A semana começou com tempo estranho… a queimar os últimos cartuchos de Verão, mas espero que passe rapidamente e que Setembro e Outubro nos presenteiem ainda com bons dias de sol e temperaturas amenas.

Aqui chegados, a meio de Setembro, é a altura do regresso às aulas. 

Tudo recomeça, este ano felizmente com menos “angústia pandémica”, mas ainda com cuidados a ter. Uma coisa é certa: já vemos a luz ao fundo do túnel. E isso dá-nos ânimo, certo?

Há coisas que, para nós mães, nunca mudam e uma delas é a preocupação com a alimentação e a qualidade dos snacks que colocamos na marmita dos nossos filhos.

Se pudermos preparar lanches de que gostem, que não sejam repetitivos, que ainda por cima sejam mais saudáveis, então acertámos em cheio.

Boa Mami! #supermae

Queques + saudáveis?

Sem dúvida!

Estes queques têm pouquíssimo açúcar, não têm lactose e não têm glúten, já que são feitos com farinha de amêndoa.

Se a questão do glúten é mesmo importante para vós, comprem uma canela certificada, já que muitas das marcas à venda nos supermercados podem ter sofrido uma contaminação cruzada.

Estes queques estão carregadinhos de fruta: os mirtilos e as bananas bem maduras dão doçura e humidade à massa.

Como conseguir os melhores resultados?

Como são queques sem glúten que usam farinha de amêndoa é mesmo muito importante que as claras sejam batidas em castelo bem firme – é o que dá maior leveza à massa.

Não descurem esta parte. Picos bem firmes!

Além disso, as gemas devem ser muito bem batidas com o açúcar até ficarmos com uma gemada muito cremosa e esbranquiçada.

Depois de se envolverem todos os ingredientes, só temos de encher caixinhas de papel frisado – aqui usei das grandes porque estes queques são grandes – e levar ao forno durante cerca de 25 minutos para cozerem e dourarem assim…

Como conservar estes queques?

Se sobrarem após o “1º ataque”, guardem-nos num recipiente hermético num local fresco da casa (até pode ser dentro do frigorífico) ou congelem, já cozidos, porque estes queques congelam lindamente.

ONDE ESTÁ A RECEITA?

Desçam mais um pouco – está logo depois do video e até a podem imprimir!

São fãs de queques?

Vejam as outras receitas que tenho por aqui:

QUEQUES DE LIMÃO E COCO COM GLACÊ DE LIMÃO - Tão fáceis e tão cheios de sabor, estes queques são incríveis com o travo de limão e a suavidade do coco.
QUEQUES DE CHOCOLATE DE LIQUIDIFICADOR - Receita de liquidificador, super rápida. O resultado são uns queques deliciosos que as crianças - e não só - vão adorar.
QUEQUES CREMOSOS DE NUTELLA -  Queques super simples, rápidos e baratos e super “nhami nhami” têm textura de brownie, pepitas de chocolate e sabor a Nutella.
QUEQUES DE MANTEIGA (DE ANTIGAMENTE) - Todos vão ser conquistados por estes queques com o sabor e a textura dos queques de antigamente que se compravam nas padarias.

Fizeram ou vão fazer?

Comentem, deixem sugestões e se partilharem esta receita no Instagram não se esqueçam do tag #claradesousa_cozinha_bricolage