A carne cozinha lentamente no forno, envolvida por marmelos e especiarias que lhe dão um sabor e aroma irresistíveis.

Posso dizer-vos que esta é uma das melhores receitas que fiz nos últimos tempos, com uma reacção incrível de todos os que estavam à mesa.

Andava eu aqui a magicar como gastar os marmelos que tinham sobrado depois de ter feito a deliciosa Marmelada Gulosa da Isilda e surgiam-me várias ideias. 

Pensei em fazer uma tarte de marmelos, mas achei que deveria ir mais longe, para vos surpreender. Comecei então a pensar que, se a carne conjuga bem com maçã, também deveria conjugar bem com os marmelos.

Obviamente a minha primeira ideia foi para o porco, mas numa ida às compras, uns dias antes, tinha comprado uns pernis de borrego congelados, mesmo sem saber ainda o que iria fazer com eles.

Decidi então que seriam esses pernis as estrelas do prato, a par dos marmelos. Sem batata. Sem arroz. Só carne e marmelos para evitar os hidratos.

Depois disso só faltava decidir os temperos, mas não foi difícil, porque com o tempo a arrefecer, umas especiarias mais quentes para a carne, e adocicadas, como a canela, para ligar com os marmelos, iriam resultar num casamento perfeito.

Na minha cabeça já imaginava a explosão de sabor que iria sair daqui. E não me enganei.

Este prato é muito simples, apesar de precisar de algum tempo para ficar pronto já que cozinha lentamente no forno. Mas a confecção é simples.

Selamos bem a carne até ficar douradinha.

De todos os lados… inclusive o topo.

Depois fazemos um bom refogado a que juntamos as especiarias, e logo aqui a cozinha fica inundada com um aroma extraordinário.

Quando estiver tudo no tacho levamos ao forno durante duas horas e meia, sendo que na última meia hora retiramos a tampa.

Se não conseguirem encontrar os pernis, podem fazer com uma perna de borrego. Só têm de a mandar cortar em pedaços.

Primeira impressão, o aroma, como vos disse. Conquista-nos de imediato. É inebriante.

Segunda impressão, é visual com esta cor avermelhada, que é comum nos marmelos cozinhados e que é aqui acentuada com uns estames de açafrão. São opcionais. Se não tiverem não faz mal nenhum.

Terceira, a textura. É tudo macio. Carne e marmelos. Os marmelos ficam aveludados e a carne descola do osso como manteiga. Ficam limpinhos limpinhos.

E quarta impressão, o sabor. É daqueles pratos em que acabamos por fechar os olhos para desfrutar ainda mais de tanto sabor.

E este molho? É impossível não molhar aqui o pãozinho. Para este prato é mesmo fundamental ter pão fresco na mesa. Se o quiserem fazer ainda melhor. O meu Pão Rústico Rápido que nem precisa de ser amassado, é perfeito para este prato.

É óbvio que se preferirem podem colocar menos marmelos e juntar batata, por exemplo, com um tamanho semelhante, ou podem servir o borrego e marmelos com arroz que vai adorar nadar neste molhinho. Fica nas vossas mãos o que fazer, na certeza de que vão ter um prato com qualidade de restaurante que vai deixar todos felizes… como os meus cá por casa!

Se gostam de borrego e de um bom ensopado não deixem de ver também o Ensopado de Borrego à Moda Antiga ou o Ensopado de Vaca e Legumes com Vinho Tinto. Dois belíssimos ensopados tão indicados para quando os dias começam a arrefecer.

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 40 minutos
tempo de forno: 2 horas e 30 minutos
tempo total: 3 horas e 10 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4
A carne cozinha lentamente no forno, envolvida por marmelos e especiarias que lhe dão um sabor e aroma irresistíveis.

Pernil de Borrego
Com Marmelos

Pernil de borrego marmelos destaque2 site
A carne cozinha lentamente no forno, envolvida por marmelos e especiarias que lhe dão um sabor e aroma irresistíveis.
tempo de preparação: 40 minutos
tempo de forno: 2 horas e 30 minutos
dificuldade: fácil
doses: 4

Ingredientes:

  • 4 pernis de borrego
  • Sal e pimenta preta a gosto
  • 4 dentes de alho
  • 2 cebolas médias ou grandes
  • 1 limão médio (casca e sumo)
  • Azeite q.b.
  • 3 ou 4 marmelos
  • 1 colher de chá de cominhos em pó
  • 1 colher de chá de gengibre em pó
  • ½ colher de chá de canela em pó
  • Pitada de estames de açafrão (opcional)
  • 1 colher de sopa de pasta/concentrado de tomate
  • 1 colher de sopa de mel
  • 500 ml de caldo de carne
  • 100 ml de vinho branco
  • Atado de aromáticas (salsa, coentros e tomilho)

UTENSÍLIOS:

  • frigideira larga
  • tacho largo com tampa que possa ir ao forno

Confecção:

