Posso dizer-vos que esta é uma das melhores receitas que fiz nos últimos tempos, com uma reacção incrível de todos os que estavam à mesa.
Andava eu aqui a magicar como gastar os marmelos que tinham sobrado depois de ter feito a deliciosa Marmelada Gulosa da Isilda e surgiam-me várias ideias.
Pensei em fazer uma tarte de marmelos, mas achei que deveria ir mais longe, para vos surpreender. Comecei então a pensar que, se a carne conjuga bem com maçã, também deveria conjugar bem com os marmelos.
Obviamente a minha primeira ideia foi para o porco, mas numa ida às compras, uns dias antes, tinha comprado uns pernis de borrego congelados, mesmo sem saber ainda o que iria fazer com eles.
Decidi então que seriam esses pernis as estrelas do prato, a par dos marmelos. Sem batata. Sem arroz. Só carne e marmelos para evitar os hidratos.
Depois disso só faltava decidir os temperos, mas não foi difícil, porque com o tempo a arrefecer, umas especiarias mais quentes para a carne, e adocicadas, como a canela, para ligar com os marmelos, iriam resultar num casamento perfeito.
Na minha cabeça já imaginava a explosão de sabor que iria sair daqui. E não me enganei.
Este prato é muito simples, apesar de precisar de algum tempo para ficar pronto já que cozinha lentamente no forno. Mas a confecção é simples.
Selamos bem a carne até ficar douradinha.
De todos os lados… inclusive o topo.
Depois fazemos um bom refogado a que juntamos as especiarias, e logo aqui a cozinha fica inundada com um aroma extraordinário.
Quando estiver tudo no tacho levamos ao forno durante duas horas e meia, sendo que na última meia hora retiramos a tampa.
Se não conseguirem encontrar os pernis, podem fazer com uma perna de borrego. Só têm de a mandar cortar em pedaços.
Primeira impressão, o aroma, como vos disse. Conquista-nos de imediato. É inebriante.
Segunda impressão, é visual com esta cor avermelhada, que é comum nos marmelos cozinhados e que é aqui acentuada com uns estames de açafrão. São opcionais. Se não tiverem não faz mal nenhum.
Terceira, a textura. É tudo macio. Carne e marmelos. Os marmelos ficam aveludados e a carne descola do osso como manteiga. Ficam limpinhos limpinhos.
E quarta impressão, o sabor. É daqueles pratos em que acabamos por fechar os olhos para desfrutar ainda mais de tanto sabor.
E este molho? É impossível não molhar aqui o pãozinho. Para este prato é mesmo fundamental ter pão fresco na mesa. Se o quiserem fazer ainda melhor. O meu Pão Rústico Rápido que nem precisa de ser amassado, é perfeito para este prato.
É óbvio que se preferirem podem colocar menos marmelos e juntar batata, por exemplo, com um tamanho semelhante, ou podem servir o borrego e marmelos com arroz que vai adorar nadar neste molhinho. Fica nas vossas mãos o que fazer, na certeza de que vão ter um prato com qualidade de restaurante que vai deixar todos felizes… como os meus cá por casa!
Se gostam de borrego e de um bom ensopado não deixem de ver também o Ensopado de Borrego à Moda Antiga ou o Ensopado de Vaca e Legumes com Vinho Tinto. Dois belíssimos ensopados tão indicados para quando os dias começam a arrefecer.
24 comentários para “Pernil de Borrego com Marmelos”
Olá Clara,
Todas as receitas de bolos que já fiz ficaram espetaculares mas deixe que lhe diga que o borrego com marmelos que fiz hoje para o almoço de páscoa ficou divinal. Todos cá em casa adoraram Como não tinha marmelos fiz com maçãs verdes …..
Muito obrigada pelas suas receitas sempre muito bem explicadas.
Boa Páscoa e obrigada
Que bom que gostaram Ana! Muito obrigada! 🙂
Cara Clara, o seu borrego com marmelos foi um sucesso! Absolutamente delicioso.
A chuva lá fora, o aroma pela casa, o calor do forno…tudo a concorrer para um dia de conforto.
Vou repetir.
Obrigada.
