Para um pequeno-almoço tardio ou para um almoço ou jantar mais leve, esta tomatada nunca desilude. Faz também uma bela entrada.

Tomate e ovos é um clássico em vários países, incluindo Portugal.

Alentejo e Algarve têm as suas receitas mais típicas de tomatada.

Os países do Médio Oriente e alguns do Norte de África têm a Shakshuka.

Itália tem os seus Ovos no Purgatório a que se adiciona pimento e queijo parmesão ou mozarela a finalizar… além do manjericão claro.

E até os mexicanos têm a sua versão com feijão, servido na tortilha: os conhecidos Ovos Rancheiros.

Há para todos os gostos. Em tempos de carestia os povos do mundo usavam o que a horta e a criação de animais lhes davam, ou o que era mais barato, e não deixa de ser curioso como todos chegaram à conclusão de que ovos com tomate são uma conjugação perfeita.

Hoje trago-vos a versão mais simples de todas – que ficam pronta em 30 minutos – e que podem enriquecer com legumes (cogumelos, pimento, curgete, beringela, etc) se quiserem por exemplo limpar o frigorífico.

Mas esta versão base já é muito boa. E eu gosto dela assim, sem encher e sem complicar.

Em que ocasião posso servir este prato?

Pode ser num daqueles pequenos-almoços tardios, o típico Brunch, ou num almoço ou jantar mais leve, sem carne, ou em última análise até como prato de entrada. Quem não adora ovos escalfados?

Do que preciso para fazer esta receita?

Para uma tomatada precisamos de tomates que podem ser frescos ou, para nos facilitar a vida, podemos usar de lata.

Além disso precisamos de azeite, cebola, alho, pimenta rosa, sal, pão, ovos, salsa e manjericão.

Usando tomates de lata o ideal é usar dos esmagados (crushed tomatoes) ou em última análise, em pedaços. Não convém que fique com pedaços muito grandes por isso, se acharem necessário, ou se comprarem os pelados inteiros, podem sempre esmagá-los ou triturá-los um pouco.

Se em vez de lata quiserem usar tomates frescos, usem o equivalente, ou seja, 800 gramas, e vejam a dica sobre como pelar tomates de forma simples e rápida – AQUI.

E os temperos da tomatada?

Nesta receita apenas uso pimenta rosa, além do sal, e finalizo com salsa e manjericão, mas podem improvisar e adaptar a gosto, seja nas aromáticas, seja nas especiarias (os cominhos e a paprika são muito comuns na Shakshuka).

Como sei que a tomatada está no ponto para juntar os ovos?

Após cerca de 12 minutos a fervilhar verifica-se se a tomatada está no ponto usando as costas de uma colher para fazer uma concavidade. Se encher rapidamente com muito líquido precisa de um pouco mais de tempo, se se mantiver mais estável, mesmo que com algum líquido, está no ponto para juntar os ovos.

Porque devo abrir os ovos para uma taça?

Os ovos devem ser abertos primeiro para uma taça e não directamente para a tomatada para que não caiam pedaços de casca ou para evitar que a gema se rompa com facilidade.

Além disso, se o ovo estiver estragado pode ser deitado fora antes de se juntar à tomatada.

Como escalfar os ovos no ponto perfeito?

Já aqui vos deixei essa dica na receita Ervilhas com Chouriço e Ovos Escalfados,  mas a perfeição varia consoante os gostos. Eu prefiro com a gema ainda muito cremosa, mas há quem goste dela bem cozida. Nesse caso, mantenham a frigideira ao lume até que a gema esteja no ponto que desejam.

E o Pão? É obrigatório?

Nada na cozinha é obrigatório, tudo pode ser adaptado.

Esta receita pede mesmo por fatias de pão untadas com azeite, tostadas e esfregadas com alho, mas se não gostarem podem usar pão simples tostado ou não usar pão sequer.

Em última análise até podem servir esta tomatada com ovos sobre esparguete, para uma refeição mais consistente.

Façam como mais gostarem.