  1. Tempere os pernis com sal e pimenta de ambos os lados.
  2. Coloque um pouco de azeite numa frigideira larga sobre lume forte e sele bem os pernis de todos os lados, inclusive o topo, até ficar uma crosta dourada.
  3. Enquanto a carne está a selar, esmague os alhos e retire-lhes a casca. 
  4. Descasque as cebolas e corte-as em meias-luas.
  5. Retire a casquinha a meio limão e extraia todo o sumo. Deve ficar com cerca de 100 ml.
  6. Lave os marmelos, corte-os em quartos e retire-lhes o caroço. Não é necessário descascar, mas pode descascá-los se preferir. Coloque os marmelos dentro de água para evitar que escureçam muito.
  7. Ligue o forno nos 160º C. 
  8. Enquanto o forno aquece, coloque um tacho grande ao lume e cubra o fundo com azeite. Quando estiver quente, refogue a cebola até ficar translúcida. Depois junte os alhos esmagados e refogue mais um minuto.
  9. Junte as casquinhas de limão, os cominhos, o gengibre, a canela e os estames de açafrão, se usar. Mexa e refogue durante 1 minuto.
  10. Depois junte a pasta de tomate e o mel e mexa para envolver.
  11. Junte o caldo de carne, metade do sumo de limão e o vinho branco, tempere com sal, mexa e prove. Se necessário rectifique o sal.
  12. Mergulhe os pernis no caldo, junte o atado de aromáticas e encaixe os marmelos.
  13. Assim que levantar fervura, coloque uma tampa e leve ao forno já pré-aquecido durante 2 horas. Passado esse tempo, retire a tampa e mantenha no forno por mais 30 minutos.
  14. Terminado o tempo da cozedura, regue tudo com o restante sumo de limão e sirva.

Notas:

  • Optei por cozinhar o borrego apenas com marmelos, mas pode substituir parte dos marmelos por batatas, com um tamanho aproximado.
  • No caso de não encontrar pernis de borrego, pode pedir no talho para cortarem uma perna em pedaços com um tamanho aproximado ao dos pernis.
  • Para fazer o caldo de carne, faça algo simples, fervendo apenas pedaços de ossos e peles de carne de vaca com uma cenoura, cebola, alho e aromáticas como salsa ou coentros. Ferva durante uma hora e retire a espuma que se forma. Para simplificar o processo pode usar um caldo Natura ou Bio, diluído em meio litro de água quente, que ao contrário dos caldos tradicionais não contém substâncias intensificadoras de sabor, consideradas pouco saudáveis.

Outras informações:

Partilhe esta receita nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest

Veja também...

14 comentários para “Pernil de Borrego <br> Com Marmelos”

  1. Mais um prato testado e aprovadíssimo! De caminho fiz também a marmelada 🙂
    Isto agora tornou-se um “vício” (dos bons!) estar sempre à espera da quinta feira para depois testar no fim de semana :))
    E não contente com o blog, já tenho os livros também 😉
    Muito obrigada pela partilha
    Beijnhos

    1. Cristina isso deixa-me super feliz, dá sentido a tudo. Continue sim… vou tentar ter na maior parte das vezes algo que surpreenda, se bem que tenho de fazer alguns bem simples para quem está a começar, mas vou mantendo o equilíbrio 😉 obrigada!

  2. Olá Sra Clara descobri o seu blog por coincidência conheço a Sra da televisão mas omitia o seu talento para a cozinha .Grande cozinheira que você e .ja fiz algumas das suas receitas são todas maravilhosas. Adoro o seu blog e estou sempre a ver quando publica novas receitas ou bricolage ..muito obrigado pela a Sra que você e .continue nos agradecemos .um grande beijinho do Luxembourg

  3. OH CLARA ISSO NAO SE FAZ.ESTOU COMPLETAMENTE A BABAR COM ESTA RECEITA.ADORO BORREGO E ADORO MARMELOS.,E ESTE PRATO TEM UM APECTO MARAVILHOSO.
    OBRIGADA PELA PARTILHA.
    PS- TODAS AS RECEITAS SUAS QUE TENHO FEITO CÁ EM CASA TÊM TIDO APROVAÇÃO GERAL.
    OBRIGADA MAIS UMA VEZ.

  4. Olá
    Esta receita ainda não experimentei, mas calculo que deve ser deliciosa!! Mas hoje fiz para a sobremesa do jantar a queijada de maçã e canela ! Uma autêntica delícia!! E que fácil!!
    Obrigada Clara!
    Filomena – Aveiro

  5. Cara Clara,

    Venho solicitar que me indique onde adquirir esses pernis congelados. Há muito que anseio comprar esses pernis de forma a poder realizar um prato especial. Obrigado.

  6. Dona Clara, admiro-a tanto. Odeio ver animais sacrificados, mas se for por motivos nobres não tenho nada contra. E forrar esse estômago de rainha é a mais nobre das razões.

    Cumprimentos.

    Um fã

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.