O pudim de chocolate é um daqueles clássicos que nos leva, a muitos, à infância, ao tempo em que quem quisesse uma sobremesa tinha de a fazer em casa, de forma económica, que os tempos eram outros.
Depois surgiram os Boca-Doce, os pudins de pacote e este método foi-se perdendo à medida que os anos foram passando… mas eis que, com o Dia do Pudim de Chocolate a ser assinalado amanhã, 26 de Junho, achei que era a desculpa ideal para vos mostrar como fazer um maravilhoso pudim, de forma simples, rápida e económica, com dose reforçada de chocolate.
Ou é ou não é… e este, acreditem, é mesmo! E nem imaginam o sucesso que faz! Sempre!
Não adoram receitas rápidas, fáceis e deliciosas?
Misturamos os secos…
Depois juntamos os líquidos e levamos ao fogão a engrossar… e para evitar algum grumo coamos assim que sai do lume.
Depois é só verter em tacinhas e encostar película aderente ao creme quente para não formar uma camada escura e feia no topo.
É basicamente só isto!
Este Pudim de Chocolate é perfeito tanto para festas de crianças, como para fechar com chave de ouro almoços ou jantares em família ou com amigos.
Tem várias vantagens:
- Não tem ovos, o que é uma boa notícia para quem seja intolerante ao ovo.
- Não tem glúten porque o creme engrossa com amido de milho, a vulgar farinha maisena, e o cacau em pó. Se o cacau e também o chocolate forem certificados como não tendo glúten, este pudim é seguro para celíacos.
- Se usarem leite e natas sem lactose, também não terá lactose e bem sabemos que há cada vez mais pessoas intolerantes, nomeadamente crianças.
- É feito no fogão, fica pronto em menos de 20 minutos e pode ser feito com antecedência. Se tiverem uma festa sabem bem quão importante é termos receitas que nos retirem o peso do trabalho no próprio dia.
O chocolate não precisa de grandes complementos, mas umas pedrinhas de sal e um pouco de extracto de baunilha são sempre bons parceiros. Vejam como faço o meu extracto caseiro de baunilha, com todo o sabor e garantia de qualidade.
Quanto à finalização, um pouco de chantilly sem qualquer açúcar adicionado é sempre uma opção fantástica, que pode ser complementada com pepitas de chocolate ou com fruta ou com ambos. Este pudim aguenta.
Quem não se aguenta aqui por casa é uma pessoa que eu cá sei, que às vezes nem o deixa arrefecer. Diz que o pudim morno é espectacular.
Eu confirmo, mas pessoalmente prefiro-o bem geladinho com chantilly e pepitas, que estalam na boca a cada colherada.
São fãs de chocolate ou de doces de colher, no geral? Então vejam AQUI e AQUI outras receitas que têm tudo para vos conquistar e abrilhantar aquela ocasião especial que estejam a preparar.
10 comentários para “Pudim de Chocolate <br> (sem ovos)”
Olá Clara eu fã de receitas de culinária, e gostava muito que me enviasse mais uma das suas receitas. Obrigado
Só há pouco tempo descobri este site. Parabéns. Tenho a dizer que já fiz tres receitas que muito me agradaram:
– bolo de banana- muito bom; pouco doce , muito fofo e agradável. Para completar o pequeno almoço é optimo. Só fiz meia receita mas esqueci-me de por os frutos secos. Imperdoavel!
– pudim de chocolate sem ovos- muito bom no sabor e na consistência; fiz algumas alterações, pois usei bebida de aveia, diminui o acúcar e usei iogurte skir em vez de natas. Também meia receita.
-salmão com limao – ficou muito bom. No dia seguinte ainda comi e mantinha-se igualmente bom. Usei salmão selvagem.
Com estas experiências lá terei de ir comprar o seu livro e continuar a segui-la aqui. Muita Saude.
Que bom Graça. Fico feliz com esse sucesso. Um beijinho e obrigada!
Simplesmente delicioso!
Nunca tinha comido antes mas adorei. Confesso que também sou fã da “versão morno” e “rapa tacho”!
Esta receita com mais leite deve dar um excelente chocolate quente, daqueles bem pastosos para os dias frios?
Obrigada pela partilha e já estou a aguardar pela próxima receita…
Rapa tacho em morno é muitoooo bom 😀
Olá Clara!
Mais uma receita testada e super aprovada! Fiz hoje à tarde e acabei de provar! Que delícia! Uma cremosidade divinal! Só não coloquei o extracto de baunilha porque não tinha mas já estive a ver como se faz e é tão simples que será a próxima tarefa!
Achei o processo de coar e encher e tapar as taças desafiante e um pouco em contra relógio, porque quando estava a coar o restante já a tal capinha escura estava a formar-se. Não devia, pois não? E depois tapar as taças? Pela falta de prática, o papel aderente embrulhou-se todo, foi só rir 🙂
O chantily do final, que quantidade fez? Eu fiz pouco e não consegui cobrir as taças todas. Uma última questão, como se chama o utensílio que usou para o chantily?
Muito Obrigada e um grande Bem Haja.
Sim Maggie é normal estar a criar a capinha porque começa a arrefecer mas ao misturar a capa derrete e desaparece de novo 😉 mas é bom não é? E o extracto vale bem a pena fazer. Fica super aromático e suave e envolvente. Um must! No sifão tenho de usar pelo menos 200 ml. Foi o que usei e sobrou um pouco. Mas o chantilly combina lindamente para amenizar a riqueza do chocolate. Beijinho!!! Obrigada!!!
Parabens por mais uma receita fantastica!!Beijinhos
Gostava de ter uma receita sua de pizza com fermento Royal!!
OLÁ CLARA. BOA TARDE. ESTE PUDIM É MESMO À ANTIGA. A MINHA AVÓ TAMBÉM FAZIA E DEPOIS VIERAM OS ROYAL E BOCA DOCE E ACABOU-SE ESTE PROCESSO. ÓPTIMA IDEIA SUA. SIMPLICIDADE MUITAS VEZES IGUAL A QUALIDADE. SEM COISAS PROCESSADAS. BEIJINHOS E OBRIGADA.
É isso mesmo 🙂 E sem ovos! Beijinho para si também!