Como congelar
legumes e verduras

Dê mais tempo de vida útil aos seus legumes e verduras congelando-os da forma correcta para manterem nutrientes e sabor.

 

Quando temos legumes frescos em quantidade e sabemos que não os vamos consumir em tempo útil, o melhor é escaldá-los e congelá-los.

A este processo chama-se branqueamento.

É o processo que uso sempre para legumes verdes, como couve, grelos, nabiças, acelgas, espinafres, todos os do género que saem da horta do meu pai em quantidade.

Esta técnica também se aplica a outros legumes como curgetes, cenouras, beringelas, etc, mas nesse caso descasco e corto em fatias ou cubos e no final mergulho em água gelada para que não continuem a cozinhar com o calor residual.

No caso das couves ou grelos, basta-me retirar os talos mais duros, se os houver, golpeando os que ficam para cozerem melhor e, depois de os escaldar deixo-os a escorrer e guardo depois de estarem frios.

Podemos guardá-los num saco de plástico, mas com as preocupações cada vez maiores com o ambiente, o ideal é mesmo usar recipientes reutilizáveis.

Há algo que continuo a usar nestes legumes verdes escuros, tal como a minha mãe usava, para que mantenham a cor – coloco sempre uma colherzinha de bicarbonato de sódio.

Sim, eu sei, que o bicarbonato rouba nalguns nutrientes, nomeadamente na Vitamina C, mas é um compromisso que faço, já que não é uma cozedura total, mas apenas um branqueamento rápido, o que significa, que continuam a manter muitos dos seus nutrientes. Se não quiserem usar, não usem.

Atenção que, ao escaldá-los durante 2 minutos apenas os amacio, não ficam cozidos, o que significa que, quando os utilizar, vou tratar deles tal e qual como se estivessem crus. Se quiserem cozê-los mesmo, para ficarem prontos a saltear e comer rapidamente, deixem cozer até ficarem al dente.

PROCEDIMENTO:

  1. Use uma panela de tamanho adequado ao que quer fazer e encha até metade com água e sal.
  2. Prepare os legumes – lave-os, descasque-os se necessário e corte-os. No caso das couves dê um golpe no talo e corte as folhas ao meio ou em 3 partes, dependendo do tamanho.
  3. Quando a água levantar fervura junte os legumes, apenas uma qualidade de cada vez. No caso de legumes verdes escuros junte uma colherzinha de bicarbonato de sódio.
  4. Coza durante 2 minutos, a partir do momento em que levanta fervura. Outros legumes só necessitam de 1 minuto. (ver notas abaixo)
  5. Retire os legumes para um escorredor – no caso de legumes mais macios mergulhe-os em água com gelo.
  6. Deixe os legumes escorrerem e esfriarem antes de os guardar num saco ou recipiente para congelação. Coloque etiquetas e data. Consuma no prazo de meio ano. Um pouco mais até.

Notas sobre diferentes tipos de legumes/verduras e como proceder:

  • Couves, grelos, nabiças, brócolos, couve-flor – lavar, cortar e escaldar (2 minutos);
  • Pimentos, feijão-verde, berinjela, espinafres: lavar, cortar e escaldar (1 minuto + gelo)
  • Cenoura, curgete, batata, batata-doce, nabo, abóbora, beterraba: lavar, descascar, cortar e escaldar (1 minuto + gelo)

107 comentários para “Como congelar <br> legumes e verduras”

    1. Olá Abel, eu nunca congelei pataniscas de bacalhau, gosto de fazê-las no dia e comer na hora. No caso de querer congelar, penso que terá de fazer como se faz com outros fritos. Frita normalmente e depois de frio congela. Quando quiser comer, para evitar nova fritura, eu aconselharia colocá-las no forno. Não sei se ficarão tão boas e frescas como na hora, mas nada como testar um destes dias.

    1. Ana, pode congelar com pele sem qualquer fervura – é só metê-los recipiente com tampa para não queimarem – e usar sempre que precisar para um estufado, uma sopa, etc. Depois de congelados a pele sai num instante. Também pode fazer molho de tomate (tenho receita no site) e colocar em embalagens e congelar para usar em bolonhesas, pizzas etc. Só não dá para saladas mas para cozinhar dá lindamente.

