As panquecas da Julie “Masterchef” Goodwin são leves, são fofas, são verdadeiramente incríveis e perfeitas para mimar a família.

Lembram-se da Julie Goodwin, a dona de casa que em 2009 venceu a 1ª temporada do Masterchef Australia? Pois é dela esta receita tão boa!

Nos países anglosaxónicos é muito comum o uso do buttermilk, leitelho ou soro de leite, na tradução para português.

Em Portugal há algumas superfícies comerciais onde se consegue encontrar, mas como nem sempre é garantido, temos uma versão caseira que podem ver mais abaixo nas notas da receita.

Estas panquecas deliciosas ficam super leves e fofas, perfeitas para o miminho da manhã para toda a família.

Depois de ter a massa pronta, basta aquecer uma frigideira pequena ligeiramente untada e verter 50 ml de massa – eu uso sempre um copo medidor como este.

Quando a massa começa a fazer bolinhas e buraquinhos é bom sinal. Quanto mais bolinhas, mais leve fica.

Depois de dourarem de ambos os lados, as panquecas estão prontas a ir para a mesa, servidas com doce, com fruta ou com um molho/xarope a gosto.

É tudo muito simples e prático… e ideal para os pequenos almoços de fim-de-semana. Tal como a Tosta Coração.

Espero que gostem!

Subscreva a newsletter e receba as receitas em primeira mão!

Veja o vídeo desta receita no meu canal

tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 8 panquecas
As panquecas da Julie “Masterchef” Goodwin são leves, são fofas, são verdadeiramente incríveis e perfeitas para mimar a família.

Panquecas “Bom Dia”
(Com Leitelho/Buttermilk)

panquecas bom dia destaque site
As panquecas da Julie “Masterchef” Goodwin são leves, são fofas, são verdadeiramente incríveis e perfeitas para mimar a família.
tempo de preparação: 15 minutos
dificuldade: fácil
rendimento: 8 panquecas

Ingredientes:

  • 150 g de farinha T55 com fermento
  • ¼ de colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 55 g de açúcar
  • 300 ml de leitelho (buttermilk) [ver substituto (ou como fazer leitelho caseiro) nas notas finais]
  • 1 ovo grande
  • óleo ou spray para untar a frigideira

UTENSÍLIOS:

  • frigideira antiderente com 12 a 14 cm de diâmetro
  • doseador de 50 ml

Confecção:

  1. Misture a farinha, o bicarbonato e o açúcar, abra uma covinha no meio e deite aí o leitelho e o ovo.
  2. Com vara de arames, à mão, envolva delicadamente os ingredientes. No final, dê uma mexida mais forte para desfazer eventuais grumos.
  3. Pré-aqueça o forno a 50º – desta forma vai colocando as panquecas prontas num prato, no forno, para se manterem quentes até à hora de servir. Quando atingir a temperatura desligue o forno.
  4. Unte uma frigideira pequena anti-aderente com 12Ø ou 14Ø e coloque ao lume, que deve estar brando, para as panquecas não se queimarem.
  5. Verta 50 ml de massa na frigideira aquecida e assim que o topo da massa começar a fazer bolinhas e buraquinhos, agite a frigideira para confirmar que a panqueca se solta do fundo. Vire-a e deixe o outro lado tostar por alguns segundos – se não tem experiência a lançar a panqueca no ar, use uma espátula para a virar.
  6. Mantenha as panquecas quentes no forno até terminar a massa e servir.

Notas:

  • Cada panqueca leva cerca de 50 ml de massa – arranje um recipiente com essa medida – representando uma dose – para ter as panquecas todas iguais.
  • Eu gosto de regar as minhas com Xarope de Ácer (Maple Syrup). A Julie sugere que se regue com molho de caramelo e acompanhe com banana fatiada.
  • Leitelho Caseiro: misture 300 ml de leite com 3 colheres de sopa bem cheias de sumo de limão ou vinagre branco. Mexa bem e deixe descansar tapado, durante meia hora, num local de temperatura amena. Em alternativa, para esta receita pode usar 200 ml de leite misturados com 100 ml de iogurte natural.

Outras informações:

12 comentários para “Panquecas “Bom Dia” <br> (Com Leitelho/Buttermilk)”

  1. Ana Araújo Malhão

    Olá Clara mais uma receita que deve ser deliciosa! Uma pergunta estava a pensar fazê-la amanhã mas será que já posso deixar a massa feita pronta no frigorifico para o dia seguinte?? É que com a correria da manhã com as miudas para irem para a escolaassim era já um adianto e era só fazê-las na frigideira! Será que ficam boas??? Obrigada beijinhos

    1. Desculpe Ana só agora vi. Pode deixar a descansar no frigorífico mas só junta o bicarbonato na hora de fazer as panquecas, para não perder a força. É o bicarbonato que faz as bolhas que dão leveza à massa.

  2. Há mto que a aprecio como boa profissional….excelente comunicadora. Agora sou sua fã na cozinha. Obg pela partilha e todas as receitas que tenho feito …caril vegetariano…bacalhau com broa …etc…. são excelentes.

  3. Parabéns Clara , sou sua admiradora na SIC !!! (A Fantástica,a mais Bonita, a mais intelectual !!! ( podíamos ir por aí fora ) mas na culinária , dá mesmo “ cartas “ adoro os seus petiscos fabulosos , e já fiz alguns , que brilharam os e reconfortaram a família !!!!
    Brilhante , obg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.