Inspirado no Bife Wellington este rolo envolvido em massa folhada é macio, suculento e bem temperado. Sucesso garantido.

Lembro-me bem da animação que foi no meu facebook no dia em que deixei nas mãos dos seguidores a decisão sobre a receita que queriam ver publicada. A disputa era entre dois pratos de carne, ambos de forno.

As Bochechas de Porco em Vinho Tinto com Puré de Batata Doce e este Rolo de Porco em Massa Folhada, inspirado no famoso Bife Wellington.

Tenho a dizer-vos que foi uma sondagem bem renhida até ao fim, com 1200 pessoas a votarem e dando a vitória a este rolo suculento e macio.

O recheio é feito com carne picada, maçã e cogumelos, tudo bem temperadinho.

Usei carne de porco mas podem optar por outra carne picada, é indiferente.

A carne molda-se num rolo bem apertadinho, que vai ao frio para prender.

Depois só temos de dispor a massa folhada e colocar por cima umas finíssimas fatias de pancetta, presunto gordo ou bacon – é o que conseguirem arranjar…

… fechar bem o rolo e guardá-lo no frio para a massa ficar o mais fria possível.

Quando o forno já estiver pronto para o receber, é só pincelar e ala que se faz tarde…

Forno com ele até ficar bem douradinho.

Super apetitoso só de olhar.

Aquelas pedrinhas de sal sobre a massa…

Hummm, já babo…

Deixem-me ainda alertar-vos em relação à massa folhada. O ideal é usarem a massa rectangular congelada para esticar com o rolo, deixando-a mais grossa do que as vulgares massas de tarte que são redondas e finas. Não queremos a massa a abrir fissuras. Mas se optarem pelas redondas, usem mais do que uma e garantam que não deixam nenhuma abertura. O rolo tem de estar mesmo bem selado.

Aqui fica uma sugestão deliciosa tanto para dias mais especiais como para o dia-a-dia.

Espero que gostem!

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 35 minutos + tempo de refrigeração
tempo de forno: 50 minutos
tempo total: 2 horas 25 minutos
dificuldade: fácil/Médio
doses: 6
Inspirado no Bife Wellington este rolo envolvido em massa folhada é macio, suculento e bem temperado. Sucesso garantido.

Rolo de Porco
em Massa Folhada

destaque-5
Inspirado no Bife Wellington este rolo envolvido em massa folhada é macio, suculento e bem temperado. Sucesso garantido.
tempo de preparação: 35 minutos + tempo de refrigeração
tempo de forno: 50 minutos
dificuldade: fácil/Médio
doses: 6

Ingredientes:

  • 500 g carne de porco picada
  • 100 g de pancetta (ou presunto gordo ou bacon em fatias muito finas)
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 cebola média (± 100g)
  • 100 g de cogumelos
  • 2 dentes de alho
  • salsa picada a gosto
  • 1 fatia de pão (± 50g)
  • 1 maçã (reineta ou outra)
  • 2 colheres de chá cheias de mostarda Dijon (+ um pouco para pincelar)
  • 1 ovo
  • 1 placa de massa folhada rectangular
  • 1 gema, para pincelar
  • sal e pimenta q.b.

UTENSÍLIOS:

  • película aderente
  • papel vegetal para forrar tabuleiro

Confecção:

  1. Frite a cebola no azeite até ficar translúcida. Depois junte os cogumelos e deixe cozinhar até o líquido desaparecer. No final junte o alho picado e refogue mais um pouco. Retire do lume e deixe arrefecer.
  2. Descasque e descaroce a maçã e corte-a em cubinhos. Demolhe o pão em água a ferver e deixe-o amolecer. Depois escorra-o num escorredor e esprema-o com as mãos para o desfazer e retirar todo o líquido.
  3. Envolva o pão, a maçã em cubinhos, e a salsa picada no refogado de cebola, alho e cogumelos já frio. Seguidamente junte a carne picada e tempere com sal, pimenta, o ovo batido e a mostarda e envolva tudo à mão. Os ingredientes têm de ficar muito bem envolvidos.
  4. Estenda duas folhas de película aderente, ligeiramente sobrepostas, sobre a bancada – desta forma terá a largura necessária para envolver o rolo. Coloque a carne sobre a película, forme um rolo e enrole-o na película, apertando bem, nomeadamente as extremidades, para ficar bem selado. Guarde no frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
  5. Passado esse tempo, estenda a massa folhada com uma largura um pouco superior ao rolo. Coloque a massa já estendida sobre película aderente (duas folhas também, sobrepostas lado a lado). Coloque o rolo, ainda envolvido em película, no centro da massa perto de si, e faça duas marcas para definir a largura do rolo (ao de leve com as costas de uma faca). Pincele essa área, com mostarda, a todo o comprimento, deixando livres as extremidades. Distribua a pancetta (ou um presunto gordo/bacon bem fininho) sobre a área pincelada com mostarda.
  6. Retire a película do rolo e coloque-o sobre a pancetta. Enrole o rolo na massa, usando a ajuda da película, apertando bem a cada volta – note que nesta fase a película não entra dentro do rolo, serve apenas para ajudar a enrolar. Sele muito bem a massa nas extremidades, envolva o rolo na película que usou para enrolar, sele tudo muito bem e leve de novo ao frigorífico durante mais meia hora, pelo menos, ou até a massa ficar mais rijinha.
  7. Passado esse tempo, retire a película e coloque o rolo, com a junção da massa virada para baixo, num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal não untado. Faça umas incisões suaves sobre a massa com as costas de uma faça, pincele com gema de ovo (diluída numas gotinhas de água), salpique com sal grosso e leve a forno pré-aquecido a 200º C durante 45 a 50 minutos, ou até que a temperatura interna atinja os 71º C.
  8. Depois de pronto retire do forno, deixe descansar 10 minutos e sirva.

Notas:

  • Pode usar outra carne picada de que goste, inclusive caça, ou uma mistura de carnes.
  • A temperatura interna do porco, para ser comida com segurança, deve ser de, pelo menos, 71º C.
  • A massa folhada não deve ficar muito fina.

Outras informações:

20 comentários para “Rolo de Porco <br> em Massa Folhada”

  1. Olá Clara! Que aspeto delicioso! Estou a planear fazer este rolo em massa folhada mas tenho duas dúvidas:
    * que acompanhamento irá melhor com este rolo?
    * que molho poderá fazer melhor par com esta carne? Molho de mostarda?
    Obrigada pela sua partilha constante!

    1. Olá Joana, depende do gosto, no meu gosto pessoal optaria por arroz branco de alho, simples. Acha que precisa de molho? O de mostarda ligo mais a carne de vaca, mas é mais uma questão de gosto. Também pode fazer um bom molho de tomate, deixando os pedacinhos, ou seja, não triturando no final.

  2. Bom dia Clara!
    Este rolo de carne é um prato fabuloso para impressionar! Basta concentração nos passos e o resultado é mais uma vez de ficar na memória!
    Para mim a estrela foi mesmo a mostarda. A colher que leva no recheio dá muita cremosidade e suculência à carne. Já as pinceladas na massa posteriormente elevam mesmo o prato.
    O recheio é delicioso com os cogumelos e encontrar a maçã lá pelo meio é uma agradável e refrescante surpresa.
    Obrigado pelas deliciosas receitas que, sou honesto, também já são minhas.

  3. Eu fiz este rolo! Podia ter corrido melhor porque deixei queimar um pouco a massa mas ficou delicioso, a carne ficou saborosa e macia. Obrigada Clara de Sousa e parabéns por partilhar este seu dom (mais um!)

  4. Bom Ano, Clara! Acho que fiz asneira: cozinhei o recheio e só no fim é que me apercebi que devia ter sido confecionado em cru. Apesar do deslize, acho que vai ficar bom.

  5. Boa noite Clara!

    A massa folhada rectangular tem que estar congelada? é que coloco sempre no frigorífico apenas…faz diferença?
    Muito Obrigada e BOA PÁSCOA! 🙂

  6. Vou fazer este rolo .Adoro as suas receitas e a sua bricolagem.Jä fiz a sua reciclagem de caixas de ovos em molduras .Prendas k dei pelo Natal obrigada bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.