  1. Oi Clara
    Eu recebo alimentos do centro solidário e dão-me quase tudo congelado ,.
    Tenho muito alho francês e tenho aprendido aqui na net como o usar.
    Só não sei se por exemplo para fazer alho francês á Braz se descongelo ou quando a cebola estiver refogada meto o alho congelado ( apenas passado por agua).
    Pode -me ajudar?
    Obrigada
    P:S assinei e não recebi seu e-book

    1. Olá Graça, eu não gosto de cozinhar alimentos quando estava congelados. No caso do alho francês, ele amolece por isso deixe descongelar, fica mais rápido e absorve mais sabor. O ebook está a ser enviado automaticamente. Veja no spam/indesejado. Caso contrario pode ter-se enganado no nome do mail. Inscreva-se de novo por este link – https://bit.ly/ebook_pascoa22 – veja se não se engana no mail e preencha tudo, nomeadamente assinale a caixinha de que tem mais de 18 anos. Recebe logo automaticamente.

  2. Oi Clara
    Diga-me por favor se depois de escaldar durante os minutos que aconselhou e depois congelar , quando for para usar se descongela ou se usa gelado?
    Por exemplo: Pimentos ? descongelo á noite para salda no dia seguinte ( meto sempre na salada)
    Os brócolos meto logo na agua a ferver ou descongelo primeiro?
    Obrigada

    1. Depende Graça. Se for para cozer pode meter congelado na água a ferver. Se for para saltear na frigideira – por exemplo grelos ou espinafres – tem de deixar descongelar totalmente. Os pimentos, se é para meter na salada em cru tem de deixar descongelar, não vai comer congelado, mas se for para grelhar convém deixar descongelar nem que seja um pouco.

  3. Oi Clara
    Não consigo manter fresco nem por uma semana alface recula e agrião , como devo fazer para manter fresco visto que creio não serem verduras de congelar?
    A courgete é rica em nutrientes na casca dá para escaldar e congelar com casca?
    Obrigada

    1. Graça, alface, rúcula e agrião devem ser conservados lavados e secos embrulhados em pano de algodão ou papel de cozinha dentro de recipiente ou saco na gaveta de vegetais do frigorífico. Tal como se conservam as ervas aromáticas. Procure no site que tem essa dica. Quanto à Curgete sim pode conservar com casca. Lavada e seca. Pode cortar e congelar em cru se for para consumir rapidamente. Ou escaldada se for para consumir entre três a seis meses.

  4. olá Clara, preciso da sua ajuda.
    já tentei picar alho em cru meter num frasco, cobrir com azeite e guardei no figorifico, isto para me facilitar quando estou apressada, mas acontece que no fim de algum tempo fica esverdiado e vai tudo para o lixo. O que me aconselha fazer?
    bjinho

    1. A questão da conservação do alho tem dado muito pano para mangas. Um destes dias terei de fazer um sabia que. O facto de ficar azulado ou esverdeado tem apenas a ver com as enzimas, fica com mau aspecto mas, segundo tenho lido em vários sites internacionais, pode ser consumido. O grande problema do alho é quando fica fechado, num frasco vedado durante muito tempo e desenvolve a bactéria responsável pelo botulismo. Mas sobre isso eu terei de investigar mais para trazer toda a informação necessária para garantir que fazem a conservação com garantias de segurança alimentar. Eu gosto de colocar o meu em azeite, mas nunca durante muito tempo por causa dos riscos de que falei. Como gasto muito alho nunca corro esse risco. Em relação ao alho picado, já testou congelar, picado com azeite naquelas cuvetes pequeninas de gelo? Basta distribuir por cada uma a quantidade de alho picado que considera ser necessário para as suas receitas e congelar. Depois de congelado passa para um recipiente maior e vai retirando consoante precisa, tal como se faz por exemplo com ervas frescas. Teste e depois diga se resultou para si.

  5. Boa tarde Clara,

    Neste seu artigo, e na parte dos tempos de branqueamento, existem 2 linhas com a mesma indicação de tempo: 1 minuto.
    Está correto? Pergunto porque encontrei para o caso dos pimentos e para o feijão-verde, a indicação de 3 minutos, noutros sites.

    Votos de continuação de excelente trabalho, pessoal e profissional.
    Saudações.

