Aproveitando o período de férias, esta receita é ideal para quem queira um pão saboroso e pronto a sair rapidamente para o pequeno-almoço ou lanche, sem ter muito trabalho.
É um pão com textura de bolo, que pode ser mais pão ou mais bolo, consoante o açúcar que levar.
É tudo muito simples, sem máquinas. Basta uma taça e uma vara de arames.
Depois é só mexer, verter na forma, levar ao forno e esperar que o calor faça o resto. Que beleza! Vejam como cresce!
Sim… leva cerveja, mas o álcool desaparece durante a cozedura, mantendo sobretudo um sabor suave. Se quiserem podem usar cerveja sem álcool.
Este toque final das sementes de sésamo é muito convidativo, mas podem usar outras sementes de que gostem.
Além deste pão de cerveja, outra receita de sucesso por aqui é o Pão S.O.S., mas se quiserem daquele pão que precisa de tempo, à moda antiga, então não deixem de se aventurar na receita das maravilhosas Baguetes Rústicas, que são um must.
Se quiserem experimentar uma receita internacional vejam o Pão de Soda com Queijo, Alho e Cebolinho, na melhor tradição irlandesa.
SE FIZEREM ESTA RECEITA
Avaliem ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ e comentem no site!
NAS REDES SOCIAIS
Partilhem e identifiquem com o hashtag #claradesousanacozinha
PARA NÃO PERDEREM NENHUMA NOVA RECEITA
Sigam-me no Facebook, Instagram e Pinterest
Subscrevam o meu canal no Youtube
15 comentários para “Pão de Cerveja com Sementes de Sésamo”
Haha ! “Lutei” foi uma maneira que eu achei para explicar que a massa estava peganhenta e não parava em cima do papel enfarinhado … Só isso.
As proporções estavam correctas sim – certifiquei-me disso pois já tinha tido uma experiência que não tinha resultado e estive com toda a atenção para não errar em nada.
Aliás, foi porque ao ler a receita e vi que era só mexer com a colher que me decidi tentar fazê-la.
Mas como disse, sou teimosa e portanto tenciono voltar a tentar. Voltando a dar os passos (seguindo à risca as instruções – mais uma vez) talvez entenda o que não fiz …
Obrigada pela paciência, Clara !
Nem mais Gabriela. 🙂 Eu também sou assim. Além desta tem outras assim fáceis. O pão de soda é um de que gosto muito e não leva fermento de padeiro.
Olá Clara, bom dia. Eu tenho uma forma de 26 por 11 cm, estou na dúvida se será pequena para esta quantidade de massa… Obrigada
É perfeita Cláudia. É mesmo esse o tamanho.
Olá novamente, gostava de fazer mais uma vez o pão mas de momento só tenho farinha normal. Quanto de fermento devo acrescentar? Obrigada, bj
Olá Cláudia, quando refere farinha normal é farinha de bolos ou a para usos culinários? De qualquer forma, numa ou noutra, para aquela quantidade basta uma colher de chá. Se quiser também pode juntar 1 de café de bicarbonato. Funciona ainda melhor.
Obrigado pelo tempo que disponibiliza, as suas receitas são simples ,mas excelentes.Obrigada
Obrigada Glória!
Vou fazer…que bom aspecto!!
Parece muito bom. Aguenta quantos dias?
O normal de um pão Nélia.
Olá Clara
Preciso dos seus conselhos: Fiz o seu pão com cerveja – aliás foi a primeira vez que fiz pão … ou pelo menos tentei.
Que ninguém diga que fazer pão é fácil …
Bom, segui à risca a receita, e o resultado foi um bloco encruado por dentro – cheira mesmo a massa crua !
Acha que me pode dizer o que posso ter feito mal ? Foi mesmo frustrante.
Gosto imenso do seu site e há várias receitas que gostaria de experimentar. Não costumo ser desajeitada na cozinha, por isso quando o pão ficou assim …
Olá Gabriela boa noite. Não sei o que possa ter corrido mal mas de facto não é nada assim que fica. Colocou a massa com o forno já quente? Pré-aqueceu? É que para ficar a saber a massa crua é porque precisava de mais tempo de forno para cozer totalmente. Outra alternativa: Faça o pão SOS que tem mesmo fermento. É muito fácil.
Obrigada por ter respondido.
Sim, o forno foi pré-aquecido e esteve bastante tempo nos 190¤ – o tempo todo que “lutei” com a massa, mais precisamente.
Como sou inexperiente, calculo que tenha sido de facto algum tempo …
Acabei por voltar a pô-lo no forno. Arrisquei, mas não adiantou. Ainda está encruado por dentro. Tentei comer algum cortando fatias finas e torrando-o. Mas não é muito agradável.
Enfim, para a próxima sairá melhor. Eu sou muito teimosa.
Mas agora tenho de comprar farinha com fermento, que acabou …
Gabriela, mas lutou por quê? O que isso significa? Esta massa é só misturar com uma colher, não dá luta 🙂 usou as quantidades certas de secos e líquidos?