Como conservar pesto
(para usar todo o ano)

Se gosta de fazer o seu pesto caseiro, e se o faz em quantidade, saiba como conservá-lo para o consumir ao longo de todo o ano.

O Pesto é uma receita de fácil preparação, com poucos ingredientes e que fica pronto em minutos. Por regra, deve ser consumido na hora ou conservado no frigorífico até 5 dias, com uma fina camada de azeite para evitar que a superfície escureça.

Mas… e se o quisermos fazer em quantidade para usar durante todo o ano?

Fácil! A solução é congelar! Sim é verdade! Podemos congelar pesto!

Como se congela o pesto?

Podemos congelar pesto em frascos de vidro ou recipientes próprios para congelação na quantidade que dê para uma refeição para todos os membros da família ou podemos congelá-lo em pequenas porções para descongelar só a quantidade de que precisamos.

Eu gosto de congelar em pequenas porções usando cuvetes de gelo e regando cada cubo com um pouco de azeite antes de embrulhar a cuvete em película aderente.

Depois de ficarem sólidos, retiram-se os cubos de pesto da cuvete e guardam-se num recipiente maior ou em sacos, com indicação de data de confecção ou da data limite para consumo.

Durante quanto tempo se pode congelar o pesto?

Podemos congelar o pesto caseiro até um máximo de 6 meses.

Para consumir devemos deixar descongelar naturalmente, sem usar qualquer fonte de calor.

Veja como congelar pesto neste video

2 comentários para “Como conservar pesto <br>(para usar todo o ano)”

  1. Bom dia , aprecio as suas receitas . Gostaria quando possível que enviasse umas receitas de sobremesas com muito pouco açúcar , mais saudáveis.
    Muito Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.