Há receitas que são verdadeiras pérolas escondidas: tão simples que quase passam despercebidas, mas tão boas que, depois de provadas, se tornam indispensáveis.
Este pudim de caramelo é uma delas.
Feito com apenas quatro ingredientes — todos baratos e fáceis de encontrar — e sem glúten, trata-se de uma sobremesa rápida e acessível, perfeita para os dias mais quentes.
Não precisa de forno. E isso é valorizado por quem evita ligar o forno nos dias de calor: este pudim coze-se ao lume, em apenas 15 minutos, com os ramekins mergulhados em água numa panela larga e tapada. O resultado é um pudim de textura suave e cremosa, tipo flan, com sabor delicado e pouco doce — tal como muitos gostam.
Serve exactamente quatro pessoas (125 ml por dose) e é daqueles doces que podem — e devem — ser feitos de véspera para ganhar corpo no frio e ser servido bem fresco. No entanto, pelo menos umas 4 horas são necessárias para quem opte fazer no próprio dia.
Com o verão à porta, ninguém quer passar demasiado tempo na cozinha. Esta receita deixa mais tempo para o que realmente importa: estar com os outros, aproveitar o sol, viver devagar.
Ah! E não tem comparação com os pudins de pacote. Aqui há textura, brilho e sabor verdadeiro.
É o tipo de receita que nos faz perguntar: como é que uma coisa tão fácil pode ser tão boa?
Quais os ingredientes?
Apenas 4!
Passo-a-passo: fazer o creme
Precisa apenas de um tachinho, de uma vara de arames e de um coador.
- Coloque o açúcar no tachinho, sem qualquer água, no lume mínimo para ir caramelizando devagar. Nunca mexa, apenas rode o tacho, segurando nas pegas, para uniformizar a cor, se for necessário.
- O objectivo é que atinja uma cor âmbar, sem queimar.
- Junte o leite frio ou quente, pouco a pouco, e deixe levantar fervura. Garanta que o caramelo está totalmente diluído. Desligue o lume.
- À parte bata os ovos e junte um pouco da mistura quente, em fio, para temperar os ovos. Nunca pare se mexer para os ovos não cozerem. Junte ao restante leite. Junte também o extracto/aroma de baunilha.
Coe a mistura.
Cozer os pudins
Aqui necessitamos de tacinhas resistentes ao calor — como porcelana, barro ou vidro tipo pyrex —, película aderente e um tacho suficientemente largo onde caibam.
Transfira a mistura para as tacinhas e cubra cada uma com película aderente.
Coloque-as num tacho com água que chegue a meio das taças — em alternativa pode verter a água depois de colocar as taças. Se a juntar quente, acelera o processo.
Quando a água começar a fervilhar, coza os pudins por 15 minutos, em lume médio, com o tacho tapado.
Terminado esse tempo, retire os pudins, retire as películas e coloque no frigorífico durante pelo menos 4 horas ou, idealmente, de véspera para servir bem frescos.
Sirva simples ou com um topping da sua preferência. Aqui, foi colocada uma generosa dose de doce de leite, um dos favoritos cá de casa!
Simples, prático e rápido, além de económico, porque há mais vida para além da cozinha!
Outros pudins de que pode gostar
- Pudim de Chocolate (sem ovos)
- Crème Caramel (flan francês)
- Pudim de Laranja Descansado
- Pudim Abade de Priscos
- Pudim Tropical de Chia e Mel
GOSTOU DA RECEITA?
Avalie com e partilhe as suas impressões nos comentários!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhe os seus Pudins de Caramelo usando a hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDER NENHUMA RECEITA NOVA
Siga-me no Facebook, Instagram e Pinterest e inscreva-se no meu canal no Youtube
8 thoughts on “Pudim de Caramelo”
Olá Clara. Gratidão pela partilha. Não uso açúcar branco, pode ser feito com mascavado e stevia ?
Um bom resto de dia. Beijinhos.
Elisabeth, o açúcar branco sendo o mais refinado é o que permite fazer um caramelo perfeito, mas neste caso, como é diluído no leite conseguirá fazer com o mascavado. A stevia não carameliza. Apenas mascavado ou eventualmente açúcar amarelo.
Quanto tempo demora a cozer se usar tudo numa forma obrigada
Cândida, eu deixaria mais uns 5 a 10 minutos. Veja se ainda fica ligeiramente bamboleante ao centro.
Bom dia,
E se fizer numa taça grande, quanto tempo tem de cozer?
Obrigada.
Terá de deixar mais uns 5 a 10 minutos eu diria e ver se ainda fica ligeiramente bamboleante ao centro, mas pouco. Terá de ir um pouco a olho Sílvia.
Pode ser feito do bebida vegetal?
Admito que sim, Sónia, mas nunca fiz. Nesse caso juntaria mais um ovo para ligar melhor.