Receita de liquidificador, super rápida. O resultado são uns queques deliciosos que as crianças – e não só – vão adorar.

Estes Queques de Chocolate são a receita que mais faço para o “Pão por Deeeeeeus”!

Todos os anos é assim.

No dia 1 de novembro as crianças percorrem as ruas da aldeia, cumprindo uma tradição que sempre gostei de ajudar a manter. Não me custa nada, não imagino sequer fingir que não estou em casa só porque me esqueci de ir ao supermercado comprar guloseimas para oferecer.

Para as ofertas deste dia nunca compro. Faço sempre.

Primeiro porque tem mais significado, depois porque é melhor, e ainda sai mais barato. Só boas razões.

Lembro-me de ser como elas e da felicidade que sentia nesse dia em que enchia um saco de pano com o que me davam porta a porta. Chocolates, bolachas, rebuçados, dinheiro. Depois, a loucura que era chegar a casa e despejar o saco para começar a atacar em todas as frentes. Belas dores de barriga!

Não só para este dia, mas para qualquer outra ocasião, estes queques são perfeitos porque, além de deliciosos, são uma receita muito simples e rápida.

É tudo feito no liquidificador – podem até usar uma varinha mágica – e depois é só encher as formas e levar ao forno. Ficam prontos em menos de meia hora.

Depois de prontos é vê-los a brincar às cavalitas uns dos outros, à espera que as crianças comecem a chegar.

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 7 minutos
tempo de forno: 18 minutos
tempo total: 25 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 24
Receita de liquidificador, super rápida. O resultado são uns queques deliciosos que as crianças – e não só – vão adorar.

Queques de Chocolate
de Liquidificador

queques choco destaque
Receita de liquidificador, super rápida. O resultado são uns queques deliciosos que as crianças – e não só – vão adorar.
tempo de preparação: 7 minutos
tempo de forno: 18 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 24

Ingredientes:

  • 250 g de açúcar
  • 125 g de chocolate em pó
  • 50 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 2 ovos
  • 250 ml de leite
  • 260 g de farinha T55 c/ fermento (farinha para bolos)
  • 1 colher de chá bem cheia de fermento em pó
  • pepitas de chocolate (opcional)
  • açúcar em pó (opcional)

UTENSÍLIOS:

  • Liquidificador ou varinha mágica
  • Formas de metal ou silicone para queques

Confecção:

  1. Coloque todos os ingredientes, à excepção da farinha e do fermento, no liquidificador e triture durante 1 minuto (Em alternativa pode usar a varinha mágica).
  2. Junte a farinha misturada com o fermento e pulse até ser absorvida pela massa.
  3. Unte ou pulverize formas para queques e encha até ⅔ da altura. Nesta fase pode espalhar por cima algumas pepitas de chocolate.
  4. Leve a forno pré-aquecido a 180º C durante 18 minutos. (Se optar por mini queques coza apenas por 10 minutos).
  5. Faça o teste do palito para confirmar que estão cozidos e retire do forno. Deixe arrefecer um pouco dentro das formas antes de desenformar. Coloque-os depois sobre uma grelha para arrefecerem totalmente.
  6. Se gostar, polvilhe com açúcar em pó, na hora de servir.

Notas:

  • Estes queques não são muito doces. Se os prefere mais docinhos junte mais 50 g de açúcar.
  • Se quiser uma massa mais escura misture chocolate em pó com cacau em pó (50/50).

Outras informações:

31 comentários para “Queques de Chocolate <br> de Liquidificador”

      1. Olá Clara sim um instsnte principalmente mas férias elad comem tudo e a frase mais usada é temos fome meu deus… obrigada pelas dicas e receitas maravilhosas.

  1. Estou a pensar que seriam perfeitos para um aniversário, mas precisava de os fazer com antecedência, acha que dá para fazer 2 dias antes? 1 dia? Ou fazer para congelar e descongelar para usar no dia?

    1. No dia anterior está perfeito Teresa, até congelar se quiser, mas eu gosto sempre mais de os fazer de véspera do que estar a congelar, para ser sincera. Também os faz tão rapidamente que na noite anterior ficam prontos em menos de nada.

  2. Isto está a tornar-se “estranho” 🙂
    Eu que nunca fui chegada à cozinha, de repente é receita da Clara pra cá, receita da Clara pra lá…opah tão bom!
    O que me trouxe aqui foi a taça que a levou ao programa de Cristina! Cheguei aqui e fiquei maravilhada 🙂
    Estes queques também já experimentei mas ao contrário do chocolate que estes levaram, os meus (sem querer), levaram farinha de alfarroba…pronto! Sabem ao chocolate do Algarve, recomendo :p

    Obrigada

  3. Clara, desde já os meus parabéns pelas deliciosas receitas do seu blogue.
    Gostaria de lhe perguntar se posso usar a batedeira.
    Obrigada e um beijinho

  4. Fiz ontem está receita na Bimby. Fiz 6 queques e o resto na massa coloquei numa forma de bolo.
    É simplesmente irresistível!
    Parabéns Clara e muito obrigada pela partilha

  5. Olá D.Clara…acabei de fazer esta receita de queques e ficou maravilhosa.. aprovadíssima cá em casa…muito obrigada! beijinhos Rosana

  6. Olá Clara, oonde posso encontrar a receita da Tarte de chocolate e noz de que falaram nos comentários ? Já procurei no sítio da Tartes não encontrei .

    1. Pois não, porque ainda não tive tempo de a passar para o site. Encontra no meu fb. No PC vá a receitas do lado esquerdo e carrega no A-Z para ficar por ordem alfabética. Também tem video no meu canal de Youtube.

  7. Olá Clara, sou do Brasil e tenho uma dúvida. A farinha T55 c/ fermento é a farinha de trigo e acrescentar o fermento? Parece muito boa a receita. 😉

    1. Olá Jéssica. Sim é a farinha que se usa para bolos. É óptima a receita, rápida e muito fácil ☺️ qualquer dúvida que tenha, nomeadamente no nome de outros ingredientes, esteja à vontade para perguntar que eu respondo sempre e conheço bem os termos que se usam no Brasil. Obrigada!

  8. Clara, se é que me permite que a trate assim. Tenho feito algumas receitas suas, nomeadamente estes queques e tenho a dizer que ficaram excelentes. Mas deixe-me dizer-lhe que a tarte de chocolate com noz ficou maravilhosa. Apenas durou 1 dia. Obrigado pela partilha das suas receitas.

    1. Essa tarte é qualquer coisa do outro mundo, com a vantagem de ser muito simples. Os queques são de combate, muito bons, mas tarte já é um outro nível, sobretudo com a textura. Fica-se rendido! ☺️

      1. Acabei de fazer, fiz com açúcar mascavado e reduzi para 200 g mas até dava para ter reduzido mais! Mas são muito práticos e rápidos e deliciosos obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.