    1. Sim Luis, está correcto. O tempo é o mesmo mas a preparação dos ingredientes é diferente, só por isso estão em linhas diferentes. Basta um minuto para escaldar. Não é uma pré-cozedura, é apenas um branqueamento para resistirem melhor à congelação. Se quiser deixar os 3 minutos pode deixar, mas se para o feijão-verde até não me choca, para o pimento considero que é demasiado tempo. O melhor é sempre menos – quando os utilizar terão tempo para cozinhar.

  6. Boa tarde Clara. Como tive uma oferta de muitos alhos francês, abri o iPad para ver como se fazia a congelação . Entrei no seu site fiquei a saber como se fazia. Desde já agradeço a dica. Mas tenho a dar-lhes os parabéns pela sua disponibilidade, porque imagino que deve ser uma mulher bastante ocupada e ainda tem tempo para responder a tanta pergunta e coisas úteis . Como se vê há muita maneira de ajudar as pessoas e esta é uma delas. Parabéns e tudo de bom

    1. Obrigada Otilia, eu tento, mas com tanto trabalho nem sempre respondo em tempo útil, mas pronto, faço o máximo que posso e sempre com muito gosto! 🙂

  7. Olá Clara!
    Quer para escaldar quer para cozer legumes verdes, troque o bicarbonato de sódio por um fiozinho de azeite na água antes de colocar os legumes. Vai ver que ficam verdinhos e é mais natural 🙂
    Parabéns pelo seu trabalho!

    1. Olá Aline, há de facto muitas pessoas que não gostam de usar bicarbonato porque retira nutrientes, mas a própria cozedura também, infelizmente. Obrigada pela sugestão! Um fio de azeite é sempre bom. Bom ano!

    1. Elisa há quem o faça mas o tempo de congelação terá de ser menor porque sem serem escaldadas elas ficam mais frágeis e queimam mais facilmente com o frio. Mas se for para congelar durante 1 mês por exemplo, podem ser cruas. Mais meses convém escaldar.

    1. Sim Ana pode, um destes dias farei um sabia que com isso. Com ou sem casca, coloca em água fria e leva ao lume. Quando começa a ferver, cerca de 3 a 5 minutos depois ela fica ligeiramente macia, al dente. O dente do garfo perfura só um pouquinho à superfície para o interior continua cru. Aí retira e deixa esfriar. Depois congela num tabuleiro para não ficarem pegadas congeladas. Só depois mete em saquinhos. 3 meses no congelador. Para usar pode cozer, fritar, fazer sopas, puré, o que quiser. Mas precisa da pré-coacção para estabilizar o amido.

  8. Olá Clara, preciso de fazer uma pergunta que me anda a deixar curiosa; porque não ha no mercado feijão congelado. Obrigada pelas boas dicas, até sempre

    1. Rosa. A congelação é uma forma de conservação. No caso dos feijões eles são secos e conservam-se assim. Para quê congelar? Cozidos tb estão em latas e conservam-se durante imenso tempo. Penso que de todas as opções de conservação a congelação é a mais dispensável. Deve ser por isso que não há.

    2. Boa tarde, Clara. Verifiquei que há legumes que se congelam crus e outros escaldados. Tenho o hábito de fazer legumes variados salteados. Posso misturar os vários tipos de legumes na mesma frigideira? O tempo de descongelação e cozedura é igual? Obrigada

        1. Bom dia Clara, gosto muito das suas dicas e receitas e vi esta questão e só para lhe dizer que eu congelo pimentos crus, cortados e sem a parte branca.
          Obrigada.

          1. Olá Graça. Os pimentos são dos que suportam mais a congelação em cru devido à estrutura que têm, sem dúvida, mas quando é para estarem congelados, por exemplo um mês, suportam muito bem. O problema de congelar em cru é que o gelo começa a “queimá-los” quando ficam muito tempo. Escaldar aquele minuto que recomendo estabiliza-os mais. Um beijinho e obrigada.

        2. Olá Clarinha! Eu congelo os legumes e vegetais sempre crús. Estarei a fazer errado?
          Obrigado pela sua generosidade de partilhar com nós os seus conhecimentos .Beijinhos
          Bem haja !

          1. Olá Manuela, se for para consumir rapidamente não há grande problema, mas se for por mais tempo não deve, porque o gelo queima os legumes crus e descolora-os, roubando nutrientes também e interferindo na sua textura.

  9. Muito obrigada Clara, algumas dicas já fazia outras não.
    É sempre muito bom ter estas dicas e receitas para aproveitar tudo mesmo e com qualidade.

