Tiramisù!
Ou como se diz em jeito de brincadeira: “Tira-me isso… (da frente) senão como tudo!”
Esta receita foi-me passada pela Chef Cristina Cecchini Saulini que me deu um curso intensivo de culinária italiana em 2001. É uma delicia. Só troquei o Rum por Amaretto, porque gosto mais.
Tenho de confessar que sempre que vou a um restaurante italiano tenho de provar o tiramisù, porque acho que é um dos melhores indicadores sobre a qualidade da casa, e acreditem… já apanhei muitas desilusões.
O Tiramisù é uma receita muito simples, não vale a pena estar a inventar. Então porque se adulteram as receitas? Porque se sacrifica a textura, por exemplo, em nome da aparência? Para quê fazer um tiramisù que se corta numa fatia perfeita, como um bolo ou pudim, se se sacrifica a cremosidade? Não entendo.
Depois de ter esta receita nunca mais mudei. É sempre esta. Porque, para mim, é perfeita, e sempre que a faço, os comentários só confirmam essa minha opinião.
Tenho regras base de que não prescindo:
Os palitos têm de ser la reine tradicionais – vejam a receita dos meus Palitos La Reine Caseiros e usem-nos para o tiramisù. Se não os fizerem ou não conseguirem comprar dos tradicionais, há no mercado umas embalagens com palitos mais macios. Evitem os palitos de champanhe, aqueles mais finos e duros.
O café é expresso e quanto mais forte melhor.
A passagem dos palitos pelo café ainda morno – não quente – é muito rápida, para evitar que fiquem ensopados, encharcando o creme.
O licor é o amaretto – porque gosto mais. Na receita que a Chef Cristina me passou, usava rum, mas, para mim, o amaretto dá-lhe mais personalidade italiana.
Muitas receitas tradicionais italianas usam o Marsala, um vinho generoso produzido na região da Sicília e que na sua versão doce é muito usado em sobremesas.
O açúcar é o amarelo – se bem que muitas receitas usam o branco, eu prefiro o sabor e a textura que lhe dá o açúcar amarelo.
Finalmente, polvilhar com cacau magro em pó, só na hora de servir.
E pronto, é só isto.
Uma receita simples e irrepreensível de uma sobremesa de sucesso em todo o mundo.
Tem a vantagem de poder ser congelada – prepara-se tudo, cobre-se com película e congela-se, sem se polvilhar com cacau. Um dia antes de se servir, retira-se do congelador, coloca-se no frigorífico e só na hora de ir para a mesa é que se polvilha com cacau.
Esta é também a base da minha Charlotte de Tiramisù, que fiz para celebrar o dia da Mãe, mas no caso da charlotte, para manter a forma, o creme leva um pouco de gelatina. De resto tudo igual e tudo igualmente delicioso.
Quem vai experimentar?
67 comentários para “Tiramisù”
Olá Clara! Antes de mais obrigada pelas suas receitas, adoro! Quando quero uma receita especial, ou diferente, ou vegetariana, ou rápida, lá vou eu consultar os seus livros e o seu site. E saem sempre muito bem. Adoro as instruções e dicas, muito claras e fáceis de seguir! Mas esta receita não me saiu bem. Ficou um bocado líquida . Li outros comentários com o mesmo problema, e as suas respostas. Da próxima vou ter em atenção aos palitos e ao merengue. Mas fiquei com uma dúvida quando vi o vídeo, qual o tipo de açúcar amarelo que usa? Pareceu-me açúcar amarelo em pó? Eu usei açúcar amarelo granulado da Sinaga, porque não encontrei outro, e acho que isso é que estragou a receita. Mas apesar de tudo a estava muito saboroso!
Oh Teresa que pena. O açúcar amarelo não é nunca o granulado. É sempre o areado. Esse granulado é o açúcar mascavado, não dá para esta receita. E sim tenha muita atenção ao tempo em que passa os palitos pelo café. Tem de ser uma passagem rápida. Tente de novo e siga todas as instruções e vai certamente correr bem. Bom ano!
Olá Clara, experimentei a receita do tiramisu e dos palitos la reine e tenho a dizer que sairam ambos muito bem! O tiramisu ficou delicioso! Obrigada
Pois fica 🙂 e super sedoso como deve de ser 🙂 Obrigada Dora!
Muito boa tarde Clara!
Tenho os seus livros de culinária e que não abdico dos mesmos quando tenho que fazer algo de bom. É uma receita divina e faço como diz, nunca ficamos mal com a mesma e fazendo como diz dá para uma família e vai tudo num iinstante.