Que bom que gostaram Irene. Quando puder faça também a receita com borrego que é uma delícia no contraste com os marmelos. Muito obrigada 🙂
Clara, e se não tivermos esse tacho de ir ao forno?
Será que uma frigideira de barro tapada com alumínio, funciona?
Estava mesmo a apetecer fazer para o Natal
Sim sim, funciona. É mesmo uma maravilha! Feliz Natal!!
Acho a sua cozinha optima,tudo o que fiz saiu bem ! Dou lhe os meus parabens ( eu tambem sou boa cozinheira por isso e um grande piropo!) Clara,ja agora podia dizer me o que se faz com aqueles pernis e orelhas que se encontram a venda nos supermercados?Obrigada( por tudo)Carolina
Olá Carolina, muito obrigada 🙂 orelha nunca cozinhei porque não gosto nada, faz-me imensa impressão. O pernil é uma parte deliciosa que se for cozinhada lentamente fica divinal na textura e no sabor. Além deste de borrego hoje mesmo publiquei uma receita de pernil de porco. Veja, pode ser que goste 🙂
Mais um prato testado e aprovadíssimo! De caminho fiz também a marmelada 🙂
Isto agora tornou-se um “vício” (dos bons!) estar sempre à espera da quinta feira para depois testar no fim de semana :))
E não contente com o blog, já tenho os livros também 😉
Muito obrigada pela partilha
Beijnhos
Cristina isso deixa-me super feliz, dá sentido a tudo. Continue sim… vou tentar ter na maior parte das vezes algo que surpreenda, se bem que tenho de fazer alguns bem simples para quem está a começar, mas vou mantendo o equilíbrio 😉 obrigada!
Olá Sra Clara descobri o seu blog por coincidência conheço a Sra da televisão mas omitia o seu talento para a cozinha .Grande cozinheira que você e .ja fiz algumas das suas receitas são todas maravilhosas. Adoro o seu blog e estou sempre a ver quando publica novas receitas ou bricolage ..muito obrigado pela a Sra que você e .continue nos agradecemos .um grande beijinho do Luxembourg
Obrigada Sofia. Beijinho para si também!
OH CLARA ISSO NAO SE FAZ.ESTOU COMPLETAMENTE A BABAR COM ESTA RECEITA.ADORO BORREGO E ADORO MARMELOS.,E ESTE PRATO TEM UM APECTO MARAVILHOSO.
OBRIGADA PELA PARTILHA.
PS- TODAS AS RECEITAS SUAS QUE TENHO FEITO CÁ EM CASA TÊM TIDO APROVAÇÃO GERAL.
OBRIGADA MAIS UMA VEZ.
Faça Margarida 🙂 e depois diga-me. Se adora os dois vai amar!!!
Bom dia
Será que fica bem com pernil de porco?
Clara sem dúvida. Eu até refiro isso o texto de introdução. Um beijinho.
Bom dia Clara,
Usei esta receita como base, fazendo apenas algumas alterações para agradar mais cá em casa (substituí o borrego por lombo de porco e acrescentei vinho do Porto e mais algumas especiarias, como erva doce e noz moscada) e juntei batata doce e castanhas! Ficou divinal!
Muito obrigada por partilhar estas maravilhas! Beijinhos!
O importante é que funcione, Sofia 😉
Olá
Esta receita ainda não experimentei, mas calculo que deve ser deliciosa!! Mas hoje fiz para a sobremesa do jantar a queijada de maçã e canela ! Uma autêntica delícia!! E que fácil!!
Obrigada Clara!
Filomena – Aveiro
Obrigada Filomena!!! Faça sim que vai adorar! 🙂
Cara Clara,
Venho solicitar que me indique onde adquirir esses pernis congelados. Há muito que anseio comprar esses pernis de forma a poder realizar um prato especial. Obrigado.
Carlos eu compro na Makro. Será que não consegue num talho, encomendando?
Dona Clara, admiro-a tanto. Odeio ver animais sacrificados, mas se for por motivos nobres não tenho nada contra. E forrar esse estômago de rainha é a mais nobre das razões.
Cumprimentos.
Um fã
Eu entendo. Obrigada! 🙂