  10. Boa tarde Clara, obrigada por todas as dicas e pela partilha das receitas. São fantásticas.
    Parabéns pelo seu trabalho, gosto muito de a ver.
    Bjs.

  11. Olá Clara! Tenho muita couve na minha machamba (vivo em Moçambique) e queria congelar para caldo verde. Devo fazer esse procedimento mas levar a escaldar já a couve cortada tipo Juliana? Beijinhos Sílvia.

    1. Sim Silvia, escalde-a já cortada para caldo verde, perde logo imensa clorofila na água. Retira com escorredor para facilitar, escorre bem e congela em doses. Beijinho!

  12. olá Clara as suas dicas são fantásticas, através delas aprendi congelar muitos produtos da minha horta.Faltam as ervilhas em vagem
    Tenho na minha horta ervilhas de vagem, Nós cá em casa adoramos , para aproveitar quero congelar, certamente será de igual modo como o feijão verde?!
    Costumo congelar mas em cru , talvez escaldado ficará melhor , estou com duvidas…
    Agradeço se possivel o seu esclarecimento
    Obrigada
    Vitória Marques

    1. Olá Vitoria, há quem congele em cru, mas eu também prefiro fazer o branqueamento, mas com ervilhas e ervilhas tortas dou apenas 1 minuto, um minuto e meio na água a ferver e retiro para uma taça de água fria com gelo, porque são mais delicadas. Assim, mesmo que fiquem mais tempo no congelador não perdem o ar fresco e não escurecem (não queimam com o gelo).

    2. Maria de Lourdes Pereira Matias

      adorei suas me ensinaram muito mas ainda tenho duvidas quanto a Alface como conserva-la por mais tempo fresca e s aquelas beiradas das folhas q geralmente fica pretas apodrecidas. Aguardo respostas pois nunca soube consertar legumes e verduras da forma certa por gentileza me ensine e desde já agradeço-lhe. Se preferir me enviar no messenger pra que eu possa ter acesso mais rápido pq no face eu consigo só uma vez e nem sempre dá pra salvar OK

      1. Olá Lourdes, o método é semelhante à dica que já dei para as aromáticas. No caso da alface separa as folhas, lava e seca – se tiver aquele equipamento que roda para secar, em que damos a uma manivela e ele retira o excesso de água das verduras, melhor ainda. Depois, num recipiente coloca papel de cozinha na base, coloca as folhas de alface (pelo meio pode colocar mais uma ou outra folha de papel de cozinha) e finalmente no topo cobre com mais uma folha de papel de cozinha e tapa. Vai durar mais de certeza.

      2. De facto, utilizo o papel de cozinha para que os legumes se aguentem. Também o utilizo no fiambre. O tomate congelo inteiro e quando são grandes corto em pedaços ou faço tomatada, coloco em frascos e congelo-os.

  13. Que dica fantástica, obrigada!
    Fico sempre com a consciência pesada quando os legumes estão há muito tempo no frigorífico; é sempre uma pena estragarem-se!

  14. Adoro as suas dicas, e receitas. Já faço a perna de perú, pela sua receita, e é realmente maravilhosa. Desejo-lhe tudo de bom na sua vida, e dos seus. Beijinho

      1. Olá Clara, as suas dicas são fantásticas, muito úteis para acabar com o desperdício. A dica da raiz do gengibre é muito boa, será que podemos utilizar para a raiz da curcuma? Fique bem. Bjinhos

  15. Natália Ribeiro

    Olá Clara!
    Obrigada pelas dicas.
    O alho francês é passível de ser congelado?
    Qual o melhor processo para esse legume?

    Obrigada
    Beijinhp

    1. Olá Natália. Também pode branquear mas o alho francês em particular congelo cru. Corto em rodelas. Lavo e seco com um pano e coloco nos sacos etiquetados.

  16. Olá Chef Clara de Sousa!
    Muito obrigada pelas suas dicas, aprendemos sempre tanta coisa!

    Um beijinho e um bem haja pela sua partilha de conhecimento.

  17. Sugestões fantásticas, para evitar desperdícios. Eu congelava logo diretamente, depois de lavados.
    Obrigada Clara, pela partilha de conhecimento.

