Quando procuramos por receitas simples e baratas, a carne picada acaba muitas vezes por ser uma opção versátil que dá para muitas coisas – hambúrgueres, almôndegas, bolonhesa, chili e, claro, o rolo de carne.
Muitos talhos já os vendem preparados e só temos de os meter no forno quando chegamos a casa… mas na verdade, eu digo que podemos fazer muito melhor sem ter assim muito mais trabalho.
Na minha infância a minha mãe fazia um rolo de carne que já publiquei no meu primeiro livro, com ovos cozidos no interior. Era um rolo muito suculento e bem temperado.
Este não lhe fica atrás, antes pelo contrário e é super simples.
Colocamos os ingredientes do rolo numa taça…
… e misturamos tudo à mão. Nem imaginam o cheirinho com que fica já assim.
Porquê usar uma forma de bolo inglês?
Por 3 razões:
- porque o molho e mos sucos ficam todos na carne, deixando-a mais suculenta.
- porque ficamos com um rolo direitinho, bonitinho e pronto a cortar.
- porque conseguimos desenformá-lo muito bem graças à ajuda do papel vegetal que forra a forma e que fica com as abas para fora.
Não precisamos de untar o papel. Basta colocar a mistura, calcar um pouco para acondicionar e alisar o topo. Está pronto a ir para o forno!
E o molho?
O molho fazemos enquanto o rolo está no forno.
Juntamos tudo num tachinho e levamos ao lume deixando fervilhar em lume brando durante uns 15 minutos.
O molho é vertido sobre o rolo quando faltar um terço do tempo para terminar.
E não menos importante: devemos deixar o rolo descansar uns 5 a 10 minutos antes de desenformar e servir.
Este rolo tem tantooooo sabor que nem vão acreditar!
Onde está a receita?
A receita está mais abaixo logo depois do vídeo e até a podem imprimir.
Vejam só como fica suculento!
Façam e digam-me se foi ou não um sucesso!
Outras receitas com carne picada
ALMÔNDEGAS DE CARNE EM MOLHO DE TOMATE – Deliciosas, macias e suculentas, as almôndegas feitas pelo método tradicional têm um molho bem apurado para regar o esparguete ou puré.
EMBRULHOS DE COUVE COM CARNE E ARROZ – Carne e arroz cozem dentro de uma folha de couve-lombarda, num molho bem carregado de tomate. É uma receita típica de países da Europa Central e de Leste.
KAFTA NO FORNO COM MOLHO DE IOGURTE E HORTELÃ – Deliciosas espetadinhas de carne picada que preparamos em 15 minutos. Ficam perfeitas quando regadas com um molho de iogurte e hortelã.
ROLO DE PORCO EM MASSA FOLHADA – Inspirado no Bife Wellington este rolo envolvido em massa folhada é macio, suculento e bem temperado. Sucesso garantido.
CHILI COM CARNE (RECEITA CLÁSSICA) – Um prato quente e picante q.b. ideal para os dias mais frios e sempre acompanhado com pão de milho doce.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
46 comentários para “Rolo de Carne Enformado”
Olá!
Fiz ontem para o jantar este rolo de carne, e ficou delicioso, suculento e cheio de sabor. Mesmo para quem não gosta muito de tomate fica ótimo.
Não seguia o seu blog, mas já passou para os favoritos ⭐
Obrigada pela partilha.
Que bom Vera! Muito obrigada 🙂
Muito obrigada pela receita. Fiz e gostei bastante
Que bom! Obrigada Fátima!
Olá Clara!
Gostava de saber se alguma vez congelou o rolo de carne. Qual a melhor altura? A mim parece-me que seria bom congelar sem o molho e na altura de usar, descongelar, colocar o molho e levar ao forno.
Qual a sua opinião?
Beijinhos e muito obrigada pelas suas receitas sempre maravilhosas.
Manuela, para fazer com antecedência e congelar eu prefiro congelar sempre em cru. Por isso sim. Faria tal como diz. Colocaria o molho apenas no dia de ir ao forno.
Olá Clara.
Qual o acompanhamento que normalmente faz para o rolo?
beijinhos e obrigada
Vários mas o meu favorito é puré de batata.
Cara Clara,
Desculpe tratá-la assim já de forma tão próxima, mas como passa tanto tempo em minha casa, já é uma presença familiar .
Já experimentei várias receitas suas, que saem sempre excelentes, sem excepção. Mas hoje o rolo de carne foi quase todo feito pela minha filha mais nova (9 anos) e achei que devia comentar pois, apesar da facilidade, ficou mais uma vez, divinal! Fiz mais 50% da receita para poder enviar amanhã nas marmitas da escola e quase não chegava . Muito obrigada por partilhar estas maravilhas tão simples, mas que nos ajudam tanto.
