Para mim, a melhor tarte de maçã do mundo! Receita tradicional da mãe, claro!

Esta é uma das receitas doces que, tal como o ARROZ-DOCE, mais identifico com a minha mãe.

Uma tarte básica, em que o ingrediente principal brilha. A maçã. No caso, a maçã reineta.

Cresci a vê-la fazer esta tarte dezenas e dezenas de vezes. Muitas delas, com a responsabilidade de ser eu a descascar as maçãs e cortá-las em fatias. Nem demasiado finas, nem demasiado grossas, mas sempre com alguma exigência de perfeição, porque “os olhos também comem.”

Outra exigência: a massa.

Não me lembro de alguma vez a minha mãe ter comprado massa quebrada – nem tenho memória se já existiriam à venda. Provavelmente só apareceram muitos anos depois de a fazermos vezes sem conta, mas mesmo assim, nunca entrou massa de compra.

A massa quebrada de compra é do escalão dos distritais. A massa que fazemos do zero – e que é tão simples de se fazer – é da Liga dos Campeões. Não há comparação possível.

Os meus dedos habituaram-se desde cedo a forrar a tarteira com esta massa. Até muito mais tarde, nunca a tinha estendido com rolo, era sempre pedacinho a pedacinho, pressionando bem, ajeitando aqui e ali, retirando excessos de massa de um lado e colocando-os noutro até cobrir a tarteira por igual, garantindo que as paredes da tarteira não ficavam mais grossas de um lado e mais finas de outro. Era um trabalho de foco e de esforço para atingir o resultado mais perfeito possível.

Muitas vezes penso que este meu traço de personalidade de prestar muita atenção aos detalhes e de ser exigente tanto com o conteúdo como com a forma, vem desse tempo, dessa formação.

Esta tarte é maravilhosa porque tem tudo de bom: uma boa massa caseira, as deliciosas maçãs reinetas tão macias e com aquele sabor tão distinto, e ainda um creme de açúcar e ovos que serve apenas de cobertura ligeira para manter tudo mais docinho e ligado.

Algumas pessoas que fizeram esta tarte de maçã, desde que publiquei a receita no meu 1º livro, tiveram alguma dificuldade em conseguir acertar neste creme da cobertura.

Eu sempre achei que a receita era clara, mas, por via das dúvidas, reforço este aspecto: sim, é só uma colher de sopa de água e uma colher de sopa de manteiga ou margarina e não se pode deixar ferver. É só um calorzinho, sempre mexendo, até a manteiga derreter.

Outras dizem que acham que a tarte fica muito doce – se preferem menos doce basta reduzir o açúcar para 200 g que deve ficar mais equilibrada.

Eu publico aqui a receita tal como sempre fiz. Mas adaptem esta parte a gosto.

Se gostam de Tarte de Maçã não deixem de a fazer… seja no Dia da Mãe, seja noutro dia qualquer do ano.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 40 minutos
tempo de forno: Até tostar
dificuldade: Fácil
rendimento: 1 tarte
Para mim, a melhor tarte de maçã do mundo! Receita tradicional da mãe, claro!

Tarte de Maçã
(Receita da Mãe)

tarte maçã destaque
Para mim, a melhor tarte de maçã do mundo! Receita tradicional da mãe, claro!
tempo de preparação: 40 minutos
tempo de forno: Até tostar
dificuldade: Fácil
rendimento: 1 tarte

Ingredientes:

MASSA QUEBRADA
  • 250 g de farinha de trigo T65 sem fermento
  • 150 g de manteiga ou margarina, fria
  • 1 ovo
RECHEIO
  • 3 a 4 maçãs reinetas
  • 1 colher de sopa de água
  • 1 colher de sopa de manteiga ou margarina
  • 250 g de açúcar 
  • 3 gemas

UTENSÍLIOS:

  • tarteira 26 ou 28 cm de diâmetro com fundo amovível

Confecção:

Faça a massa quebrada
  • À mão: esfarele a farinha com a manteiga/margarina. Junte o ovo inteiro. Envolva até ligar bem, sem amassar muito. Deixe a massa repousar 15 minutos antes de usar.
  • No processador de lâmina ou batedeira com acessório de pá (misturador): Misture a farinha com a manteiga/margarina. Junte o ovo quando a manteiga/margarina estiver muito bem envolvida na farinha. Deixe repousar 15 minutos antes de usar.
  1. Forre a base e as paredes da tarteira.
  2. Descasque as maçãs, retire-lhes os caroços e corte-as em fatias nem muito finas nem muito grossas.
  3. Disponha as fatias ligeiramente sobrepostas em fila e em círculo, sobre a massa.

