Lembro-me bem da animação que foi no meu facebook no dia em que deixei nas mãos dos seguidores a decisão sobre a receita que queriam ver publicada. A disputa era entre dois pratos de carne, ambos de forno.

As Bochechas de Porco em Vinho Tinto com Puré de Batata Doce e este Rolo de Porco em Massa Folhada, inspirado no famoso Bife Wellington.

Tenho a dizer-vos que foi uma sondagem bem renhida até ao fim, com 1200 pessoas a votarem e dando a vitória a este rolo suculento e macio.

O recheio é feito com carne picada, maçã e cogumelos, tudo bem temperadinho.

Usei carne de porco mas podem optar por outra carne picada, é indiferente.

A carne molda-se num rolo bem apertadinho, que vai ao frio para prender.

Depois só temos de dispor a massa folhada e colocar por cima umas finíssimas fatias de pancetta, presunto gordo ou bacon – é o que conseguirem arranjar…

… fechar bem o rolo e guardá-lo no frio para a massa ficar o mais fria possível.

Quando o forno já estiver pronto para o receber, é só pincelar e ala que se faz tarde…

Forno com ele até ficar bem douradinho.

Super apetitoso só de olhar.

Aquelas pedrinhas de sal sobre a massa…

Hummm, já babo…

Deixem-me ainda alertar-vos em relação à massa folhada. O ideal é usarem a massa rectangular congelada para esticar com o rolo, deixando-a mais grossa do que as vulgares massas de tarte que são redondas e finas. Não queremos a massa a abrir fissuras. Mas se optarem pelas redondas, usem mais do que uma e garantam que não deixam nenhuma abertura. O rolo tem de estar mesmo bem selado.

Aqui fica uma sugestão deliciosa tanto para dias mais especiais como para o dia-a-dia.

Espero que gostem!