Rápido, simples e delicioso. Este frango é feito apenas numa frigideira, mergulhado num rico molho de tomate com azeitonas.

O frango é uma carne versátil, barata e que é perfeita para pratos rápidos e deliciosos como este.

Tantas vezes compramos frango e tantas vezes repetimos os mesmos pratos, que esta receita vem bem a calhar para variar nos sabores e na apresentação, nomeadamente nos almoços e jantares durante a semana em que não temos muito tempo ou paciência para estar na cozinha.

Esta tomatada de frango tem outra vantagem: é toda feita apenas numa frigideira, o que nos poupa o trabalho de andarmos a lavar muita loiça. E neste caso nem vai para o forno, faz-se tudo no fogão.

Não adoram pratos assim? Tudo simples, pronto em pouco mais de meia hora e sem perder no sabor?

Aqui temos os sabores mediterrânicos, o azeite, o alho, o tomate, as azeitonas, o manjericão, num molho que borbulha e apura durante 20 minutos, o tempo necessário para cozinhar a carne.

Usei tomate em pedaços – usei duas embalagens de 390 g de tomate temperado, para facilitar. Um de cebola e outro de manjericão e oregãos. Desta forma dispensei estar a picar uma cebola e estar a pelar tomates.

Se optarem por tomate fresco ou tomate simples de lata, refoguem uma cebola pequena bem picadinha, juntando-a na mesma altura do alho, só depois de a pele do frango estar douradinha.

Ah… E juntem um pouco de orégãos na mesma altura do manjericão.

Quanto às azeitonas, as verdes, com caroço, deixei-as cozinhar porque são bem rijas e amaciam um pouco. As pretas, como são mais macias, só as juntei no final para decorar.

Esta receita está feita para 6 pessoas, contando uma perna inteira – perninha e coxa – por pessoa. Se fizerem para menos reduzam um pouco nos restantes ingredientes mas não muito, até porque a carne deve ficar bem aconchegada pelo tomate e, para dizer a verdade, este molho nunca é demais.

Deliciem-se e digam-me como correu!

Se só tiverem peitos de frango aproveitem para fazer a receita de maior sucesso dos últimos tempos, o delicioso FRANGO MOZZARELLA COM TOMATE-CEREJA EM MOLHO BALSÂMICO, carregado de sabores mediterrânicos também. E não se suja mais do que um tabuleiro!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 35 minutos
dificuldade: fácil
doses: 6
Rápido, simples e delicioso. Este frango é feito apenas numa frigideira, mergulhado num rico molho de tomate com azeitonas.

Tomatada de Frango
com Azeitonas

destaque final
Rápido, simples e delicioso. Este frango é feito apenas numa frigideira, mergulhado num rico molho de tomate com azeitonas.
tempo de preparação: 35 minutos
dificuldade: fácil
doses: 6

Ingredientes:

  • 6 pernas inteiras de frango (perna e coxa separadas)
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 6 dentes de alho, picados finamente
  • 800 g tomate em pedaços temperado (usei uma embalagem de tomate com cebola e outra de tomate com manjericão e orégãos)
  • 3 colheres de sopa de mel
  • Uma mão cheia de azeitonas verdes com caroço
  • Uma mão cheia de azeitonas pretas com caroço
  • Sal e pimenta q.b.
  • Manjericão picado, q.b.

UTENSÍLIOS:

  • uma frigideira alta com 30 cm diâmetro

Confecção:

  1. Corte as pernas pela articulação – cada perna faz dois pedaços – tempere com sal e pimenta a gosto.
  2. Frite no azeite bem quente com a pele para baixo, 5 minutos de cada lado, tapado, para dourar.
  3. Adicione o alho bem picadinho e deixe fritar durante cerca de 1 minuto, sem deixar queimar.
  4. Depois junte o tomate, o mel, o manjericão e as azeitonas verdes. Acerte os temperos de sal e pimenta, tape e deixe cozinhar, sempre fervendo sob lume médio, durante 20 minutos até a carne estar cozinhada e o molho estar espesso.
  5. No final, decore com as azeitonas pretas e mais manjericão picado.
  6. Sirva com arroz, puré de batata, polenta ou outro acompanhamento de que goste.

Notas:

  • Na falta de manjericão pode usar salsa ou coentros.
  • Na falta de tomate em pedaços temperado, use tomate fresco pelado bem picado ou de lata e junte uma cebola picada na mesma altura do alho e tempere com manjericão e orégãos.
  • Cozinhe apenas as azeitonas verdes. Se só tiver pretas, junte-as apenas no final.
  • Para uma versão sem glúten use uma marca de tomate em pedaços certificada.

Outras informações:

34 comentários para “Tomatada de Frango <br> com Azeitonas”

  1. Olá. Estava a pensar fazer amanhã,mas queria tirar uma dúvida ,tenho de colocar mesmo o mel ? Tenho receio de cá em casa possam não gostar

      1. Maria Margarida Gago da Câmara Decq Mota

        Olá Clara,
        Tenho tanta dificuldade de ver as suas receitas. Sou péssima nas “tecnologias”.
        Será que me pode enviar para o meu e-mail
        margaridadecqmota@sapo.pt?
        Por exemplo ando às voltas à procura da receita do salmão.
        Não consigo encontra la…
        Nabice minha…
        Ajuda me, por favor,?
        Ontem encomendei na Bertrand os seus 2 livros pois estão esgotados aqui em S.Miguel.
        Beijinho

        1. Olá Margarida. Não tem dificuldade nenhuma. Está a ver a lupa de pesquisa? Mesmo na parte de cima do site? É aí que procura. Escreve o que procura e aparece. O salmão foi a receita de hoje. É logo a primeira que aparece mesmo sem fazer qualquer pesquisa. Navegue num computador que entende melhor. Beijinhos.

