Quando procuramos por receitas simples e baratas, a carne picada acaba muitas vezes por ser uma opção versátil que dá para muitas coisas – hambúrgueres, almôndegas, bolonhesa, chili e, claro, o rolo de carne.

Muitos talhos já os vendem preparados e só temos de os meter no forno quando chegamos a casa… mas na verdade, eu digo que podemos fazer muito melhor sem ter assim muito mais trabalho.

Na minha infância a minha mãe fazia um rolo de carne que já publiquei no meu primeiro livro, com ovos cozidos no interior. Era um rolo muito suculento e bem temperado.

Este não lhe fica atrás, antes pelo contrário e é super simples.

Colocamos os ingredientes do rolo numa taça…

… e misturamos tudo à mão. Nem imaginam o cheirinho com que fica já assim.

Porquê usar uma forma de bolo inglês?

Por 3 razões:

  • porque o molho e mos sucos ficam todos na carne, deixando-a mais suculenta.
  • porque ficamos com um rolo direitinho, bonitinho e pronto a cortar.
  • porque conseguimos desenformá-lo muito bem graças à ajuda do papel vegetal que forra a forma e que fica com as abas para fora.

Não precisamos de untar o papel. Basta colocar a mistura, calcar um pouco para acondicionar e alisar o topo. Está pronto a ir para o forno!

E o molho?

O molho fazemos enquanto o rolo está no forno.

Juntamos tudo num tachinho e levamos ao lume deixando fervilhar em lume brando durante uns 15 minutos.

O molho é vertido sobre o rolo quando faltar um terço do tempo para terminar.

E não menos importante: devemos deixar o rolo descansar uns 5 a 10 minutos antes de desenformar e servir.

Este rolo tem tantooooo sabor que nem vão acreditar!

Onde está a receita?

A receita está mais abaixo logo depois do vídeo e até a podem imprimir.

Vejam só como fica suculento!

Façam e digam-me se foi ou não um sucesso!

Outras receitas com carne picada:

ALMÔNDEGAS DE CARNE EM MOLHO DE TOMATE - Deliciosas, macias e suculentas, as almôndegas feitas pelo método tradicional têm um molho bem apurado para regar o esparguete ou puré.
EMBRULHOS DE COUVE COM CARNE E ARROZ - Carne e arroz cozem dentro de uma folha de couve-lombarda, num molho bem carregado de tomate. É uma receita típica de países da Europa Central e de Leste.
KAFTA NO FORNO COM MOLHO DE IOGURTE E HORTELà- Deliciosas espetadinhas de carne picada que preparamos em 15 minutos. Ficam perfeitas quando regadas com um molho de iogurte e hortelã.
ROLO DE PORCO EM MASSA FOLHADA - Inspirado no Bife Wellington este rolo envolvido em massa folhada é macio, suculento e bem temperado. Sucesso garantido.
CHILI COM CARNE (RECEITA CLÁSSICA) - Um prato quente e picante q.b. ideal para os dias mais frios e sempre acompanhado com pão de milho doce.