Queques Saudáveis de Aveia, Banana e Mel – Sabor e Nutrição
O mundo dos doces saudáveis está definitivamente a ganhar terreno. Cada vez mais procuramos alternativas deliciosas, mas que não comprometam a nossa saúde, especialmente opções que possam ser consumidas por quem tem restrições alimentares, como intolerância ao glúten ou diabetes.
Bolos feitos com aveia e fruta são há muito uma tendência, conquistando pelo sabor, textura e pela facilidade de preparação.
Decidi fazer estes queques depois de o Ivan, um colega meu que está a dar os primeiros passos na cozinha saudável, ter preparado uma receita semelhante que não correu muito bem – a textura ficou demasiado seca, encortiçada, quase incomestível. Sem querer desmotivá-lo, prometi-lhe então uma versão de que iria gostar de certeza, mantendo os mesmos ingredientes-chave: aveia e banana, além de ter de ser sem glúten e sem açúcares refinados.
Ingredientes Saudáveis, Sabor Surpreendente
Os ingredientes são muito acessíveis e apenas estes que pode ver na imagem.
Versão Vegetal (Opcional)
Se preferir uma versão totalmente vegetal, pode substituir facilmente:
- Ovos por “ovos de linhaça” (sementes de linhaça trituradas e hidratadas em água)
- Iogurte natural por iogurte vegetal sem lactose
- Mel por xarope de ácer (maple syrup) ou xarope de agave
Além dos ingredientes, vai precisar também de formas de papel e de um tabuleiro de formas (de metal ou silicone). O spray não é obrigatório.
Passo-a-Passo Fácil e Rápido
- Preparar a Massa – Coloque todos os ingredientes num processador de alimentos ou liquidificador e triture até obter uma massa homogénea.
- Colocar nas Forminhas – Distribua a massa pelas forminhas próprias para queques e coloque as pepitas de chocolate negro por cima.
- Levar ao Forno – Leve a forno pré-aquecido a 180°C durante aproximadamente 20 minutos, ou até sair um palito praticamente seco, no teste da massa.
- Descansar e Arrefecer – Depois de retirar do forno, deixe repousar durante cerca de 5 minutos antes de colocar os queques sobre uma rede, para arrefecerem totalmente.
Variações de Sabor
Apesar de deliciosos na versão original, pode sempre experimentar diferentes combinações:
- Com pepitas de chocolate: a versão aqui utilizada, com 40 g de pepitas de chocolate negro que podem ser envolvidas na massa depois de tudo triturado, ou apenas colocadas por cima.
- Com mirtilos: envolva uma chávena de mirtilos na massa depois de tudo triturado, reservando alguns para colocar por cima.
- Com canela e nozes: adicione 1 ou 2 colheres de chá de canela na hora de triturar e posteriormente envolva à mão 50 g de nozes picadas.
- Com maçã: adicione 1 colher de chá de canela na hora de triturar e posteriormente envolva à mão 1 chávena de maçã picada ou em cubinhos.
Dica de Textura e Conservação
A textura destes queques é deliberadamente húmida, graças às bananas e ao iogurte, dispensando a adição de manteiga ou óleo. Alguns adoram, enquanto outros podem achar que parecem um pouco mal cozidos – é uma questão de gosto pessoal.
Mas precisamente por serem húmidos, estes queques conservam-se extremamente bem:
- Guarde os queques à temperatura ambiente, tapados, até 1 semana.
- Podem ser guardados no frigorífico até 2 semanas.
- Para congelar, coloque os queques numa embalagem com tampa e conserve no congelador até 6 meses. Ao descongelar naturalmente, ficam perfeitos para o lanche ou pequeno-almoço.
Informação Nutricional
Estes queques são ricos em fibra (graças à aveia e banana), proteínas (dos ovos e iogurte) e contêm açúcares naturais, sendo uma excelente escolha para um snack nutritivo e equilibrado.
- Cada queque terá aproximadamente 148 kcal.
- Sem pepitas de chocolate, cada queque terá cerca de 130 kcal.
- Ao substituir o iogurte grego por iogurte natural normal, cada queque (sem pepitas) terá aproximadamente 123 kcal.
- Reduzindo o mel para 2 colheres de sopa e mantendo o iogurte natural normal (sem pepitas), cada queque terá aproximadamente 117 kcal.