Obrigada,
Para quando um novo livro? Gosto muito da sua apresentação no telejornal e na forma como se veste. Quem é a sua marca de roupa?
cumprimentos e saudações cordiais.
Maria Silva
Olá Maria, muito obrigada pelas suas palavras 🙂 não tenho tido tempo para mais, um novo livro só quando estiver com menos trabalho. Quem me veste é a Sacoor tal como aparece no cartão no final do jornal. Muito obrigada mais uma vez!
Olá Clara, como está? Fiz esta receita e de sabor ficou muito bom mas ficou demasiado liquido mais parecido com uma baba de camelo do que com tiramisu será que os ovos eram muito grandes? Usa ovos tamanho L ou M?
Obrigado.
Olá, uso quase sempre L. Se ficou mole tem três situações comuns. A mais comum é encharcar demasiado os palitos no café. Aquilo tem de ser um bate e foge. Outra situação menos comum é não bater mesmo bem as gemas com o açúcar, ou as claras em castelo. Ah e a qualidade do mascarpone também conta mas raras vezes é por aí. Tem de ver o que aconteceu porque nunca me fica líquido. Tem de tentar de novo. 😉
Também me aconteceu o mesmo: apesar de saboroso, ficou demasiado líquido. Vou prestar mais atenção da próxima vez.
Carlos o creme tem de ficar bem denso. Tudo tem de ser muito bem batido. Mas a maior parte das vezes esse líquido não é do creme é de demolhar demasiado os palitos. No café quente a passagem tem de ser muito rápida senão absorvem demasiado. Não se esqueça disso da próxima vez que fizer. Bom ano!
Boa noite clara as 4 tapitas de amareto quandos mililitros sao porque a minha tapa é diferente da que voçë usa .. obrigado pelas maravilhosas receitas …..
Helena não sei ao certo mas duas tampinhas dão mais ou menos uma colher de sopa. ☺️
Ola Clara descreve tudo de uma forma tão simples adoravel , muito obrigada pela partilha de estas receitas tão gostosas
Fatima L.
Faça este tiramisù que vai adorar Fátima!
Olá Clara,
Espero que se encontre bem.
Embora normalmente não comente páginas web, tive vontade de escrever na sua. É excelente, gosto muito das suas receitas apresentadas com muita elegância e um toque de simplicidade que me fizeram ter vontade de experimentar.
O seu tiramisu foi muito apreciado no primeiro jantar pós-quarentena que fizemos cá em casa. ( obrigada Clara, por me fazer passar por uma excelente doceira!) E as suas bolas de Berlim fizeram o meu filho de 6 anos recordar-se do verão do ano passado em Portugal quando foi visitar a sua Mamie o Papi. Estou agora com vontade de experimentar o seu arroz doce, e para o seu bolo de mousse de chocolate vou ter que arranjar uma desculpa qualquer para fazer algo tão deliciosamente calórico :).
Obrigada Clara e um bem haja para si e para os seus.
Olá Joana! Que bom que fez sucesso 🙂 é o objectivo 😉 Em relação ao bolo mousse ele é de facto um portento a todos os níveis e tem mesmo de encontrar um dia bem especial para o servir. Lembre-se apenas de que se o fizer num dia de muito calor convém mantê-lo no frio o máximo de tempo possível. Um beijinho!
Óla Clara. bom dia. Já tinha visto algumas de suas receitas. Mas hoje que estou mais predisposta a estar a pesquisar estou fascinada é tudo uma maravilha, Tenho que experimentar muita coisa pois não tenho tempo para tudo. Agora que tinha até de sobra, parti o braço direito. Enfim coisas da vida. Desejo-lhe as maiores felicidades no seu percurso de vida. DEUS a abençoe. Fatinha Rodrigues
Oh Farinha desejo-lhe rápidas melhoras para regressar à acção 🙂 beijinho.
Olá Clara, muito obrigada por mais uma receita que parece ser maravilhosa. Vou experimenta la em breve. O que acha de fazer o tiramisu 24 horas antes? Por exemplo hoje a noite para comer no jantar de amanhã? Será que estraga mesmo estando no frigorífico? Muito obrigada
Olá Mariana, pode fazer sim, mas como digo, só polvilhe com cacau na hora de servir. Também é muito importante que não encharque muito os palitos La Reine para não ficar com líquido no fundo.
Olá Clara, vou experimentar fazer esta receita (nunca fiz!). Acha que posso usar vinho do Porto como licor em vez do licor Amaretto?
Obrigada
Olá Clara, sim pode usar o licor que quiser. Não fica mais como o original que é feito ou com rum, amaretto ou marsala, mas fica a seu gosto.
