Fazer tahini em casa?
Sim. É muito fácil e poupamos dinheiro.
Depois de fazerem o tahini nunca mais irão querer comprar.
Esta receita é muito simples, mas é fundamental ter um bom processador – a Bimby é perfeita para isto – o que nos faz poupar tempo e dinheiro.
O Tahini é a base dos húmus que eu tanto adoro. Basta tostar rapidamente sementes brancas de sésamo, juntar um pouco de óleo e depois a lâmina do triturador faz o resto do trabalho.
Os benefícios das sementes de sésamo são por demais conhecidos, desde a saúde da pele, do cabelo, dos ossos, e de muito mais.
Depois de pronto, o tahini conserva-se durante largos meses no frigorífico, num recipiente bem vedado e sempre pronto a usar para fazermos os nossos húmus.
Aventurem-se por estas receitas deliciosas: Húmus de Fava, Húmus de Ervilha e Manjericão, Húmus de Couve-Flor e Baba Ghanoush.
19 thoughts on “Tahini Caseiro <br> (pasta de sésamo)”
Boa tarde,
No tahini, o óleo pode ser substituído por azeite?
Como é muito pouco não faz grande diferença, mas melhor se for um azeite de sabor suave.
E com azeite em vez do óleo, ficará bem? Ou dura menos tempo, devido ao perigo em rançar mais depressa?
Aqui a lógica é um óleo sem sabor para não interferir no sabor do tahini. O ideal é um óleo de sésamo que encontra por exemplo no Lidl e é óptimo para usar nas receitas orientais.
Eu,quando faço, junto azeite,alho e sumo de limão
No tahini????
Obrigada pelas receitas bem haja
Obrigada Dina!
Olá Clara, adoro as suas receitas! Obrigada por simplicar tudo o que parece complicado. Já fiz muitas das suas receitas, desde o bolo de mirtilos ao folar, fizeram a alegria dos comilões cá de casa. Você é fantástica!
😉 obrigada Sara! Super feliz com esse sucesso com os comilões ahahaha! 🙂
Olá Clara!
O meu processador é um básico da Moulinex (Masterchef 5000). Acha que ele se aguenta? Se não, posso fazer no almofariz?
Olá Lena, sim claro que aguenta, mesmo que o pare para envolver com uma espátula. Como é uma taça grande vai ter de fazer mais quantidade porque se usa pouco as sementes ficam a dançar e não trituram. Não se preocupe porque a pasta dura meses no frigorífico. No almofariz não consegue.
Sem ser no húmus onde podemos usar o tahini?
Baba Ganoush, molho para saladas, para barrar pão/tostas, há quem use em sopas, em bolos, em gelados, etc.
Boa Tarde,
Parabéns pelo site. É bastante apelativo e deixando-nos entusiasmados para cozinhar até de manhã 🙂 Gostaria de lhe perguntar quais são as sementes de sésamo que utiliza? Hoje tentei fazer tahini segundo o processo que explicou mas não fui bem sucedido. Não consegui que ficasse liquido apesar dos 20 minutos a triturar e além disso, ficou um pouco amargo. Obrigado 🙂
Sandro, muito obrigada. Que pena que não lhe correu bem. Se ficou amargo provavelmente tostou as sementes demasiado. Tem de ser menos. Eu uso sementes que compro no Aldi e uso uma trituradora mais potente, nas mais pequenas como a que usei no video aquilo leva muito tempo. Uso a Bimby e começo a triturar logo, com as sementes ainda quentes. Para despachar mais rapidamente junto um pouco de óleo de sésamo. Também vou raspando as paredes também para empurrar para baixo. Qual a máquina que tem para triturar?
Olá boa tarde,
Comprei uma bimby muito recentemente, pode por favor me indicar como fazer na bimby? já andei por lá a ver se tinha o modo de fazer mas não encontrei….
Muito fácil. Não precisa de programar. Basta triturar até ficar em pasta e ir raspando nas laterais.
Obrigada pelas dicas, do tahity , humus, e outras receitas. Bjos