Primeiro no tacho depois no forno para ganhar crocância, este pernil fica saboroso e macio com um molho fantástico para regar a carne.

O pernil de porco é uma peça de carne bem suculenta, como poucas.

O problema do pernil é que parece muito mas não é. Tem um osso enorme no interior e a carne é relativamente pouca, mas vale bem a pena já que é uma carne boa e barata. Estes dois pernis ficaram-me em 4 euros. Cada um tem cerca de 1,2 kg.

Fiz esta receita num dos habituais almoços de sábado em família e tive de começar um pouco mais cedo porque a carne leva tempo a cozinhar. Poderia tê-la feito com antecedência na noite anterior e no dia só a teria de levar ao forno. Mas não, ficou tudo para sábado.

O primeiro passo importante é selar os pernis até ao ponto em que ganham uma ligeira cor e se começa a derreter alguma gordura.

As peças ficam ficam depois a cozinhar lentamente durante duas horas num belíssimo caldo feito com vinagre, vinho, cerveja e leite, além de outros temperos.

No final, vai ao forno para tostar aquela capa de pele com gordura de que tantos gostam – eu sugiro 15 minutos para uma leve crocância no topo, mantendo a gordura de baixo macia, mas podem deixá-lo mais tempo, a uma temperatura um pouco mais baixa, tendo atenção para que não queime.

E se a carne já é boa, o que dizer do molho? Uma delícia!

Parece leitão assado, mas não é…

é um pernil maravilhoso que espero que possam fazer nas vossas casas.

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 2 HORAS 15 MINUTOS
tempo de forno: 15 minutos
tempo total: 2 HORAS 30 MINUTOS
dificuldade: fácil
doses: 4
Primeiro no tacho depois no forno para ganhar crocância, este pernil fica saboroso e macio com um molho fantástico para regar a carne.

Pernil de Porco
com Cerveja

pernil destaque site
Primeiro no tacho depois no forno para ganhar crocância, este pernil fica saboroso e macio com um molho fantástico para regar a carne.
tempo de preparação: 2 HORAS 15 MINUTOS
tempo de forno: 15 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4

Ingredientes:

  • 2 pernis de porco (1,2 kg cada)
  • 100 ml de azeite
  • 1 colher de sopa de banha
  • 1 cebola grande
  • 6 dentes de alho
  • 100 ml de vinagre branco
  • 1 colher de sopa cheia de massa de pimentão
  • 1 colher de sopa cheia de polpa de tomate
  • 200 ml de leite
  • 200 ml de cerveja
  • 200 ml de vinho branco
  • 100 ml de água
  • 1 ramo de tomilho
  • sal e pimenta q.b.
  • 1 colher de sopa de farinha maisena

UTENSÍLIOS:

  • tacho grande

Confecção:

  1. Pique a cebola e os alhos.
  2. Coloque o azeite e a banha num tacho onde caibam os pernis. Quando a banha derreter, junte a cebola e o alho e deixe refogar um pouco até a cebola ficar translúcida.
  3. Com uma faca pequena, dê alguns golpes estreitos e profundos na carne, de ambos os lados, e coloque a carne no tacho para selar também de ambos os lados. Tempere com sal e pimenta.
  4. Numa tigela, misture o vinagre com a massa de pimentão e a polpa de tomate e verta sobre a carne depois de estar selada.
  5. Junte o vinho branco, o leite, a água, a cerveja e o tomilho. O líquido não precisa de cobrir toda a carne. Basta se ficar a meio ou um pouco mais. Prove e acerte temperos.
  6. Assim que começar a ferver, baixe o lume para o mínimo, tape e deixe cozinhar durante duas horas – a meio do tempo vire a carne.
  7. Perto do fim do tempo, ligue o forno na função grill a 240º C. 
  8. Quando terminar o tempo de cozedura da carne, transfira os pernis para um tabuleiro de forno e leve ao forno, na prateleira do meio, para dourar bem a pele, durante pelo menos 15 minutos.
  9. Enquanto isso misture a farinha maisena com um pouco de água ou de molho da carne, junte ao molho do tacho e deixe fervilhar, mexendo, até engrossar um pouco.
  10. Retire os pernis do forno e corte a carne, passando a faca a toda a volta do osso.
  11. Sirva com o molho coado, servido numa molheira.

Notas:

  • pode cozinhar o pernil de véspera deixando-o mergulhado no líquido da cozedura e finalizar no forno já perto da hora da refeição.
  • Sugestão de acompanhamento: batata nova inteira frita ou puré de batata.

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

23 comentários para “Pernil de Porco <br> com Cerveja”

  1. Olá Clara,
    Mais uma fantástica sugestão para podermos variar as nossas refeições, muito saborosa e fácil de fazer, sim leva tempo a cozinhar, mas em tempo de confinamento temos mesmo de estar em casa não custa ir dando um olhinho à panela enquanto a carne coze.
    Fiz ontem e foi um sucesso a minha gente adorou, até deu gosto ver a satisfação

  2. Boa noite
    Gosto bastante das suas receitas, são fáceis de fazer e deliciosas. Hoje para o almoço, fiz o pernil jo forno e ficou fantástico.
    Obrigada

      1. Isabel Cristina Martins

        Mais uma receita deliciosa certamente! Como a gula manda, vou já pôr um pernil a descongelarobrigada Clara! Seguir a sua página é fantástico… comidinha para todos os gostos e ocasiões nestes dias tão complexos das nossas vidas, simplicar e aproveitar é o lema.

    1. Olá Manuel como vai? Selada é o “entalanço” que se dá ao exterior, deixa fritar bem de todos os lados, para aquela gordura derreter um pouco. Ainda me lembro da minha mãe dizer que entalava a carne 🙂 é isso o selar.

  3. Boa tarde Clara gosto muito do seu blogue, já fiz várias receitas suas, às vezes reenventuas. A sua tarte de fruta fresca é um sucesso cá em casa já a fiz vezes sem conta. Este fim de semana vou fazer a receita de pernil já comprei a carne, acho que vão adorar cá por Casa. Obrigado

  4. Hermínia Maria Pereira Aires

    Olá Clara. Tinha intenção de pedir ideias ao talhante para um assado de almoço de domingo. Em teletrabalho há quase um ano e a cozinhar 14 vezes por semana, já não tenho imaginação… Já não é preciso! Esta receita veio na hora H, aliás, como todas as receitas que partilha! Obrigada

  5. Viva Clara de Sousa.
    Obrigado por todas as Dicas e Receitas deliciosas. Aparecem no meu email sempre como uma boa sugestão e uma alternativa a experimentar.
    Saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.