O salmão é um dos peixes mais apreciados aqui em casa, não apenas porque é suculento e macio, mas também porque cozinha rapidamente e conseguimos despachar um almoço ou jantar em menos de nada.

Muito sucesso têm feito o Salmão com Manteiga Dourada de Limão ou o Salmão Valentim com Mostarda e Mel. Agradeço todos os comentários que têm feito e fico feliz por se terem deliciado com estas receitas tão simples e maravilhosas.

Os Bolinhos de Salmão também são fantásticos e aconselho-vos vivamente a experimentarem-nos. Fazem uns belíssimos hambúrgueres de salmão se assim o entenderem.

Já o Salmão com Manteiga de Alho e Ervas é uma bela forma de prepararmos uma metade de salmão que vai para a mesa para que todos se possam servir.

Esta receita de Salmão com Limão no Espeto é para fazer na grelha, e por isso é uma excelente opção para o Verão.

Apesar de termos entrado no Outono esta semana, espero que ainda possamos ter uns dias mais soalheiros que convidam a grelhados. Se isso não se proporcionar, temos sempre a opção de fazer estas espetadas na chapa no fogão ou mesmo no forno.

O Salmão com Limão no Espeto é uma receita muito básica e a verdade é que não precisamos de muito mais para deixar brilhar o salmão. Os ingredientes são poucos e o trabalho também é mínimo.

Para esta receita compro os lombinhos de salmão ultra-congelados para facilitar – uns têm pele, outros não. No caso de terem, terão de a retirar para preparar as espetadas, por isso, se for prático, podem comprar os lombinhos sem pele. Em alternativa, também podem pedir na peixaria um pedaço maior da barriga do salmão, mas aí terão de retirar todas as espinhas antes de cortar o salmão em cubos.

Se usarem espetos de madeira, convém deixá-los de molho para que não ardam quando estão sobre o lume. Se usarem espetos de metal não têm de se preocupar com esta parte.

Depois de se cortar o salmão em cubos e os limões em fatias finas, só temos de montar as espetadas, usando dois espetos por espetada. Desta forma fica tudo direitinho no sítio. Um cubo de salmão, uma fatia de limão dobrada ao meio e por aí fora. Começamos e acabamos sempre com salmão. O limão fica sempre no meio para que o peixe possa absorver o sumo que se liberta com o calor.

O tempero é super básico e vai cobrir as espetadas enquanto aguardam pelo lume. Se não estiverem com muita pressa podem deixá-las temperadas uns 10 a 15 minutos para ganharem mais sabor.

Depois disto, chega a parte mais exigente que é conseguir grelhar o salmão no ponto, sem o deixar secar. Eu nunca deixo mais de 3 a 4 minutos, para deixar o salmão suculento. Enquanto vai e não vai para a mesa, o calor residual acaba de o cozinhar mais um pouco.

Quanto a acompanhamentos, sirvam com legumes grelhados ou salteados, batata cozida ou frita, ou outro de que gostem.

Se fizerem este Salmão com Limão no Espeto não se esqueçam de me dizer se gostaram ou de colocarem as vossas dúvidas, se as houver, na secção dos comentários.