A cozinha mediterrânica é considerada uma das mais saudáveis e equilibradas do mundo e são vários os países que a honram nas suas receitas tradicionais, tanto com o que vem do mar, como com o que vem da terra.

Sejam os petiscos ou os pratos principais, de Portugal a Espanha, passando pela Grécia, Itália, e mais além, há muito para nos deixar com água na boca, há muito para descobrir e testar nas nossas casas.

É o caso deste Polvo de cebolada com tomate, uma receita de origem grega, que tanto pode ser um petisco como um prato principal, dependendo do que lhe quisermos juntar.

Para esta receita, juntei batata cozida, mas poderia ter optado por acompanhar com puré. No entanto, é comum na Grécia servirem-nos este prato com pão fresco ou tostado.

É um verdadeiro petisco, que vale a pena experimentar, e por isso a quis publicar.

Quais os ingredientes?

Precisamos de um polvo médio ou grande, se quisermos fazer uma refeição para 4 pessoas.

Aqui só temos produtos frescos, à excepção do tomate. Eu queria ter feito com tomate fresco, mas quando abri o frigorífico já não tinha e, na falta, tive de improvisar com tomate triturado.

Se tiverem 4 bons tomates bem vermelhinhos, usem-nos, em vez do enlatado.

Passo-a-passo: cozer o polvo

O ideal é usarmos polvo previamente congelado, já que a fibras estarão mais macias. Se tiverem polvo fresco, congelem-no antes de o utilizar.

Depois de descongelar, separamos a cabeça dos tentáculos, mantendo-os inteiros. Limpamos bem o interior da cabeça, retirando nomeadamente o bico e os olhos.

Colocamos os pedaços do polvo num tacho, juntamos o vinagre de vinho tinto, o vinho branco e as folhas de louro. Nada mais. Nem sal, nem água. O polvo libertará bastante líquido.

Tapamos e deixamos ferver em lume médio-baixo durante 30 minutos ou até que, espetando um garfo, consigamos perfurar a carne do polvo, mas ainda oferecendo ligeira resistência.

Retiramos o polvo e reservamos o líquido.

Dourar o polvo

Colocamos metade do azeite numa frigideira e douramos o polvo de ambos os lados em lume bem forte. O ideal é usar uma frigideira antiaderente.

Com este passo, o polvo ganhará cor e ficará mais estaladiço no exterior.

Retiramos da frigideira e reservamos.

Fazer a cebolada com tomate

Na mesma frigideira, juntamos o restante azeite e refogamos a cebola apenas até amolecer um pouco. Depois juntamos o alho e fritamos por mais um minuto.

Finalmente envolvemos o tomate e deixamos cozinhar destapado durante 5 minutos, mexendo pontualmente.

Estará então na hora de juntar o vinagre balsâmico e deixar fervilhar, mexendo, durante 1 minuto antes de juntar caldo da cozedura do polvo, o mel, salsa picada e temperar com pimenta preta e um pouco de sal, se precisar.

Deixamos que a mistura ferva destapada durante 5 minutos.

No caso de usarmos batata cozida, podemos juntá-la a meio desse tempo, para que possa também ela ferver um pouco nesse molho.

Para finalizar, distribuímos os pedaços de polvo por cima e polvilhamos com mais um pouco de salsa picada e servimos.

E se optar por puré?

Sigam todos os passos mas não adicionem a batata. Assim, terão suficiente molho para regar o puré.

E se optar pela versão apenas com polvo?

Sigam todos os passos, sem juntar a batata, envolvendo o polvo no molho no final. Sirvam com pão fresco ou fatias de pão torrado.

Se quiserem fazer o vosso próprio pão, este meu Pão Rústico Rápido (sem amassar) será muito provavelmente a receita mais simples que vão encontrar.

Esta base é também utilizada na receita de Pão com Chouriço (super fácil), que combina muito bem com o polvo, criando um contraste de sabores que é irresistível.

Gostam de pratos de polvo?

Eu gosto muito, mas também sei que o polvo não é acessível para todos devido ao seu preço elevado.

Contudo, se o tiverem disponível, há outras receitas no site que definitivamente merecem ser experimentadas.

O clássico Polvo à Lagareiro com Batatas a Murro é um dos pratos de polvo mais apreciados em Portugal.

Sugiro também o Polvo no Forno que nos deixa um cheirinho incrível pela casa…

ou, no caso de gostarem de um bom arroz, o Arroz Malandrinho de Polvo com Pimento e Chouriço é também uma bela opção.

SE GOSTARAM DESTA RECEITA