Esta semana sinto-me uma espécie de Rosinha dos limões, com vontade de fazer limonadas para refrescar deste calor.

Uma boa limonada tal como um bom mazagran, leva-me de regresso à minha infância e a tempos muito felizes e despreocupados.

Nesses tempos, o limoeiro estava plantado mesmo em frente à porta da cozinha e sempre que era preciso a minha mãe lá me pedia para ir buscar limões, fosse para a limonada fosse para bolos e biscoitos ou apenas para temperar peixe, por exemplo.

Mais tarde, já na minha casa, plantei o meu limoeiro, alimentando o desejo de ter muitos limões, mas, tal como me avisou o meu pai, tinha escolhido um local que não recebia muito sol e que o limoeiro não iria gostar. E de facto não gostou.

O meu pai tinha o raro dom de perceber as plantas, de falar com elas e de as ouvir. Eu não.

 

Agora tenho um novo, mas mudei-o de sítio… puxei-o para um local onde recebe mais horas de sol e para já continua a desenvolver-se sem problemas. Veremos.

Com estes limões posso fazer bolinhos como estes Quadrados de Limão, que ficam uma delícia. São mesmo perfeitos para quem gosta do contraste entre o doce e o ácido.

Como fazer?

A confecção é muito simples.

Forramos uma forma quadrada de 20 cm deixando o papel vegetal pendendo para fora.

Fazemos a base numa taça…

Calcamo-la na forma e levamos ao forno.

Nos poucos minutos em que a massa assa no forno, batemos os ingredientes da cobertura, até ficarem com um aspecto esbranquiçado.

Assim que a forma sai do forno, e ainda com a massa muito quente, vertemos este creme e lá vai de novo para o forno para cozer mais uns minutos.

Depois disto, é deixar arrefecer e guardar no frigorífico até à hora de servir.

Nessa altura desenformamos o bolo, polvilhamos com açúcar em pó…

e cortamos em 16 porções.

Gostam?

Ficaram com vontade de fazer para rematar uma refeição?

E a receita?

A receita, como sempre, está mais abaixo, logo depois do video.

Têm o limoeiro cheio? Querem outras receitas com limão? Vejam estas:

BOLO DE LIMÃO E FLOR DE SABUGUEIRO - A minha versão do bolo de casamento de Harry e Meghan. É um bolo fofo envolvido com um levíssimo creme de manteiga suíço.
QUEQUES DE LIMÃO E COCO COM GLACÊ DE LIMÃO - Tão fáceis e tão cheios de sabor, estes queques são incríveis com o travo de limão e a suavidade do coco.
BOLO RÁPIDO DE AZEITE E LIMÃO - Simples e rápido, macio e saboroso, este bolo faz-se numa tigela à mão, em minutos, sem máquinas nem complicações.
LIMONCELLO (LICOR DE LIMÃO ITALIANO) - A receita das avós italianas, com limões biológicos, do licor de limão mais famoso e apreciado do mundo.
CREME DE LIMONCELLO (LICOR DE LIMÃO ITALIANO)Variante cremosa do limoncello, em que o leite substitui a água, dando uma textura muito suave. Serve-se gelado saído do congelador.