  4. Leve a lume brando a água, a manteiga/margarina e o açúcar, sempre mexendo só até a manteiga/margarina derreter, sem deixar ferver ou engrossar.
  5. Retire do lume e deixe arrefecer um pouco. Depois junte as gemas, uma a uma, mexendo rapidamente para não cozerem com o calor.

  6. Distribua este creme sobre a maçã – se necessário espalhe bem com uma espátula – e leve a forno pré-aquecido a 200º C até tostar.

  7. Sirva simples ou com uma bola de gelado.

Notas:

  • Se não gosta de tartes muito doces reduza um pouco no açúcar.

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

101 comentários para “Tarte de Maçã <br> (Receita da Mãe)”

  1. Olá Clara,
    Fiz a receita e também cá em casa todos acharam muito doce embora tenha cortado o açuçar para 175g. Penso que isto se deverá à quantidade de creme e de maça, porque usei apenas uma camada de maça (reineta mas que não era ácida) e o creme cobriu toda a tarte (afogando as maças), ficando demasiado doce. Talvez se reduzir a quantidade de creme resolva.
    Relativamente à massa ele ficou um pouco esfarelenta demais, é normal? O que poderei ter feito de errado?

    1. Isa, a massa é quebrada por isso quebra com facilidade. Fica muito macia. Sim é normal. Usou manteiga ou margarina? Quanto ao doce é de facto bem doce. É uma receita antiga e muitos seguidores como já sabem e eu até refiro isso na receita, acabam por cortar no açúcar. Quanto ao creme não há problema em afogar as maçãs desde que no topo se veja maçã e não apenas creme. O que acho que pode fazer é cortar fatias mais grossinhas e incliná-las para terem altura quando as distribui em toda sobre a massa. Beijinho!

      1. Muito obrigada pelas dicas Clara, é cá das minhas, adoro cozinhar, reativa memórias de infância, cheiros, sabores,… e proporciona sentimentos de segurança, pertença e tranquilidade,… é a casa transformada em LAR!
        quanto à sua questão usei manteiga mesmo, não sei se é melhor ou pior.
        bjs

        1. Pois, deveria ser melhor porque solidifica em frio, ao contrário da margarina que fica sempre cremosa. A minha mãe sempre usou vaqueiro, dos blocos de quilo, e ficava sempre espectacular. Eu sou mais da equipa da manteiga 🙂 e usou a farinha indicada ou usou a farinha normal para bolos?

  2. Boa tarde, já ando a namorar está tarte há algum tempo mas fiquei com uma dúvida: quando diz para deixar repousar a massa 15m antes de usar é fora do frigorífico? E posso estender com o rolo? Parece mais fácil. Obrigada

    1. Olá Cláudia. É descanso à temperatura ambiente. Esta massa é muito macia para ser esticada com rolo. É para ser colocada à mão. Mesmo que a coloque no frio e a estenda entre folhas de papel vegetal, o mais natural é que ela se parta ao colocar. Mas teste. Tb não se perde nada. Se não conseguir, faz à mão como eu faço no vídeo. Tenha atenção ao creme que é onde nem sempre corre bem. Só um calor leve para derreter a manteiga. Em alternativa derrete-se a manteiga e junta-se o resto fora do lume. Vai correr bem.

      1. Olá Clara,fiz esta receita e ainda não provei. No entanto a massa quebrada depois de cozida parece esfarelar-se. É normal ou fiz alguma coisa errado.….?

        1. Sim Marisa. Fica uma massa quebrada muito macia. É bem diferente da massa de compra. Que goste dela mais dura, mais tipo bolacha, terá de colocar mais manteiga. Obrigada!!

    1. Olá Clara,
      Hoje fiz esta receita mas com massa quebrada de compra,e não saiu bem.
      A tarte ficou líquida, ainda voltei a por mais algum tempo no forno, mas não resultou.

      Obrigada
      Bom fim de semana

      1. Olá Ana, líquida? Mas de onde veio o líquido se ela não tem? Tem um creme de gemas que agrega com o calor. E tem maçãs. Que maçãs usou?

