O Pesto é uma receita de fácil preparação, com poucos ingredientes e que fica pronto em minutos. Por regra, deve ser consumido na hora ou conservado no frigorífico até 5 dias, com uma fina camada de azeite para evitar que a superfície escureça.

Mas… e se o quisermos fazer em quantidade para usar durante todo o ano?
Fácil! A solução é congelar! Sim é verdade! Podemos congelar pesto!
Como se congela o pesto?
Podemos congelar pesto em frascos de vidro ou recipientes próprios para congelação na quantidade que dê para uma refeição para todos os membros da família ou podemos congelá-lo em pequenas porções para descongelar só a quantidade de que precisamos.
Eu gosto de congelar em pequenas porções usando cuvetes de gelo e regando cada cubo com um pouco de azeite antes de embrulhar a cuvete em película aderente.

Depois de ficarem sólidos, retiram-se os cubos de pesto da cuvete e guardam-se num recipiente maior ou em sacos, com indicação de data de confecção ou da data limite para consumo.
Durante quanto tempo se pode congelar o pesto?
Podemos congelar o pesto caseiro até um máximo de 6 meses.
Para consumir devemos deixar descongelar naturalmente, sem usar qualquer fonte de calor.




4 thoughts on “Como conservar pesto <br>(para usar todo o ano)”
Bom dia
Quero deixar uma sugestão, gosto muito de algumas das receitas aqui publicadas e confecciono algumas.
Seria muito útil se houvesse uma secção no site onde pudesse armazenar as minhas receitas favoritas para ser mais fácil encontrar em próximas vezes.
Muito obrigado
Entendo-o bem Salvador, mas a única opção que tenho no WordPress faz com que o “registo” seja pelos cookies e se muda de computador não tem acesso ao que guardou, apenas se usar sempre o mesmo e nunca limpar os cookies. A opção seria obrigar os visitantes a registarem-se e prefiro não o fazer porque isso só os afasta. O que sugiro é que guarde numa pasta do seu computador ou mesmo no telemóvel (add to the reading list) os links das receitas que quer guardar. Obrigada! 🙂
Bom dia , aprecio as suas receitas . Gostaria quando possível que enviasse umas receitas de sobremesas com muito pouco açúcar , mais saudáveis.
Muito Obrigada
Tenho algumas com pouco açúcar ou apenas com adoçante, na secção diabetes.Obrigada Ana.