Há combinações que dispensam apresentações — tomate, manjericão e burrata são uma delas. Trazem o verão à mesa e refrescam nos dias mais quentes.
Esta salada inspira-se na clássica Salada Caprese, mas troca a mozzarella pela burrata — e isso faz toda a diferença. A cremosidade da burrata, quando “baba” sobre os tomates maduros, eleva esta combinação a outro nível.
É mesmo muito simples de preparar e fica pronta em 10 minutos.
Num dia de calor, em que falta vontade de cozinhar, esta salada é uma excelente solução: fresca, leve e deliciosa.
Pode ser servida como entrada, acompanhamento ou prato principal, para quem opta por uma refeição descontraída e sem fogão. Um bom pão rústico ao lado, para aproveitar os sucos do tomate com o azeite e o creme balsâmico, e não é preciso mais nada.
A escolha dos tomates faz toda a diferença. Usei dois tomates salada maduros, mas rijinhos, e 250 g de tomate cereja de várias cores — o que trouxe textura, doçura e contraste visual. Em vez do tradicional vinagre balsâmico, preferi usar creme de vinagre balsâmico, que é mais denso, doce e suave e funde-se lindamente com o azeite e a burrata. O manjericão, usado em abundância, acrescenta frescura e perfume — e aqui não é apenas decorativo, é protagonista.
Quais os ingredientes?
- tomates salada e tomates cereja
- burratas grandes (a embalagem destas é de 200 g cada)
- muitas folhas de manjericão
- azeite extra virgem
- creme de vinagre balsâmico
- sal e pimenta preta
Passo-a-passo
Corte os tomates salada em fatias finas e os tomates cereja ao meio.
Numa travessa, coloque uma camada de rodelas de tomate, por cima distribua as metades de tomate cereja e as metades de burrata com a parte cortada voltada para cima.
É tudo bem temperado com sal e pimenta preta, azeite e creme de vinagre balsâmico e decorado com uma boa dose de folhas de manjericão.
Sirva de imediato, como entrada ou prato principal.
É daquelas receitas que nos lembram que o menos é mesmo mais.
2 thoughts on “Salada de Burrata, <br> Tomate e Manjericão”
Sugestões:
Pode torrar uma generosa fatia de pão para servir de base a tudo e que fica impregnada de todos os sucos deliciosos.
Pode colocar menos folhas de manjericão e “regar” com pequenos pontos de pesto verde, que tem também manjericão.
Luz podemos fazer o que quisermos. Eu prefiro assim, sem pesto e com muitas folhas de manjericão. Já tenho outra em que coloco pesto. Mas a importância desta ideia é uma base já de si deliciosa; quem quiser acrescentar acrescenta.