Tomate e ovos é um clássico em vários países, incluindo Portugal.

Alentejo e Algarve têm as suas receitas mais típicas de tomatada.

Os países do Médio Oriente e alguns do Norte de África têm a Shakshuka.

Itália tem os seus Ovos no Purgatório a que se adiciona pimento e queijo parmesão ou mozarela a finalizar… além do manjericão claro.

E até os mexicanos têm a sua versão com feijão, servido na tortilha: os conhecidos Ovos Rancheiros.

Há para todos os gostos. Em tempos de carestia os povos do mundo usavam o que a horta e a criação de animais lhes davam, ou o que era mais barato, e não deixa de ser curioso como todos chegaram à conclusão de que ovos com tomate são uma conjugação perfeita.

Hoje trago-vos a versão mais simples de todas – que ficam pronta em 30 minutos – e que podem enriquecer com legumes (cogumelos, pimento, curgete, beringela, etc) se quiserem por exemplo limpar o frigorífico.

Mas esta versão base já é muito boa. E eu gosto dela assim, sem encher e sem complicar.

Em que ocasião posso servir este prato?

Pode ser num daqueles pequenos-almoços tardios, o típico Brunch, ou num almoço ou jantar mais leve, sem carne, ou em última análise até como prato de entrada. Quem não adora ovos escalfados?

Do que preciso para fazer esta receita?

Para uma tomatada precisamos de tomates que podem ser frescos ou, para nos facilitar a vida, podemos usar de lata.

Além disso precisamos de azeite, cebola, alho, pimenta rosa, sal, pão, ovos, salsa e manjericão.

Usando tomates de lata o ideal é usar dos esmagados (crushed tomatoes) ou em última análise, em pedaços. Não convém que fique com pedaços muito grandes por isso, se acharem necessário, ou se comprarem os pelados inteiros, podem sempre esmagá-los ou triturá-los um pouco.

Se em vez de lata quiserem usar tomates frescos, usem o equivalente, ou seja, 800 gramas, e vejam a dica sobre como pelar tomates de forma simples e rápida – AQUI.

E os temperos da tomatada?

Nesta receita apenas uso pimenta rosa, além do sal, e finalizo com salsa e manjericão, mas podem improvisar e adaptar a gosto, seja nas aromáticas, seja nas especiarias (os cominhos e a paprika são muito comuns na Shakshuka).

Como sei que a tomatada está no ponto para juntar os ovos?

Após cerca de 12 minutos a fervilhar verifica-se se a tomatada está no ponto usando as costas de uma colher para fazer uma concavidade. Se encher rapidamente com muito líquido precisa de um pouco mais de tempo, se se mantiver mais estável, mesmo que com algum líquido, está no ponto para juntar os ovos.

Porque devo abrir os ovos para uma taça?

Os ovos devem ser abertos primeiro para uma taça e não directamente para a tomatada para que não caiam pedaços de casca ou para evitar que a gema se rompa com facilidade.

Além disso, se o ovo estiver estragado pode ser deitado fora antes de se juntar à tomatada.

Como escalfar os ovos no ponto perfeito?

Já aqui vos deixei essa dica na receita Ervilhas com Chouriço e Ovos Escalfados,  mas a perfeição varia consoante os gostos. Eu prefiro com a gema ainda muito cremosa, mas há quem goste dela bem cozida. Nesse caso, mantenham a frigideira ao lume até que a gema esteja no ponto que desejam.

E o Pão? É obrigatório?

Nada na cozinha é obrigatório, tudo pode ser adaptado.

Esta receita pede mesmo por fatias de pão untadas com azeite, tostadas e esfregadas com alho, mas se não gostarem podem usar pão simples tostado ou não usar pão sequer.

Em última análise até podem servir esta tomatada com ovos sobre esparguete, para uma refeição mais consistente.

Façam como mais gostarem.

Poderão também apreciar estas receitas

SE FIZEREM ESTA RECEITA

Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!

NAS REDES SOCIAIS

Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha

PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA

Sigam-me no FacebookInstagram e Pinterest

Subscrevam o meu canal no Youtube