  2. Bom dia Caríssima Clara,
    adoro os pratos que apresenta e nos presenteia. Têm todos um aspecto fantástico e como diz o ditado… “os olhos também comem”….Pergunto-lhe, para quando receitas Vegan? É possível? o meu marido está a começar a alterar a sua dieta e torna-se complicado estar sempre a substituir a carne e o peixe. Cozinho Seitan, tofu, cogumelos como alimento de substituição mas os pratos não ficam propriamente com “aquele” sabor…
    Fico a aguardar…
    De qualquer forma, muitos parabéns.
    Um beijinho

    1. Olá Dina bom dia. Não tenho nada de especial nesse campo, tenho uma ou outra vegetariana, mas vegan penso que só os húmus. A minha filha é ovolactovegetariana e por isso uso muito o ovo, algo que os veganos não comem. Penso que há sites, sobretudo estrangeiros, totalmente dedicados a isso e acho que podem ser uma boa ajuda para encontrar soluções. Sobre o sabor, tem de ter um bom lote de especiarias, seja do magrebe, seja orientais, para dar mais pujança ao seitan e tofu que são muito sensaborões de facto.

  3. Olá Clara, já é o segunda receita sua que faço e fica fantástico.
    Muito obrigada pelas suas sugestões deliciosas e rápidas.
    Odete Roliz

  4. Clara,
    Detesto cozinhar e não tenho jeito. Costumo dizer a brincar que “eu nem com Bimby consigo!” 😛
    Mas vi esta receita e tive muita vontade de experimentar.
    Fi-la ontem para o jantar e devo dizer que ficou uma delícia.
    Obrigada pela partilha 🙂

    1. Está a ver Paula? 🙂 As receitas têm de nos conquistar para trazer ao de cima o melhor que temos para lhes dar de nós e com pensamento positivo e entusiasmo tudo se transmite para o prato. Eu acredito piamente nisto. Muito obrigada!

      1. Vou experimentar pois evito carne vermelha e o peixe está caríssimo para comer todos os dias …de maneira que como muitas vezes frango e confesso que já não sei como fazer diferente mas esta receita promete 🙂 obrigada Clarinha gosto muito de si!
        Felicidades &beijo
        Vanda Natálio

        1. Bom dia Clara! Depois de algum tempo sem aparecer, foi aqui que voltei à procura de uma receita ràpida e fácil! Desta vez esta Tomatada foi a escolhida para o jantar de ontem e ficou uma pequena maravilha!
          Obrigada

  5. Esta receita parece-me boa, os meus netos adoram frango e molhos de tomate, aqui temos o dois em um, que é óptimo, obrigada pelas partilhas que publica todas as semanas, já fiz algumas todas muito boas.

    1. Olá Clara hoje dia 18 08 2019
      Fui fazer esta receita de frango que maravilha, mas como o meu filho não é grande apreciador de puré e o meu marido de arroz resolvi cozer umas batatinhas e regalas com o precioso molho ficaram divinais muito obrigado pelas receitas fantásticas bjns

  6. fOI COM MUITO PRAZER QUE LI S/RECEITAS. TÊM SÓ UM DEFEITO: AINDA SÃO APENAS 18H20 DE SEXTA-FEIRA, DIA 15/03/2019, E, SÓ LÁ PARA DEPOIS DAS 21H00, É QUE IREI JANTAR. UM AUTENTICO CASTIGO…A MINHA ESPOSA NÃO TEM PENA DE MIM…QUEM ME AJUDA?
    SRª. APRESENTADORA DA TV., NÃO TENHA TANTO DESCARAMENTO PARA TRAZER ESTES PRATOS A ESTAS HORAS QUE FAZ UM NERVOSO E UM APETITE DESGRAÇADO…
    BEM HAJA CLARA DE SOUSA, A MENINA É UM ESPANTO DE SENHORA, DE FEMININA E DE COZINHEIRA. QUE DEUS “NOSSO SENHOR” A GUARDE LONGE DE MIM…ÀMEN
    BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS, BEM COMIDOS E BEBIDOS, MAS NÃO ACABEM COM O NOSSO FIEL AMIGO, CARAMBA…
    C.LOPES

  7. Olá
    É isto que eu gosto porque parece mesmo bom e é simples!!
    Aproveito para perguntar à Clara, uma dúvida que tenho em relação ao bolo de iogurte e morango… já o fiz várias vezes e nunca fica fofo como o seu parece! 🙁
    O meu fica tipo pudim, !! será que tem a ver com a temperatura do forno?
    Obrigada

    1. Comprei Mónica. São da Guloso, mas não são de lata, são uns pacotes tetrapak. Por isso digo que se comprarem simples devem temperar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.