Verão e calor são sinónimo de férias e de descanso. Por isso, mesmo quando temos de preparar as refeições para a família, esta é uma opção fácil e rápida, que utiliza massas recheadas de compra.

Esta receita pode ser servida como entrada, como prato principal ou até como acompanhamento. Façam como entenderem melhor. Aqui faço sempre como prato principal e em versão vegetariana.

Os tortellini que utilizei foram os de ricota e espinafres de massa fresca, mas podem fazer com os que quiserem, frescos, secos ou congelados. Só têm de respeitar o tempo da cozedura para que eles não se desfaçam. O ideal é mesmo ficarem ligeiramente al dente.

Já tinha seguido esta lógica de recorrer a massas recheadas de compra na Lasanha de Raviolis e Espinafres, que fica excepcional, e agora não resisti a improvisar com os tortellini e uma série de outros ingredientes para enriquecer esta salada fria.

Utilizei o que tinha em casa: tomates-cereja, pepinos de conserva para dar alguma acidez (podem substituir por alcaparras ou pelos vulgares picles de cenoura ou couve-flor, se gostarem) e abacate, que não dispenso. Além disso, juntei mozzarella e parmesão.

Podem optar por outras soluções como milho, ervilhas, pimentos, pepino… o que mais gostarem. O importante é que possam também aproveitar o que têm por casa. 

Tudo colocado numa taça, está pronto a misturar…

mas só depois de ser tudo bem regado com uma vinagreta espectacular como é esta de manjericão.

Não tem nada que saber. Trituramos tudo e está pronta a usar. Veja só esta cor!

Esta vinagreta é muito semelhante ao pesto, mas com a diferença de ser mais leve e mais barata, sem pinhões e sem parmesão, mas com todo o sabor do manjericão.

Podem fazê-la com antecedência. Ela suporta até 3 ou 4 dias no frigorífico e só temos de a agitar na hora de servir.

Mas não é apenas a vinagreta! A própria salada, também pode ser feita com antecedência 😉

Convencidos?

Se adoram saladas, seja de Verão ou de Inverno, não deixem de espreitar as que já publiquei no site – AQUI.

E se fizerem esta receita quero saber das vossas opiniões na caixa de comentários abaixo. Fico à espera!