O ano lectivo já terminou para milhares de alunos do ensino básico e secundário. Os mais pequeninos do 1º ciclo e pré-escolar só terminam no final do mês, e por isso esta é a altura ideal para partilhar convosco esta receita que os miúdos adoram… e muitos adultos também.
A partir de agora, há muita energia para alimentar nos meses de férias.
“Comida de graúdos” vs “comida de miúdos”
No dia-a-dia, o desejo de qualquer mãe ou pai é que os seus filhos comam o melhor possível, com ingredientes saudáveis e bem confeccionados, mas verdade seja dita, se os deixássemos à solta, com dinheiro na mão e entregues a eles próprios, muitos iriam ao primeiro MacDonald’s, Burger King ou KFC que encontrassem.
Então por que não fazermos pontualmente em casa alguns dos seus favoritos se sabemos que, por regra, os miúdos preferem “comida de miúdos” à “comida de graúdos”?
Um frito uma vez por outra nunca trouxe grande mal ao mundo. É um pouco como as batatas fritas. Eu sou de uma geração em que o melhor que nos podiam dar era um bom bife com batatas fritas. Mas sei que não é para todos os dias.
Estas Tiras de Frango Frito, inspiradas nos Tenders de Frango da famosa cadeia KFC, são precisamente o miminho para esses dias.
Ingredientes necessários
Aqui não coloquei o óleo necessário para a fritura nem o molho que queiram usar, tipo maionese, ketchup, molho rosa, barbecue… o que quiserem.
Para a marinada temos 6 ingredientes. Se não tiverem paprika fumada usem paprika normal.
Na versão original, a KFC usa os tenders de frango, ou lombinhos de frango, que se conseguem encontrar não em todos, mas nalguns supermercados…
e também o famoso buttermilk (leitelho) que aqui é substituído por leite e iogurte natural, metade-metade. Já sabemos pela cozinha indiana, nomeadamente por ESTA RECEITA, como o iogurte amacia a carne de frango. Tão bom!
Para panar são 7 ingredientes, alguns deles repetidos da marinada.
Passo-a-passo
Começamos por cortar os peitos de frango em tiras nem muito finas nem muito grossas.
Eu diria que o ideal é da largura de um dedo polegar ou um pouco mais.
Depois cobrimos com todos os ingredientes da marinada e colocamos no frio pelo menos durante duas horas, mas quanto mais tempo melhor (máximo 24 horas).
Perto da hora de fritar, fazemos a mistura para panar com os ingredientes secos.
Só depois juntamos o leite, pouco a pouco, para criar estes grumos. Ser tiverem dúvidas sobre este passo vejam o video mais abaixo.
Haverá partes da mistura que ficam secas, mas é mesmo assim, até porque os pedaços de frango por causa do líquido da marinada, também vão humedecer mais a mistura.
Tudo pronto na bancada! A mistura para panar, as tiras de frango na marinada e um tabuleiro…
O tabuleiro está forrado. É nele que se colocam as tiras depois de panadas.
Vejam como devem ficar. Com este aspecto irregular com torrões agarrados. É isto mesmo que se pretende.
O óleo deve estar nos 180º para fritar as tiras durante 4 minutos no total. Não convém colocar muitos de cada vez. Se virem que está a ganhar cor muito depressa reduzam ligeiramente a temperatura para os 170º. No caso de estarem a usar uma frigideira ao lume, lembrem-se de que o ideal é que a carne mergulhe no óleo. Com menos óleo terão de ser viradas para fritarem de ambos os lados.
Como sei que óleo está na temperatura certa?
Testem com um cubinho de pão. Se o óleo reagir activamente, está pronto.
Qual o segredo para tiras super crocantes?
É muito simples.
Nunca devemos colocar as tiras sobre papel absorvente de cozinha, já que esse retém o calor no contacto e amolece a crosta que deveria estar estaladiça.
O segredo é este que aqui vêem: as tiras são colocadas sobre uma grelha de arrefecimento que permite a circulação do ar. Sobre o tabuleiro está o papel absorvente, mas apenas para receber os pingos de óleo que possam cair, nunca para estar em contacto com esta crosta maravilhosa!
Como servir as tiras de frango frito?
Pode ser como snack com um molho da vossa preferência; ou cortadas em pedaços e misturadas numa salada verde; ou ainda acompanhadas com um bom arroz. Deixo ao vosso critério!
Vejam como fazer um arroz perfeito.
Posso fazer na AirFryer ou no Forno?
Como é raro fazer fritos, opto sempre por fritar porque o resultado é sempre melhor, e por isso nunca testei outros métodos.
Diria que a AirFryer dará melhor resultado do que o forno, ao nível da crocância, mas nada como testar. Se testarem uma ou outra versão peço-vos que deixem a vossa opinião na caixa de comentários.
Outras receitas com peitos de frango
Se estas tiras não são o que procuram, carreguem AQUI e vejam todas as receitas em que uso peitos de frango. São muitas e de várias origens.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
10 thoughts on “Tiras de Frango Frito <br> (ao estilo KFC)”
Olá, experimentei hoje ao jantar, não fazia ideia qual era o segredo deste frango relativamente ao panado. Ficou uma maravilha, toda a gente adorou aqui em casa. Obrigada
É ainda mais crocante 🙂 que bom Gabriela! 🙂
Gostava de saber se alguém efectivamente experimentou no forno, se deu bom resultado. Obg ☺️
Ana, eu nunca testei no forno. Duvido que ganhe o mesmo grau de crocância. Mas fazer faz-se e se fizer partilhe a sua experiência se puder. Obrigada.
Que maravilha!!!
Obrigado!!!
Eu e os meus netos adoramos o frango feito “a lá KFC” e, pensava eu, que aquele crocante era de no panado eles utilizarem panko, mas graças a si, vi que não leva nada de pão ralado.
Vou experimentar fazer e depois convido os netos para virem testar.
Mais uma vez, muitíssimo obrigado tanto pela qualidade como pela excelente descrição de todas as suas receitas.
É verdade. Parece que é panko, mas na verdade não é 🙂 se bem que hoje já se encontra panko muito facilmente, mas de qq modo, aqui a solução é diferente e o resultado é mesmo muito bom. Espero que eles gostem! Obrigada!
Eatou a fazer hoje para o jantar, mas como a quantidade era muito conegelei uma parte, e pergunto depois fritam-se congelados ou deixa-se descongelar, muito obrigada pela receita, ja experimentei fazer várias e foram todas um sucesso.
Patrícia, por regra pode ser congelados, mas também pode ser semi descongelados. Eu diria para os deixar descomprimir um pouco do frio antes de fritar.
Esta receita fez sucesso cá por casa! Obrigada
Que bom Dina! Muito obrigada! 🙂