O Natal é um período maravilhoso. Adoro lançar-me na cozinha para fazer as receitas de sempre ou surpreender de alguma forma com novas receitas.
“Surpresa surpresa!”
Uau! Um tronco como este faz parar tudo.
“É o melhor tronco de sempre, mãe!”
Pronto… já valeu todo o trabalho que deu.
Não é apenas bonito.
É bonito, é delicioso. É fofo. Nada enjoativo. Feito com toda a frescura. E fazendo-o com antecedência, dá-nos tempo e energia para atacarmos noutras frentes. Basta guardá-lo recheado e embrulhado em papel vegetal, no frigorífico, e deixar a decoração final para o próprio dia.
A confecção do tronco não é extraordinariamente difícil, nem tão pouco o recheio.
Já os cogumelos de merengue exigem alguma técnica, mas nada de muiiiiiito complicado. Se tiverem mão firme e algum treino com sacos de pasteleiro, acaba por ser relativamente fácil. Nada como tentar, certo? Até porque os cogumelos dão um nível superior de apresentação a este clássico do Natal.
Podem ver as todas as fotos do passo-a-passo AQUI.
Aqui no site, na secção RECEITAS DE NATAL encontram outras sugestões deliciosas para este dia tão especial celebrado em família.
5 comentários para “Tronco de Natal <br> (com cogumelos de merengue)”
Boa tarde Clara
Sigo a sua página/site há algum tempo e este Natal enchi-me de coragem e fiz o seu tronco, cogumelos incluídos. Toda a gente cá em casa gostou.
Obrigada pelas suas partilhas e explicações. Feliz 2023 :))
Que grande aventura Ana, mas tem muito impacto, fica tudo de olhos arregalados 🙂 vale a pena o esforço! Bom ano!
Olá Clara!
E pronto, neste Natal ganhei coragem e pus mãos à obra na confecção do tronco de Natal. Correu lindamente! Ficou muito bonito e é realmente delicioso!! Recebi muitos elogios e senti-me orgulhosa! Tudo isto, porque as descrições das receitas não deixam qualquer dúvida. Obrigada pela disponibilidade em partilhar estas iguarias e pela forma tão explícita como são apresentadas. Já habituei a minha família às suas várias receitas, que cada vez que apresento uma e me perguntam de quem é, eu respondo: é da “Clarita”. Perdoe-me
o atrevimento. Um beijinho e Feliz 2022.
🙂 parabéns Filomena porque não são muitas as pessoas que se aventuram por este tronco. Sim dá um pouco de trabalho, sobretudo se fizermos os cogumelos que lhe dão um aspecto ainda mais maravilhoso, mas é preciso querer mesmo muito e aí teve os elogios que nos dão gás para continuar a querer surpreender. Que bom, fico super feliz com isso. Muito obrigada e bom ano para si e para a sua família! Beijinhos!!!
Boas receitas que apetece devorar tudo. Parabéns