Já em preparativos para a noite de passagem de ano?

Apesar de o Natal ter sido há poucos dias e de ainda estarmos a digerir todos os excessos da Consoada,  a verdade é que é sempre assim, temos estes motivos de celebração com uma semana apenas de diferença, mas queremos ter os melhores momentos possíveis num e noutro, certo?

E por isso, muitos de nós dedicam algum tempo à cozinha, seja para receber em casa, seja para celebrar em casa de familiares ou amigos… a comida nunca pode faltar e tem de ser adequada à ocasião.

Por mim, a noite de Reveillón é feita na lógica do “picar”. Não tem pratos de refeição, ninguém se senta à mesa, é um momento volante em que todos levam qualquer coisa para encher a mesa onde todos irão servir-se.

Este ano, vou usar a minha receita de Pão Rústico Rápido (sem amassar) e fazer um grande pão com chouriço, num tabuleiro. Corto o chouriço aos cubinhos pequenos e envolvo na massa antes de levedar. Tenho feito várias vezes e fica sempre muito bom. Além disso, se entretanto não me der vontade de fazer mais qualquer coisa, vou também levar este patê cuja receita partilho hoje convosco.

É um patê delicioso e muito simples de se fazer. Cinco minutos e está pronto a servir!

Quais os ingredientes?

Apenas estes e, como podem ver, risquei o sal que tinha para colocar porque ao provar no final percebi que claramente não precisava.

Simples mais simples não há…

Porque aqui não é preciso cozer ovos ou picar nada – nem salmão, nem alcaparras – à excepção do cebolinho para se garantir que não ficamos com fios no patê. Para fazer esta receita só precisamos de um processador/triturador – o liquidificador não serve já que é demasiado estreito -, de retirar os ingredientes directamente da embalagem para a taça de triturar e é tudo muito simples e muito rápido.

ONDE ESTÁ A RECEITA ESCRITA COM AS QUANTIDADES?

A receita deste Patê de Salmão Fumado com Alcaparras, bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

Apenas 3 passos

O primeiro passo é triturar o queijo-creme, o iogurte grego, a maionese, sumo de limão, tabasco e as alcaparras durante uns segundos.

O segundo passo é juntar a isto o salmão e as aromáticas e triturar mais uns segundos até ficar com uma textura em que se sentem e são bem visíveis pequenos pedaços de salmão e de alcaparras.

O terceiro passo é transferir este patê para uma taça simpática onde possa brilhar, bem acompanhado por umas belas tostas.

Posso fazer com antecedência?

Sim pode, desde que o guarde no frigorífico num recipiente com tampa.

No entanto como tem queijo-creme, este patê não deve ser retirado directamente do frigorífico para a mesa, já que poderá estar demasiado denso e frio. Deve ser deixado algum tempo à temperatura ambiente.

Posso congelar?

Não aconselho congelar um patê como este, feito com produtos lácteos. No entanto, pode ser feito de véspera e o que sobrar pode ser conservado até 3 a 4 dias no frigorífico em recipiente com tampa. Se quiserem mesmo arriscar, aconselho o uso de queijo-creme e o iogurte grego normais, com maiores índices de gordura, e nunca as versões light.

Outras sugestões de entradas para o Reveillón

Tenho várias no site, de patês a húmus, que nunca falham e são sempre um sucesso. Aqui vos deixo algumas apenas:

  • Gravlax – Rápido de preparar, delicioso, o gravlax é como o salmão fumado, mas é curado em sal e açúcar. Uma solução muito mais económica e igualmente maravilhosa.
  • Patê de Feijão Preto com Coentros e Lima – A simplicidade no seu melhor. Este patê de feijão preto, à mexicana, é delicioso, saudável e perfeito como entrada ou para picar.
  • Patê de Cogumelos com Nozes e TomilhoUm patê de cogumelos com nozes tostadas e tomilho, vegan, sem glúten e carregado de sabor. Ideal para entradas ou para barrar em sanduiches.
  • Dip de Camarão com 3 QueijosEm dias de festa um dip com queijo quente é uma das entradas mais populares. Esta é perfeita para o réveillon e não só!
  • Guacamole Para fazer o melhor guacamole só precisamos de 5 ingredientes bem frescos. Serve-se com tortilhas crocantes de milho.
  • Húmus de grão-de-bicoHúmus tradicional, versão caseira, sem complicações. Com ingredientes básicos é o dip perfeito para qualquer ocasião.
  • Baba Ghanoush (Pasta de beringela grelhada)Uma pasta cheia de personalidade, originária da região do Levante, para comer como entrada ou como acompanhamento de outros pratos.

SE GOSTARAM DESTA RECEITA