Aveia e Diabetes Tipo 2: Uma Aliada Natural
A aveia, consumida com moderação, pode ser uma aliada no controlo da diabetes tipo 2. Rica em beta-glucanos, fibras solúveis que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, promove uma digestão mais lenta e evita picos glicémicos.
Vários estudos científicos – incluindo revisões sistemáticas e meta-análises – apontam também benefícios na redução do colesterol, na melhoria da saciedade e até em ligeiras reduções da hemoglobina A1c (indicador de controlo glicémico a longo prazo).
Para colher estes benefícios, deve optar-se por aveia em flocos grossos – nunca a aveia instantânea ou farinha de aveia -, sem açúcares adicionados e em porções controladas.
Quanto ao uso de uma pequena quantidade de mel, faz sentido integrá-lo numa receita rica em fibras e com outros ingredientes de baixo índice glicémico, como é o caso da aveia e banana utilizados nesta receita. No entanto, a doçura natural da banana pode ser suficiente para a maioria das pessoas, optando por dispensar o mel.
Embora os efeitos da aveia estejam bem estudados na diabetes tipo 2, ainda não há investigação aprofundada sobre o seu impacto específico na diabetes tipo 1, sendo sempre recomendável o aconselhamento individual com um profissional de saúde.
Estão prontos para experimentar estes queques saudáveis, deliciosos e tão simples de preparar que nunca vão falhar?
PARTICIPE!
GOSTOU DA RECEITA?
Avalie com ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e partilhe as suas impressões nos comentários!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhe os seus queques usando a hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDER NENHUMA RECEITA NOVA
Siga-me no Facebook, Instagram e Pinterest e inscreva-se no meu canal no Youtube
15 thoughts on “Queques Saudáveis <br> de Aveia, Banana e Mel”
Adorei a receita, já fiz e saiu na perfeição, obrigada
Que bom Raquel! E congelou?
Bom dia. Dá para colocar numa forma grande? Obrigada.
Andreia eu não testei numa forma grande, talvez dê num tabuleiro mas terá de acertar o tempo de cozedura eventualmente, fazendo o teste do palito. Pode precisar de mais tempo.
Boa tarde. Os meus queques mingaram quando fui fazer o teste do palito. Que faço para isso não acontecer? E também ficaram agarrados ao papel. Eu pincelei com manteiga, mas mesmo assim colaram ao papel. Para a próxima vou tentar pincelar melhor e passar um pouquinho de farinha. Outra coisa que também notei foi que uns ficaram um pouco enqueijados e outros ficaram bem, apesar de “mingados” como disse. O meu forno é daqueles pequenos portáteis, digamos assim, com 1800w no máximo. Por isso mesmo notei que tiveram de ficar mais tempo a assar. Ainda assim, estavam saborosos. Bjinhos
Olá Rute os meus também baixaram, é natural. Quanto a colarem nas formas de papel, com este tipo de massa o melhor é usar forminhas de papel vegetal, essas não colam de certeza. Sobre a textura da massa leu o que escrevi no texto da receita? O texto onde coloco fotografias? Eu falo disso mesmo, a sensação de estarem encruados, mas isso é o efeito da banana. Mas também não é nada em excesso. Usou quantas bananas e de que tamanho? Se reduzir a quantidade de banana essa parte melhora, mas é essa humidade interior que mantém os queques frescos durante tanto tempo. Porque razão uns ficaram e outros não, isso terá certamente a ver com o seu forno, que pode ter zonas de calor diferente. Nunca reparou nisso noutras receitas?
Bom dia
Para substituir os 2 ovos por sementes de linhaça, qual a quantidade destas sementes e de água que devo utilizar?
Isabel quando falo dos ovos de linhaça, a expressão está a laranja, o que significa que tem um link que a leva a uma página que explica como se faz.
Obrigada Clara por estas receitas deliciosas Deus a ajude
Obrigada Isabel!
Qual a diferenca na utilizacao de flocos de aveia e/ou farinha de aveia? Obrigada
Os flocos, mesmo triturando, nunca ficam tão finos, ou seja, a farinha pode afectar a textura. É melhor usar flocos finos do que farinha. Além disso os flocos grossos são mais indicados no caso da diabetes tipo 2 porque têm menos impacto glicémico.
Bom dia Clara, posso usar iogurtes naturais em vez do grego?
Obrigada
Beijinhos
Sim, Lídia, eu refiro isso no texto deste artigo.
Obrigada por tantas ideias
Bem haja