Como entrada, prato principal ou acompanhamento este ratatouille é uma excelente forma de introduzir mais legumes na alimentação diária.

E se eu vos disser que nunca apreciei muito ratatouille?

Tem os legumes de que gosto…

… mas a forma como sempre me serviram ratatouille nunca me conquistou. Era tudo muito uniforme, muito sem graça.

Desde que a minha filha se tornou vegetariana – ovolactovegetariana – tive de abrir o leque de opções para diversificar também nos legumes, e este prato acabou por ser uma excelente surpresa quando decidi juntar-lhe tomate e ovos.

Há várias receitas de ratatouille, umas feitas no tacho, outras no forno, umas com legumes cortados em cubos outras em rodelas. Há receitas para todos os gostos.
Há quem coloque sal para desidratar as beringelas, há quem não o faça. Enfim, cada cabeça sua sentença como se costuma dizer.

O que vos digo é que esta receita fica óptima.
Os legumes são cortados em cubos, à excepção dos espinafres que podem ser frescos ou congelados, o tomate e o molho de tomate envolvem tudo e no final temos a cama perfeita para encaixar os ovos e deixar escalfar.

Gostam da ideia?

E o que acham dela para a ceia de Natal que está à porta, se tiverem um vegetariano à mesa?

Ou para um brunch de fim-de-semana? Ou almoço… ou jantar!

Espero que a testem e me digam se gostaram tanto quanto eu.

Para outras opções vegetarianas, espreitem a secção NEM CARNE NEM PEIXE.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 30 MINUTOS
dificuldade: fácil
doses: 3 (prato principal) ou 6 (entrada)
Como entrada, prato principal ou acompanhamento este ratatouille é uma excelente forma de introduzir mais legumes na alimentação diária.

Ratatouille Especial
com Ovos Escalfados

ratatouille destaque
Como entrada, prato principal ou acompanhamento este ratatouille é uma excelente forma de introduzir mais legumes na alimentação diária.
tempo de preparação: 30 MINUTOS
dificuldade: fácil
doses: 3 (prato principal) ou 6 (entrada)

Ingredientes:

  • 50 ml azeite
  • 1 curgete grande
  • 2 beringelas pequenas
  • 1 pimento vermelho grande
  • 200 g de espinafres (frescos ou congelados)
  • 1 cebola média
  • 4 dentes de alho
  • 1 lata pequena (390 g) de tomate em pedaços
  • 200 g polpa de tomate (usei aromatizada com cebola e alho)
  • 100 ml de água
  • Gotas de tabasco a gosto
  • Sal e pimenta preta q.b.
  • 6 ovos
  • Folhas de manjericão para finalizar

UTENSÍLIOS:

  • uma frigideira larga e funda com tampa

Confecção:

  1. Trate dos legumes. Curgete, beringelas e pimento. Lave-os e corte-os em cubos médios, mantendo a casca. Pique finamente a cebola e o alho.
  2. Coloque o azeite a aquecer numa frigideira grande. Junte legumes cortados, a cebola picada e os espinafres. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar até que os legumes amaciem, cerca de 10 minutos, mexendo pontualmente.
  3. Depois disso, junte o alho, o tomate em pedaços, a polpa, a água e o tabasco. Envolva bem e cozinhe durante mais 5 minutos. Prove o molho e acerte temperos se necessário.
  4. Faça pequenas covinhas nos legumes, com a ajuda de uma colher e verta um ovo em cada – deve abrir o ovo para uma taça e verter da taça para os legumes, para evitar largar pedaços de casca.
  5. Tempere cada ovo com um pouco de sal e pimenta, tape e cozinhe até ter os ovos no ponto que gosta. O ideal é colocar os ovos, tapar bem o tacho, desligar o lume e deixar descansar entre 8 a 10 minutos, para uma gema ainda líquida ou meio cozida.
  6. Sirva bem quente, decorado com folhas de manjericão.
  7. Pode servir simples ou sobre uma cama de arroz.

Notas:

  • Para versão garantidamente sem glúten use tomate fresco e polpa certificada.
  • Como entrada conto com um ovo por pessoa, como prato principal conto com dois ovos. Por isso, ao fazer 6 ovos dou a indicação de ser uma receita para 3 pessoas. No entanto, se acrescentar mais 2 ovos (8 no total) e se os comensais não forem de comer doses grandes, esta receita dá para 4 pessoas.

Outras informações:

18 comentários para “Ratatouille Especial <br> com Ovos Escalfados”

  1. Sou uma fã das suas receitas, fáceis mas sempre com muita qualidade! Fiz o ratatouille e adorei. Uma óptima maneira de comer mais vegetais. Obrigada.

    1. Gosto muito das suas receitas Clara. São relativamente fáceis e económicas. Muito obrigada pela excelente ajuda no nosso dia a dia. Um abraço de gratidão.

  2. Maria do Rosário Correia

    Boa tarde Clara,
    Cozinhei esta sua receita, sem os espinafres. Coloquei fatias de pão caseiro frito em azeite, no fundo do prato, e os legumes por cima. Ficou ótimo. Obrigada

  3. Olá boa noite Clara,
    Esta receita foi a elegida obtem para o jantar e adorei! Os ovos realmente dão-lhe o que faltava ao prato!
    Obrigada pela partilha e boas receitas,

    Beijinhos

  4. Olá Clara,
    Já fiz e troquei alguns ingredientes para “despachar” alguns legumes que precisava de gastar do frigorífico e ficou muito bom.
    Juntei-lhe cogumelos e com os ovos é de facto aposta ganha.
    Obrigada
    PS- não estou a conseguir abrir as receitas de natal que nos enviou

    1. Sim fez muito bem. Nada se estraga assim 😉 quanto ao ebook era um problema que se colocava apenas a quem tem iPhones mas já está resolvido. Pode fazer que agora consegue Isabel!! Feliz Natal!

    1. Parece me óptima Clara e claro que vou fazer pois adoro ovos escalfados.Tem ideias especiais na cozinha e por isso acompanho as suas novidades e posso afirmar que a receita de bacalhau com broa e um belo manjar que todos apreciam.Acho engraçado uma jornalista interessar se pela cozinha e com tanta categoria.

        1. Olá Clara, experimentei o ratatouille no dia em que publicou a receita e ficou aprovada….o que sobrou, juntei a um esparguete cozido e deu outra refeição!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.