O pernil de porco é uma peça de carne bem suculenta, como poucas.
O problema do pernil é que parece muito mas não é. Tem um osso enorme no interior e a carne é relativamente pouca, mas vale bem a pena já que é uma carne boa e barata. Estes dois pernis ficaram-me em 4 euros. Cada um tem cerca de 1,2 kg.
Fiz esta receita num dos habituais almoços de sábado em família e tive de começar um pouco mais cedo porque a carne leva tempo a cozinhar. Poderia tê-la feito com antecedência na noite anterior e no dia só a teria de levar ao forno. Mas não, ficou tudo para sábado.
O primeiro passo importante é selar os pernis até ao ponto em que ganham uma ligeira cor e se começa a derreter alguma gordura.
As peças ficam ficam depois a cozinhar lentamente durante duas horas num belíssimo caldo feito com vinagre, vinho, cerveja e leite, além de outros temperos.
No final, vai ao forno para tostar aquela capa de pele com gordura de que tantos gostam – eu sugiro 15 minutos para uma leve crocância no topo, mantendo a gordura de baixo macia, mas podem deixá-lo mais tempo, a uma temperatura um pouco mais baixa, tendo atenção para que não queime.
E se a carne já é boa, o que dizer do molho? Uma delícia!
Parece leitão assado, mas não é…
é um pernil maravilhoso que espero que possam fazer nas vossas casas.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
57 comentários para “Pernil de Porco com Cerveja”
Esta receita parece-me óptima, vou experimentar! Faço pernil de vez em quando (é uma carne muito saborosa mas bastante gorda, há que não abusar) com outros temperos mas método semelhante, e uso habitualmente a slowcooker. Além de não precisar de estar de olho no cozinhado, gasta muito menos energia em pratos que precisam de cozinhar lentamente. É selar, colocar todos os líquidos e temperos, e ir dormir descansada 🙂 No dia seguinte, passar no forno para tostar e já está. Para desenjoar, costumo servir com uma choucroute “aldrabada” rápida, que se faz na frigideira enquanto o pernil está no forno. Umas batatinhas pré-cozidas com pele e tostadas juntamente com o pernil também não ficam mal.
Sem dúvida a slowcooker é uma excelente opção Rita, eu só não comprei porque como em Portugal não temos tradição de ter esse aparelho depois fica complicado para as pessoas replicarem. Mas acho óptimas todas essas adaptações. 🙂
Receitas á antiga como eu também aprendi, mas a clara tem algumas diferentes e mais modernas que são boas eu já fiz com ovos. tem livros das mais facéis. Gostava de ter um e o preço. Obrigada Clara. Beijinhos.
Teresa muito obrigada. Quanto aos livros tem os links directos no site. Se entrar no computador vê-os na barra do lado direito. Obrigada! 🙂
Parabéns Clara pelas receitas e pelas dicas.
Tenho feito algumas das receitas e todas têm sido muito boas, este pernil foi um dos maiores sucessos.
Obrigada e Felicidades, continuação de bom trabalho.
Este pernil fica um must <3 obrigada Margarida!
Olá parabéns fica fantástico mas já experimentou com pernil fumado ? Eu prefiro
Não experimentei mas não tenho dúvida de que fica óptima! 🙂
O pernil é realmente um bom e saboroso prato. Mas fica muito mais saboroso se não o cozer e o puser cru e devidamente temperado no forno e assar lentamente…..
Também fica muito bom, são formas diferentes, umas no tacho outras no forno. O pernil é uma peça fantástica.
Obrigada pela partilha!
Todas as receitas que me atrevi a reproduzir foram um sucesso. Ah, mas as almôndegas o meu neto diz que são as melhores .
As belas almôndegas à antiga 🙂 uma maravilha. Que bom que ele gosta tanto. Obrigada Fernanda! 🙂
Olá Clara,
A sua receita de Pernil de Porco com Cerveja é francamente muito boa e a minha família adorou. Já tenho o assunto resolvido para uma vez na semana!
Muito obrigada e continue a presentear-nos com as suas delícias
Beijinho
Que bom que gostaram Maria José!
Olá Clara!
Sempre com atenção e curiosa do que vai sugerindo.
O pernil parece delicioso. mas aqui por casa há intolerantes à lactose. Em substituição o que que posso juntar? água ? leite vegetal?
Muito obrigada e continue a maravilhar- nos com as suas receitas
Teresa, nesse caso não. Acrescente mais 100 ml de vinho e 100 ml de cerveja, ou mais 200 ml de cerveja. Equilibre por aí.
Olá Boa tarde Clara!
Antes de mais, os meus parabéns pelo fantástico Blogue… Adoro!
Na receita do pernil só tenho uma dúvida, quando se refere a vinagre branco, é o vinagre de vinho branco certo?
Aproveito para colocar outra questão… Faço várias vezes a massada de maruca, só que não encontro conchas tão gigantes como as suas Onde costuma comprar?
Obrigada pelas excelentes receitas e dicas de bricolage! Beijinho
Olá Catarina, sim é vinagre de vinho branco, ou de sidra se preferir. As conchas gigantes há nos supermercados. Não encontra mesmo? As que uso são estas – https://www.elcorteingles.pt/supermercado/0105218051001503-milaneza-conchas-gigantes-embalagem-500-g/#
Costumo comprar num supermercado grande, continente, Auchan, ou do género.
Olá Clara,
Obrigada pela resposta! Eu costumo comprar estas https://www.milaneza.pt/conchas-gigantes/, mas as suas pareciam maiores daí a minha questão.
Eu costumo comprar estas mas no video não sei se terei usado outra marca; é indiferente, são as conchas gigantes e estas estão perfeitas Catarina.
