Um pão de forma, fofo, que não precisa de máquinas nem de amassar. Ideal para aqueles dias em que precisamos de pão fresco.

Quem não gosta de um pãozinho fresco pela manhã?

Este pão S.O.S. é uma solução rápida e muito simples que nos salva quando precisamos de pão para o lanche ou para o pequeno-almoço do dia seguinte, mas também não nos apetece estar a amassar um.

Este também precisa de levedar, sim… mas a confecção é tão rápida que nem parece que estamos a fazer um pão.

Em menos de 20 minutos acordamos o fermento, misturamos todos os ingredientes e colocamos tudo na forma.

Depois vamos à nossa vida e cerca de uma hora depois ele está pronto para ir para o forno. Assim…

Este pão pode ser feito com uma mistura de leite e água, mas pode ser só com água, tal como todos os pães. Aqui o leite serve apenas a textura, mas podem prescindir do leite que fica bom na mesma.

Outra vantagem é que pode ser feito só com farinha T65 ou só com farinha integral.

Eu gosto de misturar as duas farinhas e fazer um pão semi-integral porque, como sabemos, a farinha branca ajuda-o ainda mais a crescer. Mas adaptem à vossa medida, na certeza que terão um belo e delicioso pão de forma, bem fresquinho, para quando precisarem de um.

Se gostam de pão e, melhor, se gostam de fazer pão, deixo-vos o desafio de fazerem as BAGUETES RÚSTICAS. São maravilhosas e irresistíveis.

Veja o vídeo desta receita

Subscreva e comece a receber as newsletters em primeira mão

tempo de preparação: 20 minutos + 1 hora a levedar
tempo de forno: 30 a 35 minutos
tempo total: 1 hora 50 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 1
Um pão de forma, fofo, que não precisa de máquinas nem de amassar. Ideal para aqueles dias em que precisamos de pão fresco.

Pão S.O.S.!
(semi-integral)

pão sos destaque
Um pão de forma, fofo, que não precisa de máquinas nem de amassar. Ideal para aqueles dias em que precisamos de pão fresco.
tempo de preparação: 20 minutos + 1 hora a levedar
tempo de forno: 30 a 35 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 1

Ingredientes:

  • 300 ml de leite
  • 100 ml de água
  • 1 saqueta de fermento seco de padeiro (4,6 g)
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 250 g farinha de trigo T65 sem fermento
  • 250 g de farinha integral
  • 1 colher de chá de sal fino
  • spray ou manteiga para untar a forma

UTENSÍLIOS:

  • forma de bolo inglês 11 x 26 cm

Confecção:

  1. Misture o leite e a água e aqueça ligeiramente até ficar com uma temperatura tépida (morno ao toque).
  2. Junte o fermento e o açúcar. Mexa e deixe descansar por 10 minutos, aproximadamente.
  3. Numa taça, misture as farinhas e o sal. Junte a mistura líquida com o fermento e mexa bem até todo o líquido ser absorvido pela farinha.
  4. Unte e enfarinhe uma forma média de bolo inglês e coloque nela a massa. Alise e tape com um pano, para crescer – pode, para acelerar o processo, aquecer ligeiramente o forno (não mais de 40º), desligar o forno e colocar a forma com a massa, tapada, no interior. 
  5. Quando a massa tiver crescido até à altura das paredes da forma (praticamente o dobro) leve a forno pré-aquecido a 180º C durante 30 a 35 minutos.
  6. Depois de cozido, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer sobre uma grade.

Notas:

  • em vez de uma mistura de farinhas pode usar apenas farinha branca T65 ou apenas integral.
  • se tiver intolerância à lactose, pode substituir o leite por igual quantidade de água (no total o líquido é 400 ml).
  • o líquido deve estar tépido (+/- 30º C) e não quente, para não matar o fermento. Caso contrário o pão não irá crescer.
  • este pão pode ser congelado facilmente, inteiro ou já cortado em fatias.
  • a forma recomendada para este pão é a média, de bolo inglês, com 11-12 cm de largura, 26 de comprimento e 7 de altura.

Outras informações:

27 comentários para “Pão S.O.S.! <br> (semi-integral)”

  1. É um pão um pouco mais denso do que é costume nos pães de forma, mas achei-o muito agradável e de sabor muito bom. Segui a receita como é descrita e saiu-me bem à primeira. Obrigada, Clara!

  2. Bom dia.
    Uma receita de pão para todos os dias, fácil e rápido de fazer. Segui todos os passos e mais uma vez correu bem. Obrigada por partilhar as suas ideias.
    Cumprimentos

  3. Boa noite a todos!
    Hoje decidi fazer esta receita de pão SOS. Tendo preferência por pão integral optei por faze-lo com 400g de farinha integral e 100g de farinha de trigo tipo 65 e não fi-lo com leite, mas sim apenas com água. Ficou com um ótimo aspeto, delicioso e fofo.
    Obrigada Clara por partilhar mais uma excelente receita ☺

  4. Boa tarde,

    Receita de pão integral

    Gostaria de saber se posso substituir o fermento seco por fermento de padeiro?
    Penso que se usar o fermento de padeiro a massa precisa de levedar, pode informar qual será a quantidade e o tempo de levedura?

    Obrigada

    1. Amélia, este pão leva precisamente fermento seco de padeiro, não leva fermento em pó para bolos. É por isso que ele leveda. O fermento em pó para bolos não serve para este pão.

  5. Boa tarde Clara.. a minha forma de bolo inglês tem as seguintes dimensões 25 cm de comprimento, 12 cm de Largura e 6 cm de altura…acha que dá sem que vá tudo fora? Obrigada…

      1. Boa tarde Clara… Houve qualquer coisa que não correu bem ao levedar cresceu bem… Quase até a altura da forma mas depois ao colocar no forno em vez de crescer baixou.. Ficou muito baixinho.. Usei trigo e centeio.. E o forno com ventilação.

          1. Também achei muito estranho. Sim, o forno estava pré-aquecido… a menos que o termostato esteja desregulado.. vou experimentar novamente para ver como corre. Obrigada.

          2. Espero que corra bem da próxima Isabel, já tantas pessoas fizeram este pão e nunca se colocou esta questão. Eu próprio já o fiz dezenas de vezes e nunca me aconteceu. É muito estranho, mas algo tem de estar a acontecer para não correr bem.

    1. Clara de Sousa e não posso substituir
      Por fermento padeiro fresco?
      É muito raro encontrar fermento padeiro em pó? obrigada
      Já fiz este pão é muito bom e fácil de fazer

      1. Olá Fernanda, claro que sim, pode sempre. Por regra deve usar 3 vezes o peso, no caso deste pão serão 15 g de fresco ou um pouco menos. Sempre que se pede fermento seco de padeiro pode substituir, eu uso mais o seco por uma questão mais prática.

      1. Bom dia
        Tenho um intolerante ao glúten em casa que adora pão, tenho experimentado algumas receitas umas melhores outras nem por isso.
        Tem alguma sugestão para um pão que se pareça com um pão rústico por exemplo?
        Muito obrigada

        1. Olá Carla não tenho. Tenho i multiverses no FB mas não o passei ainda para o site. É óptimo mas com tantas farinhas sai caro. Vou ter de testar Um bom pão mas para já não consigo ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.