  3. Guida Maria Sousa Baptista

    Boa tarde Clara muito obrigado pelas receitas que nos proporciona. São todas fantásticas muitas delas já por mim experimentadas. Bem aja. Guida

      1. Fernanda Gomes da Silva

        Boa tarde.
        Hoje decidi fazer a receita da tarte de maçã que fico deliciosa!
        Retirei 50 gr ao açúcar e utilizei o amarelo.
        Vou confessar não consegui resistir a comê-la ainda morninha
        Obrigada pela partilha bjs

  4. Olá Clara, de facto a tarte de maçã é muito boa, com uma bola de gelado fica óptima para um pós-almoço de domingo.

    Espero que esteja tudo bem consigo, o meu afilhado Vilaça adora-a, está sempre a pedir para mudarmos para as notícias da Clara se lhe puder mandar um beijinho, o pequeno já ganhava o dia.

    Beijinhos

  5. Moisés de Oliveira santos

    Clara,
    Espero encontra-la bem.
    Este fim de semana fiz a receita ( da Mãe ) tarte de maça reineta. Apenas fiz uma pequena alteração a nível do componente açúcar : utilizei Açúcar de coco ( 50 % do peso ) e mascavado mas em menor percentagem. Temos que reduzir no açúcar, para proteger a nossa saúde ….
    Quero partilhar que ficou excelente, um pouco mais escuro o molho devido a cor do açúcar de coco.
    Com toda a sinceridade foi a melhor tarte de maça que cozinhei e comi até hoje. Esta claro que vou repetir mais vezes. Talvez partilhe uma foto no Instagram.
    Obrigada e fique bem , cuide-se e sempre em segurança : 20- 2- 0 ( 20 segundos para lavar as mãos / 2 metros de distancia / 0 de complacência em todas as situações.

    1. Olá Moisés, que bom que resultou e gostou :). É verdade que é bastante doce, mas sempre foi assim que a comi e para mim, com as reinetas ácidas, está no ponto perfeito, mas para muitas pessoas está demasiado doce. Assim sendo é melhor retirar, tal como refiro na receita. Essas substituições que fez não interferem mesmo nada, e portanto foram muito bem aplicadas!

  6. Boa noite, Clara, adoro ler as suas receitas e dicas, fico sempre com água na boca, não sou muito de cozinha, portanto não as como, saboreio apenas, os ingredientes e as suas deliciosas imagens.
    Tenho de lhe agradecer esta fabulosa tarte que me fez recordar a infância, pois também eu ajudava a minha Mãe na confeção desta tarte que toda a gente pedia e era de facto excelente e simples de fazer.
    Ainda hoje, quem provou e conhecia, fala da famosa tarte da tia Lila, não faltava em nenhum almoço ou jantar de família. Muito obrigado por me ter proporcionado esta recordação.
    Bem haja. Os meus melhores cumprimentos e excelente Ano 2021.

    1. Luis eram da mesma geração provavelmente e na altura havia clássicos que todas faziam igual, tivessem mão para tal. Há quem a ache muito doce. Eu não. Para mim é assim que está perfeita e me leva a esses tempos tão aconchegantes. Obrigada!

  7. Boa noite Clara

    Fizemos esta receita aqui em casa com menos açúcar pois não gosto de coisas demasiado doces.
    Sou fã de sobremesas com maçã e digo-lhe que esta tarte de maçã é a melhor que comi até hoje. Bendita seja a sua mãe ehehe. Obrigado pela partilha.

    1. Olá Pedro, o ponto de açúcar varia tanto, mas antigamente de facto não se poupava no açúcar e esta é puxadinha 😉 fez bem em cortar. Muito obrigada! E desejo-lhe um excelente ano!!!

      1. Boa tarde Clara
        No dia da mãe fiz a tarde de maçã, com algumas alterações. Maçã amarela, era a que havia, farinha com fermento, era a que havia e no açúcar coloquei apenas 200g, 100g de mascavado e 100g de açúcar de coco.
        Estava excelente
        Obrigada

      1. Clara Martins Bacelo

        Boa noite Clara, fiz a Tarte de leite e canela e ficou ótima; com sempre receitas muito boas , tb acho deliciosa a de maçã . Páscoa Feliz

  8. Boa noite Clara, aqui de Angola!
    Fiz hoje a receita. Na falta de maçã reineta, utilizei maçã golden.
    Segui todos os passos e, sem querer fazer redução na quantidade de açúcar, reparei que apenas tinha 110g. Era tarde de mais para desistir e continuei com os ingredientes que tinha! O resultado foi fabuloso! Super deliciosa!
    Aconselho fazer com maçã golden e 110g de açúcar.

