O peru no dia de Natal é um clássico.

Aqui em casa nunca falha a Perna de Peru no Forno.

Esta é uma alternativa diferente, com recheio, muito saborosa e que todos vão certamente adorar.

Para fazermos este peru temos de pedir no talho que desossem a zona do peito, retirando os dois peitos inteiros, unidos pela pele, de forma a que fiquem abertos em borboleta.

Se os peitos forem muito altos podem pedir para retirar alguma carne de ambos os lados para ficarem mais baixos e mais direitos – essa carne pode ser fatiada para uns belos bifinhos de peru.

Manter a pele é muito importante, não só porque é o que une os dois peitos, como fica deliciosa depois de bem tostadinha.

O recheio tem salsicha fresca, frutos secos, um pouco de pão, vinho do Porto, legumes e especiarias e fica com um sabor incrível.

Depois de feito, cobrimos os peitos com este recheio – se for demasiado, não se deve usar todo para se fechar bem – e começamos a fechar.

Primeiro, ao centro, de forma a que uma aba cubra a outra e prendemos com um palito.

Depois seguimos para as extremidades, fechando bem.

Na zona do pescoço basta enfiar a pele no interior.

Depois de tudo fechado, preso por palitos, atamos toda a peça e só depois retiramos os palitos antes de ir ao forno. Em alternativa, se tiverem uma agulha também podem coser.

Depois de bem barrado com manteiga vai ao forno até ficar bem tostado.

Para cortar a carne, a peça deve ter a junção virada para baixo, algo de que obviamente me esqueci, o que acabou por forçar a abertura da junção. Se fizerem esta receita não se esqueçam desse pormenor, para terem uma apresentação impecável.

Eu sei que as fotos não estão nada bonitas – há 5 anos ainda não tinha apurado esta parte das fotografias – mas acreditem que esta receita é muito saborosa e uma alternativa muito agradável ao clássico peru assado inteiro, que tantos gostam de fazer no Natal.