Não conheço quem não goste de Pão-de-Ló de Alfeizerão – bem sei que há outros magníficos em todo o país, muito semelhantes e falo, claro, daqueles em que a massa fica praticamente crua por dentro, como é também o caso do Pão-de-Ló de Ovar.

Esta receita é muito simples, é super rápida e sai bem barata.

Tem apenas 3 ingredientes: ovos, açúcar e farinha.

Os ovos estão em maioria, o açúcar é mínimo e a farinha é quase residual. Ora, isto significa que, ao contrário do que possa parecer, este bolo não é uma bomba calórica, antes pelo contrário. Tem muito menos calorias do que um vulgar bolo de lanche.

Este bolo dá para 8 pessoas. 128 calorias por fatia. Se pensarmos que um Bolo de Arroz tem 275 Kcal, um Pastel de Nata 209 kcal ou um queque simples 305 kcal, o Pão-de-Ló de Alfeizerão está muito abaixo. O importante, como em tudo, é não abusar.

Esclarecida a parte das calorias… vamos a uma questão importante: os fornos.

Cada forno tem os seus caprichos e este bolo, para sair bem, tem de ficar bem encruado por dentro.

Nuns é 7 minutos, noutros 10. Quando os seguidores do meu facebook o fizeram foram-me dando o feedback das suas experiências e nem todos acertaram à primeira. Por isso, o melhor, é deixá-lo menos tempo. Muito molhadinho nunca fica mal, mais cozido é que é uma pena. A partir daí é tentar acertar na textura preferida.

Eu gosto dele assim, a babar…

Caramba! Isto desencaminha qualquer um!

Lembrem-se de que convém fazê-lo no dia anterior. Este Pão-de-Ló de Alfeizerão é sempre melhor quando comido no dia seguinte, porque dá tempo para “assentar”.

Ah… e longe do frigorífico por favor! Coloquem-no numa divisão mais fresca da casa.

Deixo-vos ainda uma sugestão para ficarem com uma apresentação ainda mais bonita: podem recortar o papel vegetal em forma de estrela ou de flor. Encontram a explicação AQUI em fotos e em video.

E lembrem-se que,  aqui no site, na secção RECEITAS DE NATAL e RECEITAS DA PÁSCOA encontram outras sugestões deliciosas para estas quadras tão especiais celebradas em família.