Já em preparativos para a noite de passagem de ano?
Apesar de o Natal ter sido há poucos dias e de ainda estarmos a digerir todos os excessos da Consoada, a verdade é que é sempre assim, temos estes motivos de celebração com uma semana apenas de diferença, mas queremos ter os melhores momentos possíveis num e noutro, certo?
E por isso, muitos de nós dedicam algum tempo à cozinha, seja para receber em casa, seja para celebrar em casa de familiares ou amigos… a comida nunca pode faltar e tem de ser adequada à ocasião.
Por mim, a noite de Reveillón é feita na lógica do “picar”. Não tem pratos de refeição, ninguém se senta à mesa, é um momento volante em que todos levam qualquer coisa para encher a mesa onde todos irão servir-se.
Este ano, vou usar a minha receita de Pão Rústico Rápido (sem amassar) e fazer um grande pão com chouriço, num tabuleiro. Corto o chouriço aos cubinhos pequenos e envolvo na massa antes de levedar. Tenho feito várias vezes e fica sempre muito bom. Além disso, se entretanto não me der vontade de fazer mais qualquer coisa, vou também levar este patê cuja receita partilho hoje convosco.
É um patê delicioso e muito simples de se fazer. Cinco minutos e está pronto a servir!
Quais os ingredientes?
Apenas estes e, como podem ver, risquei o sal que tinha para colocar porque ao provar no final percebi que claramente não precisava.
Simples mais simples não há…
Porque aqui não é preciso cozer ovos ou picar nada – nem salmão, nem alcaparras – à excepção do cebolinho para se garantir que não ficamos com fios no patê. Para fazer esta receita só precisamos de um processador/triturador – o liquidificador não serve já que é demasiado estreito -, de retirar os ingredientes directamente da embalagem para a taça de triturar e é tudo muito simples e muito rápido.
Apenas 3 passos
O primeiro passo é triturar o queijo-creme, o iogurte grego, a maionese, sumo de limão, tabasco e as alcaparras durante uns segundos.
O segundo passo é juntar a isto o salmão e as aromáticas e triturar mais uns segundos até ficar com uma textura em que se sentem e são bem visíveis pequenos pedaços de salmão e de alcaparras.
O terceiro passo é transferir este patê para uma taça simpática onde possa brilhar, bem acompanhado por umas belas tostas.
Posso fazer com antecedência?
Sim pode, desde que o guarde no frigorífico num recipiente com tampa.
No entanto como tem queijo-creme, este patê não deve ser retirado directamente do frigorífico para a mesa, já que poderá estar demasiado denso e frio. Deve ser deixado algum tempo à temperatura ambiente.
Posso congelar?
Não aconselho congelar um patê como este, feito com produtos lácteos. No entanto, pode ser feito de véspera e o que sobrar pode ser conservado até 3 a 4 dias no frigorífico em recipiente com tampa. Se quiserem mesmo arriscar, aconselho o uso de queijo-creme e o iogurte grego normais, com maiores índices de gordura, e nunca as versões light.
Outras sugestões de entradas para o Reveillón
Tenho várias no site, de patês a húmus, que nunca falham e são sempre um sucesso. Aqui vos deixo algumas apenas:
- Gravlax – Rápido de preparar, delicioso, o gravlax é como o salmão fumado, mas é curado em sal e açúcar. Uma solução muito mais económica e igualmente maravilhosa.
- Patê de Feijão Preto com Coentros e Lima – A simplicidade no seu melhor. Este patê de feijão preto, à mexicana, é delicioso, saudável e perfeito como entrada ou para picar.
- Patê de Cogumelos com Nozes e Tomilho – Um patê de cogumelos com nozes tostadas e tomilho, vegan, sem glúten e carregado de sabor. Ideal para entradas ou para barrar em sanduiches.
- Dip de Camarão com 3 Queijos – Em dias de festa um dip com queijo quente é uma das entradas mais populares. Esta é perfeita para o réveillon e não só!
- Guacamole – Para fazer o melhor guacamole só precisamos de 5 ingredientes bem frescos. Serve-se com tortilhas crocantes de milho.
