiado fino, para as minhas expectativas.
Coloquei os lombo do bacalhau à demolhar e por cautela, acabei por acrescer uns lombos de um outro exemplar, que entretanto surgiu num belo cabaz que a empresa onde trabalho, ofereceu a todos os seus colaboradores.
Surpresa minha: neste momento, só consigo distinguir os dois exemplares, pelo tamanho da posta, pois a espessura dos lombos, durante a de molha, passou a ser idêntica.
Amanhã veremos como corre a coisa.
Espero estar à altura, de deliciar o meu sogro com o fiel amigo, naturalmente com a inestimável e preciosa ajuda da Clara de Sousa.
Obrigado pelas dicas.
Desejo-lhe um Santo Natal.
Olá Rui. Sim é sempre demolhado, quando digo descongelado é porque a maioria das pessoas o compra congelado, e o importante é que ele vá para a água à temperatura ambiente. Ou seja descongelado. Muitas pessoas colocam-no a cozer congelado e isso é que não. Demolhado, será sempre, claro. E se tiver acabado de ser demolhado melhor ainda. Sobre o resto tenho de confessar que nunca pesquisei. Compro o bacalhau para ter postas altas e nunca me preocupei com a origem de um ou outro país, peso ou tipo de cura. Mas agora que o Rui me alertou já fiquei curiosa. Diga-me a que conclusões chegou! 🙂 Continuação de Festas Felizes!
Olá Clara,
Fiz ontem o seu Bacalhau com natas com as tais dicas das batatas palha e do caldo de carne e todos adoraram! (dos pequeninos aos mais crescidos…)
Vou agora experimentar/adoptar essa “tecnica” no Bacalhau à Brás, enquanto não nos deixa, tambem, essa receita.
Adoro as suas receitas. (até já tenho uma “playlist”!)
Beijinhos.
Que bom João! Faz de facto a diferença e fico feliz por terem gostado! 🙂 Sem espinhas 😉
Boa tarde Clara,
Cozinhei o bacalhau com a sua técnica de colocá-lo quando a água começa a ferver e desligar o fogão.
Ficou muito suculento. Adorei.
Obrigada pelas dicas.
Que bom Sandra!!! Bem diferente de quando se deixa ferver 😉
Olá, Clara, boa tarde!
Quero cumprimentá-la e agradecer todas as suas dicas, no que toca ao bacalhau, principalmente o com natas.
Parabéns por ser a pessoa que é: Boa jornalista, simpática e a dedicação à culinária.
Beijinho
Muito obrigada Alice!
Olá Clara, fiz bacalhau com natas (à minha maneira) mas cozi o bacalhau segunda a sua dica e adorámos, o bacalhau não se desfez, como era habitual. Para a próxima, faço o seu bacalhau. Obrigada. Um beijinho.
Boa boa! E coza com a técnica nova, já que quando fiz o video ainda o deixava ferver. Neste caso do bacalhau com natas é só deixar o leite levantar fervura, desligar lume e mergulhar o bacalhau deixando-o descansar. Igual como se fosse com água 🙂 Beijinho!
Ótimas dicas, Clara!
Já pus algumas em prática q resultaram mt bem!
A técnica de cozedura do bacalhau, aplicada à preparação de esparguete (c/ bstt água) resulta sempre-nunca cola e fica “al dente”!
Gosto imenso das s/s receitas!!
Faz sentido Marfer. Não sabia mas faz sentido. Vou testar 😉
… obrigada pls dicas ..gengibre foi KB e esta do bacalhau ..k ao ferver fica sem gosto !!! …
E assim é 🙂 obrigada Tereza.
Obrigada Clara! Sou uma seguidora das suas dicas e receitas, que considero excelentes. Parabéns pelo excelente trabalho que faz sempre com muito gosto e dedicação.
Beijinhos e continuação de muito sucesso!
Muito obrigada Hermínia! Beijinhos!
Adorei a dica do bacalhau…será que podemos colocar mais do que 1 posta na panela?, uma posta aqui em casa é muito pouco…..
Grata pelas partilhas maravilhosa
Claro Leonor. Use mais água, bacalhau à temperatura ambiente de preferência, e uns panos para cobrir e abafar a panela para que a água não arrefeça tão depressa.
Vou testar, e se assim resultar… Vou aplicar a sua dica na consoada 🙂
Alfredo funciona e de que maneira! Para mais bacalhau use mais água e tente evitar que arrefeça, nem que cubra a panela.
Bom dia Clara,
Obrigado pelas suas prestáveis dicas.
Obrigada Irene. 🙂
Bom dia D. Clara.
Obrigado por mais uma excelente dica, sem duvida que é a forma mais correta de cozer bacalhau, pois é assim que eu faço. Se me permite, desafio-a a experimentar a colocar dois dentes de alho, uma folha de louro e um pouco de azeite e vai ver que ainda fica mais rico.
Obrigado pelas suas dicas, são muito praticas e valiosas.
Nelson Macedo
Pois é já me disseram para aromatizar. Acredito que sim. Eu aqui preocupei-me com a textura sobretudo, mantendo o sabor neutro. Mas acho que vou acrescentar isso ao texto como adenda 🙂 obrigada!
Boa tarde Clara
Quango cozinhado num disco electrico convem retirar o tacho do disco? … ou basta desligar
Obrigado
Abraço
Artur
Convém retirar Artur porque o disco continua muito quente e vai ferver mais um pouco. O bacalhau não pode ferver. Depois de estar dentro de água, vai só descansar.
Bom dia Clara.
Estive a ver o seu vídeo sobre como cozer bacalhau.
Eu uso uma técnica inversa, ou seja, coloco o bacalhau em água fria e, quando ela começa a borbulhar, desligo o fogão e aguardo 15 minutos com o tacho tapado.
Vou experimentar a sua técnica para comparar o resultado final.
Permita-me enviar-lhe um beijo de agradecimento pelas dicas que tem publicado.
Olá Luís. Deve ter um resultado semelhante no final. Mas sim experimente e depois diga-me. Obrigada!