Novembro já vai a mais de meio e não tarda estou a fazer anos. E não tarda é Natal. E não tarda entramos em 2024. Sempre a abrir, sobretudo para quem tem uma vida ocupada em que o tempo voa. É o meu caso.

Por isso, entendo bem quem me pede receitas simples e rápidas, que causem impacto e que sejam deliciosas. Nem sempre o faço porque, gostando de cozinhar, tenho receitas que me ocupam um pouco mais, mas sempre que posso tento dar essas alternativas para quem não queira gastar muito tempo na cozinha.

Podem explorar as minhas receitas de 30 MINUTOS OU MENOS onde também entra esta receita que hoje partilho convosco, já que na verdade o tempo que descansa no frigorifico não conta…

Trufas “mais saudáveis”

É a lógica subjacente a esta receita que substitui a gordura animal pela gordura vegetal, no caso, as natas gordas por abacate.

Vejam o que diz o ChatGPT mais abaixo sobre o abacate!

Quem goste destas aventuras por novos ingredientes, e quem goste de abacate em particular e de chocolate no geral, então vai apreciar bastante estas trufas. O sabor a abacate é muito residual, o que domina é o sabor a chocolate e por isso a escolha de um bom chocolate negro é absolutamente essencial.

ONDE ESTÁ A RECEITA ESCRITA COM AS QUANTIDADES?

A receita destas Trufas de Chocolate com Abacate, bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

Quais os ingredientes?

Apenas estes quatro: chocolate negro 70%, abacate maduro, cacau magro em pó e umas pedrinhas de sal.

Prontas em 10 minutos… se tanto!

Prontas a ir para o frio, porque só as podemos moldar depois de a massa ter esfriado um pouco.

É tudo muito simples, começando por derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas em sequências de 30 segundos.

Num processador trituramos muito bem o abacate, o sal e o chocolate. Resulta numa massa densa como esta, que segue daqui para o frigorífico para esfriar durante meia hora.

Depois só temos de untar as mãos ou calçar umas luvas e moldar pequenas bolas que passamos por cacau em pó.

É só isto. As trufas estão prontas e devem ser conservadas no frigorifico sobre papel vegetal, até serem servidas. Se por alguma razão o cacau for absorvido pela humidade da massa, passem-nas de novo por cacau antes de servir.

Ficam bem lindas.

Mais doces ou menos doces?

Estas trufas são naturalmente pouco doces. Se gostarem delas mais doces basta juntarem na fase de trituração um pouco de xarope de ácer, de agave, de mel, ou até algum adoçante adequado para diabéticos. Podem também optar por um chocolate mais doce. Podem ainda passá-las por açúcar em pó em vez do cacau. Ficarão branquinhas.

Mas por dentro serão sempre assim. Um espectáculo!

Veganas e sem glúten

Estas trufas não usam leite, ovos ou farinha. São naturalmente veganas e sem glúten, adequadas a várias intolerância alimentares.

É também o caso das minhas Trufas de Castanha e Chocolate, uma delicia com pedaços mais crocantes, o que as diferencia destas que são mais lisas.

SE GOSTARAM DESTA RECEITA