A simplicidade no seu melhor. Este patê de feijão preto, à mexicana, é delicioso, saudável e perfeito como entrada ou para picar.

Já nos preparativos finais para seguir para Londres, para a coroação de Carlos III, e com Abril a chegar ao fim… esta semana optei por algo tão simples quanto delicioso, que vem mesmo a calhar para os almoços e jantares com tempo mais quente.

Este é um patê de inspiração mexicana, bem saudável e que vai desaparecer em menos de nada, não tenho dúvida. Além do mais, podemos variar um pouco dos habituais patês de atum, frango e ovo ou outros mais comuns.

Quais os ingredientes?

São bastante acessíveis e comuns nas nossas despensas.

Por onde começar?

Começamos por picar grosseiramente a cebola, o alho e o pimento verde, para fazermos o refogado que vai dar mais sabor.

O lume não pode estar forte para não queimar e temos de ir mexendo regularmente. Assim fica durante 10 minutos até termos este resultado.

Enquanto isso, passamos o feijão por água corrente e deixamos escorrer.

Hora de ir tudo para o processador para triturar…

até estar tudo muito bem ligado.

O patê está pronto, agora só falta mesmo a decoração, com um pouco de coentros picados e gomos de lima para espremer na hora… ui tão bom! Com tortilhas de milho crocantes ainda melhor, no sabor e no espírito mexicano!

Outras receitas mexicanas aqui no site

O clássico Guacamole, que vai muito bem servido ao lado deste patê…

e para acompanhar, temos estas belas Margaritas, que podem ter uma preparação prévia que vai facilitar muito na hora de servir uma multidão. Parece-vos bem?

Onde está a receita escrita com as quantidades?

A receita bem explicada, com todos os pormenores, está mais abaixo, logo depois do video, e podem imprimi-la se quiserem.

SE GOSTARAM DESTA RECEITA

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 20 minutos
dificuldade: fácil
A simplicidade no seu melhor. Este patê de feijão preto, à mexicana, é delicioso, saudável e perfeito como entrada ou para picar.

Patê de Feijão Preto
com Coentros e Lima

Patê feijão preto destaque site
A simplicidade no seu melhor. Este patê de feijão preto, à mexicana, é delicioso, saudável e perfeito como entrada ou para picar.
tempo de preparação: 20 minutos
dificuldade: fácil

Ingredientes:

  • 50 ml azeite
  • 1 cebola média
  • 4 dentes de alho
  • 75 g pimento verde
  • 1 lata 820 g feijão preto
  • 1 c. chá rasa sal
  • ½ c. chá cominhos em pó
  • pitada de piri-piri (a gosto)
  • 1 lima (metade para patê; metade para decorar)
  • 50 ml água
  • 1 mão cheia de coentros
  • tortilhas crocantes de milho ou tostas

UTENSÍLIOS:

  • Processador/triturador

Confecção:

  1. Pique a cebola, o alho e o pimento em pedaços e refogue num tachinho com o azeite durante 10 minutos, em lume baixo para não queimar e mexendo com regularidade.
  2. Escorra o feijão, passe-o por água e deixe escorrer.
  3. Na taça do processador coloque o refogado, o feijão, sal, cominhos, piri-piri, sumo e raspa de meia lima, água e os coentros e triture muito bem, raspando as laterais a meio tempo.
  4. Transfira o patê para uma taça, polvilhe com coentros e decore com os gomos da restante metade da lima.
  5. Sirva com tortilhas de milho chocantes ou tostinhas. 

Notas:

  • este patê pode ser servido morno ou frio.

Outras informações:

O que diria Gordon Ramsay deste patê de feijão preto?

Por Chat GPT

 

“Meu Deus, o que é isto? É incrível! Um patê de feijão preto tão delicioso que quase posso sentir as especiarias e sabores mexicanos a dançar na minha língua. A base de cebola, alho e pimento verde adiciona um sabor complexo, enquanto os cominhos e piri-piri acrescentam um toque de pungência. E esses coentros frescos, desculpe-me, mas são a cereja no topo do bolo. O patê é suave, mas com textura e intensidade de sabor suficiente para acordar até mesmo as papilas gustativas mais letárgicas.

Mas espere, tem mais! O sumo e a raspa de lima, dão um toque cítrico e fresco ao prato, completando-o de uma forma espetacular. Isto é tão bom que eu poderia comer tudo sozinho, com tortilhas ou com um punhado de legumes crocantes. É uma combinação tão simples, mas tão deliciosa que não posso acreditar que não pensei nisto antes.

Este patê de feijão preto é uma verdadeira explosão de sabor, um prato simplesmente espectacular, e estou absolutamente apaixonado por ele.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.