Esta salada de Verão é rápida e uma das minhas favoritas. Temperada com uma vinagreta super aromática conquista todos à mesa.

Verão e calor são sinónimo de férias e de descanso. Por isso, mesmo quando temos de preparar as refeições para a família, esta é uma opção fácil e rápida, que utiliza massas recheadas de compra.

Esta receita pode ser servida como entrada, como prato principal ou até como acompanhamento. Façam como entenderem melhor. Aqui faço sempre como prato principal e em versão vegetariana.

Os tortellini que utilizei foram os de ricota e espinafres de massa fresca, mas podem fazer com os que quiserem, frescos, secos ou congelados. Só têm de respeitar o tempo da cozedura para que eles não se desfaçam. O ideal é mesmo ficarem ligeiramente al dente.

Já tinha seguido esta lógica de recorrer a massas recheadas de compra na Lasanha de Raviolis e Espinafres, que fica excepcional, e agora não resisti a improvisar com os tortellini e uma série de outros ingredientes para enriquecer esta salada fria.

Utilizei o que tinha em casa: tomates-cereja, pepinos de conserva para dar alguma acidez (podem substituir por alcaparras ou pelos vulgares picles de cenoura ou couve-flor, se gostarem) e abacate, que não dispenso. Além disso, juntei mozzarella e parmesão.

Podem optar por outras soluções como milho, ervilhas, pimentos, pepino… o que mais gostarem. O importante é que possam também aproveitar o que têm por casa. 

Tudo colocado numa taça, está pronto a misturar…

mas só depois de ser tudo bem regado com uma vinagreta espectacular como é esta de manjericão.

Não tem nada que saber. Trituramos tudo e está pronta a usar. Veja só esta cor!

Esta vinagreta é muito semelhante ao pesto, mas com a diferença de ser mais leve e mais barata, sem pinhões e sem parmesão, mas com todo o sabor do manjericão.

Podem fazê-la com antecedência. Ela suporta até 3 ou 4 dias no frigorífico e só temos de a agitar na hora de servir.

Mas não é apenas a vinagreta! A própria salada, também pode ser feita com antecedência 😉

Convencidos?

Se adoram saladas, seja de Verão ou de Inverno, não deixem de espreitar as que já publiquei no site – AQUI.

E se fizerem esta receita quero saber das vossas opiniões na caixa de comentários abaixo. Fico à espera!

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 25 minutos
dificuldade: fácil
doses: 2 a 3
Esta salada de Verão é rápida e uma das minhas favoritas. Temperada com uma vinagreta super aromática conquista todos à mesa.

Salada de Tortellini
com Vinagreta de Manjericão

salada de tortelinni com vinagreta de manjericão destaque site
Esta salada de Verão é rápida e uma das minhas favoritas. Temperada com uma vinagreta super aromática conquista todos à mesa.
tempo de preparação: 25 minutos
dificuldade: fácil
doses: 2 a 3

Ingredientes:

  • 250 g de tortellini (recheio à escolha)
  • 12 tomates-cereja
  • 6 pepinos de conserva
  • ½ abacate
  • 1 bola de queijo mozzarella
  • Queijo Parmesão a gosto
  • Sal e pimenta preta q.b.
VINAGRETA DE MANJERICÃO
  • 6 hastes de manjericão
  • 150 ml de azeite
  • 2 ou 3 colheres de sopa de vinagre de sidra
  • 1 dente de alho grande
  • ½ colher de chá de mostarda Dijon
  • ½ colher de chá de sal
  • Pimenta preta a gosto

UTENSÍLIOS:

  • triturador ou varinha mágica

Confecção:

  1. Coza os tortellini em água a ferver com sal durante o tempo referido na embalagem. Coe imediatamente, passe por água fria e deixe-os arrefecer.
  2. Enquanto a massa arrefece, corte os tomates-cereja ao meio, os pepinos de conserva em fatias, o abacate e a mozzarella em cubos e lasque o parmesão.
  3. Faça a vinagreta: Separe todas as folhas de manjericão das hastes mais grossas. Coloque no triturador e junte todos os restantes ingredientes do molho. Triture muito bem até ficar macio. Se a vinagreta ficar muito densa pode juntar um pouco de água. Prove e rectifique de sal e pimenta se necessário.
  4. Junte todos os ingredientes da salada numa taça, regue com alguma da vinagreta, a gosto, e envolva bem antes de servir. Se sobrar vinagreta, conserve-a no frigorífico até 3 a 4 dias.

Notas:

Outras informações:

12 comentários para “Salada de Tortellini <br> com Vinagreta de Manjericão”

  1. Bom dia Clara, sigo as suas receitas com muito interesse e gosto muito. Ontem fiz a salada de Tortellini com o molho e adoramos. Quase à hora de almoço ligou um filho, convidei para almoçar, aceitou e tb ele adorou. Apenas substitui o pepino por fresco mas ficou mto bem. Obrigada, vou repetir esta salada com este molho muitas vezes. Beijinho Mariana Santos

  2. Feliciarosado@gmail .com

    Bom dia! Clara acompanho o seu Blog ! Já fiz várias receitas são óptimas ! Esta também vou fazer. Parabéns! E também pelas dicas que dá. Beijinhos

      1. Olá Sra Clara
        Acompanho o seu blog todos os dias consulto para ver si ha novas receitas .adoro a sua cozinha e admiro a pelo o trabalho que faz profissional.fiz esta salada como outras receitas suas .ficarem sempre boas .adoro a sua maneira de explicar e gosto muito antes de cada receita ler sempre aquelas palavras que você escreve um grande beijinho e boa continuação

  3. Excelente ideia. Tenho acompanhado o seu blog e tenho uma sugestão. Actualmente em várias entidades/estabelecimentos inclusive escolares deixou-se de poder aquecer a comida nos refeitórios. sendo assim, sugeria criar uma rubrica com refeições nutritivas que possam ser consumidas, sem perder qualidade, sem se ter de aquecer. a tendência é recorrer sempre à salada de atum, às quiches e algumas sandes. Mas estou certa que haverá muitas mais alternativas.

    1. Olá Micaela, esta salada é uma dessas opções. Pode ser comida fria e é óptima. Tal como uma salada César com frango e croutons. Levam o molho à parte e regam na hora. Fica óptimo. O que me pede faz todo o sentido se eu me dedicasse só ao site, mas com a vida ocupada que tenho como jornalista, Deus sabe como encontro tempo para manter o site. Aqui só coloco o que faço para mim. Não tenho sequer tempo para pensar em soluções para situações como essa, ou menus para diabéticos ou vegetarianos, etc. É o que me pedem. Eu não tenho mesmo tempo para isso. O que respondo é isto. Tenho muitas receitas, algumas encaixam nessas necessidades outras não, mas o site é muito eclético, tem de tudo. Beijinho!

  4. maria carolina oliveira

    olá
    como sempre otimas receitas. obrigada Clara
    esta é muito simples e fresca.
    vou fazer no sábado e convicar umas amigas.
    vai bem com uma sangria na minha varanda cheia de plantas verdes virada para este mar de Cascais.

    1. Ah sim Carolina, elas vão adorar. Eu fiz apenas uma embalagem de 250g que é habitualmente para duas pessoas e com os restantes ingredientes nalguns casos chega para 3, mas depende do apetite 🙂 Se estiver bom tempo (sem este vento chato que temos por aqui) salada, sangria, amizade, varanda e mar em frente é um cenário perfeito! 🙂

    2. Olá
      Acabei de jantar a fabulosa Salada de Tortellini com Vinagrete de Manjericão.
      Fica deliciosa.
      Já fiz algumas receitas suas e saíram muito bem.
      Continue p.f.
      Nós agradecemos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.