    Obrigada pela partilha.

    1. Sim. Menos açúcar funciona bem. Antigamente as reinetas deviam ser mais ácidas. Acho que é por isso que se carregava mais no açúcar 😉

  9. Fiz ontem esta tarte. O recheio não correu muito bem, mas o sabor estava excelente. Agora que vi o vídeo, apercebi-me dos erros que cometi. Vou tentar novamente, porque vale a pena! Obrigada por partilhar as suas receitas.

  10. A melhor tarte de maçã que já fiz. Reduzi o açúcar para 150gr e ficou ótima. Agora quero visitar as outras receitas.
    Já a admirava como jornalista agora fiquei fã pelos cozinhados.
    Um bem haja

    1. Olá Clara! Adoro as suas receitas e quero experimentar fazer este sábado a sua receita de tarte de maçã. Contudo, não gosto da maçã reineta e queria fazer com a verde ou a vermelha. Acha que resulta bem?

      1. Claudia há pessoas que dizem que tiveram recheios mais líquidos e parece-me que tenha sido da escolha das maçãs. Nunca testei esta tarte com outra que não a reineta. Fazer faz-se sempre. Espero que resulte bem.

    1. Que maças usou Carlota? Qual era a consistência do creme quando o colocou sobre as maçãs antes de ir ao forno? Era a mesma da que vê no video, bem densa?

      1. Olá Clara.
        Em primeiro lugar quero que saiba que o melhor caril de choco que comi, foi o seu.
        Adoro maçã, vou tentar a sua tarte.
        Bem haja

    2. O meu também. Ficou cheiro muito forte a ovos e quando cortei uma fatia escorria ovo por todo o lado. Parecia um pão-de-ló de Ovar.

      1. Alguma coisa aconteceu de errado Emanuel, mas com essa descrição não sei mesmo. A mim nunca me aconteceu. Os ovos cozem no tempo em que estão no forno. Só se a temperatura estava baixa, não sei. Usou maçã reineta?

  11. Olá Clara.
    Tenho feito várias receitas do seu livro. Sempre espectaculares.
    Tornou-se uma das minhas referências, sempre que penso em cozinhar algo.
    Sim. Tenho os seus livros.
    Esta tarte de maçã ficou maravilhosa, deliciosa, e só coloquei 180g de açúcar amarelo.
    Ficou mesmo deliciosa. Parabéns!

    1. Muito obrigada Joaquim. Há muitas pessoas que de facto me dizem que fica muito doce, mas eu não quis mexer na receita 😉 mas sim, é adaptar a seu gosto e o amarelo também funciona bem! Obrigada!

    1. Sim ela aguenta menos. Mas nestas receitas eu prefiro dar a original e cada um adaptar. No caso de reinetas mais ácidas o açúcar faz falta. Com outras maçãs não. Fez muito bem!

  12. Hi Clara
    Sou luso- moçambicana .Estou de férias em Maputo, resolvi fazer a tarte para oferecer a uma amiga.Como gostamos de crocância ,adicionei nozes meio trituradas.A tarte fez um sucesso.E olhe que nem sequer tinha uma tarteira,fiz numa travessa
    Cumprimentos
    Eunice

  13. Adorei a receita! Vou aproveitar que está a chegar a época da maçã e vou ter mesmo de experimentar!
    Há alguma razão para ter um tacho/panela no forno enquanto coze a tarte???

    Beijinhos

    1. Olá Joana, tenha apenas atenção à confecção do creme, é só derreter a manteiga, mexendo e retira logo para evitar que o creme fique grosso. Eu tinha o almoço a fazer no forno e aproveitei, só isso 😉

    1. Elisabete não precisa. A massa já tem manteiga suficiente. O tempo depende. Fique atenta até ficar dourada e se necessário rode-a para dourar por igual.