Olá Sofia. Ela está com a idade com que eu comecei a cozinhar para a família 🙂 sim é fácil, desde que se sigam todos os passos direitinho. Super suculento este rolo. Obrigada!
Bom dia, Clara,
A receita deste rolo é bastante parecida com a da minha avó (e que habitualmente faço), com a diferença do ser enformado. Uma coisa que ela fazia era demolhar o pão em leite, e depois usava um passador para escorrer o leite e migar o pão que depois juntava aos restantes ingredientes.
Obrigada.
Marta
Sem dúvida é assim que se faz quando o pão é inteiro. Aqui não é necessário porque já está esfarelado e absorve a humidade dos outros ingredientes. Experimente que fica óptimo Marta! 🙂
Cada vez fico mais fä das suas receitas e do seu Blog! Esta será mais uma daquelas receitas que vou sem dúvida experimentar e vai direitinha para o meu “livro de receitas secreto” 😉
Gostaria de saber se posso substituir o ketchup por outro produto ou se é mesmo necessário na receita? Näo sou muito amante desse produto…
Eu sei eu sei Daniela, às vezes sinto o mesmo, mas aqui o ketchup dá um sabor ligeiramente adocicado. Se não o usar use molho de tomate simples.
Clara,
Adoro suas receitas. Fiz o outro rolo de carne Wellington e fez muito sucesso cá em casa. Vou fazer esse com certeza. Além de gostoso também fica económico. Isso nos tempos que correm é muito importante. Obrigada pela sugestão.
Vou experimentar esta receita. Deve ser óptima.
Uma dúvida recorrente: qual a temperatura a que deve estar a carne para a considerarmos cozinhada?
Já vi num vídeo seu que normalmente cozinhamos demais a carne de porco.
Seria possível ajudar? Qual a temperatura ideal de cada carne?
Outra dúvida:
Usa termómetro no seu forno? Eu tenho de usar pq já verifiquei que a temperatura que o meu forno indica (que eu seleccionei) é muito diferente da indicada no termómetro.
Obrigada pela excelentes receitas e outras dicas.
Humbertina, se considera que o seu forno está desregulado, sim, deve usar um termómetro de forno ou então pedir assistência técnica.
As carnes são diferentes e têm temperaturas internas diferentes. No caso da carne de vaca, num bife por exemplo, pode deixar em sangue, ou no forno num assado pode deixar rosada nos 63 ou 65ºC. No caso deste rolo, como é carne picada de compra, a temperatura mínima e ideal é 71ºC. Evite cozinhar de mais mas também não cozinhe de menos.
Carne de aves, frango por exemplo, deve ser cozinhada até aos 75ºC.
Em relação à carne de porco, sim cozinhamos demasiado. Nesta receita pode ler tudo sobre o assunto, onde explico tudo ao pormenor – https://claradesousa.pt//receita/lombinho-enrolado-em-bacon-com-legumes-assados/ – Vejo no interior o artigo do Danilo Alfaro que explica porque o fazemos.
Olá Clara
Obrigada por mais esta receita que me parece maravilhosa!
Vou fazer amanhã.
Há alguma possibilidade de substituição dos ovos? É que o meu neto é alérgico.
Obrigada!
Não vale a pena complicar com outros ingredientes. Use mais um pouco de pão tal como nas almôndegas. Pode ser carcaça amolecida em leite. E não use ovos. Fica bom na mesma. 🙂
Meu Deus, delícia. A minha filha repetiu e antes alertou me que não tinha fome.
O meu pepel vegetal rasgou com esforço consegui retirar o rolo inteirinho.
Da próxima vez vou experimentar triturar todo o molho de tomate com o suco da carne, julgo que vai ficar bom ☺
Obrigada Clara de Sousa por estas delícias
Pode até fazer mais molho, molho nunca é demais. Mas eu bem disse Liliana que ninguém ia descansar enquanto não acabasse com ele 🙂
Bom dia Clara. Fiz o rolo de carne como está na receita e ficou um espetáculo,não sobrou nada.
Obrigada pelas receitas que compartilha connosco.
Feliz Ano de 2022.
Que bom Lurdes, aqui em casa tb não sobra nada, vão sempre repetir e lá se vai tudo 🙂
Já fiz e ficou fantástico, todos adorámos aqui em casa. Agora só falta fazer quando tiver visitas, para ver o que me dizem e se passo a ser finalmente uma ‘excelente’ cozinheira. Obrigada, D. Clara de Sousa, adoro as suas receitas saem sempre bem. Bjinho e os votos de continuação de muito sucesso, saúde e amor.
