Docinhos e com um forte sabor a limão estes quadrados são perfeitos para encerrar uma refeição, seja de Verão ou de Inverno.

Esta semana sinto-me uma espécie de Rosinha dos limões, com vontade de fazer limonadas para refrescar deste calor.

Uma boa limonada tal como um bom mazagran, leva-me de regresso à minha infância e a tempos muito felizes e despreocupados.

Nesses tempos, o limoeiro estava plantado mesmo em frente à porta da cozinha e sempre que era preciso a minha mãe lá me pedia para ir buscar limões, fosse para a limonada fosse para bolos e biscoitos ou apenas para temperar peixe, por exemplo.

Mais tarde, já na minha casa, plantei o meu limoeiro, alimentando o desejo de ter muitos limões, mas, tal como me avisou o meu pai, tinha escolhido um local que não recebia muito sol e que o limoeiro não iria gostar. E de facto não gostou.

O meu pai tinha o raro dom de perceber as plantas, de falar com elas e de as ouvir. Eu não.

 

Agora tenho um novo, mas mudei-o de sítio… puxei-o para um local onde recebe mais horas de sol e para já continua a desenvolver-se sem problemas. Veremos.

Com estes limões posso fazer bolinhos como estes Quadrados de Limão, que ficam uma delícia. São mesmo perfeitos para quem gosta do contraste entre o doce e o ácido.

Como fazer?

A confecção é muito simples.

Forramos uma forma quadrada de 20 cm deixando o papel vegetal pendendo para fora.

Fazemos a base numa taça…

Calcamo-la na forma e levamos ao forno.

Nos poucos minutos em que a massa assa no forno, batemos os ingredientes da cobertura, até ficarem com um aspecto esbranquiçado.

Assim que a forma sai do forno, e ainda com a massa muito quente, vertemos este creme e lá vai de novo para o forno para cozer mais uns minutos.

Depois disto, é deixar arrefecer e guardar no frigorífico até à hora de servir.

Nessa altura desenformamos o bolo, polvilhamos com açúcar em pó…

e cortamos em 16 porções.

Gostam?

Ficaram com vontade de fazer para rematar uma refeição?

E a receita?

A receita, como sempre, está mais abaixo, logo depois do video.

Têm o limoeiro cheio? Querem outras receitas com limão? Vejam estas:

BOLO DE LIMÃO E FLOR DE SABUGUEIRO - A minha versão do bolo de casamento de Harry e Meghan. É um bolo fofo envolvido com um levíssimo creme de manteiga suíço.
QUEQUES DE LIMÃO E COCO COM GLACÊ DE LIMÃO - Tão fáceis e tão cheios de sabor, estes queques são incríveis com o travo de limão e a suavidade do coco.
BOLO RÁPIDO DE AZEITE E LIMÃO - Simples e rápido, macio e saboroso, este bolo faz-se numa tigela à mão, em minutos, sem máquinas nem complicações.
LIMONCELLO (LICOR DE LIMÃO ITALIANO) - A receita das avós italianas, com limões biológicos, do licor de limão mais famoso e apreciado do mundo.
CREME DE LIMONCELLO (LICOR DE LIMÃO ITALIANO)Variante cremosa do limoncello, em que o leite substitui a água, dando uma textura muito suave. Serve-se gelado saído do congelador.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

rendimento: 16 quadrados
Docinhos e com um forte sabor a limão estes quadrados são perfeitos para encerrar uma refeição, seja de Verão ou de Inverno.

Quadrados
de Limão

quadrados de limão destaque site
Docinhos e com um forte sabor a limão estes quadrados são perfeitos para encerrar uma refeição, seja de Verão ou de Inverno.
rendimento: 16 quadrados

Ingredientes:

BASE:
  • 150 g farinha T65 s/ fermento
  • 115 g manteiga (amolecida ou derretida)
  • 50 g açúcar em pó
COBERTURA:
  • 150 g açúcar
  • 2 ovos
  • 1 limão pequeno (raspa + 2 c. sopa sumo)
  • Meia c. chá fermento em pó
  • Meia c. chá de sal fino
  • Açúcar em pó para polvilhar

UTENSÍLIOS:

  • papel vegetal
  • forma quadrada 20×20 cm

Confecção:

  1. Forre uma forma quadrada 20x20cm com papel vegetal, deixando um pedaço do papel para fora, para poder puxar ao desenformar.
  2. Faça a BASE: Misture muito bem a farinha, o açúcar em pó e a manteiga derretida. Coloque na forma, calque bem, e leve a forno pré-aquecido a 180ºC durante 20 minutos.
  3. Enquanto a base coze no forno, faça a COBERTURA: Bata o açúcar, sal, fermento em pó, ovos, raspa e sumo de limão na batedeira, com o acessório de pinha, em alta velocidade durante vários minutos, até ficar com um creme esbranquiçado e fofo.
  4. Quando a base estiver cozida, retire do forno, verta o creme por cima da base quente, e leve de novo ao forno, a 180ºC, durante mais 25 minutos.
  5. Retire do forno e deixe arrefecer. Depois, guarde no frigorífico.
  6. Quando estiver bem fresca, desenforme, passando a ponta de uma faca a toda a volta, se necessário.
  7. Polvilhe com açúcar em pó, corte em quadrados e sirva. 

Notas:

  • Idealmente este bolo deve ser guardado no frigorífico até à hora de servir.

Outras informações:

8 comentários para “Quadrados <br> de Limão”

  1. Boa Tarde !
    Gosto muito das suas receitas que lá vou experimentando consoante a disponibilidade mas só lhe queria deixar a nota que qualquer citrino se desenvolve melhor se tiver outro por perto, eu tenho um limoeiro nas traseiras e uma laranjeira à frente. Tanto um como outro têm excelentes produções. Assim como se enterrar junto ao pé da árvore alguns pedaços de ferro a sua qualidade também melhora bastante.
    Um destes dias tem trazer ao blog uma receita de limoncello, para os dias de Verão.
    Bom trabalho. Bjnh

    1. Olá Virginia. O ferro eu vou colocando, outra árvore não dá, não tenho espaço infelizmente na zona onde está o limoeiro. A receita de Limoncello já tenho no site há muito tempo. Tenho feito mais com vodka porque o álcool que se vende cá deixa um sabor forte que só passa passados muitos meses, e tenho adaptado. Fica óptimo.
      Obrigada pelos seus conselhos!

  2. Bom dia. Como sempre excelentes receitas, agradeço a sua partilha. Desejo muito sucesso na sua vida familiar e profissional. Obrigada.

  3. Viva Clara! Mais uma vez obrigada pelas receitas.
    Relativamente aos quadradros de limão também os faço com a receita da minha mãe e que é com farinha de fécula de batata. Ficam muito bons, fofinhos, e por cita à saída do forno uma calda de açucar. É uma alternativa!
    Bom fim de semana

    1. Há muito que não faço nada com fécula. Um destes dias tenho de fazer o bolo simples que fica sempre tão fofinho. É uma farinha óptima 🙂 Obrigada Mª Luisa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.