Inspirado no Bife Wellington este rolo envolvido em massa folhada é macio, suculento e bem temperado. Sucesso garantido.

Lembro-me bem da animação que foi no meu facebook no dia em que deixei nas mãos dos seguidores a decisão sobre a receita que queriam ver publicada. A disputa era entre dois pratos de carne, ambos de forno.

As Bochechas de Porco em Vinho Tinto com Puré de Batata Doce e este Rolo de Porco em Massa Folhada, inspirado no famoso Bife Wellington.

Tenho a dizer-vos que foi uma sondagem bem renhida até ao fim, com 1200 pessoas a votarem e dando a vitória a este rolo suculento e macio.

O recheio é feito com carne picada, maçã e cogumelos, tudo bem temperadinho.

Usei carne de porco mas podem optar por outra carne picada, é indiferente.

A carne molda-se num rolo bem apertadinho, que vai ao frio para prender.

Depois só temos de dispor a massa folhada e colocar por cima umas finíssimas fatias de pancetta, presunto gordo ou bacon – é o que conseguirem arranjar…

… fechar bem o rolo e guardá-lo no frio para a massa ficar o mais fria possível.

Quando o forno já estiver pronto para o receber, é só pincelar e ala que se faz tarde…

Forno com ele até ficar bem douradinho.

Super apetitoso só de olhar.

Aquelas pedrinhas de sal sobre a massa…

Hummm, já babo…

Deixem-me ainda alertar-vos em relação à massa folhada. O ideal é usarem a massa rectangular congelada para esticar com o rolo, deixando-a mais grossa do que as vulgares massas de tarte que são redondas e finas. Não queremos a massa a abrir fissuras. Mas se optarem pelas redondas, usem mais do que uma e garantam que não deixam nenhuma abertura. O rolo tem de estar mesmo bem selado.

Aqui fica uma sugestão deliciosa tanto para dias mais especiais como para o dia-a-dia.

Espero que gostem!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 35 minutos + tempo de refrigeração
tempo de forno: 50 minutos
tempo total: 2 horas 25 minutos
dificuldade: fácil/Médio
doses: 6
Inspirado no Bife Wellington este rolo envolvido em massa folhada é macio, suculento e bem temperado. Sucesso garantido.

Rolo de Porco
em Massa Folhada

destaque-5
Inspirado no Bife Wellington este rolo envolvido em massa folhada é macio, suculento e bem temperado. Sucesso garantido.
tempo de preparação: 35 minutos + tempo de refrigeração
tempo de forno: 50 minutos
dificuldade: fácil/Médio
doses: 6

Ingredientes:

  • 500 g carne de porco picada
  • 100 g de pancetta (ou presunto gordo ou bacon em fatias muito finas)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola média (± 100g)
  • 100 g de cogumelos
  • 2 dentes de alho
  • salsa picada a gosto
  • 1 fatia de pão (± 50g)
  • 1 maçã (reineta ou outra)
  • 2 colheres de chá cheias de mostarda Dijon (+ um pouco para pincelar)
  • 1 ovo
  • 1 placa de massa folhada rectangular
  • 1 gema, para pincelar
  • sal e pimenta q.b.

UTENSÍLIOS:

  • película aderente
  • papel vegetal para forrar tabuleiro

Confecção:

  1. Descasque e descaroce a maçã e corte-a em cubinhos. Demolhe o pão em água a ferver e deixe-o amolecer. Depois escorra-o num escorredor e esprema-o com as mãos para o desfazer e retirar todo o líquido.
  2. Envolva o pão, a maçã em cubinhos e a salsa picada no refogado já frio. Seguidamente junte a carne picada e tempere com sal, pimenta, o ovo batido e a mostarda e envolva tudo à mão. Os ingredientes têm de ficar muito bem envolvidos.
  3. Estenda duas folhas de película aderente, ligeiramente sobrepostas, sobre a bancada – desta forma terá a largura necessária para envolver o rolo. Coloque a carne sobre a película, forme um rolo e enrole-o na película, apertando bem, nomeadamente as extremidades, para ficar bem selado. Guarde no frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
  4. Passado esse tempo, estenda a massa folhada com uma largura um pouco superior ao rolo. Coloque a massa já estendida sobre película aderente (duas folhas também, sobrepostas lado a lado). Coloque o rolo, ainda envolvido em película, no centro da massa perto de si, e faça duas marcas para definir a largura do rolo (ao de leve com as costas de uma faca). Pincele essa área, com mostarda, a todo o comprimento, deixando livres as extremidades. Distribua a pancetta (ou um presunto gordo/bacon bem fininho) sobre a área pincelada com mostarda.
  5. Retire a película do rolo e coloque-o sobre a pancetta. Enrole o rolo na massa, usando a ajuda da película, apertando bem a cada volta – note que nesta fase a película não entra dentro do rolo, serve apenas para ajudar a enrolar. Sele muito bem a massa nas extremidades, envolva o rolo na película que usou para enrolar, sele tudo muito bem e leve de novo ao frigorífico durante mais meia hora, pelo menos, ou até a massa ficar mais rijinha.
  6. Passado esse tempo, retire a película e coloque o rolo, com a junção da massa virada para baixo, num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal não untado. Faça umas incisões suaves sobre a massa com as costas de uma faça, pincele com gema de ovo (diluída numas gotinhas de água), salpique com sal grosso e leve a forno pré-aquecido a 200º C durante 45 a 50 minutos, ou até que a temperatura interna atinja os 71º C.
  7. Depois de pronto retire do forno, deixe descansar 10 minutos e sirva.

Notas:

  • Pode usar outra carne picada de que goste, inclusive caça, ou uma mistura de carnes.
  • A temperatura interna do porco, para ser comida com segurança, deve ser de, pelo menos, 71º C.
  • A massa folhada não deve ficar muito fina.

Outras informações:

2 comentários para “Rolo de Porco <br> em Massa Folhada”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.