Estou mesmo a precisar de férias e ando a contar os dias para o descanso desejado.
Este ano tem sido duro – muito trabalho, muita preocupação com questões familiares, muita coisa para gerir ao mesmo tempo e a sensação de que carrego demasiado sobre os ombros e que não vou chegar para tudo.
Por isso, parar nalgumas frentes é obrigatório… e é já a partir de amanhã.
Meu querido mês de Agosto vai ser de descanso (quase) total!
Vai mesmo e por isso não quis partir para férias sem partilhar convosco uma receita que fiz no início do Verão e que deixou todos banzados com a qualidade, a densidade e os sabores: esta sopa de peixe ao estilo napolitano é uma festa para os sentidos.
Seja pelos aromas, pelas texturas, pela conjugação de sabores, seja até pela beleza da apresentação, esta sopa, com este caldo, é perfeita para se fazer em Agosto.
Sopa ou Guisado?
O conceito que está na base da Zuppa di Pesce alla Napoletana, feita tradicionalmente pelos pescadores, era aproveitar o peixe que não tinham conseguido vender.
Era um prato simples, prático e nutritivo em tempos de grande carência e na época assemelhava-se mais a uma caldeirada, como a nossa.
Com os anos, o conceito foi evoluindo para um guisado mais apurado e mais rico, recebendo os frutos do mar e o tomate e o caldo e as ervas e os temperos. Assim se construiu uma verdadeira sinfonia de sabores. É o que a torna tão maravilhosamente especial.
Sobre os ingredientes
A verdadeira sopa de peixe à napolitana tem grande variedade de peixes e frutos do mar. Esta é uma versão bem mais simples e mesmo assim poderão achar que tem bastantes ingredientes.
Verdade… mas a confecção não é nada complicada – daí a importância da mise en place, ou seja, termos tudo na bancada, para avançarmos sem nos vermos obrigados a parar a meio ou deixar algum elemento cozer mais tempo do que deveria.
Então o que temos aqui? Tanta coisa boa!
Do mar temos:
- salmão
- amêijoas
- camarão grande
- choquinhos
- mexilhão
E da terra temos:
- passata (polpa de tomate italiana)
- vinho branco
- raíz de funcho
- cebola roxa
- alho
- orégãos
- flocos de piri-piri
- estames de açafrão (opcional)
- sumo de limão
- salsa
- sal e pimenta
Por onde começar?
Com tudo na bancada começamos por descascar e retirar a tripa aos camarões para colocarmos as cascas e cabeças a cozinhar.
Naqueles 10 minutos em que têm de ficar a ferver, dá tempo para retirar as barbas aos mexilhões, cortar o salmão em cubos (se comprarem já lombinhos não têm o trabalho que eu tive com as postas), picar a cebola e o alho e fatiar finamente a raiz de funcho.
Não é lindo este bolbo? E o sabor? Dá aquele toque adocicado da erva doce!
È meraviglioso!
Porquê fazer o caldo com as cascas e cabeças do camarão?
Simples! Porque a sopa vai ganhar muito mais sabor. Sabor verdadeiro! Não há caldo de marisco no mundo que bata um caldo natural como este – foi o que a minha mãe me ensinou e é a mais pura das verdades.
Depois dos 10 minutos de fervura, trituramos muito bem…
…e coamos por um pano, torcendo para espremer e não perdermos nem uma gota. O volume de líquido que se perde durante a cozedura, acrescenta-se com água.
Depois disto, estamos prontos para avançar para a parte das frigideiras, que é sempre em frente, sem curvas nem contra curvas.
Como gerir melhor o tempo?
No dia em que fiz o video – que podem ver mais abaixo – não estava preocupada com o tempo, quis apenas adiantar a parte do peixe e frutos do mar mais cedo. É a parte que, se vos der jeito, podem fazer com antecedência.
Mas se quisermos fazer tudo isto no menor tempo possível temos de usar duas frigideiras – aquela onde iremos servir a sopa e onde fazemos o refogado e apuramos o caldo com a passata…
… e outra onde salteamos o peixe e o marisco, rapidamente, para não ficarem demasiado cozidos. Faço os de casca juntos, depois os choquinhos e finalmente o camarão com o salmão.
Dois minutos cada sobre lume muito forte – os das cascas menos, apenas até abrirem no seu próprio vapor.
Tudo isto fica pronto nos 15 minutos em que o caldo com a passata está a apurar.
O que é a passata?
A Passata é uma polpa de tomate italiana, semelhante na textura à nossa polpa, mas de sabor um pouco diferente.
