O salmão é um dos peixes favoritos cá de casa.
Seja no sushi, no Gravlax para saladas ou entradas, em hambúrgueres, em posta, é sempre um sucesso combinado com os mais variados acompanhamentos.
Tinha comprado um salmão inteiro uns tempos antes e depois de o abrir e retirar todas as espinhas – mantendo a pele – ainda lhe retirei uma parte para fazer Gravlax e congelei o resto. Um pedaço com um quilo que ficou a aguardar uma qualquer ideia que me surgisse.
Num dos almoços de sábado em família, surgiu-me a ideia de o usar inteiro, como já vi em várias receitas, e cobri-lo com uma manteiga de endro, que é a erva que melhor casa com o salmão.
Pensava eu que tinha endro, mas rapidamente me lembrei de que tinha gastado tudo no Gravlax.
Ora bolas…
O salmão já estava meio descongelado e não havia forma de voltar atrás e queria, à viva força, usá-lo assim, inteiro, para preservar toda a suculência e poder servi-lo em grandes lascas.
No jardim tinha algumas aromáticas e a minha opção de substituição foram o tomilho-limão e o alecrim a que juntei um pouco de orégãos secos.
Ohhhhh meu Deus… que delícia que ficou!
Esta manteiga funcionou na perfeição com o sabor das ervas e um ligeiro toque adocicado do açúcar amarelo, que é maravilhoso em contraste com o salmão.
Para acompanhar servi com batatas e brócolos – cozi-os antes para já estarem macios na hora de irem para o forno, já que o salmão cozinha em menos de 20 minutos.
Podem optar por outros vegetais, os que quiserem, desde que sejam pré-cozinhados.
Se gostam muito de salmão não deixem também de fazer o Salmão Valentim com Mostarda e Mel, a receita que fiz este ano para assinalar o Dia dos Namorados ou ainda o Salmão com Manteiga Dourada de Limão, fantástica receita que fica apronta em 10 minutos. E os Bolinhos de Salmão? Já experimentaram? As crianças vão adorar estes hambúrgueres de peixe.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
14 comentários para “Salmão com Manteiga de Alho e Ervas”
Bom dia Clara,
Qual a manteiga que usa para cozinhar?
Eu sempre comprei a margarina de cozinha, mas já ouvi cozinheiros dizerem que está errado, deve-se usar manteiga. Mas fico na mesma!! Que manteiga? a que usamos para barrar o pão?
Obrigada
Emília, use manteiga normal de preferência sem sal, encontra nos supermercados. Não use margarina.
O salmão com manteiga dourada é simplesmente delicioso e pratico. Acompanhei com arroz basmati e fica uma boa combinação. Obrigado pelas suas receitas Clara
Obrigada Guida! 🙂
A Clara de Sousa nao tem noção da sua importância aqui em casa (pai + 3 crianças), durante a quarentena…. Saudações
A sério Manuel? Que bom! Desde que as crianças gostem 🙂 e o pai também obviamente! 🙂 Este salmão é zás-trás-pas.
Fiz o salmão com manteiga de alho e ervas e foi um sucesso. Muito bom, obrigada Clara de Sousa.
Não sou louca por salmão, mas esta vou fazer 🙂
Adoro a simplicidade das suas receitas e sobretudo tem também receitas econômicas pois a maioria dos portugueses têm que olhar para o preço dos alimentos antes de os comprar Obrigada pela partilha
Obrigada Alzira!
Que maravilha. Vou fazer. Obrigada Clara. Beijinhos
Faça sim Evangelina e não cozinhe demasiado o salmão. Convém ficar um pouco encruado para ficar espectacular.
Olá Clara!
Mais uma excelente sugestão!
Há anos que estou para fazer o Gravlax (desde que a vi fazer num programa de tv), comprei o seu primeiro livro para ter a receita ali direitinha, mas não é que ainda não fiz? Diga-me, se puder claro, onde comprar o salmão fresco para o Gravlax (e sushi) – refiro-me a salmão de qualidade que possa ser consumido cru – e o endro, penso que só encontrei uma vez no El Corte Inglés, é fácil de encontrar noutras superfícies? Obrigada
Eu faço várias vezes e tanto compro na Makro (temos de comprar um inteiro) ou num supermercado tipo o Supercor ou mesmo outro, onde opto por um pedaço grande da barriga. Pergunto sempre quando chegou ou analiso o peixe para confirmar se é mesmo fresco. O endro fresco compro sempre na Makro. No Supercor até hoje só encontrei seco, mas não vou lá muito por isso é natural que tenha pontualmente. Mesmo na Makro há alturas do ano em que não há. De qualquer forma, em desespero já fiz sem qualquer erva, usei apenas o sal, açúcar e pimenta. Depois sirvo com um bom molho de endro, usando o tal seco do Supercor. Em alternativa compra-se o molho no IKEA. Experimente Sofia. Faça um pedaço com cerca de meio quilo, nunca menos, e da parte mais alta da barriga.