  14. Olá Clara o meu marido adora tarte de maçã e adorou tanto a de maçã como a de chocolate com nozes obgado por partilhar tão maravilhosas receitas

  15. Ola Clara, fiz a sua tarte, é muito boa sem dúvida e diferente do habitual, mas para mim e família cá em casa, e uma próxima vez que a faça diminuo a dose do açúcar, achamos extremamente doce, ( e somos todos bastante gulosos!! ) de resto é perfeita. Muito obrigada

      1. Clara, fiz mais uma receita seguindo os teus dotes Deste vida a minha cozinha durante este tempo de quarentena… Muito obrigada

  16. Fiz a tarte de maçã ontem e ficou óptima mas durou pouco tempo pois tive a visita de uma formiguinha que veio com a mãe visitar a avó. Quando lhe for possível gostava que me explicasse qual a diferença dos tipos de farinha de trigo, já perguntei no super a alguns funcionários e a resposta é sempre a mesma “é tudo farinha”. Obrigada

  17. Olá Clara, como sempre mais uma receita que nos recorda a infância… Eu tinha uma Tia/Madrinha que fazia receitas que são assim parecidas com as da sua Mãe. Que Saudades de meter o avental pequenino que ela tinha só para mim, e meter as mãos na massa…
    Obrigado e vou fazer de certeza… mesmo em dieta !!!!

    1. Foi uma geração muito coerente a esse nível. Hoje é que já é tudo diferente, há muita variedade, o que não significa mais qualidade. 😉

      1. Olá Anisabel. Ela é de facto bastante doce, porque respeitei a receita original. Mas pode sempre reduzir mais a seu gosto. Como sabe o grau de doçura depende de pessoa para pessoa. Por isso há quem seja louco por doces conventuais e outros não. Penso que se reduzir ao seu grau de doçura irá encontrar-lhe o ponto certo que lhe agrade mais.

  18. Adoro tarte de maçã e esta vou fazer, de certeza, até porque as suas receitas não têm como falhar. Vamos lá ver se não caio na tentação de comprar a massa quebrada…

    Beijinho
    Suzete Mourão

    1. Ai Suzete (ahahahahahah) não faça uma coisa dessas! Já viu como é tão simples de se fazer? E pode estender com o rolo se não quiser espalhar pedacinho a pedacinho. Basta polvilhar um pouco com farinha. Olhe, é como digo. É a noite do dia 😉

    1. Marina eu diria que sim. Não menos de 200. Eu não mexi na receita, está tal e qual a minha mãe a fazia e me passou, mas naquela altura não havia essas preocupações de hoje… verdade. Só não deve é ficar pouco doce, a menos que prefiram doces pouco doces.

  19. msofiadias@gmail.com

    Olá Clara.
    Uma vez fui a um restaurante na Ericeira e serviram me uma tarde de noz com gelado.
    A tarte era deliciosa. Perdi a vergonha e ao fim de tanto elogio a funcionária veio dizer me segredando para comprar o primeiro livro da Clara. Desde então ando à procurando livro. E sempre que vou aquele restaurante como sempre a sua tarte!!!
    Parabéns. Bjs

  20. Ana Paula Oliveira

    Olá, adoro tudo o que leva maçã, e a tarte é uma das minhas preferidas. Eu faço uma com maçã e ruibarbo, uma delicia! experimente. 🙂

    1. Bom dia,

      Fiz a receita de tarte de maçã e o recheio ficou um pouco líquido. O que terá corrido mal? Só reduzi no açúcar para 200g.

      Obrigada

      1. Olá Camila. Não percebo como pode ficar líquido se só leva uma colher de sopa de água. O próprio creme tem de ser espalhado com a ajuda de uma espátula porque é denso, tal como pode ver no video. A menos que seja das maçãs, que qualidade usou?

      1. Olá Clara,
        Obrigada pelas receitas fantásticas! Gostaria de lhe pedir se me podia dizer que robôt de cozinha usa para fazer essa massa (e outras coisas, suponho). Quero ver se compro um, mas não sei por onde escolher. Obrigada e beijinho

        1. Há várias marcas no mercado de vários preços. Eu uso robot de lâmina – como a Bimby ou o meu processador da Kenwood, e em última análise também se pode fazer na batedeira. Mas qualquer um serve desde que tenham alguma potência. As massas são leves.

          1. Olá Clara,
            Fiz a tarte e ficou aprovadíssima. Todos adoraram. Pus apenas 200g de açúcar e acho que ainda posso cortar mais um pouco na próxima vez. A massa fica excelente
            Obrigada pela partilha
            Carla Alves

          2. Pois é Carla, muitas pessoas dizem que reduziram no açúcar e ainda conseguiriam reduzir mais. Também depende muito das maçãs. Têm de estar no ponto, bem ácidas. Mas eu como me habituei a esta parece que se não estiver tão doce como a original não é a mesma coisa. :))))) O importante é adaptar a seu gosto e aqui é fácil! Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.