Se adoram melancia vão ficar fãs desta salada super deliciosa e refrescante, saciante e baixa em calorias, que é um verdadeiro hino ao Verão!

Sorriam, porque vão ser surpreendidos!

Com Agosto à porta, e depois de ter andado a pecar, estou de regresso às saladas frescas e deliciosas.

Esta salada de melancia é simplesmente perfeita a todos os níveis – tem imenso sabor, é saciante e é baixa em calorias.

E tem apenas 6 ingredientes:

  • melancia
  • abacate
  • queijo feta
  • cebola roxa
  • sementes de abóbora
  • hortelã

Pode ser servida como entrada, acompanhamento ou até como prato principal, tudo depende do que vos apetecer.

Melhor ainda, fica pronta em 15 minutos.

Como fazer?

Simples!

Primeiro uma boa melancia, docinha e já bem fresca se for para servir de imediato.

Podem usar melancias grandes ou as baby. Eu prefiro as baby porque acho que são mais fáceis de cortar e além disso as sementes também são muito pequeninas e não atrapalham ao comer.

Cortamos a melancia e também o abacate em cubinhos, nem muito pequenos nem muito grandes.

Com a cebola fatiada finamente, já podemos colocar todos os elementos em camadas numa taça de servir.

Rápido, simples, delicioso!

A combinação do doce e do salgado – tudo na mesma garfada – vai conquistar-vos.

Posso fazer com antecedência?

Sim, até duas horas antes, não muito mais para que a melancia não comece a perder água e o abacate não comece a escurecer.

Façam tudo, cubram com película, e guardem no frigorífico para poderem servir esta salada maravilhosa bem fresca.

Pessoalmente adoro esta salada assim, sem qualquer tempero, mas podem servir com vinagre balsâmico à parte para quem gostar.

Onde está a receita completa?

Desçam mais um pouco, depois das outras sugestões e depois do video encontram a receita e até podem imprimir se quiserem.

Fizeram ou vão fazer?

Comentem, deixem sugestões e se partilharem esta receita no Instagram não se esqueçam do tag #claradesousa_cozinha_bricolage

Vejam outras saladas deliciosas:

SALADA CAPRESE COM PESTO VERDE - Os ingredientes mais frescos fazem a melhor salada Caprese, colorida e bem temperada, com pesto para surpreender.
SALADA CÉSAR COM FRANGO - Simples e saciante, esta salada aproveita da melhor forma restos de frango assado que ganham uma nova vida e um novo sabor.
SALADA DE BATATA-DOCE, ABACATE E FRUTOS SECOS - Como refeição vegetariana ou como acompanhamento, esta salada é nutritiva e saciante, seja de Verão ou de Inverno.
SALADA SIMPLES DE QUINOA - Para quem se preocupa com a linha ou prefere saladas leves e diferentes, esta salada de quinoa é perfeita na sua simplicidade.
SALADA DE BULGUR E GRÃO COM MOLHO TAHINI - Cereal fantástico, o bulgur fica perfeito com o grão, o tomate e as aromáticas, tudo envolvido por um molho delicioso.
SALADA DE TORTELLINI COM VINAGRETA DE MANJERICÃO - Esta salada de Verão é rápida e uma das minhas favoritas. Temperada com uma vinagreta super aromática conquista todos à mesa.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: fácil
doses: 8
Se adoram melancia vão ficar fãs desta salada super deliciosa e refrescante, saciante e baixa em calorias, que é um verdadeiro hino ao Verão!

Salada de melancia
com abacate e feta

salada melancia abacate destaque site
Se adoram melancia vão ficar fãs desta salada super deliciosa e refrescante, saciante e baixa em calorias, que é um verdadeiro hino ao Verão!
tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: fácil
doses: 8

Ingredientes:

  • 1 melancia baby
  • 1 abacate
  • 1 cebola roxa
  • 200 g de queijo feta
  • um punhado de sementes de abóbora
  • Folhas de hortelã
  • vinagre balsâmico (opcional)

UTENSÍLIOS:

Confecção:

  1. Corte a melancia ao meio e depois corte cada metade em fatias com cerca de um dedo polegar de espessura. Retire a casca e corte em cubos.
  2. Corte o abacate em cubos (veja técnica AQUI)
  3. Fatie a cebola finamente.
  4. Na taça de servir coloque os cubos de melancia, de abacate, o queijo feta grosseiramente desfeito com as mãos, as sementes de abóbora, as folhas de hortelã picadas grosseiramente e finalmente a cebola.
  5. Sirva bem fresca, acompanhada com vinagre balsâmico para quem quiser adicionar.

Notas:

  • pode usar nozes, pistácios ou outros frutos secos em vez das sementes de abóbora

Outras informações:

10 comentários para “Salada de melancia <br> com abacate e feta”

  1. Bom dia Clarinha.
    Agradeço de coração o seu trabalho de divulgação de grandes receitas. Graças à sua disponibilidade e generosidade, o que para um leigo é difícil e até inacessível, torna-se fácil e desafiante. As suas últimas receitas, em especial a “sopa de peixe napolitana”, para não falar nos “caracóis da Clarinha” e tantas outras receitas, são um criação literária e prática que, certamente irá fazer parte do nosso rico património culinário.
    A minha família, filhos e netos, eu e a minha esposa, somos seguidores das suas publicações e do seu trabalho, quer como jornalista, quer como divulgadora de uma cozinha acessível a todos.
    Tenha umas excelentes e merecidas férias, descanse e recupere as energias.
    Em setembro cá a esperamos.
    Um bjs no seu coração.
    Fernando Silva

  2. Margarida gonzalez

    São uma delícia as suas receitas, já fiz várias, tive dificuldade em arranjar uns molhos, mandaram-me para o Martim Moniz, que aí encontrava tudo, nesta momento não vou, e substitui, adoraram o abacate com atum e fiz igual a de salmão, obrigada e um beijinho Clara e continue

    1. Algumas especiarias em particular, sim, mas muitas delas já há na secção internacional dos supermercados como o Auchan ou o Supercor, por exemplo, que têm uma boa secção internacional. Esse tártaro é maravilhoso tanto com atum, como com salmão, até com peixe branco 😉 Obrigada Margarida.

  3. José Manuel Lopes da Rocha

    Não tenho duvida alguma que é maravilhosa. “Pobre” que sou, habituado aos grandes calores do Alentejo onde para além do Caspacho, so mesmo a melancia com pão e queijo de ovelha me sabia bem. Esta versão mais elaborada é sem duvida uma boa alternativa ao Caspacho. Parabéns e obrigado por esta partilha. Sucesso, saúde e muita paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.