- Húmus de grão-de-bico – Húmus tradicional, versão caseira, sem complicações. Com ingredientes básicos é o dip perfeito para qualquer ocasião.
- Baba Ghanoush (Pasta de beringela grelhada) – Uma pasta cheia de personalidade, originária da região do Levante, para comer como entrada ou como acompanhamento de outros pratos.
13 comentários para “Patê de Salmão Fumado <br> com Alcaparras”
Olá Clara, já fiz algumas das suas receitas e são sempre ótimas e elogiadas, nesta receita de patê tenho um pequeno problema todos adoramos salmão fumado mas não gostamos de queijo, será que posso só utilizar iogurte grego? desde já muito obrigada e aproveito para lhe desejar um feliz ano 2024 com muita saúde e partilhas de sabores e saberes, beijinhos
O queijo creme dá-lhe densidade. Só com iogurte grego receio que a textura fique muito comprometida. A outra alternativa é um queijo de sabor neutro tipo quark ou então mais maionese do que a recomendada na receita. Bom ano Rosa!
Olá Clara este ano vou experimentar o patê de salmão. Sou fã das suas receitas sempre tão minuciosas e com uma apresentação fantástica. Acho que ninguém fica com dúvidas. Obrigada por partilhar e desejos de um Ano Novo com muito sucesso como merece.
Muito obrigada Domingas e bom ano!!!
Bom Dia Clara. Mais uma vez obrigada e parabéns pelas deliciosas partilhas.
Vou fazer a receita acima mas aproveito para lhe pedir um esclarecimento porque me pareceu uma excelente ideia também: O pão rustico sem amassar que tenho feitos vezes sem conta quando sugere acrescentar chouriço faz esta tarefa depois de ele levedar ou quando faz a massa e deixa depois a levedar? Gostaria de o fazer para a passagem de ano se lhe for possível este esclarecimento. Grata.
Paula Silva
Paula já alterei o texto para não haver dúvidas. Junto logo no início. Cubinhos pequeninos e bem envolvidos. Como faço de véspera coloco tudo tapado no frigorífico para travar o crescimento e ganhar mais sabor. No dia seguinte depois de almoço, retiro a massa para as formas onde vão cozer, cubro com um pano e deixo levedar de novo. Quando chega a hora coloco no forno a cozer. Só isso. Assim ainda vai fresquinho para a festa. Bom ano para si!
Muito Grata! Votos de um 2024 repleto de sucessos!
Desculpe se estou a abusar mas fico na dúvida: não coze na panela como a receita original ? Coze estendido em tabuleiro? Desculpe mas esse pão é tão bom e fácil que a opção que hoje traz com chouriço e aliciante
Sim, eu hoje fiz 3 doses e coloquei num tabuleiro grande de forno, quadrado.
Bom Dia Clara. Desculpe ainda estar a insistir mas ainda tenho duvidas quanto à questão do pão com o chouriço e quero tanto fazer no fim de ano: quando este com o chouriço vai ao forno coloca em tabuleiros estendido? ou faz a forma normal da receita inicial em panela tapada e aquecida? E a ser em tabuleiro como procedo? dado que na receita inicial temos de aquecer o tacho e depois colocar o pão e tapar. Mais uma vez desculpe mas pareceu tão boa ideia e não queria estragar.
O patê já o fiz ontem e adoramos vou replicar para fim-de-ano. Grata
Já expliquei Paula, mas provavelmente já não fui a tempo 🙁
E o pão rústico com chouriço faz-se do igual forma no tacho ou em tabuleiro como me
Parece ser o que explica? E se for no tabuleiro qual o procedimento pois na receita inicial é feito em tacho depois de aquecido e tapado ! Desculpe insistir e chatear mas gostaria de fazer este pão com o chouriço para o ano novo
Paula desculpe não vim aqui em tempo útil. Eu quando faço em grande quantidade deixo a massa com o chouriço levedar na taça, depois transfiro para um tabuleiro que não está aquecido (forro com papel vegetal na base e unto o papel) e deixo levedar de novo antes de colocar no forno. Como tem chouriço a massa fica mais pesada por isso temos de lhe dar mais tempo. Depois cozo durante uma hora e vejo se está cozido, caso contrário deixo um pouco mais. Bom ano!