Será o meu almoço de domingo – tenho sempre de congelar a carne de porco porque não gosto do sabor a carne fresca do porco – pode ser uma mania minha mas o que fazer?! Obrigada pela partilha! Um bem-haja, Clara.
Desde que a deixe descongelar totalmente antes de a cozinhar, não faz qualquer diferença Sara 🙂
Obrigada. Que maravilha de pernil – fiz tudo como sugere e é só perfeito
Muito obrigada Sara! )
Olá Sr Clara fiz os seus bifes com cogumelos e ficaram uma delícia obrigada pelas receitas beijinhos
Que bom que gostou Isaura. 🙂 Muito obrigada!
Olá Clara,
Mais uma fantástica sugestão para podermos variar as nossas refeições, muito saborosa e fácil de fazer, sim leva tempo a cozinhar, mas em tempo de confinamento temos mesmo de estar em casa não custa ir dando um olhinho à panela enquanto a carne coze.
Fiz ontem e foi um sucesso a minha gente adorou, até deu gosto ver a satisfação
Olá Magda, essa parte é sempre tão boa, todos satisfeitos e a comer coisas diferentes do habitual 🙂 muito obrigada!
Boa noite
Gosto bastante das suas receitas, são fáceis de fazer e deliciosas. Hoje para o almoço, fiz o pernil jo forno e ficou fantástico.
Obrigada
Que bom! Obrigada Conceição 🙂
Mais uma receita deliciosa certamente! Como a gula manda, vou já pôr um pernil a descongelarobrigada Clara! Seguir a sua página é fantástico… comidinha para todos os gostos e ocasiões nestes dias tão complexos das nossas vidas, simplicar e aproveitar é o lema.
Tem de ser Isabel, o mais eclética possível 😉 Obrigada!
Clara, Além de ser tua fã como jornalista, o teu blogue é 5*. Nunca ficam mal as receitas! São sempre um brilharete! Obg por Seres 😉
Que bom que bom Ana! 🙂 Obrigada!
Clara, obrigado pela partilha. Uma dúvida, pretendo deixar marinando no frigorífico para que ao assar no dia seguinte não fique tão seco, o que sugere? Sei que furar, é super importante. Na parte de adição dos líquidos, paro e ponho na geladeira ou levo ao lume e assim, após cozer à seguir o frigorífico?
Thiago ele não seca, é uma peça com gordura. Se é para adiantar, faça tudo até ao fim da cozedura lenta e asse no dia seguinte. Caso contrário faça tudo no próprio dia. Não fure nada na carne, não precisa e não deve ser feito. Feliz Natal!
Bom dia.
Quando diz : «quando a carne estiver selada»
O que é selada?
Obrigado.
Cumprimentos.
Olá Manuel como vai? Selada é o “entalanço” que se dá ao exterior, deixa fritar bem de todos os lados, para aquela gordura derreter um pouco. Ainda me lembro da minha mãe dizer que entalava a carne 🙂 é isso o selar.
Olá Clara
Este pernil é super simples de se fazer, delicioso e muito bem aceite pela família.
Vai fazer parte da ementa regular da nosssa casa .
Quero apenas agradecer-lhe a sua generosidade em partilhar pratos tão deliciosos.
Cumprimentos
Que bom que gostaram Ana! 🙂 Obrigada
Maravilhosas receitas , Clara.Tem experimentado muitas!Obrigada por mais esta.
Muita saúde!
Obrigada!
Boa tarde Clara gosto muito do seu blogue, já fiz várias receitas suas, às vezes reenventuas. A sua tarte de fruta fresca é um sucesso cá em casa já a fiz vezes sem conta. Este fim de semana vou fazer a receita de pernil já comprei a carne, acho que vão adorar cá por Casa. Obrigado
Espero que sim Nelma! Fica deliciosa e muito macia! Obrigada!
Olá Clara. Tinha intenção de pedir ideias ao talhante para um assado de almoço de domingo. Em teletrabalho há quase um ano e a cozinhar 14 vezes por semana, já não tenho imaginação… Já não é preciso! Esta receita veio na hora H, aliás, como todas as receitas que partilha! Obrigada
Que bom Hermínia! Esta é uma carne que tem de cozer durante muito tempo lentamente para ficar a desfazer-se. Espero que goste!
Olá Clara. Ficou uma delícia! Obrigada por mais esta ideia fantástica! E ainda acresce que é muito fácil e barata!
Verdade! Obrigada eu Hermínia! 🙂
Vou fazer este fim de semana!
Olà, prazer!
Gostaria de lhe perguntar se se pode utilizar outro tipo de corte/pedaço de carne ou tem obrigatoriamente que ser pernil?
Obrigada!
Pode usar a carne que quiser, cachaço, pá, como mais gostar Filipa. Só tem de cozinhar devagarinho.
Adorei a ideia, e se utilizar pernil fumado?
Teria de cozinhar mais tempo mas sem temperos? Obrigado
Pois, o fumado não sei Graça. Esse fumado já não vem pronto a comer? Não é só aquecer? Já comprei uma vez no Lidl e gostei bastante.
Olá Clara
Este pernil é super simples de se fazer, delicioso e muito bem aceite pela família.
Vai fazer parte da ementa regular da nosssa casa .
Quero apenas agradecer-lhe a sua generosidade em partilhar pratos tão deliciosos.
Cumprimentos
Que bom que gostaram Ana. Muito obrigada! 🙂
Viva Clara de Sousa.
Obrigado por todas as Dicas e Receitas deliciosas. Aparecem no meu email sempre como uma boa sugestão e uma alternativa a experimentar.
Saúde.
Obrigada António!