Os fãs de Nutella vão adorar esta receita.

Primeiro porque é Nutella.

Depois, porque é tudo muito simples e rápido. São os queques mais rápidos do planeta, ou pelo menos andam lá perto.

E finalmente porque é uma receita muito barata, sobretudo se usarem um creme de cacau e avelãs de marca branca.

Fazemos entre 10 a 12 queques por pouco mais de 2 euros ou pouco mais de 3 euros, se usarem o creme original. E com o preço das forminhas de papel incluído!

Acreditem. É mesmo assim. Só não incluí a electricidade do forno… 😉

Apenas 5 ingredientes!

Não acham fantástico?

Além de ser uma receita barata e super fácil, sem complicações, usa ingredientes que por regra temos nas nossas despensas.

Ovos, farinha sem fermento, sal, umas pepitas de chocolate e claro, a estrela maior, a Nutella ou um creme de marca branca como este.

Como se fazem estes queques?

Simples! Colocam-se 0s ingredientes numa taça e misturam-se à mão ou com batedeira, até ligar. Não é preciso bater muito, é só até estar tudo bem misturado. Como a massa fica muito densa eu prefiro usar a batedeira de mão.

Depois colocamos as formas de papel frisado dentro de formas de metal ou silicone – só para ficarem bem aconchegadinhas – e distribuímos a massa por elas. Depende do tamanho das forminhas de papel, mas esta receita por regra dá para 10 a 12 queques. Neste dia, fiz 11.

Antes de seguirem para o forno, colocamos algumas pepitas de chocolate/cacau por cima.

Se não têm treino na distribuição do creme, comecem por colocar dentro de cada forminha uma boa colher de sobremesa de massa (vejam o video, mais abaixo). Depois, distribuam o que sobrar de forma equilibrada.

Como vêem não é preciso encher as forminhas; estas ficaram a menos de meio e os queques cresceram pouco porque o objectivo não é que cresçam. Verão que o resultado final é perfeito.

Densos e húmidos, como um brownie.

Onde está a receita?

Está mais abaixo, logo depois do video e até a podem imprimir.

Querem fazer uma Nutella mais saudável?

Sempre que posso faço a minha Nutella caseira, que é mais saudável e mais rica do que a original. Mais chocolate, mais avelãs, muuuiiiiiiito menos açúcar. Nada de óleo de palma. Podem vê-la AQUI.

5 de Fevereiro – Dia Mundial da Nutella

Sim, há um dia mundial da Nutella, mas os fãs não esperam por 5 de Fevereiro.

Sem grandes abusos, nem neste creme nem na alimentação em geral, guardamos estas receitas para dias especiais ou quando queremos surpreender com um miminho.

A receita destes queques é tão simples que pode ser feita pelas crianças – de forma autónoma ou como ajudantes. Vão divertir-se e ficar orgulhosas com o resultado final!

Preferem outros queques?

Então vejam estas receitas.

QUEQUES DE CHOCOLATE DE LIQUIDIFICADOR - Receita de liquidificador, super rápida. O resultado são uns queques deliciosos que as crianças - e não só - vão adorar.
QUEQUES DE MANTEIGA (DE ANTIGAMENTE) - Todos vão ser conquistados por estes queques com o sabor e a textura dos queques de antigamente que se compravam nas padarias.
QUEQUES DE LIMÃO E COCO COM GLACÊ DE LIMÃO - Tão fáceis e tão cheios de sabor, estes queques são incríveis com o travo de limão e a suavidade do coco.
QUEQUES DE AMÊNDOA COM MIRTILOS - Com pouco açúcar, sem glúten ou lactose, estes queques carregados de fruta são densos, húmidos, saudáveis e perfeitos para o regresso às aulas.