O frango é uma carne versátil, barata e que é perfeita para pratos rápidos e deliciosos como este.

Tantas vezes compramos frango e tantas vezes repetimos os mesmos pratos, que esta receita vem bem a calhar para variar nos sabores e na apresentação, nomeadamente nos almoços e jantares durante a semana em que não temos muito tempo ou paciência para estar na cozinha.

Esta tomatada de frango tem outra vantagem: é toda feita apenas numa frigideira, o que nos poupa o trabalho de andarmos a lavar muita loiça. E neste caso nem vai para o forno, faz-se tudo no fogão.

Não adoram pratos assim? Tudo simples, pronto em pouco mais de meia hora e sem perder no sabor?

Aqui temos os sabores mediterrânicos, o azeite, o alho, o tomate, as azeitonas, o manjericão, num molho que borbulha e apura durante 20 minutos, o tempo necessário para cozinhar a carne.

Usei tomate em pedaços – usei duas embalagens de 390 g de tomate temperado, para facilitar. Um de cebola e outro de manjericão e oregãos. Desta forma dispensei estar a picar uma cebola e estar a pelar tomates.

Se optarem por tomate fresco ou tomate simples de lata, refoguem uma cebola pequena bem picadinha, juntando-a na mesma altura do alho, só depois de a pele do frango estar douradinha.

Ah… E juntem um pouco de orégãos na mesma altura do manjericão.

Quanto às azeitonas, as verdes, com caroço, deixei-as cozinhar porque são bem rijas e amaciam um pouco. As pretas, como são mais macias, só as juntei no final para decorar.

Esta receita está feita para 6 pessoas, contando uma perna inteira – perninha e coxa – por pessoa. Se fizerem para menos reduzam um pouco nos restantes ingredientes mas não muito, até porque a carne deve ficar bem aconchegada pelo tomate e, para dizer a verdade, este molho nunca é demais.

Deliciem-se e digam-me como correu!

Se só tiverem peitos de frango aproveitem para fazer a receita de maior sucesso dos últimos tempos, o delicioso FRANGO MOZZARELLA COM TOMATE-CEREJA EM MOLHO BALSÂMICO, carregado de sabores mediterrânicos também. E não se suja mais do que um tabuleiro!