Realmente o amaretto fez diferença .muito melhor gostei mais obrigada
Que bom! Obrigada São. 🙂
Bom dia .
Não conhecia este site.
Estou a gostar muito, pela forma genuína da escolha e da apresentação dos seus pratos.E dos textos, das respostas aos comentários, tudo.Muitos parabéns por mais um sucesso.
Mas já agora e sushi,para quando?
Porque eu adoro e gostava de aprender …e porque uma vez vi uma entrevista sua,sobre ter tirado um curso.
Obrigado e muitas felicidades.
Obrigada Pedro. Não tive tempo ainda de passar para o site. Encontra as que já filmei no meu canal do youtube.
Olá clara, já fiz esta receita duas vezes uso exatamente os mesmos ingredientes fica muito bom, mas o creme fica muito liquido. Beijinhos
Rosa, se fica muito líquido, algo está a fazer que não está bem. Eu já a fiz vezes sem conta e muitas outras pessoas a fizeram e mostraram o resultado na minha pagina do FB e fica sempre bem, macio mas consistente. Pontos fundamentais para ficar bem. Usar mascarpone mesmo. Um bom mascarpone. Bater as claras com o açúcar até ficar merengue. Bater as gemas com açúcar até ficar gemada bem consistente e cremosa. Não encharcar os palitos no café para não babarem líquido para o creme e não criarem uma camada líquida na base – é como digo na receita uma passagem rápida. Se garantir que estes passos estão mesmo bem não tem forma de ficar com creme líquido.
Boa noite! Gostaria de saber onde se encontra o amarelo o açúcar amarelo e o queijo. OBRIGADA.
Telma, encontra tudo num supermercado.
Clara, foi a primeira vez que fiz Tiramisu segui a receita à risca e ficou excelente, obrigada.
Obrigada Beatriz!
Olá Clara,
Já fiz a receita e… uma vez mais… ficou deliciosa!!!!
As suas receitas são sempre infalíveis. Assim é tão bom cozinhar para os nossos! Recebemos elogios de certeza!
Uma vez mais obrigada pela partilha.
Se todos nós fizéssemos como a Clara, o mundo era bem melhor
Que bom Isabel! Fico super feliz com isso e claro, é tão bom ter esses elogios 🙂 Obrigada!!
Olá Clara.
Fiz os palitos la reine, e ficaram maravilhosos. Ficaram um pouco diferentes uns dos outros,
(uns maiores outros mais pequenos ) mas para a próxima já ficam melhores. Agora só falta fazer o tiramisu. Obrigada pela partilha
Ficam do tamanho que quiser Luísa, só tem de fazê-los iguais. E sim, é sempre a melhorar 🙂
Adoro tiramisú! A sua receita é igual à minha… só que uso Kahlua
Com Kahlua nunca experimentei. Interessante 😉
Eu vou fazer este mas deixo a sugestão de um restaurante italiano maravilhoso com um dono atencioso e nada pretensioso onde eu gosto imenso de ir. Aqui comi o melhor tiramisu (e crumble de maçã tb) de sempre!
Tutto combinato na zona de Odivelas. Restaurante excelente num sitio improvável, decoração vintage tudo pensado ao pormenor!
Agora vou fazer o seu
Bem haja!
Obrigada Doroteia! 🙂
Obrigada Clara! Pelas saborosas receitas que tem publicado comecei pelo Tiramisu excelente , logo bacalhau com broa, excelente! Muse de morango, hoje o bolo de yorgute Excelente! . Para mim que apenas sei fazer umas coisas, acho que as receitas são acessíveis e excelente!!! Muito saborosas obrigada um beijinho lurdes
É mesmo assim, entusiasma-se e vai fazendo mais diversificado. Que bom que tem gostado Lurdes! Obrigada!
Bom dia! Mais uma proposta espetacular! Hoje vou dedicar-me aos croquetes… Ah! Achei o máximo a foto com o gatito. Sucesso e obrigada!
Obrigada Adelaide!
Olá Clara de Sousa,
As suas receitas são deliciosas.
Já fiz o tiramisú e o bolo rápido de iogurte e morangos.
Obrigada!
Boa Albertina, obrigada!
Bom dia Clara. Experimentei no natal passado a sua receita de arroz doce para fazer para o meu marido. Sim porque eu não aprecio e como correu muito bem, quando vi a receita de tiramisu não hesitei em escolher para experimentar. Certamente sairá bem também desta vez.