Poderão também apreciar estas receitas

Ovos Rotos com Cebola e Bacon - Como refeição ou snack rápido os meus ovos rotos levam bacon, além da cebola que lhe dá um toque mais adocicado e macio.
Ervilhas com Chouriço e Ovos Escalfados - Para muitos é o prato mais simples e de maior conforto. Um clássico intemporal que fica pronto em pouco mais de meia hora.
Ratatouille Especial com Ovos Escalfados - Como entrada, prato principal ou acompanhamento este ratatouille é uma excelente forma de introduzir mais legumes na alimentação diária.
Tomatada de Frango com Azeitonas - Rápido, simples e delicioso. Este frango é feito apenas numa frigideira, mergulhado num rico molho de tomate com azeitonas.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 30 MINUTOS
dificuldade: FÁCIL
doses: 4
Para um pequeno-almoço tardio ou para um almoço ou jantar mais leve, esta tomatada nunca desilude. Faz também uma bela entrada.

Tomatada
com ovos escalfados

Tomatada Destaque site
Para um pequeno-almoço tardio ou para um almoço ou jantar mais leve, esta tomatada nunca desilude. Faz também uma bela entrada.
tempo de preparação: 30 MINUTOS
dificuldade: FÁCIL
doses: 4

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 cebola média picada
  • 3-4 dentes de alho picados
  • 800 g tomates esmagados ou em pedaços
  • 1 colher de chá pimenta rosa
  • Sal a gosto
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 2 colheres de sopa de manjericão picado
  • 4 a 8 ovos
  • Fatias de pão
  • Azeite e alho para pincelar e esfregar pão

UTENSÍLIOS:

  • frigideira com tampa

Confecção:

  1. Numa frigideira, que tenha tampa, refogue a cebola no azeite até ficar translúcida. Depois junte o alho e os grãos de pimenta esmagados entre as mãos até que o alho comece a dourar.
  2. Junte os tomates, sal a gosto, uma colher de sopa de salsa e outra de manjericão.
  3. Cozinhe durante 12 a 14 minutos, ou até que o molho não fique nem demasiado líquido nem demasiado denso.
  4. Baixe o lume, faça pequenas concavidades na tomatada e coloque aí os ovos – devem ser abertos primeiro para uma tacinha e colocados cuidadosamente sobre a tomatada para não rebentar a gema.
  5. Depois de estarem todos colocados, polvilhe as gemas com umas pedrinhas de sal, tape a frigideira, desligue o lume e deixe descansar entre 8 a 10 minutos, para uma gema ainda líquida ou meio cozida. Se preferir os ovos bem cozidos, mantenha o lume ligado até chegar ao ponto de cozedura desejado.
  6. Enquanto isso, pincele as fatias de pão com azeite e toste-as de ambos os lados.
  7. Quando prontas esfregue-as com alho cru.
  8. Polvilhe a tomatada e ovos com a restante salsa e manjericão e sirva com o pão tostado.

Notas:

  • Se a tomatada estiver muito ácida junte uma colher de chá de açúcar

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

8 comentários para “Tomatada <br> com ovos escalfados”

  1. Boa noite Clara,

    Gosto muito desta receita que acompanho com figos frescos e me transporta a tempos maravilhosos na companhia de uma amiga que já não está
    Obrigada

  2. Bom dia Clara,
    Esta receita é uma receita que costumo fazer na altura do bom tomate e obrigatória nos jantares de verão. Na minha, coloco depois da tomatada estar pronta, coloco num tabuleiro o pão, a tomatada, os ovos em buraquinhos e por cima queijo e vai ao forno para escalfar os ovos.
    Obrigada Clara por todas as sua receitas deliciosas.

    1. Sim Maria Luisa, tenho uma receita semelhante, tudo igual, menos o queijo, que está no meu primeiro livro. É um clássico alentejano. É uma maravilha! 🙂

  3. Boa tarde, Clara:
    Gosto das suas receitas, bem como da apresentação das mesmas e tenho aprendido bastante a única observação é que penso que seria bom incluir o número de doses por cada receita apresentada.
    Seja feliz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.