      1. Gabriela Azevedo

        Olá Clara
        Queria saber a sua opinião sobre a água que ficou de escaldar os grelos e os brócolos. Pensei em guardá-la no frigorífico por 1 dia ou 2, e depois utilizá-la para fazer sopa ou mesmo arroz. Depois pensei no bicarbonato de sódio, que é algo que também se fazia cá em casa (e que eu agora retomei) só que nessa altura quem cozinhava era a minha mãe ou em casa da minha avó era obviamente ela. Nunca lhes perguntei se aproveitavam as águas do cozimento dos vegetais.
        Acha que eu posso aproveitar a água, mesmo com o sal e o bicarbonato ?

        1. Olá Gabriela, se forem legumes biológicos posso reutilizar, dependendo dos legumes. Estes mais verde escuro não, mas se forem biológicos aproveito para fazer o arrozinho dos meus cães. Se for um branqueamento de outros vegetais que não estes verdes escuros, guardo e congelo para sopas ou risotto, mas nesses não uso bicarbonato. Quando os legumes, nomeadamente os grelos e as couves de cor mais verde escura, não são biológicos, deito fora porque o bicarbonato ajuda a limpar os pesticidas. Se quer reutilizar para sopas ou arroz para si, depende do sabor que fica. Por exemplo os grelos de nabo eu não gosto do sabor do caldo, mas pode sempre reutilizar desde que aprecie o sabor com que a água fica. Pessoalmente optaria por guardar apenas o caldo do branqueamento em que não uso bicarbonato. 😉 Ah, e nos brócolos não precisa de bicarbonato.

          1. Gabriela Azevedo

            Obrigada Clara.
            E agradeço toda a informação que deu sobre vegetais e sua conservação. Aprendi bastante.
            Bjssss

          2. Realmente adoro as suas dicas, e as suas receitas, sempre me foi difícil seguir receitas, achava as sempre complicadas, mas as suas são super práticas, adoro, obrigada.

  18. Boa tarde, Clara!
    São conselhos extremamente úteis!
    Quantos legumes se podem aproveitar, para épocas em que os não há, em detrimento de os desperdiçar.
    Muito obrigado pelos constantes ensinamentos.
    Fernando Gomes

  19. isabel Cristina sousa mendes

    ola, Clara.
    adoro as suas dicas e receitas.
    experimentei no domingo a receita de Charlotte de framboesa estava divinal.
    obrigada pelas suas sugestões.

  20. António Frazão

    As técnicas de conservação em períodos de calamidade pública !
    obrigada, pela partilha de forma econômica, e saúde em todos nossos dias!
    Obs.qual e o tipo de plástico, afim de conservar?
    António Frazão

    1. António eu até nem deveria ter colocado no saco de plástico, mas com os congeladores cheios é como consigo ganhar mais espaço.

    1. Congelar em cru “queima-os”. Não é aconselhável. O branqueamento conserva-os em condições ideais para uso posterior.

  21. Bom dia Clara, obrigada pelas dicas, gosto muito de receber todas as suas publicações. Faceis e ao ponto, assim sim.
    Proteja-se, beijinhos
    Lia

      1. É sempre uma boa companhia e uma boa instrutora. Estas dicas são valiosas!
        Beijinhos Clara e até mais logo às 20:00! ;*

          1. Olá Clara nem imagina como tem sido útil as suas dicas dediquei me mais agora á minha hortinha e tenho aprendido imenso obrigado e fique bem

    1. Boa noite Clara.
      Leio sempre as suas dicas, receitas e bricolage. Nunca fiz nenhum comentário, mas a partir de agora, vou começar a fazê-lo.
      Admiro-a como jornalista, “chef” e mulher.
      Um abraço.

  22. Em relação ao bicarbonato de sódio resulta, mas segundo ouvi dizer elimina as vitaminas que esses legumes fornecem. Será verdade?

    1. Manuela os legumes já perdem só de ferver, vão para a água, mas no caso dos grelos por exemplo, se forem de nabo, há nutrientes muito importantes que estão naquele sabor mais acre. É sempre um compromisso. Sim perde, nomeadamente na Vitamina C, apesar de ser uma fervura rápida. Perde um pouco.

    2. Rosário Ferreira

      Boa tarde Clara, tenho um problema ao congelar os coentros acho que perdem muito o sabor. Há alguma técnica que eu possa utilizar para minimizar a perda do sabor? Obrigada bjinhos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.