E pode fazer o dobro do molho se quiser mais para um puré por exemplo 😉
Bom Dia
Vou experimentar fazer o rolo de carne na próxima semana, mas queria saber se é possível fazer numa forma de bolo inglês, mas de pirex?
Muito Obrigada e bom domingo!
Sim claro Isabel, pode fazer com Pyrex. Depois diga como correu e se gostou claro 🙂
Boa tarde Clara,
E foi mesmo como diz, não sobrou nada. Fiz exactamente como receitou e foi um sucesso. Já fiz há umas semanas atrás. A próxima acho que vou fazer os croquetes. As suas receitas estão muito bem explicadas, sendo fácil seguilas.
Muito obrigada .
Margarida.
Que bom Margarida! É para repetir portanto.:) Os croquetes dão mais trabalho, mas valem bem a pena 😉 obrigada!
Bom dia, querida Clara!
Estou a fazer a sua receita de rolo de carne. Estranho não levar azeite. O molho de tomate acho demasiado sabor a tomate. Fiz tal e qual. Vamos ver se sai saboroso e se não dececiono os comensais.
O molho não ficaria mais saboroso se fizéssemos um picadinho de alho e azeite primeiro e depois os restantes ingredientes?
Desejo um excelente 2022 para si e família!
Abraços festivos
MargaridaT
Margarida eu como adoro o sabor do tomate não estranho, até porque o molho é bem temperado, mas a Margarida adapte ao seu gosto. Na verdade pode verter por cima o molho de tomate de que mais gostar, pode enriquecê-lo como quiser. Esta é uma versão mais simples, mais prática e rápida, mas adapte e melhore no que for necessário. Até no tempero no rolo, se gosta de outros temperos experimente fazer diferente. No final na versão original, sairam decepcionados? Obrigada e bom ano!
Olá clara, gosto imenso das suas receitas.
Quero experimentar os rolinhos primavera e não encontro a massa de crepes nos supermercados.
Cumprimentos
Não encontra Fernanda. Infelizmente. Eu na altura encontrava na Makro mas agora tb já não têm. Acho que só mesmo nos supermercados orientais. Tem algum na sua zona?
Muito obrigada! Um Santo Natal e um Novo Ano com muita saúde, alegria e paz!
Igualmente Adelaide! Festas felizes!
Olá Clara, adoro as suas receitas. Têm sido muito úteis.
Será que tem uma receita de capão recheado. Ficaria muito grata.
Não tenho Maria, nunca fiz nem nunca vi a minha mãe fa
Boa noite,
Não sou muito apreciadora de rolo de carne, mas esta receita estou curiosa para experimentar…Será possivel preparar a carne de véspera e colocar no forno só no dia seguinte!?
Adoro as suas receitas e sugestões!!
Claro que sim Ana. Deixe tudo preparado dentro da forma forrada e cubra com película ou papel de alumínio para a superfície não secar. Depois quando for para fazer, é só meter no forno! Boas festas!
Olá Clara,
Será que posso estender a carne sobre papel vegetal, rechear, enrolar e depois enformar seguindo então a receita?
Claro que sim fica logo tudo direitinho 😉
Guardei para uma reunião familiar o paté de cogumelos e nozes. Foi muito apreciado.
Tenho feito algumas das iguarias que nos propõe, que têm sido bem sucedidas. Desta vez vou experimentar o rolo de carne, um pouco diferente da receita que herdei da minha mãe, não própriamente no tempero da carne mas no molho.
Nesta época festiva desejo-lhe paz e o amor e amizade dos que lhe são próximos.
Que bom que gostaram Elisa 🙂 faça o rolo e depois diga se gostou. Pode fazer mais molho se gostar 🙂 feliz Natal!
Olá, D.Clara! Mais uma receita que vou experimentar, sem dúvida! Os saberes que as nossas Mães nos deixam não têm comparação! Às vezes quero fazer receitas da minha Mãe mas… tinham aquela magia que não se explica… era sempre “a olho” e ficava tão bom! Aproveito para lhe dizer que os croquetes de carne são também um sucesso! Obrigada pelas partilhas. Beijinhos
Antigamente era tudo a olho mas nós também podemos fazer a olho 😉 é uma questão de prática. Quanto mais praticamos melhores ficamos! Feliz Natal!
Muito obrigada! Um Santo Natal e um Novo Ano com muita saúde, alegria e paz!