Colorido e apetitoso. Este é daqueles pratos que deixa um cheirinho maravilhoso pela casa e que chama todos para a mesa.

Vou dizer-vos do que eu gosto mais deste prato.

Tudo! Gosto de tudo!

O polvo é macio e desfaz-se na boca.

O chouriço faz um contraste incrível.

A cebolada com pimento e tomate dá-lhe frescura e suculência.

A casa fica com um aroma maravilhoso que chega à porta de entrada.

É um prato imbatível que pode ser todo ele preparado com antecedência. Depois é só colocar no forno.

O polvo também pode ser cozinhado com antecedência, e assim não temos de esperar que a panela perca a pressão.

Mesmo sem adiantarmos nada, ele fica pronto em pouco mais de uma hora – enquanto o polvo coze tratamos das batatas; enquanto o polvo e as batatas cozem tratamos dos ingredientes do refogado. Enquanto a panela perde a pressão fazemos o refogado e retiramos a pele às batatas. É só uma questão de método e de aproveitamento dos tempos.

Não deixem de fazer este prato. Seja nas refeições do dia-a-dia, seja no Natal ou noutra qualquer ocasião.

É d-e-l-i-c-i-o-s-o!

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 1 HORA
tempo de forno: 10 a 15 minutos
tempo total: 1 HORA 15 MINUTOS
dificuldade: fácil
doses: 4 a 6
Colorido e apetitoso. Este é daqueles pratos que deixa um cheirinho maravilhoso pela casa e que chama todos para a mesa.

Polvo
no Forno

polvo forno destaque
Colorido e apetitoso. Este é daqueles pratos que deixa um cheirinho maravilhoso pela casa e que chama todos para a mesa.
tempo de preparação: 1 HORA
tempo de forno: 10 a 15 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4 a 6

Ingredientes:

  • 1 kg de polvo congelado + 1 cebola pequena com casca
  • 1 kg de batatas
  • ¼ ou ½ chouriço de carne cortado em rodelas
  • 2 cebolas grandes às rodelas
  • 2 dentes de alho picados
  • ½ embalagem de tomates-cereja, cortados ao meio (ou 2 tomates cortados em pedaços)
  • 1 pimento verde ou vermelho cortado em tiras (fresco ou de frasco)
  • 100 ml de azeite
  • 1 folha de louro
  • 1 malagueta (opcional)
  • 200 ml de vinho branco
  • 100 ml de água
  • Sal q.b.
  • Salsa q.b. para polvilhar

UTENSÍLIOS:

  • panela de pressão

Confecção:

  1. Coza o polvo: Coloque o polvo congelado e uma cebola pequena com casca na panela de pressão – sem água, sem rolha, sem sal, sem mais nada. O polvo vai suar e cozer no seu próprio líquido. Quando o pipo de pressão começar a rodar, conte 15 minutos. Depois, desligue o lume e deixe perder a pressão naturalmente, até poder retirar a tampa.
  2. Enquanto o polvo coze, lave muito bem as batatas, corte-as ao meio e coza-as com pele em água com sal. No final retire-lhes a pele.
  3. Enquanto isso, numa frigideira com azeite, refogue a cebola, alho, chouriço, pimento e louro. Quando a cebola começar a querer alourar, junte as metades dos tomates-cereja e a malagueta. Mexa e deixe refogar mais um pouco. Verta o vinho e a água, tempere com uma pitada de sal e deixe ferver, para apurar, em lume médio, durante 5 minutos, até o líquido reduzir bastante.
  4. Distribua o polvo e as batatas numa assadeira de forno, espalhe por cima a cebolada e leve a forno pré-aquecido a 200º C durante 10 a 15 minutos.
  5. Polvilhe com salsa picada e sirva de imediato.

Notas:

Outras informações:

32 comentários para “Polvo <br> no Forno”

  1. Adoro polvo e também gosto muito de provérbios : em tempo de guerra não se limpam armas, e quem não tem cão, caça com gato O polvo está caro e fiz a receita com tentáculos de pota. Não é a mesma coisa, mas puxando um bocadinho mais os temperos, resulta e fica bem bom! Deixo a dica!

  2. Olá Clara, como posso saber se o polvo já está cozido ? Costumo fazer congelado mas não ponho água e apenas com uma cebola. Há outra maneira de o cozer ? Cá em casa todos gostamos de polvo, mas às vezes fica muito rijo. Obrigada pela ajuda

    1. Pode cozer na panela de pressão mas desfaz-se um pouco a pele exterior. Se quer coze-lo para ficar bonito veja como, na receita do Polvo à Lagareiro. Basta pesquisar no site. Obrigada.

    2. Olá Clara bom Ano Novo. Ontem para ser um ano diferente resolvi experimentar esta receita que o meu marido adora polvo. Até eu que não sou muito apreciadora gostei da receita. Ficou uma delícia. Muito obrigada pela partilha. Adoro as suas receitas. Já experimentei muitas e, claro fico sempre encantada.

    1. É mesmo bom… e sim é mesmo preciso acertar bem os temperos porque a couve-flor tem pouco sabor. O de ervilha e manjericão para mim é ainda melhor! Vai adorar Claudia 🙂

    1. Sim Rosarinho, é tudo igual só que leva mais tempo, quanto mais nem lhe sei dizer porque cozinho sempre na panela de pressão. É uma questão de ir verificando a textura.

      1. Sim clara. Coloque só um nadinha de água no fundo, muito pouca, só a cobrir o fundo para compensar a água que perdeu ao descongelar.

  3. Olá Clara de Sousa
    Sou nova por aqui. As suas receitas parecem-me deliciosas
    E sim, vou aventurar-me, neste polvo no forno. Darei noticias do resultado
    Obrigada
    Ana Caeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.