Esta semana sinto-me uma espécie de Rosinha dos limões, com vontade de fazer limonadas para refrescar deste calor.
Uma boa limonada tal como um bom mazagran, leva-me de regresso à minha infância e a tempos muito felizes e despreocupados.
Nesses tempos, o limoeiro estava plantado mesmo em frente à porta da cozinha e sempre que era preciso a minha mãe lá me pedia para ir buscar limões, fosse para a limonada fosse para bolos e biscoitos ou apenas para temperar peixe, por exemplo.
Mais tarde, já na minha casa, plantei o meu limoeiro, alimentando o desejo de ter muitos limões, mas, tal como me avisou o meu pai, tinha escolhido um local que não recebia muito sol e que o limoeiro não iria gostar. E de facto não gostou.
O meu pai tinha o raro dom de perceber as plantas, de falar com elas e de as ouvir. Eu não.
Agora tenho um novo, mas mudei-o de sítio… puxei-o para um local onde recebe mais horas de sol e para já continua a desenvolver-se sem problemas. Veremos.
Com estes limões posso fazer bolinhos como estes Quadrados de Limão, que ficam uma delícia. São mesmo perfeitos para quem gosta do contraste entre o doce e o ácido.
Como fazer?
A confecção é muito simples.
Forramos uma forma quadrada de 20 cm deixando o papel vegetal pendendo para fora.
Fazemos a base numa taça…
Calcamo-la na forma e levamos ao forno.
Nos poucos minutos em que a massa assa no forno, batemos os ingredientes da cobertura, até ficarem com um aspecto esbranquiçado.
Assim que a forma sai do forno, e ainda com a massa muito quente, vertemos este creme e lá vai de novo para o forno para cozer mais uns minutos.
Depois disto, é deixar arrefecer e guardar no frigorífico até à hora de servir.
Nessa altura desenformamos o bolo, polvilhamos com açúcar em pó…
e cortamos em 16 porções.
Gostam?
Ficaram com vontade de fazer para rematar uma refeição?
E a receita?
A receita, como sempre, está mais abaixo, logo depois do video.
Têm o limoeiro cheio? Querem outras receitas com limão? Vejam estas:
- Bolo de limão e flor de sabugueiro – A minha versão do bolo de casamento de Harry e Meghan. É um bolo fofo envolvido com um levíssimo creme de manteiga suíço.
- Queques de limão e coco com glacê de limão – Tão fáceis e tão cheios de sabor, estes queques são incríveis com o travo de limão e a suavidade do coco.
- Bolo rápido de azeite e limão – Simples e rápido, macio e saboroso, este bolo faz-se numa tigela à mão, em minutos, sem máquinas nem complicações.
- Limoncello (licor de limão italiano) – A receita das avós italianas, com limões biológicos, do licor de limão mais famoso e apreciado do mundo.
- Creme de limoncello (licor de limão italiano) – Variante cremosa do limoncello, em que o leite substitui a água, dando uma textura muito suave. Serve-se gelado saído do congelador.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
28 comentários para “Quadrados de Limão”
Boa tarde, todas as suas receitas são maravilhosas. Quando as faço é sempre um sucesso! Obrigada pela partilha. Relativamente aos quadrados de limão (que são maravilhosos), para fazer uma versão sem glúten posso substituir a farinha de trigo por fécula de batata ou farinha de arroz?
Olá Daniela. Não aconselho farinhas únicas como substituição. O ideal, sempre que queira substituir a farinha de trigo, é usar uma mistura de farinhas SG própria para bolos ou pães, consoante o que esteja a fazer. A que uso nesses casos é uma bastante acessível que há no Lidl. Muito obrigada! 🙂
Obrigada Clara
As suas receitas são maravilhosas. Tenho experimentado várias
As sem Glúten são fantásticas:):)
Muito obrigada Maria! 🙂
Olá Clara! É uma boa receita para se fazer de véspera? Muito obrigada!
Sim sim, fica no frio até servir Joana. Perfeito se for de véspera porque vai mesmo ficar bem fresquinho. Polvilhe com açúcar em pó só na hora de servir.
Clara,
Adoro as suas receitas
Fiz o bolo de laranja e é espetacular
muito bom:)
Obrigada Maria! 🙂
Clara conseguimos fazer a base com uma batedeira normal?
Olá Cátia. Pode sim, mas como é uma coisa tão rápida, faz-se bem à mão.
Como fala no acessório pinha da batedeira fiquei com receio.
Mas isso é para o recheio, não para a base.
Clara, adorei o bolo!!!
Ficou delicioso….
Obrigada pela partilha destas receitas maravilhosas!
Obrigada Elisabete! 🙂
Olá Clara, bom dia!!
Vou fazer esta receita, mas tenho uma dúvida, dá para fazer com becel?? Uma vez que a manteiga sem sal só encontro mimosa e tem o sabor caraterístico da manteiga de vaca,.
Que manteiga compra???
Como sempre esta deve ser mais uma receita maravilhosa como tantas outras que tem, e, que já tive o prazer de fazer…
Deliciosas. ..
Muito obrigada
Beijinho
Olá Anabela. A base vai ficar mais mole com becel. Vaqueiro seria melhor para estas bases de bolacha. Obrigada! 🙂
Olá Clara!!
Obrigada. Já fiz e ficou muito bom.
Adoro as suas receitas e também já fiz algumas….
Beijinho…
Obrigada Anabela!
Boa Tarde,
A manteiga usada nesta receita deverá ter ou não ter sal?
Obrigada,
Manuela
Manuela, nos doces deve ser sem sal. Já acrescentei para ficar esclarecido. Obrigada.
Boa Tarde !
Gosto muito das suas receitas que lá vou experimentando consoante a disponibilidade mas só lhe queria deixar a nota que qualquer citrino se desenvolve melhor se tiver outro por perto, eu tenho um limoeiro nas traseiras e uma laranjeira à frente. Tanto um como outro têm excelentes produções. Assim como se enterrar junto ao pé da árvore alguns pedaços de ferro a sua qualidade também melhora bastante.
Um destes dias tem trazer ao blog uma receita de limoncello, para os dias de Verão.
Bom trabalho. Bjnh
Olá Virginia. O ferro eu vou colocando, outra árvore não dá, não tenho espaço infelizmente na zona onde está o limoeiro. A receita de Limoncello já tenho no site há muito tempo. Tenho feito mais com vodka porque o álcool que se vende cá deixa um sabor forte que só passa passados muitos meses, e tenho adaptado. Fica óptimo.
Obrigada pelos seus conselhos!
Bom dia. Como sempre excelentes receitas, agradeço a sua partilha. Desejo muito sucesso na sua vida familiar e profissional. Obrigada.
Muito obrigada Ana! 🙂
Viva Clara! Mais uma vez obrigada pelas receitas.
Relativamente aos quadradros de limão também os faço com a receita da minha mãe e que é com farinha de fécula de batata. Ficam muito bons, fofinhos, e por cita à saída do forno uma calda de açucar. É uma alternativa!
Bom fim de semana
Há muito que não faço nada com fécula. Um destes dias tenho de fazer o bolo simples que fica sempre tão fofinho. É uma farinha óptima 🙂 Obrigada Mª Luisa!
Que delícia, já estou a salivar de ver só a receita.
Parabéns, Clara de Sousa
Mariana
Obrigada Mariana 🙂