Têm uma crosta frita mas não são fritos. Estes snacks crocantes feitos no forno são perfeitos para os dias de bola.

Aqui está uma receita perfeita para os dias de bola!

Com o Europeu a decorrer, há quem goste de ter bebida e comida – para picar – naqueles 90 minutos de emoção. Se quiserem variar para o próximo jogo, não deixem de fazer estes crocantes deliciosos, que satisfazem adultos e miúdos.

“Impossível serem de forno”. 

Não, não é impossível. São mesmo e ninguém notará a diferença.

Há muitas receitas de fritos que têm versões no forno, mas é muito difícil atingirem aquela textura que só a fritura consegue dar… aquele festival de crocância na nossa boca.

Aqui, o milagre acontece graças à crosta de batata frita. 

Pois… tinha de ter qualquer coisa frita… é verdade… mas, bem vistas as coisas, a carne não é mergulhada no óleo, o que já é uma vantagem.

Que batata frita usar?

Podemos usar qualquer batata frita, mas pessoalmente prefiro as onduladas, que são mais grossas, e que não se desfazem com tanta facilidade.

Esta crosta permite também ter outras variedades de sabor, consoante a batata que se use.

Aqui usei batata ondulada com sabor a presuntoai ai ai tão booommmm – mas podemos usar qualquer outro sabor de que gostemos, de trufa, barbecue, queijo ou as hot & spicy.

Com dois bons peitos fiz 24 snacks e foi um ar que se lhes deu.

O processo é simples. É uma receita barata e é sucesso garantido!

Posso fazer de véspera?

Podemos fazer com antecedência todo o processo antes de irem para o forno, isso sim.

Basta colocar os pedacinhos de frango já panados com a batata frita num recipiente com tampa no frigorífico e, no próprio dia mais perto da hora de servir, só temos de os meter no forno.

Assim temos total garantia de que estarão mesmo crocantes.

Gostam da ideia?

Partilhem experiências, comentem, deixem sugestões e se partilharem esta receita no Instagram não se esqueçam do tag #claradesousa_cozinha_bricolage

Para dias de bola, aqui ficam outras sugestões:

  • HÚMUS DE GRÃO-DE-BICO – Húmus tradicional, versão caseira, sem complicações. Com ingredientes básicos é o dip perfeito para qualquer ocasião.
  • GOMOS DE BATATA ASSADA COM ALHO, PAPRIKA E ERVAS – Deliciosos gomos de batata assados no forno, para acompanhar um prato principal ou apenas para comer como snack.
  • FRANGO À PASSARINHO – Para comer à mão, com osso limpo, este Frango à Passarinho, frito em azeite é um petisco irresistível.
  • PALITOS DE PIZZA – Irresistível com o queijo a derreter-se, este é um snack de sucesso para crianças e adultos, de preparação rápida e fácil.
  • CHAMUÇAS DE CARNE DE FORNO – Um clássico indiano em versão rápida, no forno, com massa filo, ficam sequinhas, muito estaladiças e igualmente saborosas.

 

 

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 15 minutos
a marinar: 30 minutos
tempo de forno: 25 minutos
tempo total: 1 hora 10 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 24 snacks
Têm uma crosta frita mas não são fritos. Estes snacks crocantes feitos no forno são perfeitos para os dias de bola.

Snacks Crocantes
de Frango

snacks crocantes frango destaque site
Têm uma crosta frita mas não são fritos. Estes snacks crocantes feitos no forno são perfeitos para os dias de bola.
tempo de preparação: 15 minutos
a marinar: 30 minutos
tempo de forno: 25 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 24 snacks

Ingredientes:

  • 2 peitos grandes de frango
  • 2 dentes de alho esmagados
  • Leite q.b. (até cobrir o frango)
  • Picante a gosto
  • 1 colher de chá de cominhos
  • 1 colher de chá de paprika
  • 1 colher de chá de tomilho seco
  • Pimenta preta q.b
  • 1 colher de chá de sal
  • Batatas fritas com sabor a presunto (ou outro sabor) q.b.
  • Azeite para pulverizar

UTENSÍLIOS:

  • grelha para forno

Confecção:

  1. Limpe os peitos de frango de gorduras e corte-os em cubos pequenos (cerca de 3 cm).
  2. Coloque os cubos de frango num saco ou numa taça. Junte todos os ingredientes do tempero, do alho ao sal). Misture tudo muito bem para que o tempero se envolva bem no frango. Deixe marinar durante pelo menos meia hora.
  3. Coloque uma grelha sobre um tabuleiro de forno e unte a grelha.
  4. Esmague uma boa dose de batata frita e envolva nela os pedaços de frango, apertando bem para que a batata fique bem agarrada.
  5. Coloque os pedaços sobre a grelha, pulverize-os com um pouco de azeite (eu uso um pequeno atomizador) e leve a forno pré-aquecido a 200º C durante 15 minutos. Vire os pedaços para tostarem do outro lado e leve de novo ao forno por mais 10 minutos.
  6. Sirva os snacks quentes, com um molho da sua preferência.

Notas:

  • Use mesmo uma grelha e não papel vegetal, para permitir que o ar quente circule livremente por cima e por baixo dos pedaços de frango para garantir uma crocância total.

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

18 comentários para “Snacks Crocantes <br> de Frango”

  1. Olá Clara
    Adorei a receita mas queria só saber o seguinte, em vez de panar com batatas fritas pode ser pai ralado por exemplo? Queria fazer para a festa da escola da minha filha e pedem que seja mais saudável. Obrigada

    1. Ana, esta grelha é de arrefecimento de biscoitos. Encontra em lojas de artigos de casa, tipo Pollux. Não dará na grelha normal do seu forno? Ou caem?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.