Para fazerem esta sopa aconselho mesmo o uso da Passata já que o sabor da nossa polpa é demasiado característico e irá interferir no sabor geral do prato. Encontram a Passata facilmente nos supermercados. Aqui estão alguns exemplos.
Se não encontrarem a Passata e mesmo assim quiserem fazer, substituam por tomate triturado – é a melhor opção – mas devem passá-lo por um coador para garantir que retiram todas as peles e/ou sementes.
Depois de finalizarem o prato, sirvam com pão torrado e gomos de limão – é uma delícia espremer mais sumo de limão fresco sobre o peixe e o marisco enquanto nos deliciamos com esta sopa.
Adoram tomate?
Então aqui vos deixo algumas sugestões de receitas!
GASPACHO (FÁCIL E RÁPIDO) – Perfeito para o Verão, o gaspacho é uma sopa fria super fácil de fazer – basta triturar, guardar no frigorífico e deixar que as horas de descanso façam magia.
SALADA CAPRESE COM PESTO VERDE – Os ingredientes mais frescos fazem a melhor salada Caprese, colorida e bem temperada, com pesto para surpreender.
ARROZ DE TOMATE COM COENTROS – Um bom arroz de tomate é uma memória de conforto carregada de sabor e ideal para acompanhar peixe frito.
TOMATADA DE FRANGO COM AZEITONAS – Rápido, simples e delicioso. Este frango é feito apenas numa frigideira, mergulhado num rico molho de tomate com azeitonas.
MOLHO DE TOMATE CASEIRO – Um bom molho de tomate caseiro muito fácil, saudável e muito versátil para usar em massas, lasanhas, pizzas ou no que nos apetecer.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
18 thoughts on “Sopa de Peixe ao Estilo Napolitano”
Sem duvida esta sopa e divinal. Obrigada.
Olá Clara,
Passei só para dizer que segui a sua receita da sopa napolitana e cá em casa achámos divinal.
Para além de admiradores da jornalista, ficámos fans das receitas da “Chef”.
Parabéns pelo site e obrigado pela partilha.
Segue-se o bolo de chocolate! 🙂
Olá Paulo. É de facto maravilhosa e perfeita para as férias. Por aqui todos gostam… pequenos e graúdos 😉
Olá Clara! fiquei com uma dúvida. A água libertada pelo mexilhão e amêijoa também se aproveita?
Obrigada
Tudo se aproveita, se não têm areias devemos usar todos os sucos.
Olá Clara
As suas receitas são sempre ótimas. Mas podem-se imprimir?
Sim Filomena. Pode. Basta descer até à receita e encontra logo
Escrevi um comentário,porque não foi publicado? Espero ao menos que a Clara o tenha recebido!
Olá Clara de Sousa,peço desculpa,não será este o meio mais adequado para o fazer,mas não podia deixar de o fazer! E não tenho outra maneira! Ontem á noite ouvi na televisão pela imensa perda que teve!!Pensei logo no bolo de chocolate que partilhou a receita(,e que eu fiz e é delicioso!),que era o bolo preferido do seu pai!! Sei pelo que está a passar,é muito muito doloroso,envio-lhe um abraço de muita coragem,que Deus alivie a sua dor e de toda a familia!
Descanse o máximo que puder e depois volte,nós cá estaremos todas para a seguir e experimentar as suas deliciosas receitas!
Alda Borges
Obrigada Alda.
Olá Clara. Olhe nestas coisas de marisco eu opto sempre por pôr uns coentrinhos, no final….hum…tão bom! Boas ferias.
Eu coloco salsa mas se tiver coentros também pode ser. É a gosto 🙂
Parabéns pelas receitas
Obrigada Etelvina!
Olá Clara! Fala Margarida Gonzalez, tenho feito alguns dos seus pratos, desde bolachas americanas, biscoitos diversos, caril de camarões e espargos, este foi um sucesso, abacate com atum ou salmão, mas tenho tido problemas em adquirir os molhos, a passará tem sido um deles, já fui ao continente, e hoje fui ao Martim Moniz e nada.
Um beijinho para si e boas férias, que bem as merece.
Até setembro. Margarida Gonzalez
Não encontrou a passata no continente? Que estranho, eles costumam ter. De qualquer forma eu refiro que pode substituir pelo triturado mas tem de coar para ficar lisinho. Só não use a polpa para não ter uma sopa a saber tanto a polpa. Até setembro!
Por favor traducir al español
Maria usa el traductor de google o deepL y copia el texto allí y se traduce bien.