Siga todos os passos tal como digo que irá correr bem. Use um bom queijo mascarpone. 🙂
Olá Clara, que maravilha, uma receita de Tiramisù, a minha sobremesa favorita de longe!!! Costumo usar também uma receita da Io Apoloni muito boa com Rum, mas vou experimentar a sua que me parece também uma delícia.
Obrigada.
A receita da Io segundo vejo é super boa, apesar de nunca a ter experimentado as pessoas falam maravilhas, mas acredite que esta também é maravilhosa, muito cremosa e leve. Experimente sim. Obrigada!
Sou italiana e a receita que usamos há gerações na minha família é mesmo parecida com esta..como licor usamos marsala ou ruhm escuro (até prefiro este último), ou mesmo nada, se houver quem não goste. É tão simples fazer um bom tiramisu, mas é tão fácil encontrar maus .. normalmente porque há quem junte natas batidas ou use um café muito aguado.
É isso mesmo Alice. A Chef italiana que me ensinou usava rum, eu gosto mais do amaretto, mas podemos usar o licor de que mais gostamos. Mas é verdade. É tão simples fazer um bom tiramisù que até dói quando se estraga.
Hei de experimentar com Amaretto porque também gosto.. nunca provei no tiramisù!
Boa noite Clara
Gosto de tiramissu mas gostaria de encontrar uma receita alternativa sem ovos. Não gosto de usar ovos crus.
Conhece alguma versão sem ovos.?
Obrigada. Maria Azevedo
Olá Maria, não conheço. Talvez na cozinha vegan tenham já experimentado, mas eu francamente não conheço. De qualquer forma qualquer tiramisú que se faça sem ovos não é tiramisù, ficará sempre algo muito diferente. Mas posso tentar procurar e dizer-lhe.
Olá Maria estive a procurar e encontrei duas opções. Uma leva ovos, mas é um creme ligeiramente cozido e assim não usa crus, uma espécie de creme de pasteleiro mais leve e é usado em camada separada do resto. A outra versão que encontrei leva 200 ml de natas, 250 g de mascarpone, 1/3 de chávena de açúcar em pó e 1 c. chá de extracto de baunilha, tudo batido até engrossar. Demolham-se palitos em café e cobre-se com creme. Só isto. Talvez esta seja mais do seu agrado.
Muito obrigada Clara.
Vou experimentar esta receita.
Parece-me muito boa.
BOA Páscoa para si e família.
Maria Azevedo
Obrigada e para si também Maria!
O Amaretto tem muito alcool? Dará para meus netos comerem? Não fará mal? Obrigada
Tem o normal dos licores, mas se isso a deixa preocupada não use Fernanda.
Quando faço tiramissu, reservo uma parte para fazer em tigelas individuais para a miudagem e nesta versão uso o Nesquik e tiro o café e o álcool (no meu tiramissu costumo usar vinho do Porto), mas os palitos corto-os de modo a ter pequenos cubos para colocar apenas 2 ou 3 cubinhos por tigela.
Qual a marca do mascarpone que aconselham? Quanto aos palitos, tenho usado sempre os palitos de champanhe..tenho então de experimentar os da Du Bois (são estes os tradicionais/palitos la reine que a Clara se refere?)
Qualquer mascarpone serve Vitor. Quanto aos palitos eu aconselho a fazê-los – tem receita no site – ou a comprar. Tradicionais são os que se compram nas pastelarias, os verdadeiros. Também já vi à venda no Jumbo. Os industriais mais parecidos são esses da Du Bois, não conheço mais nenhuns. Os palitos la reine são macios, desfazem-se na boca. Esse que usa são palitos de champanhe, não são la reine.
É a minha sobremesa favorita. Tenho, pelos menos 3 versões de como a fazer. A preferida é uma da actriz Io Apolloni, vou tentar esta com a dica dos palitos tradicionais.
Obrigado
Eu nunca fiz a da Io, sei que é muito boa. Mas teste esta sim e com os palitos a sério 😉 Que licor usa a Io?
A Io usa rum escuro, o café é de chaleira italiana e mete-se um pouco de essência baunilha.
Estes com os palitos caseiros, promete pois deve ficar mais suave
Se não lhe apetecer fazer os palitos – aconselho a fazer porque são super fáceis – a melhor alternativa são uns palitos da Mousse d’Or de textura fofa. A minha mãe chamava-lhes dedos de dama :). Eles têm duas versões. Os de champanhe, longos e mais secos e estes: http://www.duboisdelaroche.pt/pt/catalogo/especialidades/biscoitos-com-ovos/mousse-d-or/mousse-d-or-200g/
Adoro uma sobremesa excelente… difícil parar de comer.